quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FELIZ ANO NOVO


Resultado de imagem para mensagens evangelicas de feliz ano novo 2016

Resultado de imagem para mensagens evangelicas de feliz ano novo 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


O norte e o sul tu os criaste; Tabor e Hermom jubilam em teu nome.
Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra.
Salmos 89:12,13


É tempo de retrospectiva

Resultado de imagem para É tempo de retrospectiva

Estamos chegando ao final de mais um ano. É hora de fazer uma avaliação. É tempo de retrospectiva. É o momento oportuno para um balanço final. O apóstolo Paulo nos ajuda nesse propósito. Ele fez um balanço de sua vida e compartilha isso conosco.

Em primeiro lugar, devemos olhar para o passado com um senso de dever cumprido (2Tm 4.7). “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. O apóstolo dos gentios lançou um olhar rumo ao passado e declarou que sua vida foi uma luta renhida e não uma caminhada fácil, um enfrentamento com forças hostis e não um festival de amenidades. Deixou claro que nessa peleja não abriu mão de princípios e valores nem desistiu da carreira no meio do caminho. Muitos se cansam da obra e na obra e não concluem a carreira. Outros carregam peso desnecessário e, por isso, não conseguem chegar ao fim da jornada. Há aqueles que são desqualificados por não correrem de acordo com as normas. Ainda há aqueles que tropeçam e caem já no final da carreira e colocam tudo a perder. Paulo, testemunha, ainda, que jamais vendeu sua consciência pelo lucro. Jamais prostituiu o seu ministério para alcançar favores transitórios. Ele guardou a fé e permaneceu fiel até o fim. Como você tem corrido a carreira cristã? Tem combatido o bom combate? Tem corrido de acordo com as normas? Permanece firme na fé?

Em segundo lugar, devemos olhar para o presente com um senso da entrega plena de nossa vida a Deus (2Tm 4.6). “Já estou sendo oferecido por libação e o tempo da minha partida é chegado”. Paulo está na antessala do martírio, com os pé na sepultura e com a cabeça debaixo da espada de Roma. Tinha plena consciência que a hora de sua morte havia chegado. Entretanto, está convicto de que não é Roma que vai lhe matar; é ele quem vai se entregar. E entregar-se não para Roma, mas para Deus. Seu martírio será uma oferta de libação não para César, mas para Deus. Usando um eufemismo, Paulo diz que não vai morrer; vai partir. Essa palavra tem um tríplice significado. Primeiro, significa tirar o fardo das costas de alguém. Morrer para um crente é descansar de suas fadigas (Ap 14.13). Segundo, significa desamarrar um bote e atravessar o rio para a outra margem. Morrer para um crente é atravessar o rio da vida e chegar do outro, no porto seguro da bem-aventurança eterna. Terceiro, significa afrouxar as estacas da barraca, levantar acampamento e ir para a sua casa permanente. Morrer para o crente é mudar de endereço. É ir para a casa do Pai. A morte não tem o poder de apavorar Paulo, pois para ele o viver é Cristo e o morrer é lucro. Morrer para o crente é deixar o corpo e habitar com o Senhor. É partir para estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor.

Em terceiro lugar, devemos olhar para o futuro com um senso profundo da imerecida recompensa de Deus (2Tm 4.8). “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos quantos amam a sua vinda”. Paulo mesmo no corredor da morte tem plena serenidade. Está convencido de que caminha não para o patíbulo do martírio, mas para o pódio da coroação. Ele não está com medo de morrer porque sabe em quem tem crido e para onde está indo. Sua morte não é uma derrota, mas um triunfo; não é um fracasso, mas uma premiação; não é uma vergonha, mas uma recompensa. Porque foi justificado pela graça diante do tribunal de Deus, pela justiça de Cristo imputada a ele, agora, salvo não da morte, mas na morte, vai receber a imerecida recompensa, a coroa da justiça! À semelhança de Paulo, não caminhamos para o entardecer; caminhamos para a gloriosa manhã da eternidade, onde reinaremos com Cristo pelos séculos sem fim.



Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
João 13:35

PÃO DIÁRIO - 30/12/2015 - Desafio do confinamento


Desafio do confinamento

…crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.… —2 Pedro 3:18


Ken Deal, aos 86 anos, encerrou mais de três décadas de ministério voluntário no presídio com um sermão de final de domingo. A sua mensagem para os detentos foi sobre servir ao Senhor durante o cárcere. Muitos dos exemplos que usou vieram de prisioneiros, alguns cumprindo prisão perpétua. Em um lugar de onde todos querem sair, ele encorajou-os a crescer e compartilhar as boas-novas de Jesus Cristo com os outros.
Depois que o povo de Judá foi levado cativo pelo rei Nabucodonosor e deportado à Babilônia devido à sua desobediência a Deus, o profeta Jeremias enviou-lhes uma mensagem do Senhor: “Edificai casas e habitai nelas; plantai pomares e comei o seu fruto. Tomai esposas e gerai filhos e filhas, tomai esposas para vossos filhos e dai vossas filhas a maridos, […] multiplicai-vos aí e não vos diminuais” (Jeremias 29:5-6).
Podemos enfrentar alguma circunstância limitadora hoje. Quer seja resultado de nosso fracasso ou algo que não tenhamos culpa, podemos “passar” por isso ou buscar a força de Deus para “crescer” por meio disso. O desafio de todo confinamento é aumentar ao invés de diminuir; crescer e não decrescer. O objetivo do Senhor é dar “…o fim que desejais” (v.11).
— david c. mccasland



Leia: Jeremias 29:4-14 

Examine: A Bíblia em um ano: Zacarias 1-4;Apocalipse 18

Considere: Uma situação limitadora pode oferecer à alma a chance de crescer.

