sexta-feira, 11 de maio de 2018

A PROCURA DE CERTO PRÍNCIPE

Resultado de imagem para bom mestre que hei de fazer para herdar a vida eterna


E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Lucas 18.18
  

Um dos lindos momentos do ministério de Jesus foi quando repreendeu os discípulos que impediam as criancinhas de chegarem até Ele para serem abençoadas (v. 16). Naquela hora, um jovem que a tudo assistia se emocionou, mas não prestou atenção ao fato de que o Mestre afirmara que quem não recebesse o Reino de Deus como um pequenino jamais entraria nele (v. 17). Esse mancebo rico chegou bem perto de Cristo e perguntou o que faria para herdar a vida eterna.

A resposta havia sido dada, mas ele não atinou para isso. O Mestre lhe falou sobre guardar os mandamentos, citando os preceitos-chaves, dos quais descendem outros menores. Se ele tivesse a singeleza de uma criança, conseguiria atender o que o Senhor dissera: deveria vender tudo quanto acumulara, dar o saldo da venda aos pobres e, depois, segui-Lo (v. 20-22). O amor ao dinheiro impede muitos de serem salvos. 

Cristo perguntou ao jovem rico por que O chamava de bom. Ora, sendo Deus, Jesus falava pelos pregadores em seus sermões, advertindo-os a vender o que possuíam, dar aos pobres e segui-Lo. Como tal mancebo era apegado ao dinheiro, recusava a Palavra vinda de Deus para não dispor do que tinha. Se tivesse obedecido, poderia ter se tornado um pregador, ou uma autoridade honesta e justa, a qual seria recompensada pela eternidade.

O mesmo erro tem sido cometido por muita gente que não tem coragem de renunciar ao que considera a sua segurança para os dias vindouros. Assim têm agido juízes, médicos e milionários. Eles desejam ser salvos, mas não confiam ao Senhor a direção de suas vidas. Dizer não a Deus agora significa não ser aceito no Reino que o escalou para ser um servo leal.

O rapaz abastado entendia só uma parte dos mandamentos mencionados por Jesus. Ele não percebeu o seu erro e adulterava com o diabo, o qual o convencia de que não era o Senhor falando-lhe sobre a venda dos bens e a doação do respectivo valor aos pobres. Ele furtava o direito de Deus escolher quem Lhe serviria nesta vida, dava mau testemunho e não honrava o Pai (o Senhor) e a Mãe (a Igreja), que o geraram em Cristo. Ele garantiu que havia cumprido tudo!

Gosto da seguinte declaração bíblica: E Jesus, olhando para ele, o amou (Mc 10.21). Esse amor se traduz de modo maravilhoso, ao dizer-lhe que ainda lhe faltava uma atitude que resolveria tudo: Vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Porém, o jovem foi insensato. Como alguém ousa recusar a orientação de Quem tem o destino de todos nas mãos e os recompensará se Lhe obedecermos? Aquele moço perdeu muito!

Da mesma forma, você deve estar perdendo demais. Deixar de dar o Pão da Vida ao mundo, indo pessoalmente ou financiando a ida de alguém, é o grande prejuízo da nossa geração. Examine sua consciência e veja quantas vezes Deus o amou e chamou para fazer a vontade dEle. É preciso mudar!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Provérbios 20:9