terça-feira, 23 de maio de 2023

O DURO CASTIGO DA REBELIÃO

 





Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.Isaías 63.10


É muitíssimo prejudicial deixar o pecado da rebelião tomar conta do nosso coração. Se isso ocorrer, tudo o que fizermos será como algo torcido, imprestável. Qualquer pessoa que caia em algum pecado precisa confessá-lo ao Senhor e, em alguns casos, a quem desonrou, contando tudo o que se passou e o motivo de ter praticado aquela ação, a fim de ser perdoada.

Satanás sabe do perigo de se rebelar contra o plano celestial; por isso, tenta nos convencer de que viver em santidade completa não é bom e devemos nos permitir fazer aquilo de que gostamos. Se lhe dermos ouvidos, seremos excluídos da presença de Deus e, então, só nos restará esperar pelo Dia do Juízo, quando ouviremos a nossa triste sentença.

O Senhor nos orienta a ter uma vida santa para o nosso próprio bem. Por esse motivo, Ele nos ensina a respeitar o próximo e não nos darmos a atitudes indecentes ou inconvenientes, pois, por elas, o inimigo se tornará senhor da nossa vontade e vida. Sem dúvida, aquele que errou e não se arrependeu está pagando um alto preço por ter desobedecido à exortação do Altíssimo. Ora, o perdão nos devolve a liberdade.

O Espírito Santo nunca deve ser contristado, porque sem a ajuda dEle, não há como resistirmos aos perversos instintos do diabo. A missão do Espírito Santo deve nos guiar em toda a Verdade (Jo 16.13); portanto, temos de ficar atentos ao que Ele nos diz, pois, assim, nós Lhe agradaremos. Ele é o Outro Consolador (Jo 14.16), da mesma essência e estrutura de Jesus, ou teríamos sofrido prejuízo.

Saber que algumas atitudes nossas podem tornar o Senhor nosso inimigo e, mesmo assim, escolher fazê-las é o máximo da loucura. Por que desprezar o Ser que é amor? Ora, quem desconsidera a amizade de Deus se entrega a Satanás, o qual respira ódio o tempo todo. Os que se desviam do caminho da Verdade são irresponsáveis. Deixar a vida para amar a morte é incompreensível.

Quem se afasta do Altíssimo se aproxima do diabo, o qual tem o passe livre para oprimir – roubar, matar e destruir – tal pessoa (Jo 10.10). No entanto, aqueles que se aproximam do Senhor verão que Ele pelejará em seu favor. Ao sinal de qualquer tentação, ainda que pareça justificável, clame e conte tudo para o misericordioso Deus. Como Pai, Ele o socorrerá. Faça tudo para não cair em pecado, pois o dano será incomparável.

A decisão está em suas mãos. Se for rebelde, será oprimido de todos os modos; porém, se for obediente, terá a amizade e o amor de Quem o criou e deseja o seu bem-estar. A atitude é sua, e dela ninguém pode participar. O Santo Espírito há de ajudá-lo a não abrir a porta para o maligno.  Portanto, ouça a voz de Deus, siga e viva o amor dEle.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...