EU SOU DEUS, O DEUS DE TEU PAI

Resultado de imagem para porque eu te farei ali uma grande nação

 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.   Gênesis 46.3
  

Ao Se apresentar a Jacó, o Senhor revelou a Sua verdadeira natureza – Deus, Aquele que é Todo-Poderoso, ilimitado e, ao mesmo tempo, santo e misericordioso. O Altíssimo não nos trata consoante as nossas fraquezas (Sl 103.10), mas segundo o Seu amor e poder. Devemos conhecê-Lo dessa maneira, e não apenas recebendo informações a respeito dEle. Veja que Ele é tudo de que precisamos para sermos bem-sucedidos.

Isaque nasceu por uma obra especial do Senhor. Não somente porque era filho de um casal de idosos (Gn 21.1,2), mas também porque Deus desejava que o Salvador do mundo descendesse de Abraão. Você veio de modo semelhante, pois, se não fosse o cuidado de Deus nos detalhes em que ocorreu a sua concepção e gestação, você não estaria aqui. Não é preciso saber o que Ele tinha em mente ao permitir a sua existência; é necessário apenas acreditar nEle.

Não somos produto do acaso, temos algo importante a cumprir na obra celestial. Fomos incluídos na Aliança realizada pelo Senhor no sangue de Jesus. Portanto, não se menospreze, porque você faz parte do plano divino e tem sobre si a eleição feita pelo Soberano. Agora, que sabe que recebeu de Deus o Espírito dEle e faz parte do Corpo de Cristo, abandone o pecado e se deixe guiar pelo Espírito Santo.

Após operar a concepção de Isaque, o Senhor fez alianças com ele. Sabendo disso, Jacó foi ao mesmo lugar em que seu pai encontrou o Criador e, ali, sacrificou. Ao abrir seu coração, Deus lhe deu visões, mostrando que o fortaleceria e o levaria ao Egito. Apesar de idoso, ele assumiu uma viagem cansativa e se mudou para a nova terra, pois isso fazia parte do propósito divino para a sua vida. Não veja nenhum impedimento em você, mas, alegremente, cumpra a determinação de Deus.

A ordem era descer ao Egito sem temer, pois o plano do Senhor incluía a estada e, consequente, a morte de Jacó naquela nação. O servo de Deus receava chegar àquele país, pois fora ali que seu avô quase perdeu a esposa e, tempos depois, por causa de uma grande fome na terra, o Altíssimo proibiu que Isaque descesse para lá. No entanto, ao consultar o Senhor, Jacó recebeu a ordem de marchar para a terra de Faraó.

Ao todo, eram 66 almas, fora as mulheres de seus filhos. Depois, ao retornarem para Canaã, eram mais de 3 milhões de pessoas. O importante é que o Salvador nasceria daquela família. Apenas o Senhor sabe o que planejou para a sua semente; porém, é preciso ser forte a fim de não se submeter às tentações, pois, certamente, o diabo fará de tudo para tirá-lo da salvação eterna. Mantenha o seu foco na Palavra de Deus para o seu próprio bem.

O plano de redenção do homem ainda não se completou; sendo assim, não desanime nem se iluda com alguma oportunidade de enriquecimento ilícito ou outro pecado. Compreenda a sua salvação, crendo que o Pai não errou ao chamar você.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
Deuteronômio 6:5


JACÓ OUVE A VOZ DE DEUS

Resultado de imagem para JACÓ OUVE A VOZ DE DEUS

E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 46.2
  

José, o filho de Jacó, que se tornou primeiro-ministro do Egito, explicou a Faraó que, quando Deus fala duas vezes, é porque Ele tem pressa em realizar algo (Gn 41.32). Agora, era seu pai quem ouvia o Senhor falar o seu nome duas vezes, por isso ele deveria se aprontar, porque o plano divino não podia esperar. Quantas vezes, o Altíssimo terá de falar com você para que dê atenção a Ele? Há muitos que não ouvem mais a voz de Deus.

Jacó tinha visto a glória divina em Betel, quando fugia do seu irmão Esaú. Então, fez uma Aliança com o Senhor, a qual, aparentemente, não estava sendo cumprida, porque ele soubera que José havia sido devorado por uma besta-fera. Porém, teve seu espírito revigorado ao tomar conhecimento de que o filho vivia. As promessas de Deus ao homem jamais falham nem nunca falharão!

