terça-feira, 15 de maio de 2018

PORTANDO-SE DIGNAMENTE SEGUNDO O EVANGELHO

Resultado de imagem para exemplo de conduta SEGUNDO O EVANGELHO

Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1.27
  

Após ter derrotado os quatros reis que haviam vencido os governantes de Sodoma e Gomorra e de mais três nações ao redor, Abraão se recusou a receber alguma porção do grande despojo, embora fosse seu direito. Na verdade, ele tinha levantado sua mão ao Senhor, jurando que não tomaria nada – desde um fio até à correia dum sapato –, para que o rei de Sodoma não dissesse que o havia enriquecido (Gn 14.14-23). Abraão manteve a promessa para viver retamente.

Outro exemplo de conduta honrada foi José, o qual preferiu manter-se santo a ter regalias na casa de Potifar e, depois, foi escolhido para ser o primeiro-ministro do Egito (leia Gênesis 39). Os filhos de Deus jamais serão confundidos, porque o Senhor sabe cuidar deles. Mesmo que não entendam o que lhes acontece no momento e até tenham de passar por prisões, a justiça lhes será feita, e eles verão que tais eventos foram como um “ginásio” para alcançarem uma melhor posição.

Abigail soube apaziguar Davi, para que ele não matasse o seu mau marido e toda a sua família. Após ficar viúva, tornou-se a esposa amada de Davi (leia 1 Samuel 25). A intrepidez está presente na vida de quem tem o Espírito do Senhor. Embora a pessoa não compreenda os planos divinos, pois apenas uma parte lhes é mostrada, ela verá no final que Ele sempre trabalha com amor e dedicação. Vale a pena confiar nEle!

Davi, mesmo tendo Saul em suas mãos, respeitou a unção divina que estava sobre esse rei e não lhe fez mal. Este, por sua vez, se o encontrasse, iria matá-lo sem pensar. Davi se recusou a estender a mão sobre o ungido de Deus e a deixar que um dos seus guerreiros o fizesse, pois sabia que, no tempo certo, o Senhor daria o Seu sim, e ele assumiria o reino com mãos limpas (leia 1 Samuel 24). Assim deve viver quem ama a Deus. Ele não usará aquele que praticar o mal. A vitória será de quem for fiel!

Jeremias foi levantado profeta em um período difícil para o povo de Judá, pois as obras da carne e dos cultos pagãos proliferavam no meio deles. Ele foi fiel ao Senhor, e o que recebia de Deus era o que o povo ouviria de seus lábios. Às vezes, o recado era duro demais, mas ele o entregava e ia parar na cadeia. Mesmo assim, ele permanecia firme. Quando os babilônicos tomaram Jerusalém, receberam ordens para poupá-lo (Jr 1.15-19; 39.11-14). Aleluia!

Epafras ensinou os colossenses a amarem o Altíssimo e a viverem a fé em Cristo, com a sabedoria concedida por Deus ao Seu povo em cada geração, para resolver os problemas de suas regiões. Ele batalhava espiritualmente em favor deles, por isso aqueles amados irmãos experimentavam o melhor de Deus (Cl 1.7-10). Como sentimos falta de pastores que se consagrem ao Senhor e batalhem para o povo ser vitorioso!

Paulo passou de perseguidor a perseguido, preferindo não dar dinheiro ao corrupto Félix a obter sua liberdade, a qual não seria real (At 24.26). Depois disso, o apóstolo decidiu ir a Roma, a fim de enfrentar César. Sem dúvida, precisamos nos portar dignamente segundo o Evangelho de Cristo, como fez Paulo e tantos outros servos do Senhor.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não qu...