quinta-feira, 6 de abril de 2023

RAZÃO DAS PROIBIÇÕES

 





Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2.17
  

Antes de Deus ter feito a mulher, Ele havia proibido Adão de comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, afirmando que ele morreria no dia em que dela comesse. Depois, o Senhor viu que não era bom o homem estar só e fez a mulher como sua adjutora para que estivesse diante dele (v. 18). Este se alegrou ao vê-la e entendeu que dele fora tomada. Provavelmente, foi Adão quem ensinou a Eva sobre o fruto proibido.

Tal impedimento tinha uma razão: evitar a morte espiritual – a separação de Deus. No entanto, sem perceber que o diabo estava manifestado na serpente, a mulher entrou em diálogo com ela. Ora, os que conversam com o enganador são seduzidos por ele. Assim, Eva ficou contaminada pela mentira do inimigo e foi ver o fruto que lhe abriria os olhos apesar da advertência de Deus.

Eva deveria ter fugido do diabo quando ele sugeriu que o Senhor tinha mentido. Ela caiu na ilusão do inimigo, que a levou a se aproximar da árvore da ciência do bem e do mal. Ao observar o fruto, viu que era bom para se comer (tentação no corpo), agradável aos olhos (tentação na alma), e desejável para dar entendimento (tentação no espírito). Ela o pegou e o comeu, indo à procura do marido, que também o experimentou. Então, eles foram separados de Deus.

A advertência dada pelo Altíssimo a Adão e a que este dera a Eva foram ignoradas. A primeira mulher foi envolvida por Satanás ao dialogar com ele, e o seu marido comeu do fruto deliberadamente. Nada poderia tê-lo feito sair da Palavra, mas, como o jovem de Provérbios 5, o qual segue a adúltera até a flecha lhe atravessar o coração, Adão seguiu sua companheira e se desligou do Criador. Evite que o mesmo ocorra com você, pois o resultado disso é a morte espiritual.

Não há nada melhor e mais produtivo do que observar a Palavra do Senhor. Ao olhar para ela, o nosso coração se ilumina e, em nosso interior, surge uma força que nos levanta e nos leva a encarar o inimigo com coragem, a fim de ordenar a saída de uma doença! Essa força é a fé, e, com ela, podemos fazer as mesmas obras realizadas por Jesus. Dessa forma, cumpriremos a nossa missão com louvor.

Quem ignora a Palavra e se recusa a atender às direções dela se iguala às pessoas que, após comerem, colocam o dedo na garganta e vomitam tudo o que engoliram. De que adiantou se alimentar então? Seja prudente recebendo somente o alimento divino, porque, por meio dele, o Altíssimo lhe dará todas as coisas. Os que são do bem devem executar a missão que receberam sem temor, pois o Todo-Poderoso tem um grande plano para eles.

Quando Eva dialogou com o diabo, ela se contaminou. Ao ver o que Deus havia proibido, entusiasmou-se e, comendo com o seu marido, ambos morreram espiritualmente. Valeu a pena? Não! Mil vezes não. Se tivessem respeitado o Senhor, eles não teriam trazido o acusador ao nosso mundo e estariam na presença divina até hoje e para sempre. Cuide-se!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...