Na casa de Labão, seu sogro, ele teve muitas experiências com Deus que foram de muitíssima utilidade para ele naqueles dias e pelo resto da sua vida. Por dez vezes, Labão quis atrapalhar o plano divino da salvação, segurando Jacó em sua casa, pois, quando o genro começava a prosperar, ele mudava o seu salário. No entanto, Jacó orava a Deus, e o Senhor lhe mostrava como fazer as ovelhas nascerem malhadas ou não. Assim, ele foi sendo fortalecido.

Ao entender que o Pai o está chamando para fazer algo, apresente-se. Jamais descarte nenhuma das visões que o Senhor lhe dá sobre a obra dEle. Quando chegar o dia para você executar algo importante para Ele, não se desespere; com alegria e fé, assuma tal desafio. A seguir, tome a posição mais firme da sua vida. Aprender com o Mestre é muito bom.

Nos dias atuais, temos lindas oportunidades para sermos reconhecidos como parceiros do Altíssimo, o que, sem dúvida, colocará o nosso nome nos canais da eternidade. A ciência tem se multiplicado, as pessoas estão abertas a aprender novas coisas e, com isso, podemos levar até elas o Evangelho, que, de fato, é a resposta para todas as necessidades. Mas, atenção: não podemos deixar o inimigo nos levar para o pecado e, assim, sermos desclassificados.

A glória da última casa será maior do que a da primeira (Ag 2.9); por isso, obedeça sempre ao Senhor para realizar algo. Isso fará de você alguém muito especial para Ele e, por toda a eternidade. Esforce-se para ser grande na presença do Altíssimo e, então, quando vier a consumação dos séculos, receberá das mãos dEle a devida recompensa pela sua participação.

O que aconteceu a Jacó e a José, bem como a todos os personagens do Antigo Testamento, foi parte do plano da salvação, que nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino de Jesus. O que nos tem acontecido são partes das aflições do Senhor. Ele está nos preparando para coisas que ainda estão por vir. Sem dúvida, quando chegarem, estaremos prontos para elas e, com isso, a obra será feita como Ele quer.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
1 Coríntios 10:13

PÃO DIÁRIO - 28/12/2015 - Deus conosco


Deus conosco

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). —Mateus 1:23


A sua presença no ambiente era óbvia. Todos estavam vestidos muito formalmente. Ele estava usando jeans, uma camiseta e um boné de beisebol gasto. Não pude evitar notá-lo à medida que me dirigia aos estudantes naquele dia, numa capela do seminário em Bucareste, Romênia. Não tenho ideia do motivo que o levou a não se adequar às normas de vestimenta do seminário, mas eu me lembro do seu nome.
Ao fim da reunião, ele veio até mim para se apresentar. Quando perguntei o seu nome, ele respondeu: “Emanuel”. Fiquei surpreso com sua resposta e perguntei se ele sabia o que isso significava; ele respondeu francamente: “Sim — ‘Deus conosco!’”
Com frequência, tenho pensado num jovem e em como ele se sobressaía na multidão. Assim como Jesus veio para trazer a presença de Deus para o mundo — “Emanuel […] Deus conosco” (Mateus 1:23) — nós também somos chamados para levar Sua presença em nosso mundo. Jesus deixou isso claro ao dizer: “…Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).
Neste Natal, podemos demonstrar que somos semelhantes a Deus, oferecendo isso como um presente aos que nos cercam. Quando as nossas vidas refletem o Deus que vive em nós, podemos ser diferentes do mundo e essa diferença pode abençoar outros com a presença transformadora de Seu amor e graça.
— Joe Stowell

Leia: Mateus 1:18-25 

Examine: A Bíblia em um ano: Naum 1-3;Apocalipse 14

Considere: O dom da presença de Deus por seu intermédio é o seu presente para o mundo.

A PARADA EM BERSEBA

Resultado de imagem para as promessas do senhor

E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai.  Gênesis 46.1
  

Saber que José vivia levantou o ânimo de Jacó. Afinal, desde que lhe disseram que o rapaz fora atacado por um animal selvagem, o seu espírito andava triste. Ele não podia entender como Deus permitira que José tivesse sido morto, pois as profecias do Senhor a respeito daquele filho deveriam ser cumpridas. Talvez, Jacó sempre se perguntava sobre o que havia de errado; porém, o testemunho do Altíssimo lhe dizia que nada de mal havia sucedido.

É bom confiar nas declarações de Deus sobre nós e os demais que nos cercam, pois o plano divino sempre se realiza. Se José estivesse morto, como aquele pai teria paz ou encontraria explicações? A Palavra teria falhado? Isso nos ensina a nunca nos iludirmos pelas aparências, porque o que deve prevalecer são as palavras do Senhor.

Jacó resolveu partir para se encontrar com José, mas, antes, tinha de ir a Berseba, local de grande significado para ele. Enquanto Isaque, seu pai, esteve com o rei de Gerar, ele prosperou muito, e isso fez com que esse rei pedisse que Isaque abandonasse sua terra, pois ele ficara mais poderoso que o seu povo. Houve a contenda dos poços entres os pastores do seu pai e os dos filisteus, o que fez Isaque mudar-se para Berseba, onde Deus lhe apareceu e lhe fez promessas (Gn 26.23,24).

