Dizem que certo tempo atrás um padeiro português, chamado Joaquim, que sonhara a vida inteira em fazer uma viajem de navio para o Brasil, finalmente resolveu investir em seu sonho.
O detalhe é que ele era muito sovina, só de pensar em gastar uma boa quantia de dinheiro, já se aborrecia…
Mas como era um sonho, e ele percebia que estava ficando velho demais, resolveu viajar. Chamou a esposa e disse: Maria ! Vamos viajar para o Brasil de navio, prepare sua bagagem! As passagens já estão compradas!
E antes que a mulher esboçasse qualquer reação, completou com firmeza: – Viajar, nós vamos, mas não vamos gastar nada dentro do navio, porque lá tudo é caro! Vamos fazer pão de queijo, e levá-los em quantidade suficiente para comermos em toda a viajem!
E assim foi…
Os dois embarcaram com suas malas e sacolas enormes, cheias de pão de queijo…
No primeiro dia, pão de queijo no café da manhã, no almoço, no café da tarde e na janta.
No segundo dia, pão de queijo no café da manhã, no almoço, no café da tarde e na janta…
No terceiro, no quarto, no quinto dia, a mesma coisa, pão de queijo no café da manhã, no almoço, no café da tarde e na janta…
Eles não aguentavam mais sequer olhar para o pão, quanto mais comer os pãezinhos!
No último dia de viajem, seu Joaquim deu o braço a torcer: -Chega de comer pão de queijo! Vamos para o restaurante participar da ceia de despedida!
Chegando lá, tudo enfeitado, um ambiente maravilhoso. Pessoas simpáticas, bem vestidas, mesas decoradas com arranjos lindíssimos.
Ao olharem para o centro do Salão, viram uma mesa, reservada com o nome do casal. E naquela mesa estava o capitão, elegante, simpático, sorridente.
Sem entender nada os dois se aproximaram…
Imediatamente o capitão se levantou e disse: – Seu Joaquim, D. Maria, que prazer em tê-los! O que aconteceu? Por que o casal não apareceu para fazer as refeições conosco todos os dias? Esta mesa principal estava reservada pra vocês. Fazia parte do pacote da viajem e vocês não pagariam nada para estarem aqui…
Pense nisso!
Aquele casal passou a viagem inteira se sacrificando,sofrendo, comendo apenas pão de queijo e água enquanto tinha o direito de se alimentar do melhor, de ceiar com o capitão do navio. Assim acontece conosco!
Passamos a vida inteira comendo pão de queijo e não percebemos que temos um maravilhoso banquete à nossa espera. Vivemos estressados, aborrecidos, preocupados, ansiosos, irados, desesperançados… E não aproveitamos o que Deus nos oferece de melhor. Nos agarramos aos problemas, às frustrações, em nossa auto-suficiência, e não percebemos a ação de Deus em nossas vidas e pagamos o preço de nosso afastamento.
Quantas pessoas, na ânsia de fazer e resolver, confiando cegamente em suas ações passam a vida inteira comendo pão de queijo!
Quantos vivem frustrados, decepcionados com as pessoas e consigo mesmo e passam a vida inteira agarrados a sofrimentos e decepções… passam a vida inteira comendo pão de queijo…
Quantos perdem a esperança, sem saber que rumo tomar se anulam e se entregam. Aceitam comer apenas pão de queijo!
O problema é que, sem visão espiritual, fazem escolhas erradas, sofrem com suas conseqüências, e acham que a vida é assim mesmo. Sem experiência pessoal com Deus, distorcem sua vontade e acabam achando que Ele quer o sofrimento, que Ele quer sacrifícios. Passam a vida inteira comendo pão de queijo!
E eu te pergunto: em qual situação de sua vida você está comendo pão de queijo?
O sofrimento, as decepções, os vícios, o pecado e as derrotas tem batido em sua porta e você acha que isso é normal? Ou você acha que Deus não se importa?
As brigas, as murmurações, os desentendimentos tem sido constantes e você acha que não tem jeito de mudar? Em qual situação de sua vida você está comendo pão de queijo?
Preste atenção numa coisa: Deus não te fez para o sofrimento e muito menos para a derrota. O Senhor quer te dar o melhor. Seja qual for a situação de sua vida Ele quer trocar os pães de queijo por um saboroso banquete.
Deus quer trocar as suas vestes de prisioneiro, quer te dar vida nova e quer te fazer comer todos os dias em sua presença. Em apocalipse 3:20, Jesus nos diz - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Basta abrir a porta, basta querer! E Jesus não faz nenhuma exigência!
Não diz que você tem que ser gordo ou magro, não diz que você tem que ser rico ou pobre, bonito ou feio, não diz que você tem que ser perfeito…
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa…
Simples, nada complicado, aliás, nós é que complicamos, achando que Deus espera de nós o que nós esperamos dos outros.
Pense nisso!
Não fique a vida inteira comendo pão de queijo!
Faça o seguinte: abra a sua porta hoje. Permita que o Senhor entre em sua casa, ceie com Ele, abra o seu coração e lhe entregue todos os seu problemas, suas decepções, seus temores…
Entregue os pães de queijo ao Senhor crendo que o que Ele tem pra te oferecer é muito maior. Não passe a sua vida comendo apenas pão de queijo! Você foi feito para saborear o melhor e na presença do capitão!
Pense nisso!
E seja feliz!
Por Deyse Melo