Dois carros e quatro bois deu aos filhos de Gérson, segundo o seu ministério. Quatro carros e oito bois deu aos filhos de Merari, segundo o seu ministério, debaixo da mão de Itamar, filho de Arão o sacerdote. Mas aos filhos de Coate, nada deu, porquanto a seu cargo estava o santuário, e o levavam aos ombros. (Números 7:7-9)
· Os filhos de Gerson e os filhos de Merari receberam carros e bois para transportarem muitas cargas referentes ao tabernáculo. Observa-se que os filhos de Merari, levariam uma carga mais pesada (a razão porque receberam quatro carros e oito bois).
· No entanto, os filhos de Coate não receberam nenhum carro ou boi, sua excelente missão era levar o santuário nos ombros, a carga mais sagrada.
· Deus determinou que seu santuário fosse sempre carregado nos ombros destes sacerdotes.
· A nós ministros da Nova Aliança, sacerdotes do Deus Vivo (1 Pe 2:5,9), o Senhor ordena o mesmo, levem a carga sagrada nos ombros.
· Que o Senhor encontre nossos ombros disponíveis sempre para levar o sagrado. Jamais utilizando os carros de bois (disponíveis hoje) representados pelas facilidades e atalhos dos falsos ministros, que nunca foram chamados, e que trazem tanto prejuízo para a Obra de Deus.
· Que ombros podem levar o Sagrado?
1. OMBROS DE INTEGRIDADE
* Carisma somente não resolve - É preciso ter caráter;
* Quando o homem perde algum bem - Nada perdeu;
* Quando perde a saúde - Perde alguma coisa;
* Mas quando perde o caráter - Perde-se tudo;
2. OMBROS DE AUTORIDADE
* Lembrai-vos dos ombros de nosso Jesus, pois em seus ombros está o principado (Is 9:6)
* De igual modo, seus ministros possuem estrelas nos ombros (Autoridade espiritual)
* Deve o ministro de Cristo ter em mente que o lugar da estrela é nos ombros, e nunca na cabeça.
* Nestes dias fiquei sobremodo triste em saber que um querido amigo, que por galgar posições elevadas em sua Igreja local, em seu Estado e país, apresenta-se agora, inatingível e inacessível. Que pena! Esqueceu-se que as estrelas devem permanecer nos ombros e não subir pra a cabeça.
* Não podemos confundir autoridade, com autoritarismo
* Há dias atrás na cidade de Pompano Beach, Flórida, respondia a um querido irmão que me fez a seguinte pergunta: Pastor, o poder e a fama transformam o homem em outro homem? Não - lhe respondi - Na verdade, a fama não muda o homem, mas revela quem ele sempre foi.
3. OMBROS DE AMOR
* Aprendamos com Jesus, cujos ombros de amor refugiavam e confortavam a ovelha perdida
* Lc 15:5 - E achando-a, a põe sobre os seus ombros, cheio de júbilo.
* Pastores com ombros de amor estão ficando raros, que digam as milhares de ovelhas esquecidas.
* Obreiros de mentes que articulam o mal. Mãos pesadas que matam e trucidam. Assassinos de profetas. Língua má e perversa. Corações cheios de orgulho e vaidade. Espíritos cheios de partidarismos e politiquices. Olhos distantes da Cruz, mais fixos nos altos postos e cadeiras cobiçadas. Mas são os ombros vazios de amor que fazem a Noiva do Cordeiro chorar.
Oh, Senhor, faze-nos como os filhos de Coate, que não reclamaram a falta dos carros de bois, mas, com alegria, sobre os ombros, levavam o mais sagrado. Pois Tu, Senhor, continuas a nos pedir: DÁ-ME TEUS OMBROS.
No desejo que o Senhor encontre-me levando a carga sagrada nos ombros, no dia ditoso de sua Vinda!
Por Pr. Marcos Antônio