Ao oferecer sacrifícios ao Deus de seu pai, Jacó recebeu ordens e promessas do Senhor, inclusive que não temesse ir para o Egito (Gn 46.3). Então, partiu com tudo o que tinha. Isso nos ensina que, ao sairmos em obediência a Deus, devemos levar conosco nossos sonhos, desejos e demais coisas que possuímos. Na empreitada que o Pai nos dá, precisaremos dos dons, do poder e da unção dEle. Jamais saia de mãos vazias para cumprir as ordens do Altíssimo.

Os dons concedidos por Deus têm de ser como instrumentos que sempre devem estar polidos e ungidos, para que, quando necessário, tenhamos a oportunidade de usá-los para a glória dEle. Quem deixa o azeite acabar não entrará na festa de Jesus. Os que se preparam para cumprir o que lhes foi ordenado descobrem que Deus os preparou muito antes de lhes dar a missão. Por isso, nunca se comprometa com pecado algum, mas fique firme no que lhe foi ministrado.

Onde você encontrou Deus, você O encontrará de novo. Portanto, não descarte nenhuma experiência que teve com Ele. O local que você achou na Palavra de Deus é onde você e os seus devem orar e oferecer sacrifícios de justiça – seus louvores –, porque, ali, Ele sempre estará para abençoá-lo. Não fique mudando de casa em casa, pois o Senhor está na revelação que Ele lhe deu, com todo o Seu poder para fazer de você uma bênção.

O que Jacó ouviu em Berseba foi a confirmação do que já havia sido dito a Abraão, a Isaque e a ele mesmo. Ao passar pela mesma experiência, você recobrará o ânimo e prosseguirá em seu chamado. Ora, Aquele que o salvou e lhe fez as promessas é fiel para cumpri-las.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 27 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
Deuteronômio 13:4

PÃO DIÁRIO - 27/12/2015 - Noite de paz


Noite de paz

…eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo. —Lucas 2:10


Simão imigrou da Holanda para os Estados Unidos. Sua esposa, Kátia e todos os três filhos nasceram nos Estados Unidos. Depois, a filha Jenny casou-se com Roberto, do Panamá. O filho Bill casou-se com Vânia de Portugal. E o terceiro filho, Lucas, casou-se com Bora, da Coreia do Sul.

Na noite de Natal, quando a família reuniu-se para uma celebração, começaram a cantar “Noite de paz” em suas línguas nativas — um doce som para o Senhor da Terra ouvir conforme celebravam o nascimento de Seu Filho.
Há mais de dois mil anos, o silêncio de uma calma noite acabou-se subitamente quando um anjo disse aos pastores que um bebê tinha nascido: “…eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo” (Lucas 2:10). E então uma multidão de anjos começou a louvar a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens…” (v.14). Cristo o Senhor, o Salvador do mundo tinha nascido!
O presente misericordioso de Deus, Seu Filho, que foi anunciado há tanto tempo, em uma noite silenciosa ainda está disponível para todos — “…toda tribo, língua, povo e nação” (Tito 2:11-14; Apocalipse 5:9-10). “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
— Cindy Hess Kasper


Leia: Lucas 2:1-14 


Examine: A Bíblia em um ano: Habacuque 1-3;Apocalipse 15


Considere: O coral do céu desceu para cantar quando o Rei do céu desceu para salvar.

O PODER DA BOA NOTÍCIA

Resultado de imagem para O PODER DA BOA NOTÍCIA VINDO DE DEUS

Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó, seu pai.Gênesis 45.27
  

Desde que Jacó ouvira de seus filhos que José havia morrido, foi como se ele tivesse perdido um pedaço dele. Afinal, como podia o Deus que lhe prometeu estar com ele e livrá-lo de todos os males não ter guardado o seu filho? Na verdade, nem tudo o que ouvimos procede do Senhor, ainda que seja contado por pessoas que amamos e em quem confiamos. A Bíblia manda que nos guardemos até de quem nos é muito chegado, pois ele pode ter se dado ao diabo (Mt 16.13-23).

Sem dúvida, o coração daquele servo de Deus não aceitou a notícia da morte de José nem acreditou nela, pois, no fundo, ele sabia que o Deus de seu pai era fiel e já havia dado mostras de que era poderoso para guardar todo aquele que coloca nEle a sua confiança. Jamais perca a visão que Deus lhe deu de Si mesmo, pois, nela, você encontrará a fé e o poder necessários para vencer.

No entanto, depois, ao ouvir que José vivia, o coração de Jacó desmaiou (v. 26); a seguir, ficou como que fora de si, pois, de fato, o testemunho que invadia a sua alma era real. Ora, ele sempre considerou que, um dia, ouviria falar do seu amado José. O filho que tivera com Raquel, a mulher dos seus sonhos e por quem trabalhou durante 14 anos, não poderia ter sido tirado dele sequer por uma fera. Quem guarda o que tem jamais perde a coroa para quem quer que seja.

Após ouvir o relato a respeito de José, ele se encheu de certeza de que não era um impostor. A verdade é que o coração de quem confia no Senhor jamais se deixa enganar por qualquer afirmação, ainda que provas sejam mostradas. É preciso crescer no entendimento bíblico, enchendo-se de sabedoria e revelação. Afinal, o servo de Deus jamais é confundido ou envergonhado.

