sexta-feira, 15 de junho de 2018

UM HUMILDE PEDIDO AOS AMORREUS

Resultado de imagem para O Altíssimo cuida daqueles que são dEle.


Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos pelos campos nem pelas vinhas, e as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que passemos os teus termos.Números 21.22
  

Israel estava a caminho de Canaã, sob a direção do Senhor. O longo trajeto chegava perto do fim. Humildemente, Moisés fez um pedido a Seom, rei dos amorreus: que os israelitas pudessem passar pelo território do monarca. Esse rei havia tido uma disputa com o rei de Moabe e tomado dele uma grande parte de sua região. Dá para entender que só não se apossou de mais terra pelo fato de o rei moabita ter lhe dado rapazes e moças de Moabe.

O pedido de Moisés estava longe de ser um perigo para Seom. O servo de Deus declarou que permaneceriam pela estrada principal até saírem daquele reino. Mas, talvez pela vaidade de ter vencido o rei de Moabe, o amorreu impediu Moisés de pegar o atalho. Ainda por cima, convocou toda a sua gente e foi com ânimo para destruir Israel. Ele só esqueceu um detalhe: ninguém pode tocar no povo do Senhor.

A garantia de Moisés e sua humildade em pedir permissão se resumiram a nada para o então rei de Moabe. Tanto foi assim que ele confrontou os israelitas. Porém, Seom desconsiderou que o Senhor é verdadeiramente Deus e luta por quem é dEle. Já o deus de Moabe era um demônio perverso que não livrava os seus (Nm 21.29).

Com facilidade, Israel feriu a fio de espada os amorreus. Consequentemente, as terras que o rei desse povo havia tomado do rei moabita se tornaram parte da herança de Israel. Isso tudo estava fora dos planos de Moisés, mas, como Seom os enfrentou, o jeito foi defender-se. Depois, outro rei amorreu, Ogue, sentiu-se ameaçado por Israel e, em vez de propor paz, atacou os israelitas. Acabou derrotado também (Nm 21.35). Aleluia!

É impossível alguém se intrometer no plano divino e sair ileso. Aqueles que ameaçaram a vida dos escolhidos de Deus pagaram caro pela audácia. Assim será até o fim. O Altíssimo vela por aqueles que são dEle. Por isso, não devemos temer o dia de amanhã, desde que estejamos servindo ao Senhor. As promessas do Todo-Poderoso a nosso respeito dizem que tocar em nós é como tocar na menina dos Seus olhos (Zc 2.8). Deus é, de fato, o Senhor!

No início da jornada de Moisés, houve um faraó que perseguiu os israelitas e tentou destruí-los no mar, o qual fora aberto pela mão divina. No entanto, tão logo o último israelita pisou na praia do outro lado, a barreira de água se desfez nele e em seu exército. Certamente, teria sido melhor abençoar os filhos de Deus e ser abençoado por Ele! O ímpio ignora o Deus que guarda Seus servos. Quem levantar a mão contra o povo santo pagará um alto preço.

Procure estar em comunhão com o Altíssimo, orando para Ele lhe revelar a Sua vontade. Ao entendê-la, comece a cumpri-la com todo o seu coração. O Pai celeste jamais deixará os Seus filhos serem molestados pelo inimigo.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...