Quando Faraó vos falar, dizendo: Fazei por vós algum milagre; dirás a Arão: Toma a tua vara e lança-a diante de Faraó; e se tornará em serpente.Êxodo 7.9
Chegaria o momento em que Faraó pediria aos irmãos Moisés e Arão um sinal, para saber se Deus realmente estava com eles. Nos dias de Jesus, os fariseus pediram-Lhe que mostrasse um sinal de que era o enviado de Deus, pois achavam insuficientes os milagres realizados por Ele. Esse é o agir normal do incrédulo: sempre arranjará desculpas para não obedecer ao Altíssimo. Pobre homem! É o único prejudicado ao descrer.
Para que o rei do Egito tivesse certeza de que eles tinham um poder espiritual, Deus fez Arão lançar sua vara diante de Faraó e seus oficiais, e ela se tornou uma serpente. Agora, o rei deveria acreditar. Porém, ainda que fosse feito um milhão de sinais, o orgulho e a maldade do coração dele o impediriam de se curvar ante a realidade. Da mesma forma, muitos hoje perecerão eternamente.
Entretanto, diante da surpresa que tomou conta dos presentes ali, o rei do Egito chamou seus bruxos, que fizeram o mesmo, lançando cada um deles as suas varas diante deles, e todas se transformaram em serpentes. Naquele momento, Faraó e seus oficiais devem ter riso à vontade dos servos do Senhor. Fica uma pergunta: Deus não sabia que isso poderia acontecer? Sim, mas Ele não era igual aos deuses – demônios – mentirosos adorados pelos egípcios.
O diabo pode até imitar alguns sinais de Deus, mas jamais irá igualá-los ou fazer superior a eles. Naquele momento, isso ficou evidente, porque, a seguir, a serpente que surgiu do bordão de Arão engoliu as outras. E agora, Faraó? Mas, mesmo diante dessa evidencia incontestável, ele não se dobrou. O maior sinal que uma pessoa pode ver não é o de um milhão de paralíticos largando suas cadeiras de rodas e andando, e sim o testemunho de Deus dado em Sua Palavra.
Estava patente que a lógica não funcionaria para Faraó, pois ele viu, com os próprios olhos, a Vara de Arão engolir as demais, e isso mostrava que Moisés e Arão contavam com um poder bem maior do que o de seus mágicos. Como deveria estar acostumado a eventos especiais de ilusionismo, o rei deve ter suposto que os irmãos tivessem aprendido um truque a mais do que seus feiticeiros. Não há truque no Evangelho, mas Deus em ação. Os que crerem serão salvos.
Para levarmos as pessoas a Cristo, temos de estar em comunhão com Deus de modo amplíssimo, sem pecado em nosso coração; de outra forma, o Senhor não poderá nos usar. É o Pai quem as conduz a Jesus, mas, como somos representantes do Seu Filho hoje, Ele traz cada uma delas até nós para que lhes apresentemos a Cristo. Porém, se não estivermos plenos do Espírito Santo, como seremos Seus instrumentos? A ordem bíblica é nos enchermos dEle.
Os milagres fazem as pessoas verem que o Evangelho é real; no entanto, para haver conversão e elas se entreguem ao Senhor, é preciso mais: uma obra do Espírito Santo no coração de cada uma delas. Jesus disse a Pedro que a Igreja só será edificada sobre a pedra – a revelação do Pai acerca do Seu Filho. Precisamos ter esse detalhe em nosso ministério ou…
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares