sexta-feira, 18 de novembro de 2016

A RESPOSTA DE MOISÉS

Resultado de imagem para A praga das moscas fez Faraó repensar sua ousadia

E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR, nosso Deus, a abominação dos egípcios; eis que, se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles?Êxodo 8.26

  

A praga das moscas fez Faraó repensar sua ousadia de não permitir a saída dos hebreus a caminho do deserto para sacrificar ao Senhor. Aquele governante pressentia que, caso isso ocorresse, eles não voltariam. Entenda: é muito importante saber se Deus está em algum negócio, pois, se for plano dEle, não haverá como impedir. Quando os filhos de Israel clamaram e seu clamor chegou diante do Altíssimo, Ele decidiu tirar Seu povo do Egito.

O rei permitiu a saída dos hebreus para sacrificar a Deus, desde que o fizessem naquela terra. Moisés não aceitou tal oferta, e, com isso, mais pragas foram enviadas, a fim de que a obra completa de libertação fosse concretizada. Pouco a pouco, o Senhor fazia Israel ganhar terreno na disputa com o potentado egípcio. Assim, o dia chegaria, quando eles sairiam e jamais voltariam ao cativeiro da maldade, o qual simbolizava nossa saída do reino das trevas.

Moisés fala de sacrifícios abomináveis aos egípcios. As religiões não foram criadas por acaso, e sim por obra do príncipe das trevas, para oferecer uma pluralidade de portas que não levam o homem a lugar algum. Somente a Boa Notícia do sacrifício de Jesus em nosso favor dá condições a qualquer pessoa de se libertar totalmente do império da maldade. 

Jamais negocie o que sentiu de Deus; se agir dessa maneira, perderá a grande oportunidade da sua vida. A revelação do Altíssimo é sempre o melhor para você em todas as situações. Por isso, mesmo se chegar o momento em que o “vendedor” ou o “comprador” – nesse caso, simbolizado pelo diabo – queira tê-lo nas mãos, não dê atenção à falácia dele. Sem dúvida, o diabo deseja ter você nos laços dele. Misericórdia!

Faraó pressentia que os filhos de Jacó iriam embora quando fossem oferecer tal sacrifício ao Senhor. Dessa forma, ele só o permitiria, caso prometessem não ir muito longe, o que não foi aceito. Quando algo é determinado pelo Altíssimo, mesmo havendo lutas, ele se concretizará. Nenhum dos planos de Deus deixará de se cumprir, pois Ele mesmo, o Todo-Poderoso, está na condução da Sua obra. 

Isso deve servir de lição para nós hoje. O maligno sempre tenta nos convencer a servir a Deus de um modo aceitável à sociedade, “sem fanatismo”, como as pessoas dizem. O diabo sabe que o Pai celeste não negocia nenhum dos Seus mandamentos. Dessa maneira, se aceitarmos um pedido de alguém com relação a isso, estaremos fora da direção do Onipotente. O Senhor diz, em Sua Palavra, que temos de recorrer à Lei e ao testemunho; sem essas duas verdades, não há luz (Is 8.20). Fique sempre do lado dEle.

Lembre-se do profeta jovem que saiu de Betel para profetizar contra o altar edificado por Jeroboão e, depois, foi morto por um leão (1 Rs 13). Tal profeta aceitou ir à casa de um profeta velho, em vez de obedecer a Deus seguindo sua viagem, por isso foi morto pelo rei dos animais.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Lucas 6:36