sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Perseverante sim, repetitivo não!




Amados, quem nunca lidou com a demora de Deus para agir a favor de suas causas e pedidos? O tempo da espera é um tempo precioso de aprendizado e fortalecimento de nossa fé, mas muitos não conseguem enfrenta-lo com tranquilidade e paz. Principalmente quando os problemas são aqueles gigantes, que parecem intransponíveis ou tão difíceis que parecem impossíveis de serem vencidos. Nesses momentos queremos respostas rápidas, urgentes de Deus.

O que fazer quando a única resposta que temos é o silêncio?
Uns dizem que devemos pedir sem cessar, outros afirmam que basta um pedido com fé, e o que vem além disso é demonstração de dúvida e de falta de confiança em Deus.
O que fazer então quando a única resposta que temos do Senhor é o seu doce silêncio?

Lendo a Bíblia de Estudo da Pra Joyce Meyer hoje cedo, me deparei com um comentário que me enriqueceu muito e compartilho agora com vocês. Joyce conta sua experiência e nos ajuda a crescer um pouco mais em conhecimento na Palavra e na postura que devemos como cristão que marcham para a vitória. Leia, reflita e ore. O Espírito Santo falará ao seu coração!

“É difícil estabelecer regras rígidas sobre quantas vezes se deve orar pela mesma situação. Ouço algumas pessoas dizerem: Orem seguidamente até verem acontecer uma reviravolta”. Outros afirmam: Se você orar mais de uma vez por alguma coisa, é porque não acredita que já a recebeu desde o primeiro momento”

Não creio que possamos usar regras rigorosas, mas acho que existem algumas diretrizes que podemos ampliar e que nos ajudarão a ter mais confiança no poder da oração.
Se meus filhos me dissessem que seus sapatos estão gastos e nos pedissem para comprar sapatos novos, eu provavelmente responderia: “Está bem, eu vou comprá-los assim que puder”
O que eu iria querer dos meu filhos é o voto de confiança deles. Gostaria que confiassem que eu faria o que me pediram. Eu não me importaria e talvez até gostasse, se eles de vez em quando me dissessem: Mamãe estou aguardando ansiosamente aqueles sapatos novos” ou “estou animado por causa dos meus novos sapatos mamãe, fica ei feliz quando ganhá-los e puder usá-los!”. Essas duas declarações serviriam para mostrar que eles acreditavam que eu faria o que prometi. Eles na verdade estariam me lembrando da minha promessa, mas de maneira que não pusesse em questão minha honestidade.
Por outro lado, se eles voltassem uma hora depois e fizessem o mesmo pedido novamente eu poderiam ficar irritada. Como dissessem “Mamãe nossos sapatos estão gastos e estamos pedindo que você compre sapatos novos para nós”, eu pensaria: Eu os ouvi a primeira vez e lhes disse que comprar os sapatos assim que possível. O que há de errado com vocês?

Creio que algumas vezes pedir a Deus a mesma coisa repetidamente é sinal de dúvida e de incredulidade e não de fé e de perseverança.
Quando peço alguma coisa ao Senhor e essa coisa vem à minha mente ou ao meu coração mais tarde, falo com ele sobre aquilo d novo. Mas quando falo, tento refrear-me de pedir a mesma coisa como se achasse que Ele não tivesse me ouvido da primeira vez. Creio que honramos a Deus quando demonstramos fé e perseverança, agradecendo-lhe por nos ouvir e responder.
Jesus disse em Mateus 7:7: “ Peçam… busquem… batam…”. Devemos ser perseverantes na oração, mas não repetitivos. Continue seguindo em frente e não desista e permaneça expressando a sua fé e gratidão a Deus por lhes responder.”

Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Levítico 19:14