"Uma liderança que não se sustenta no alicerce da integridade, não permanece: sempre vai entrar em colapso e, geralmente, mais cedo do que se pensa". (John Adair)
"Não conheço o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todos". (Bill Cosby)
"Toda grande instituição é a sombra projetada de um único homem. Seu caráter determina o caráter de sua organização". (Ralph Waldo Emerson)
"Os homens mostram o seu caráter de maneira mais clara nas trivialidades, quando não estão sendo observados".(Arthur Schopenhauer)
Assim como o avião depende das duas asas para se manter no ar, o líder depende de carisma e de caráter para exercer liderança com sucesso duradouro. O líder que ninguém esquece, tem as duas asas: carisma e caráter.
O que é carisma? É a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a Jesus.
O que é caráter? É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define quem "é" a pessoa.
Jesus foi testado, tentado e provado em tudo e concluiu sua missão como "homem" irrepreensível - tinha profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo de lutas, de provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora da tentação, do deserto ou da crise.
Ao ser tentado pela mulher de Potifar, José do Egito manifestou a profundidade do seu caráter. Se ele não tivesse passado por esse teste de fogo, no qual saiu vitorioso, sua história seria mais uma dentre as muitas (Gn. 39). São de Geoffrey Wilson as palavras: "As ações dos homens formam um indicador infalível de seu caráter".
A grande preocupação de Jesus, no Sermão da Montanha, era com o caráter dos seus discípulos. Eles não poderiam ser mundo do mundo, nem terra da terra, mas sim luz do mundo e sal da terra, pois foram chamados para fazer diferença. (Mt. 5:13-15). Ao concluir o sermão, no capítulo 7, Ele diz que o único projeto de vida que resistira em tempos de provações, seria aquele em que o construtor levou a sério a Sua palavra e a colocou em prática. Estes são os que se preocuparam com a integridade, a santidade, a honestidade, a verdade, a pureza, enfim, com a profundidade do caráter. Eu, particularmente, gosto muito de um pensamento anônimo que diz:
"Reputação é o que os homens pensam o que você é; caráter é o que Deus sabe o que você é".
Quando o apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo, que assumiria o seu lugar no ministério, tendo em vista que o tempo da sua partida havia chegado, sua grande preocupação era com a profundidade do caráter do seu sucessor. No capítulo dois, da segunda carta à Timóteo, ele deixa claro o caminho que o seu substituto deveria seguir, em busca da excelência e do sucesso como líder:
1. Para fazer a diferença como um líder aprovado, há um preço a ser pago - sofrimento (2 Tm. 2:3). Ministério é uma chamada para o sofrimento.
2. Saiba a quem você deve agradar no exercício de sua liderança. Quem o alistou? Satisfaça a Ele, Cristo (2 Tm. 2:4).
3. Não basta chegar na frente; é preciso seguir as normas pré estabelecidas para ser coroado. Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2 Tm. 2:5).
4. O sucesso no exercício da liderança, sempre foi, e será, o resultado de muito trabalho. Sem trabalho não há colheita digna de festa (2 Tm. 2:6).
5. Procure ser aprovado no que você faz para Deus. Não adianta ser aprovado pelos homens e reprovado por Deus (2 Tm. 2:15).
6. Não perca tempo com aquilo que não vale a pena (2 Tm. 2:16).
7. Não basta você ser um vaso, seja um vaso de honra na grande casa (2 Tm. 2:20,21).
8. Nunca brinque com aquilo que pode destruir o seu projeto de vida; se for necessário, fuja dele (2 Tm. 2:22).
"Como é fácil permitir que a alma se encolha por causa de comprometimentos triviais". (H.B.London Jr.)
O que está faltando a alguns líderes, hoje em dia, que, apesar de terem muito carisma, não conseguem manter sua liderança? Por que grandes ministérios e ministros têm sucumbido vergonhosamente? Por que o título "pastor" já não tem o mesmo valor que tinha há anos atrás? Por que a palavra de um líder espiritual hoje, não tem o mesmo peso que tinha em anos passados?
Infelizmente, estamos sofrendo uma crise de integridade e de caráter na liderança. Quero deixar claro que não estou generalizando; ainda há muito trigo, apesar do joio. Porém, nunca se ouviu falar sobre tantos escândalos como atualmente: mentiras, adultérios, homossexualismo, roubos, conchavos políticos, barganhas, subornos, gente se enriquecendo às custas do dinheiro do povo, transações ilícitas etc.
Pense nisto:
* A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja, revela muito do seu caráter.
* A maneira como o líder se relaciona com o sexo oposto, diz muito sobre o seu caráter.
* A maneira como o líder trata sua esposa e filhos expressa como é o seu caráter.
* O conteúdo das conversas informais do líder, revela muito sobre o seu caráter.
* A maneira como o líder trata os ricos e os pobres, os negros e os brancos, fala muito do seu caráter.
* A maneira como o líder se comporta quando está sozinho expressa como é o seu caráter.
* A maneira como o líder administra os seus negócios financeiros revela muito do seu caráter.
* A maneira como o líder responde à oposição diz muito do seu caráter.
Meu pai sempre dizia: "A minha vida tem que falar mais alto do que a minha voz". Não pode haver incoerência entre o que eu prego, o que faço e o que sou. Deus não me avalia pelo que eu tenho ou faço, mas sim, pelo que eu sou; e o que eu sou é determinado pelo meu "caráter". Eis o porquê de um líder buscar sempre o equilíbrio entre o SER e o FAZER. O fazer, sem ser, não tem valor para Deus.
Por Pr. Josué Gonçalves