A fé no Altíssimo difere em muito da fé que as pessoas religiosas têm em seus deuses ou suas religiões. O que nos faz acreditar no Senhor é o testemunho que Ele dá ao nosso coração da Sua fidelidade à nossa chamada e sobre as operações que Ele tem feito em e por nós. Esse testemunho é constante, completo e solucionador de qualquer dúvida que ainda existe em nosso coração. A fé é a nossa vitória; por isso, jamais seremos derrotados.

O patriarca tomou a decisão de ir ver seu filho e, embora velho, ao ouvir a boa-nova, recobrou forças e partiu para encontrá-lo. Nenhum dos que Deus lhe dera poderia se perder; portanto, tendo recebido a confirmação de que José era a autoridade máxima da maior nação do mundo daqueles dias, ele queria louvar a Deus por lhe ter feito tão grande benefício. Para isso, nem a idade avançada o impediria de fazer a longa viagem.

Seja sensível ao Senhor, sirva a Ele plenamente e, então, você descobrirá que Ele nunca o desamparará, mas o guardará de todo mal e das más notícias. Afinal, Deus é fiel! A única maneira de ser feliz e se realizar na vida é colocar a fé em Jesus, o Salvador.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

sábado, 26 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
Hebreus 12:25

PÃO DIÁRIO - 26/12/2015 - Christingle


Christingle

…a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem. —João 1:9


Na República Tcheca e em outros lugares, a celebração de Natal inclui Christingles. O Christingle é uma laranja que representa o mundo, com uma vela colocada no topo para simbolizar Cristo, a luz do mundo. Uma fita vermelha circunda a laranja, simbolizando o sangue de Jesus. Quatro palitos de dente com frutas secas são colocados na fita perfurando a laranja, representando os frutos da terra.
Este simples recurso visual representa vividamente o propósito por trás da vinda de Cristo — trazer luz às trevas e redimir um mundo decaído derramando o Seu sangue.
No relato de João sobre a vida de Cristo, o discípulo descreve Jesus como a Luz do mundo. Ele escreveu sobre Cristo: “…a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:9). Não apenas Cristo, a Luz, veio para penetrar as trevas de nosso mundo, mas Ele é também “…o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (v.29).
Pense nisso! O bebê de Belém tornou-se o Cristo vivo e ressurreto que nos resgatou do nosso pecado. E desta maneira, João nos instrui a “…andarmos na luz, como ele está na luz…” (1 João 1:7). Que todos os que experimentaram o Seu resgate encontrem em Jesus a paz de andar em Sua luz.
— Bill Crowder

Leia: 1 João 1:1-7 

Examine: A Bíblia em um ano: Sofonias 1-3;Apocalipse 16

Considere: O Cristo-bebê recém-nascido se tornou a Luz do mundo e o Cordeiro de Deus.

ELES SE DEIXARAM TENTAR

Resultado de imagem para Jamais se irrite ou murmure contra os atos de Deus

Depois, toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.Êxodo 17.1
  

Jamais se irrite ou murmure contra os atos de Deus. Mesmo que Ele o dirija pelo deserto, isso será bom para você. Ele é o Mestre, e nós somos os discípulos. Sempre há um propósito no que Ele faz. No deserto, não há água, mas há a operação do Altíssimo, a qual é infinitamente melhor do que qualquer outra circunstância que julgamos boa e apropriada. O Senhor é Refúgio, Fortaleza e Socorro bem presente na tribulação.

Os israelitas não deveriam ter reclamado, pois, ao fazerem isso, entristeceram o coração de Deus. Como Pai, ao ver que alguma coisa ruim nos acontecerá, Ele nos guiará em outras situações menores, para que aprendamos a lição. Então, quando aquela ocorrer, Ele nos levará à vitória. Seja sempre um praticante da Palavra, não dando qualquer espaço para o diabo operar em sua vida.

Os filhos de Israel já tinham visto o Altíssimo operar maravilhosamente em favor deles, quando usou Moisés para enviar as dez pragas sobre o poderosíssimo e maior reino do mundo daqueles dias. Ao lançar a décima praga, a dos primogênitos que foram mortos, incluindo o filho mais velho de Faraó e de todos os comandantes do exército egípcio, Deus estava mostrando que é Soberano e faz o que Lhe apraz.

No entanto, os israelitas, em vez de meditarem no que o Senhor fazia por eles, desesperaram-se em Refidim pelo fato de não haver água ali (Nm 33.15) e ofenderam o Senhor. Ora, jamais se insurja contra os planos divinos, pois, sem dúvida, em qualquer situação que Ele colocá-lo há um maravilhoso plano para lhe levar à plena libertação. Se, em algum caso que lhe surgir, você não entender a ação divina, peça que Ele lhe explique.

Lembre-se de que não estamos falando de alguém como nós, mas do Ser supremo, grandiosíssimo e infalível em todas as Suas ações. Deus jamais conceberia algo que não fosse o melhor para nós. Se o Senhor levá-lo a um lugar perigoso, não tema, porque, ali, será mais seguro para você viver. Com certeza, Ele já tomou as providências para você desfrutar desse local.

O Todo-Poderoso tinha conhecimento de que ali não havia água? Ora, Ele sabe tudo a seu respeito, não só aquilo que é aparente, mas também o que é invisível aos olhos humanos. Portanto, se você crê nEle, confie. Quem cede ao inimigo percebe que tomou a pior decisão. O diabo é mentiroso, mau, nocivo e peçonhento; por isso, nunca dê crédito a ele. Já o Senhor é bom, puro e santo e não fará mal a ninguém.

Se os israelitas tivessem orado, Deus faria brotar diante das tendas deles uma fonte de água cristalina. Porém, como murmuraram e o tentaram, tiveram sede, algo que Ele não permitiria (Is 3.1).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


O Deus poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso.
Salmos 50:1


PÃO DIÁRIO - 25/12/2015 - A maravilha do Natal

A maravilha do Natal

Lembrai-vos das maravilhas que fez… —1 Crônicas 16:12

Após meu primeiro semestre no seminário, minha família ganhou passagens de avião para ir para casa no Natal. Na noite anterior ao nosso voo, percebemos que tínhamos menos de 40 reais para a viagem. Estacionamento, transporte e outros imprevistos com certeza custariam mais do que isso. Desolados, resolvemos orar. Apesar de nossos filhos serem pequenos (6 e 2 anos), os incluímos no momento de oração.

Conforme orávamos, ouvimos passos no corredor do prédio, e então o som de um envelope deslizando por debaixo da porta. Dentro do envelope havia um presente anônimo de 100 reais.
A admiração refletida no rosto de nossa filha de 6 anos combinou com a de nossos corações. Ali estava um Deus poderoso escrevendo Seu nome no coração de uma menininha e no mesmo instante respondendo a nossa oração. E, assim, nós, como o salmista Davi, pudemos falar de “…todas as suas maravilhas” (1 Crônicas 16:9).
Foi naquela primeira noite de Natal, quando um Deus Todo-poderoso, forte, onisciente escreveu o Seu nome no coração da humanidade, nos surpreendendo com a generosidade, o perdão e a alegria do amor incondicional. O nascimento de Cristo é a resposta para as nossas orações mais fervorosas por amor e perdão. Você consegue sentir este maravilhamento?
— Randy Kilgore


Leia: 1 Crônicas 16:7-13 


Examine: A Bíblia em um ano: Miqueias 6-7;Apocalipse 13


Considere: Temos uma vida repleta de maravilhas quando conhecemos o Cristo do Natal.

TRILHANDO CAMINHOS IRREPREENSÍVEIS

Resultado de imagem para TRILHANDO CAMINHOS IRREPREENSÍVEIS

Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR.Salmo 119.1
  

O maior capítulo da Bíblia começa chamando de bem-aventurada a pessoa que trilha caminhos retos, os quais estão bem explicados nos seus 176 versículos. Neles, Deus nos dá valiosos conselhos. Andar por eles é obedecer à lei do Senhor. Não há nada mais recompensador e bom a ser feito do que cumprir as direções que o Criador colocou em Sua Palavra. Sem dúvida, quem agir assim jamais tropeçará em algum obstáculo.

Toda vez que entender alguma parte da Palavra, esteja certo de que aquilo é o testemunho de Deus para a sua vida. Ao receber a explicação do que está escrito e assumi-la, você verá que foi Ele quem o levou a entender, pois, com a revelação, você pode se esquivar das mentiras do inimigo. Após ter o testemunho, termine a realização da obra que lhe foi anunciada, pois o Senhor está pronto para ajudá-lo.

Quem guarda os mandamentos descobre que está se santificando mais e mais, e andando nos caminhos de Deus, os quais são os que Ele utiliza para manter o Universo em ordem. O fato de você deixar de praticar a iniquidade já é de grande valia, porque, desse modo, tem acesso franqueado à presença do Senhor, e o maligno tem a porta fechada. É bom ou não andar com o Pai?

Ao ordenar os Seus mandamentos para que o homem os guardasse, o Altíssimo deu-lhe a capacidade para tal. Ela está como que dormindo em você, mas, quando você age sobre a Palavra de Deus, descobre que havia muito talento em sua vida. Somos completos para fazer a vontade divina e, se ainda houver alguma necessidade, é só pedir a Ele, que nos concederá mais liberalmente.

Tomara que você não tropece nos obstáculos criados pelo demônio e por você mesmo. Ora, a obra a ser feita, na verdade, já foi preparada para você andar nela; portanto, não seja tímido nem covarde, pois isso desagradaria tremendamente ao Senhor. Ele colocou tudo à sua disposição e, agora, é só crer e proceder como um capitão, chefiando as forças do bem – determinando a vitória.

Quem atenta para os preceitos de Deus consegue obedecer a eles e não fica confundido. É preciso continuar firme na caminhada, sem olhar para trás nem deixar o medo ou a timidez invadirem o seu coração. Então, você obterá retidão de coração, pois, ao aprender os juízos divinos, se tornará sábio. Como bom aluno da escola do Espírito Santo, não deixe de aprender tudo o que Ele lhe diz, pois isso lhe dará sucesso sempre.

