sexta-feira, 31 de julho de 2015

Versículos do Dia

Versículos do Dia


Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios,
aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.
Efésios 5:15,16

PÃO DIÁRIO - 31/08/2015 - Regras do desapego


Regras do desapego

Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. —João 8:36

Em seu livro Jogue fora 50 coisas, (Ediouro, 2010), a autora Gail Blanke destaca quatro “Regras do Desapego” para ajudar as pessoas a eliminarem a desordem de suas vidas. A primeira regra declara: “Se isso… lhe traz peso, entulha ou simplesmente faz você se sentir mal consigo mesmo, jogue fora, dê, venda, deixe-o ir, siga em frente.”
Acho que esta regra de desapego tem uma aplicação espiritual também: Não devemos permanecer ligados ao pecado do passado. Os irmãos de José lutaram com isto. Anos depois de terem vendido José como escravo, recordaram-se de sua crueldade e temiam vingança (Gênesis 50:15). Assim, enviaram uma mensagem a José, implorando por perdão (vv.16-17). Eles fizeram isto apesar das ações misericordiosas e garantias demonstradas anteriormente pelo irmão deles (45:4-15).
Muitos de nós permanecemos ligados às antigas ofensas apesar da misericórdia e do perdão daqueles a quem podemos ter ferido. No entanto, a verdadeira liberdade surge quando confessamos a nossa transgressão a Deus. Ele a perdoa (1 João 1:9) e nos afasta dela (Salmo 103:12). Como o versículo de Miqueias 7:19 afirma, Ele lança nossos pecados nas profundezas do mar! Por causa disto, podemos nos lembrar de que o Filho nos libertou e nós somos verdadeiramente livres (João 8:36).
— Jennifer Benson Schuldt

Leia: Gênesis 50:15-21 


Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 43-45;Atos 27:27-44


Considere: O preço da nossa liberdade do pecado foi pago pelo sangue de Jesus.

CONFISSÃO INEXISTENTE

Resultado de imagem para CONFISSÃO INEXISTENTE

E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniquidade. Isaías 33.24


Será que estamos frustrando o Senhor na realização da obra que Lhe custou um alto preço, dizendo, por meio das nossas atitudes, que as Suas declarações foram exageradas? Muitas pessoas nos chamam de fanáticos quando afirmamos que quem viver em comunhão verdadeira com o Pai celestial – crendo e desfrutando do Evangelho – não experimentará nenhum mal. No entanto, a Palavra diz exatamente isso.

A obra realizada por Jesus no Calvário não é um remendo colocado em um vestido rasgado, mas algo de grande importância para a nossa felicidade; afinal, fomos absolvidos da iniquidade. Por isso, não devemos fazer nada quando um pensamento sujo, negativo ou mesmo maligno assaltar a nossa mente. Temos de viver sob a direção bíblica; caso contrário, por mais que desejemos estar fora das perversas obras do diabo, não conseguimos.

Os filhos de Israel foram orientados a destruir todas as nações da terra de Canaã (Dt 7.1-3); porém, apesar de conhecerem o Autor da ordem, deixaram vários moradores vivos, os quais, mais tarde, tornaram-se verdadeiros espinhos para eles. O mesmo ocorre com aqueles que são condescendentes com as tentações, achando que não há necessidade de se abster radicalmente de toda aparência do mal. Essas pessoas vivem cheias de problemas.

Veja o que há de errado em seu coração, seus desejos, na maneira como fala e responde às pessoas e, principalmente, quando não dá atenção as declarações da Bíblia. Deus é perfeito e nunca estará ultrapassado pelo modismo – o qual, em todas as gerações, varre o mundo – nem Se equivocará. Quem deseja andar ao lado dEle deve ficar atento às Suas palavras e nunca, sob nenhuma condição, se deixar levar pelas mentiras do diabo.

O Onipotente fez a obra completa, mas, como Adão, temos comido do fruto proibido, porque achamos que não há nada demais em cobiçar alguém, pensar em algo impuro e fazer o que Ele terminantemente proibiu. Tudo o que Deus nos fala é para o nosso bem-estar, nossa segurança, para não cairmos nas mãos do maligno. Há bênçãos em cumprir os preceitos divinos.

