sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Perseverante sim, repetitivo não!




Amados, quem nunca lidou com a demora de Deus para agir a favor de suas causas e pedidos? O tempo da espera é um tempo precioso de aprendizado e fortalecimento de nossa fé, mas muitos não conseguem enfrenta-lo com tranquilidade e paz. Principalmente quando os problemas são aqueles gigantes, que parecem intransponíveis ou tão difíceis que parecem impossíveis de serem vencidos. Nesses momentos queremos respostas rápidas, urgentes de Deus.

O que fazer quando a única resposta que temos é o silêncio?
Uns dizem que devemos pedir sem cessar, outros afirmam que basta um pedido com fé, e o que vem além disso é demonstração de dúvida e de falta de confiança em Deus.
O que fazer então quando a única resposta que temos do Senhor é o seu doce silêncio?

Lendo a Bíblia de Estudo da Pra Joyce Meyer hoje cedo, me deparei com um comentário que me enriqueceu muito e compartilho agora com vocês. Joyce conta sua experiência e nos ajuda a crescer um pouco mais em conhecimento na Palavra e na postura que devemos como cristão que marcham para a vitória. Leia, reflita e ore. O Espírito Santo falará ao seu coração!

“É difícil estabelecer regras rígidas sobre quantas vezes se deve orar pela mesma situação. Ouço algumas pessoas dizerem: Orem seguidamente até verem acontecer uma reviravolta”. Outros afirmam: Se você orar mais de uma vez por alguma coisa, é porque não acredita que já a recebeu desde o primeiro momento”

Não creio que possamos usar regras rigorosas, mas acho que existem algumas diretrizes que podemos ampliar e que nos ajudarão a ter mais confiança no poder da oração.
Se meus filhos me dissessem que seus sapatos estão gastos e nos pedissem para comprar sapatos novos, eu provavelmente responderia: “Está bem, eu vou comprá-los assim que puder”
O que eu iria querer dos meu filhos é o voto de confiança deles. Gostaria que confiassem que eu faria o que me pediram. Eu não me importaria e talvez até gostasse, se eles de vez em quando me dissessem: Mamãe estou aguardando ansiosamente aqueles sapatos novos” ou “estou animado por causa dos meus novos sapatos mamãe, fica ei feliz quando ganhá-los e puder usá-los!”. Essas duas declarações serviriam para mostrar que eles acreditavam que eu faria o que prometi. Eles na verdade estariam me lembrando da minha promessa, mas de maneira que não pusesse em questão minha honestidade.
Por outro lado, se eles voltassem uma hora depois e fizessem o mesmo pedido novamente eu poderiam ficar irritada. Como dissessem “Mamãe nossos sapatos estão gastos e estamos pedindo que você compre sapatos novos para nós”, eu pensaria: Eu os ouvi a primeira vez e lhes disse que comprar os sapatos assim que possível. O que há de errado com vocês?

Creio que algumas vezes pedir a Deus a mesma coisa repetidamente é sinal de dúvida e de incredulidade e não de fé e de perseverança.
Quando peço alguma coisa ao Senhor e essa coisa vem à minha mente ou ao meu coração mais tarde, falo com ele sobre aquilo d novo. Mas quando falo, tento refrear-me de pedir a mesma coisa como se achasse que Ele não tivesse me ouvido da primeira vez. Creio que honramos a Deus quando demonstramos fé e perseverança, agradecendo-lhe por nos ouvir e responder.
Jesus disse em Mateus 7:7: “ Peçam… busquem… batam…”. Devemos ser perseverantes na oração, mas não repetitivos. Continue seguindo em frente e não desista e permaneça expressando a sua fé e gratidão a Deus por lhes responder.”

Por Deyse Melo

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...