Ele não foi um rei comum… Ezequias foi um rei como Judá jamais teve. Não se deixou influenciar pela trajetória de pecados de seus antecessores, não se conformou com a realidade pecadora da sociedade, não teve medo de assumir uma postura contrária e muito menos de mudar. Ezequias restaurou o culto a Deus em Judá e possibilitou um grande avivamento.
Essa foi a postura de Ezequias diante de seu passado e das conseqüências do pecado de seus antecessores. Em momento algum ele deixou que tudo aquilo o influenciasse.
Ezequias olhou para o presente e respondeu à realidade que o cercava com o ímpeto de um grande reformador. Ele não apenas destruiu os altares dos ídolos e as imagens que povoavam o reino de Judá, mas ele CONSTRUIU. Tirou o que era ruim e fez grandes obras.
O que podemos tirar disso tudo para a nossa vida atual?
A história de Ezequias nos ensina que junto com a reforma tem que vir a construção. Muitas vezes queremos que uma realidade em nossas vidas mude, mas não queremos nos empenhar em construir. Não queremos ter trabalho, queremos a reforma, mas não queremos responsabilidade com o NOVO que está por vir e que só virá se nos empenharmos.
Veja bem, mesmo que consigamos eliminar tudo o que é ruim de nossas vidas presentes, se não colocarmos o novo no lugar do velho não chegaremos a lugar nenhum e correremos o risco de voltar para os mesmos caminhos e erros.
Em Mateus 12:43-45 Jesus exemplifica bem isso, quando diz: “quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má”
Ei!
Se queremos mudanças precisamos estar aptos a construir, sem medo do trabalho e da responsabilidade. Sem medo ou preocupação com as críticas, olhares maldosos, murmurações ou oposições. Se queremos reformas temos que construir! Para haver o avivamento em nossas vidas presentes temos que arrancar o que é mal e CONSTRUIR…
Construir indo ao encontro do outro e suprindo suas necessidades;
Construir buscando a face de Deus, conhecendo mais Ele e passando isso para os outros
Construir saindo do cantinho da acomodação, buscando o aperfeiçoamento…
Construir valorizando-se mais, sorrindo mais, abraçando mais…
Construir lutando por seus sonhos e subindo um degrau dia após dia, crendo que, se fizermos a nossa parte, na hora certa colheremos os frutos
Construir…
Você quer reforma na sua vida presente?
Você tem que construir!
Porque, se a reforma acontecer sem que haja construção de uma nova estrutura, a casa vai cair!
Pense nisso…
O que você precisa reformar e construir na sua vida presente?
Reforme, você precisa quebrar os ídolos e arrancar o pecado da sua vida. Reforme, pise na cabeça dos ídolos , rompa com o pecado, sem medo, porque Deus está contigo!
Mas saiba que você precisa CONSTRUIR em cima dos escombros, você precisa mudar a sua realidade com uma vida consagrada a Deus e dedicada à obediência de sua Palavra.
Em 2 reis 18:5-7 está escrito: “No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele. 6 Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés. Assim foi o SENHOR com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência”.
Não tenha medo de reformar, mas não pare aí, CONSTRUA. Como Ezequias, busque a orientação de Deus, veja o que Ele quer para a sua vida presente, CONSTRUA e seja feliz!
Por Deyse Melo