Ainda não entendemos que, quando deixamos qualquer coisa por amor de Cristo e do Evangelho, recebemos 30, 60 e 100 vezes mais, com perseguições e lutas que, muitas vezes, exigem orações e jejuns (Mc 10.30). Os obedientes e aplicados em cumprir os desejos do Pai nunca se decepcionarão; ao contrário, serão bem-sucedidos e felizes na obra dEle. São dessas pessoas que o Onipotente precisa.

O que você tem feito em relação a essa verdade? Você tem podido falar que está curado? Ou tem confessado que não entende o Senhor? Ora, quem não faz conforme Ele ordenou convive com “espinhos” ao seu redor. Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nEle, e tudo Ele fará (Sl 37.5).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Versículos do Dia

Versículos do Dia


Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança.
Salmos 7:9


PÃO DIÁRIO - 30/07/2015 - Sabedoria


Sabedoria

Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança. —Provérbios 11:14

A descrição on-line do livro Sabedoria das Multidões (Record, 2006) relata que: “Neste livro fascinante, o colunista de negócios nova-iorquino James Surowiecki explora uma ideia aparentemente simples: Grandes grupos de pessoas são mais inteligentes do que uma pequena elite, não importa o quão brilhante — são melhores na resolução de problemas, promovendo inovação, tomando decisões sábias e até prevendo o futuro.”
O autor usa uma variedade de coisas, que vão desde a cultura pop à política, para apresentar um pensamento básico: na maioria das vezes, a multidão acerta. É uma teoria interessante, mas que provavelmente só entraria em debate durante anos eleitorais ou quando o concorrente favorito de alguém fosse eliminado de um reality show.
Embora a Bíblia esclareça que a sabedoria das multidões pode não ser confiável e pode ser perigosa (Mateus 7:13-14), há outra maneira em que a sabedoria coletiva pode ser útil. No livro de Provérbios 11:14, lemos: “Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança.” Um dos benefícios do corpo de Cristo é o fato de podermos ajudar uns aos outros — em parte ao trabalharmos juntos para buscar a sabedoria divina. Quando nos unimos para buscar os propósitos de Deus, encontramos a segurança em Sua provisão para cada um e recebemos a Sua sabedoria para os desafios da vida.
— Bill Crowder

Leia: 1 Coríntios 1:18-25 


Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 46-48;Atos 28


Considere: Buscamos melhor a sabedoria de Deus quando a buscamos unidos.

O DURO CASTIGO DA REBELIÃO

Resultado de imagem para O DURO CASTIGO DA REBELIÃO

Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.Isaías 63.10


É muitíssimo prejudicial deixar o pecado da rebelião tomar conta do nosso coração. Se isso ocorrer, tudo o que fizermos será como algo torcido, imprestável. Qualquer pessoa que caia em algum pecado precisa confessá-lo ao Senhor e, em alguns casos, a quem desonrou, contando tudo o que se passou e o motivo de ter praticado aquela ação, a fim de ser perdoada.

Satanás sabe do perigo de se rebelar contra o plano celestial; por isso, tenta nos convencer de que viver em santidade completa não é bom e devemos nos permitir fazer aquilo de que gostamos. Se lhe dermos ouvidos, seremos excluídos da presença de Deus e, então, só nos restará esperar pelo Dia do Juízo, quando ouviremos a nossa triste sentença.

O Senhor nos orienta a ter uma vida santa para o nosso próprio bem. Por esse motivo, Ele nos ensina a respeitar o próximo e não nos darmos a atitudes indecentes ou inconvenientes, pois, por elas, o inimigo se tornará senhor da nossa vontade e vida. Sem dúvida, aquele que errou e não se arrependeu está pagando um alto preço por ter desobedecido à exortação do Altíssimo. Ora, o perdão nos devolve a liberdade.

O Espírito Santo nunca deve ser contristado, porque sem a ajuda dEle, não há como resistirmos aos perversos instintos do diabo. A missão do Espírito Santo deve nos guiar em toda a Verdade (Jo 16.13); portanto, temos de ficar atentos ao que Ele nos diz, pois, assim, nós Lhe agradaremos. Ele é o Outro Consolador (Jo 14.16), da mesma essência e estrutura de Jesus, ou teríamos sofrido prejuízo.

