Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. João 3.7
O homem foi desligado de Deus devido ao pecado de Adão e para sempre estaria perdido. A sentença estava lavrada e não havia jeito de ser cancelada. Por isso, Jesus teve de vir ao mundo para tomar o nosso lugar, viver como vivemos, sem nunca pecar, e nos resgatar da nossa vã maneira de agir. Agora, não temos de nos submeter às artimanhas malignas. Estaremos para sempre com o Senhor na Glória. Aleluia!
Quando Deus falou com Adão e Eva, os quais se viram nus e envergonhados na presença do Altíssimo, eles tentaram se esconder. Porém, o Senhor já tinha elaborado um plano para a salvação da raça adâmica. Tal redenção é real para todos, mas é preciso que lhes preguemos o Evangelho. Então, ao aceitarem Jesus como Salvador, serão perdoados e libertos da eterna condenação. Tudo está preparado!
A espera foi longa, e, durante esse tempo, o homem provou não ter condições de habitar com o Senhor, a menos que fosse recriado. A sua natureza era completamente má, e, por mais que se esforçasse, não conseguiria fazer a vontade divina. O ser humano estava separado eternamente de Deus. Porém, Jesus foi à cruz e tomou sobre Si as nossas iniquidades e transgressões, comprando-nos para o Pai. Assim, a salvação nos alcançou.
O preço pago por Cristo foi o da nossa felicidade. Ele foi chicoteado, cuspido, teve as barbas arrancadas, ouviu insultos e enfrentou uma morte vergonhosa. O Filho do Altíssimo suportou tudo por amor a nós, livrou-nos para sempre das forças das trevas e comprou-nos, não com ouro nem prata, mas com o Seu precioso sangue. Agora, estamos libertos em todos os sentidos.
Todas as pessoas que vêm ao mundo precisam ouvir a doce mensagem do Evangelho. Então, ao crerem nela e seguirem os passos ensinados pelas Escrituras, nascerão de novo. A culpa não existe mais, as dores e doenças foram levadas por Ele, e, pelas Suas feridas, fomos sarados (Is 53.4,5). Deus mostrou a Sua fidelidade ao cumprir o que havia prometido e continuará sendo fiel, pois honrará as promessas feitas a nós e a nosso respeito.
Nicodemos ficou maravilhado com a possibilidade de nascer de novo. Mas, ao pensar pela perspectiva humana, ele imaginou como seria possível um adulto entrar no ventre de sua mãe e voltar a nascer. Da mesma forma, quem ainda não foi formado em Cristo não consegue entender isso. Veja a sua posição diante de Deus e converta-se. Assim, seus pecados serão apagados e você compreenderá o que é nascer de novo.
No novo nascimento, a nossa “ficha” é zerada, e passamos a ser novas criaturas em Jesus, sem a responsabilidade pelos erros cometidos antes da salvação. Portanto, seja firme na fé no Filho de Deus e persevere em segui-Lo. No tempo certo, você verá que não há condenação para a sua vida, pois, estando em Cristo, os requisitos da salvação foram cumpridos.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares