E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber. 2 Crônicas 20.36
A proposta comercial entre Josafá e Acazias parecia bastante interessante, porque fabricar navios naqueles dias era algo lucrativo; no entanto, Josafá era homem de Deus e, por isso, deveria ter orado e buscado a direção divina. Como a maioria dos membros do Corpo de Cristo ainda não amadureceu, os ímpios, com suas propostas indecorosas, têm levado vantagem sobre eles, que sequer se lembram do Senhor.
Na verdade, por vezes, até nós deixamos de orar para buscar orientação a respeito de determinadas “vantagens” e, então, quando os problemas surgem, nós nos vemos amarrados por laços do maligno. Por que o amigo Abraão não fala com Deus sobre o que acha que deve fazer, já que o Senhor o instruiu (Gn 18.17-19)? Se alguém acredita não ser necessário consultar o Senhor acerca de algo, boa coisa aquilo não deve ser. Em muitos casos, é preferível dizer não a ter de amargar sofrimento eterno.
Cuidado com o império do mal: o demônio que o tenta não é um espírito fraco, o qual lhe sugere coisas sem sentido, mas um ser capacitado por Satanás para tirar você da presença do Senhor. A ordem do Inferno é causar todo tipo de engano e maldade para separar de Deus os Seus filhos. Grandes desastres têm ocorrido com aqueles que se sentiram autossuficientes, achando que não precisavam dos conselhos do Altíssimo.
Quando um demônio vence um salvo, a porta fica aberta para outros espíritos piores perturbarem e destruírem tal vida e, se possível, até a dos familiares. Não deixe o inimigo enganá-lo; se você orar em o Nome de Jesus, a solução virá. Aproprie-se dos seus direitos em Cristo para não ser iludido pelo maligno. Deus promete responder àquele que orar a Ele, anunciando grandes coisas ainda não reveladas. Clame e viva!
Não se deixe levar jamais pelas mentiras do Inferno, pois, se o fizer, mais tarde, quando abrir os olhos, descobrirá o prejuízo causado por esse ato. Nem mesmo uma herança, na qual se entrou na posse dela apressadamente, será boa. Deixe o Espírito Santo lhe falar e, então, sua atitude será boa. Não queira nada do inimigo em sua vida, ainda que aquilo lhe pareça o melhor. Os verdadeiros servos do Altíssimo sempre respeitam Suas decisões.
Acazias era conhecido como um continuador da maldade de seus pais Acabe e Jezabel –, por isso Josafá jamais poderia ter feito uma refeição com ele. Entretanto, o rei de Judá, servo de Deus, além de se aparentar com a casa de Acabe, o que foi o seu grande erro, como ainda veremos na última mensagem desta série, com o intuito de construir navios, uniu-se ao filho deste, alguém de extrema maldade. Por que Josafá buscaria enriquecimento na fonte errada?
Quem não vigia nem ora, sem dúvida, vive oprimido pelo diabo e, somente depois, percebe que a decisão tomada foi golpe. É necessário sempre orar para que o Altíssimo o dirija em suas ações e você jamais tome qualquer atitude condenada por Deus. A Palavra deve ser o seu Livro de regra e prática em todos os assuntos.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares