segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

NOSSA CULTURA MORIBUNDA

 


David Wells em seu excelente artigo com o tema supra, diz que o que chama a atenção quanto à nossa cultura de hoje é que sua corrupção não está simplesmente nas bordas. Essa corrupção é generalizada e se espalha como neblina por toda a sociedade. Robert Bork está correto em sua análise, quando disse que as virtudes tradicionais desta cultura estão sendo perdidas, seus vícios multiplicados, seus valores depreciados – em resumo, a própria cultura está se desfazendo. Destacaremos três aspectos dessa cultura moribunda:

1. O desbarrancamento da virtude –
 Na mesma proporção que nos tornamos gigantes nas conquistas científicas, apequenamo-nos na estatura moral. Nossa sociedade está se degradando moralmente. O crescimento da violência é dez vezes maior do que o crescimento da população. A escravidão das drogas está matando nossa juventude. A devassidão moral está solapando os valores da família. Cresce espantosamente o número de mães solteiras. A instituição do casamento é questionada até nos meios mais conservadores. O concubinato está sendo incentivado como alternativa ao casamento legal. O chamado casamento homossexual já é visto por muitos, como uma relação legítima, e até mesmo, incentivado pela mídia. Desde 1960 o índice de suicídios de adolescentes subiu mais de duzentos por cento, tornando-se a terceira maior causa de morte entre esses jovens. O índice de divórcio nas últimas quatro décadas cresceu mais de duzentos por cento. Com isso, menos de sessenta por cento das crianças mora com os dois pais biológicos. As colunas de sustentação da nossa sociedade estão abaladas. O edifício moral que deveria proteger a sociedade está desabando.

2. A inversão de valores – A nossa sociedade substituiu caráter pelo desempenho, virtude pelo charme, o ser pelo ter. Chamamos luz de trevas e trevas de luz. Aplaudimos a desonra e fazemos troça da virtude. A nossa sociedade substituiu os heróis pelas celebridades. O herói é forjado nos campos de luta; a celebridade é criada pela mídia. O herói é um grande homem; a celebridade é um grande nome. É a nossa cultura comercial que produz a celebridade, mas era a cultura moral que elevava o herói. À medida que as celebridades substituem os heróis, a imagem substitui o caráter e os valores são invertidos. Na medida em que desapareceu nosso entendimento de nós mesmos como criaturas morais, o vácuo vem sendo preenchido por antropologias alternativas. Estamos numa crise de identidade. Quem nós somos? “Eu sou meus genes”; “Eu sou minha orientação sexual”; “Eu sou meu passado”; “Eu sou minha auto-imagem”; “Eu sou minhas experiências”; “Eu sou o que tenho”; “Eu sou o que como”; “Eu sou o que faço”; “Eu sou quem eu conheço”. Por termos sacudido o jugo do criador, não sabemos quem somos. Perdemos nossa origem. Perdemos o sentido da vida. Não sabemos para onde estamos indo. Estamos confusos acerca da nossa própria identidade, por isso os valores estão invertidos.

3. O desprezo pela verdade – O mundo moderno faz guerra à própria noção da verdade. Mais de setenta por cento da população não acredita mais que haja verdade absoluta. O ilustrado escritor Albert Mohler diz que o evangelicalismo pode ser considerado um prédio de muitos andares. Nos pisos superiores os teólogos debatem questões doutrinárias, e com razão. Precisamos defender a expiação substitutiva, a Pessoa divino-humana de Cristo, a justificação forense, e outros fundamentos evangélicos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos reconhecer que no andar térreo a doutrina da revelação está sendo atacada, e a questão da inerrância bíblica continua assaltada. Se a pedra sólida da autoridade da Bíblia for perdida, os argumentos que ocorrem nos andares superiores certamente serão vencidos. Mas nem é essa a base do problema, porque, debaixo do alicerce, alguns estão atacando a própria noção da verdade. Alguns dos que discutem no andar térreo pela inerrância da Bíblia não estão cientes de que há ameaças à integridade e fidelidade evangélica bem embaixo de seus pés. Importa-nos ficar firmes na rocha da verdade de Deus, nessa geração que se afunda na areia movediça do desbarrancamento da virtude, da inversão de valores e do desprezo da verdade.


Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...