sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Em tempos de guerra..




Ainda há pouco eu lia o Livro de Deuteronômio cap.20,onde Moisés esclarecia quais eram as leis para as guerras em Israel,dadas pelo próprio Deus.
Achei muito interessante,na verdade ,tal leitura me ensinou  coisas importantes que devemos fazer em tempos de guerra,pois embora hoje ,nossa luta não seja contra carne ou sangue,nem em campos abertos,com espada em punho,não há pessoa no mundo que não passe seus períodos em batalhas ,consigo mesmo e com as adversidades da vida.
O primeiro ponto que é declarado aqui é:
Ainda que o problema,as lutas,as circunstancias ou mesmo um inimigo homem,pareçam maiores do que nós,não devemos temer,mas saber que Deus está conosco.
Esta era a palavra de fé dada aos soldados que partiriam em peleja em Israel, e aos sacerdotes,homens e mulheres de Deus,e de oração era também recomendado que estivessem sempre junto nas batalhas, declarando bênçãos sobre aqueles soldados,fortalecendo seus corações,apenas somente com a sua presença,transmitindo confiança aos outros.

No passado foi assim,mas que ainda hoje,encontremos verdadeiros sacerdotes,interessados em interceder,pelo bem dos guerreiros em Cristo,quando notam que estes tem passado por dificuldades,sejam elas coletivas ou solitárias.

''QUANDO SAIRES A PELEJA,CONTRA TEUS INIMIGOS E VIRES CAVALOS,CARROS E POVO MAIOR DO QUE TU,DELES NÃO TERÁS TEMOR,POIS O SENHOR TEU DEUS QUE TE TIROU DA TERRA DO EGITO ESTÁ CONTIGO!
E sucederá que quando chegardes a peleja,o sacerdote se adiantará e falará ao povo:''Ouve Israel,hoje vos achegais contra vossos inimigos,que não se amoleça vosso coração,não temais nem tremais,pois o vosso Deus é quem vai convosco,a lutar contra os vossos inimigos para salvar-vos.Deut:20:1-4

Lendo um pouco adiante,noto que os generais do exército de Israel,eram responsáveis por fazer com que seus soldados,desfrutassem ao máximo de suas vidas,antes de partir para a guerra.Aquele que havia construído uma casa,não deveria partir antes de consagra-la,aquele que havia plantado uma vinha,deveria antes de partir comer do seu fruto,aquele que havia acabado de se casar,deveria antes de partir ,ter nos braços sua mulher..''Deuter.20:5-7

Aqueles soldados deveriam fazer estas coisas pois uma vez em campo,talvez nunca mais pudessem voltar para suas vidas,e não seria justo,que outros usufruíssem em seu lugar de seus esforços.
Na verdade vejo aqui,uma lição tão natural e óbvia da parte de Deus:aprendamos a ser feliz em tempo real.Não deixemos de usufruir das boas coisas que temos nem mesmo em fases de luta;muita gente,preocupada com as batalhas da vida,acabam amargando até aquilo que é bom.Separemos cada departamento,se o problema é no trabalho não o levemos pra casa,se é em casa,não o levemos para a Igreja,não andemos deprimidos,cabisbaixos,sem animo e sem esperança..quando uma área não estiver dando certo,invistamos com carinho em outra,vivendo cada dia como se fosse o último,e desfrutando ao máximo aqueles que amamos.

Por último ainda quero citar uma outra lei dada aquele povo:aqueles que estivessem desanimados,não deveriam ir para a guerra,pois acabariam por contaminar com seu desanimo os que estavam bem dispostos.
Quantas vezes se não tomarmos cuidado,acabamos por contaminar as pessoas com um humor ruim,com pessimismos,com tristeza?Porém,se somos soldados de Deus,nosso dever é lutar com esperança,mantendo-nos animados e animando a outros.

Não sei como anda sua vida e seu coração,mas não tenha medo!Deus está com você!Se você lidera um grupo,se é homem e mulher de oração,se tem visto alguém com dificuldades,lance sinceras palavras de encorajamento sobre esta pessoa,ajude-a a vencer em Cristo Jesus.
Se tudo esta tão difícil que as coisas ruins lhe tiram o apetite para as boas,lembre-se de manter um coração grato,e de desfrutar de tudo aquilo que lhe faz bem,pois esta é a vontade do Senhor.Sobre tudo,não seja covarde,não retroceda,não murmure..a luta ,cedo ou tarde,chegará ao fim.

Abraço e paz!


Por  Alessandra Barcelos

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12