domingo, 2 de outubro de 2016

EXTREMA NECESSIDADE

Resultado de imagem para quem dá ouvidos ao Senhor será abençoado.


Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que, porventura, não morra também este, como seus irmãos. Assim, foi-se Tamar e ficou-se na casa de seu pai.  Gênesis 38.11
  

O diabo fazia de tudo para que o Messias não viesse, e o Salvador tinha de vir da tribo de Judá. A queda de um salvo é uma vitória para o inimigo, pois, assim, este consegue atrapalhar o plano de Deus para aquela vida e para o Evangelho. Muitos dos que se perderam em pecados não entenderam que a tentação que sofreram não era para ser aceita, pois se tratava de uma ação de Satanás a fim de impedir que participassem da grande obra – a redenção de alguém ou de muitos.

Dois filhos de Judá pagaram com a vida por desobedecerem ao Senhor, devido ao rigor com que Ele trata aqueles que prejudicam o Seu plano. Naturalmente, Ele deve ter falado ao coração desses dois para que não evitassem filhos, mas, como não Lhe deram crédito, a sentença foi a mais cruel possível (v. 7-9). Isso também mostra que o maligno tem como missão principal não deixar que alguém ouça a Verdade, pois ele sabe que quem dá ouvidos ao Senhor será abençoado.

O fato de Tamar se vestir como prostituta para que Deus cumprisse Seu propósito é uma das maiores loucuras que alguém temente a Ele pode fazer (v. 12-18). Na santidade, não há nem haverá limites para Cristo Se revelar ao mundo. O Senhor fará o necessário para a evangelização mundial se completar nesta geração, desde que a Igreja entenda e, usando o poder dado a ela, ore, amarrando os poderes das trevas.

Alie-se a esse propósito, alegrando o Senhor. Fale do amor divino e ajude os que estão cumprindo o Ide de Jesus. Não importa a sua situação financeira, pois qualquer oferta para missões toca o coração de Deus, o qual não quer que ninguém se perca. Temos de louvá-Lo pela oportunidade de falarmos da salvação em Jesus em quase todos os países hoje.

Tamar viu que a promessa de Deus não se concretizaria se dependesse de Judá e de Selá, seu filho, pois a diferença de idade em relação ao segundo era grande, e o assunto ficou de lado. Ela poderia ter-se casado com outro homem e tido tantos filhos quanto quisesse, mas a semente precisaria vir de Abraão e da tribo de Judá. Ela se arriscou de um modo muito louco, pois, caso Judá negasse que a tinha possuído, seria apedrejada. No entanto, a prova nas mãos de Tamar fez a verdade não sofrer nenhum dano.

Bendita seja a prudência de Tamar em pedir o penhor, embora tenha sido assessorada pelo Senhor. A reação de Judá ao saber que ela estava grávida mostra que é próprio do homem executar a condenação bíblica, mas não cumprir o mandamento e honrar a sua palavra. A princípio, o coração de Tamar deve ter-se alegrado, pois não seria mais desposada por Selá. 

Só quem está sendo usado pelo Altíssimo é capaz de executar Suas ordens, mesmo que isso possa levá-lo à morte; porém, isso não ocorre com quem é guiado pelo Espírito Santo. Se Perez não tivesse nascido, como ficaria o plano de Deus? (v. 28-30). Obrigado, Senhor! Obrigado, Tamar! Amém!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12