A decisão é sua. Se observar, aprender e cumprir os mandamentos de Deus, descobrirá que Ele jamais o deixará só. Há vezes em que o Altíssimo nos deixa por pouco de tempo e, então, vendo o quanto vale a Sua presença e voltando-nos para Ele, nós O vemos de novo conosco. Estar com o Pai é muito melhor do que caminhar sozinho na vida.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
Lucas 1:32

PÃO DIÁRIO - 24/12/2015 - Luz e sombras


Luz e sombras

O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. —Isaías 9:2


O historiador de arte Seymour Slive descreveu o grande artista holandês Rembrandt (1606–69) como o mestre da luz e da sombra, um convincente contador de histórias em tela. A pintura de Rembrandt A adoração dos pastores retrata o escuro estábulo em Belém onde dois pastores ajoelham-se ao lado da manjedoura enquanto outras pessoas permanecem em pé um pouco mais à distância. Um homem segura uma lanterna, mas a luz mais brilhante não vem de sua lanterna e sim do Cristo-bebê, iluminando aqueles que se reuniram ao Seu redor.
Sete séculos antes do nascimento de Jesus, Isaías usou uma imagem de luz e sombras para prever a vinda de um Salvador para Israel: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. […] Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu…” (Isaías 9:2,6).
Cada pessoa pode ver uma história diferente na pintura de Rembrandt, mas talvez cada um de nós esteja representado em algum lugar naquele estábulo. Será que estamos ajoelhados em adoração, admirando com hesitação ou escondendo-nos da luz que penetrou as nossas sombras?
O Natal nos convida a sair das sombras das trevas e a permitir que a luz de Cristo brilhe em nossos corações.
— david c. mccasland


Leia: Isaías 9:1-7 

Examine: A Bíblia em um ano: Miqueias 4-5;Apocalipse 12

Considere: A fé em Cristo não é um pulo no escuro, é um passo para adentrar a Luz.

Não havia lugar para Jesus

Resultado de imagem para Não havia lugar para Jesus


Não havia lugar para Jesus


Quando José e Maria saíram de Nazaré para Belém, por decreto de Tibério César, eles não encontraram lugar na estalagem, por isso, foram para uma manjedoura, onde Jesus nasceu. Não havia lugar para Jesus na concorrida cidade de Davi. Os espaços já haviam sido todos disputados e assim, o Cordeiro de Deus, nasceu num estábulo e não num berço de ouro. O criador do universo, o dono do mundo, foi rejeitado no seu nascimento e em sua morte. Ele foi desprezado e dele não fizeram caso.

Os anos se passaram e os homens continuam afobados, correndo de um lado para o outro, cuidando de muitas coisas e não se apercebem que também não têm lugar para Jesus. Suas estalagens estão abarrotadas, seus corações ocupados com muitos cuidados e por essa causa não dão lugar para Jesus.

Muitas pessoas ocupam hoje o lugar de Jesus na vida das pessoas: no mês de dezembro, quando se comemora o Natal, o bojudo Papai Noel torna-se o astro principal do Natal. O velho de barbas brancas, arquejado por um imenso saco de presentes nas costas, tornou-se um garoto propaganda, distorcendo a mensagem central do Natal. O comércio febril, o consumismo insaciável e o multicolorido das praças tolda o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo.

Muitas coisas, outrossim, ocupam o lugar de Cristo. Vivemos numa sociedade secularizada. O homem pós-moderno empurrou Deus para os templos religiosos e pensa que ele não interfere nas demais áreas da vida. Assim, as pessoas tornam-se religiosas, até mesmo, se dizem evangélicas, mas não se colocam debaixo do senhorio de Cristo. Vivem segundo os valores de uma sociedade decadente e não segundo os absolutos da Palavra de Deus.

Não havia lugar para Jesus em Belém e não há lugar para Jesus nos corações hoje. Muitas vezes, o espaço que se abre é para o Jesus domesticado pelas conveniências humanas e pelos desvios doutrinários e não para o Jesus das Escrituras. Muitos segmentos religiosos pregam não o Jesus da Bíblia, mas o Jesus guru, o Jesus mestre iluminado, o Jesus milagreiro.

Precisamos resgatar a mensagem que os anjos anunciaram em Belém: “Eis que vos trago boa nova de grande alegria e que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.7).

Segundo Lucas 2.7, o nascimento de Jesus enfatiza três verdades fundamentais: Primeiro, Jesus é o Salvador do mundo. Não há outro caminho para Deus, outra porta para o céu, outro mediador entre Deus e os homens além de Jesus. Ele veio para salvar o seu povo. Ele veio para nos reconciliar com Deus.

Ele veio para remir-nos dos nossos pecados. Não há mensagem de Natal sem a proclamação da salvação no nome de Jesus. Segundo, Jesus é o Messias prometido. Ele nos foi dado desde a eternidade. Dele falaram os patriarcas e profetas. Para ele apontaram as profecias. Ele é a consumação da esperança do povo de Deus. Ele é o enviado de Deus, o ungido, o profeta, o sacerdote e o rei, aquele que veio buscar e salvar o perdido. Terceiro, Jesus é o Senhor. Diante dele todo o joelho se dobra no céu, na terra e debaixo da terra. Ele governa o universo, dirige as nações e reina sobre o seu povo. Ele tem toda autoridade no céu e na terra. Ele está assentado no trono e tem o livro da história em suas mãos. Dele, por meio dele e para ele são todas as coisas.

