quinta-feira, 13 de abril de 2023

COMO SER SANTIFICADO

 







Há diferença entre a mulher casada e a virgem: a solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.    1 Coríntios 7.34
  

O apóstolo Paulo, falando sobre a mulher casada e a virgem, relata que a segunda cuida dos assuntos de Deus para ser santa no corpo e no espírito. É dever das irmãs se preservarem para o casamento, bem como o homem. Porém, devemos nos perguntar se temos guardado o que o Pai nos tem dado, ou desperdiçado os tesouros confiados a nós. Ora, quem não os proteger, por certo, terá a sua coroa tomada por alguém (Ap 3.11).

O segredo para ser santo é cuidar das obras relativas ao Reino de Deus; assim, não haverá brechas para o pecado entrar. Há os que se santificam no espírito, mas, quanto ao corpo, não fazem diferença entre o lícito e ilícito. Se algo proibido não fosse pernicioso, o Senhor não Se daria ao trabalho de nos proibir de fazê-lo. Há muitos salvos contaminados pelo diabo por não darem atenção ao Altíssimo.

A Bíblia nos orienta a mantermos o nosso ser – alma, corpo e espírito – conservados de modo santo para a vinda de Cristo. Talvez alguém pergunte: “Se eu não quiser me conservar santo, o que acontecerá?”. Ora, nem quero pensar nisso, pois, de novo, eu digo: se esse procedimento não fosse importante, o Altíssimo não gastaria tempo em nos falar dele. No entanto, quando a rebeldia habita um coração, o indivíduo sempre achará um meio de desobedecer a Deus.

Uma pessoa pode achar que o Senhor não liga para o que ela faz com o corpo ou a mente, desde que se dedique ao que chama de obra divina. Porém, no grande Dia, Jesus dirá a alguns que expulsaram demônios, operaram maravilhas e até profetizaram que nunca os conheceu, por causa da iniquidade que praticaram (Mt 7.23). É bom ter cuidado com o que você pensa e faz, porque, tendo sido avisado, não haverá desculpas.

Uma mulher casada pode viver bem com o esposo e, ao mesmo tempo, cuidar das tarefas do Altíssimo. Temos o exemplo de Débora, que julgava Israel de modo exemplar no passado e era mulher de Lapidote (Jz 4.4). Agora, há muitas que não sabem gerenciar essa parte e, por isso, desprezam o marido para cuidar da obra, e vice-versa. As casadas no Senhor entendem como manter as duas missões.

Por outro lado, há solteiras que não estão nem um pouco preocupadas com a obra de Deus. Ora, não é o casamento em si que faz a diferença, e sim a sabedoria e o amor dedicados ao Pai celestial. Infelizmente, conhecemos casos de membros e obreiros que dizem amar a Deus, mas não amam o próximo. Essas situações provam que temos de trabalhar muito no ensinamento a ser ministrado às pessoas, para que sirvam bem ao Altíssimo.

Agora, cuidar das coisas do mundo é errar completamente. Precisamos buscar o Reino de Deus e a Sua justiça em primeiro lugar, e as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6.33). Entretanto, quem ama o mundo, por certo, não ama o Senhor (1 Jo 2.15).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...