Há lugar na sua vida para o Jesus do Natal? Seu coração é dele? Ele é o amado da sua alma? Você já se refugiou nele e o recebeu como o seu salvador? Natal é mais do que troca de presentes e mesa farta. Natal é Jesus.



Rev. Hernandes Dias Lopes.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


O SENHOR reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas.
Salmos 97:1


PÃO DIÁRIO - 23/12/2015 - Refugiando-se


Refugiando-se

Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro. — Provérbios 18:10


No mundo medieval, fazendeiros vigiavam as suas colheitas até que um inimigo aparecesse no horizonte. Eles então fugiam com suas famílias para suas cidades fortificadas a fim de protegerem-se dos saqueadores.
A cidade de Carcassonne, na França, tem sido um refúgio para gerações. Construída no século 5.º a.C., esta fortaleza de pedra protegeu romanos, gauleses, visigodos, francos e franceses. Seu tamanho expandido, majestosas torres e barricadas davam confiança àqueles que se escondiam dentro de seus muros protetores.
Como cristãos, podemos nos refugiar na presença do Deus vivo. O livro de Provérbios nos diz: “Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro” (18:10). O nome do Senhor refere-se ao caráter de Deus — abundante em fidelidade, poder e misericórdia. O termo seguro significa “estabelecido no alto fora de perigo”.
Todos nós enfrentamos ameaças em alguns momentos que nos fazem querer fugir em busca de proteção. Alguns buscam segurança em riquezas materiais ou relacionamentos. Mas o seguidor de Cristo tem um refúgio mais seguro. Por causa de quem Deus é e do que Ele pode fazer por nós, nossa melhor proteção está, essencialmente, nele. Se você estiver enfrentando uma ameaça hoje, vá ao Senhor que é uma torre forte. Você encontrará refúgio em Seu cuidado.
— Dennis Fisher

Leia: Provérbios 18:1-10 

Examine: A Bíblia em um ano: Miqueias 1-3;Apocalipse 11

Considere: Em bons e maus momentos, Deus é o nosso lugar seguro de descanso.

ATITUDES CORRETAS

Resultado de imagem para ATITUDES CORRETAS

Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. Salmo 38.14
  

Há fases na vida nas quais parece que amigos e companheiros, parentes e até pessoas a quem temos ajudado nos voltam as costas, e nós nos sentimos desamparados. Quando isso acontece, o melhor é não ficar reclamando da maldade deles, porque isso aumentará a nossa dor. Até é bom que, por serem maus, fiquem longe de nós, pois, se não podem ajudar, que não piorem o nosso sofrimento.

Jesus disse que o diabo veio para matar, por isso podemos estar certos de que ele sempre está armando ciladas contra nós. Agora, devemos vigiar e orar para não entrarmos nas arapucas preparadas contra nós. Ora, se estivermos em Cristo e Ele em nós, ao sentirmos que algo foi arquitetado para nos afligir, precisamos pedir a ajuda divina, usando os nossos direitos e anulando o plano maligno.

Os demônios, os quais são servos do diabo, por certo, dizem mentiras a nosso respeito àqueles que não temem a Deus. Muitas pessoas, apesar de nunca terem falado conosco, abrem a boca e falam mal de nós. Impulsionadas pelas forças das trevas, não medem esforços para nos atacar. No entanto, tão logo tomamos conhecimento das suas más ações, temos de abençoá-las e não levar aquilo em consideração.

As palavras delas são perniciosas e nos farão mal se dermos ouvidos ou retribuirmos na mesma medida. Os que se deixam levar pelos espíritos maléficos sempre estão imaginando o engano para nos prejudicar. Como já vimos, são alimentados pelo Inferno, que os usa. O segredo é ser como o surdo, para não ouvir, e o mudo, para não abrir a boca. Não se deixe enredar com nada maligno.

Doutrine-se a não responder a insultos, a fim de nunca participar de uma situação cuja origem é o inimigo. É melhor ser como aquele que não ouve e nunca deixar os seus lábios replicarem as más conversações. Então, usando a sua autoridade em Nome de Jesus, paralise a obra infernal. Entre em oração e fale tudo com o Senhor. Então, ao sentir-se na presença dEle, determine a anulação do mal e considere isso feito.

Após ter dado sua ordem, não dê mais a mínima atenção ao que o diabo lhe falar diretamente ou por intermédio de alguém, porque o que ele mais quer é tirar você da presença do Senhor e levá-lo para onde ele pode derrubá-lo. Você é de Deus e não deve sair dessa posição. Em tudo se porte como um vencedor! Então, você verá o quanto a sua posição em Cristo é superior a todos os planos e desejos do Inferno.

O cristão não deve ouvir o que não presta; porém, se ele escutar algum agravo e replicar contra quem o ofendeu, na sua boca se encontrará reprovação e, com isso, sofrerá os ataques do maligno. Quem está em Cristo nunca deve sair para enfrentar o demônio, mas continuar como cumpridor da obra no Senhor.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12