Saber que algumas atitudes nossas podem tornar o Senhor nosso inimigo e, mesmo assim, escolher fazê-las é o máximo da loucura. Por que desprezar o Ser que é amor? Ora, quem desconsidera a amizade de Deus se entrega a Satanás, o qual respira ódio o tempo todo. Os que se desviam do caminho da Verdade são irresponsáveis. Deixar a vida para amar a morte é incompreensível.

Quem se afasta do Altíssimo se aproxima do diabo, o qual tem o passe livre para oprimir – roubar, matar e destruir – tal pessoa (Jo 10.10). No entanto, aqueles que se aproximam do Senhor verão que Ele pelejará em seu favor. Ao sinal de qualquer tentação, ainda que pareça justificável, clame e conte tudo para o misericordioso Deus. Como Pai, Ele o socorrerá. Faça tudo para não cair em pecado, pois o dano será incomparável.

A decisão está em suas mãos. Se for rebelde, será oprimido de todos os modos; porém, se for obediente, terá a amizade e o amor de Quem o criou e deseja o seu bem-estar. A atitude é sua, e dela ninguém pode participar. O Santo Espírito há de ajudá-lo a não abrir a porta para o maligno.  Portanto, ouça a voz de Deus, siga e viva o amor dEle.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
João 4:22

PÃO DIÁRIO - 29/07/2015 - Muito abençoado


Muito abençoado

Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! —Salmo 107:8

No meu trajeto diário de ida e volta do escritório, tenho tempo de sobra para ler — isto é; adesivos em carros. Alguns são grosseiros, outros inteligentes e outros ainda absolutamente de mau gosto. Um adesivo que vi recentemente, no entanto, desafiou gentilmente o meu coração sobre a maneira que muitas vezes vejo a vida. O adesivo simplesmente dizia: “Abençoado demais para reclamar.”
Preciso confessar que me senti culpado à medida que ponderava nessas palavras. Muitas vezes me pego lamentando os momentos na vida que não acontecem do meu jeito, ao invés de concentrar-me nos presentes maravilhosos que meu Pai celestial me deu. Ler essa simples mensagem naquele dia renovou o meu compromisso para ser mais ativo e intencionalmente agradecido, pois o meu Deus tem sido bom para mim em mais maneiras do que eu jamais poderia imaginar.
O Salmo 107 é uma canção que procura corrigir o pensamento ingrato. O salmista (que muitos pensam ser o rei Davi) faz um apelo aos corações que se esfriaram com ingratidão, repetindo quatro vezes: “Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!” (vv.8,15,21,31). Mesmo nos piores momentos, temos muito a agradecer. Que possamos aprender a agradecer a Deus por Sua bondade conosco!
— Bill Crowder

Leia: Salmo 107:1-8

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 35-36;Atos 25

Considere: Não precisamos de mais para ser gratos, precisamos apenas ser mais gratos.

Os alicerces da unidade cristã

Resultado de imagem para Os alicerces da unidade cristã

A unidade espiritual da igreja é uma obra exclusiva de Deus. Não podemos produzir unidade; apenas mantê-la. Todos aqueles que nasceram de novo fazem parte da igreja e seus membros devem demonstrar aos olhos do mundo, de forma visível essa unidade interna. A desunião dos crentes, portanto, é uma ameaça à igreja e um escândalo diante do mundo. Essa atitude desonra a Cristo e a própria igreja.

Quando Paulo escreve sua carta aos Filipenses faz uma transição dos inimigos externos (Fp 1.28), para os perigos internos (Fp 2.1-4). Paulo está deixando a ameaça de um mundo hostil, para tratar de um problema igualmente ameaçador, o da comunidade dividida. Paulo alerta para o fato de que uma igreja dividida é uma presa fácil no caso de um ataque frontal da sociedade externa. Assim, não basta apenas ficar firme contra os perigos que vêm de fora; é preciso acautelar-se contra o perigo de esboroar-se por causa das divisões internas. Para o apóstolo Paulo “uma santa e una igreja” não era apenas um artigo de fé.

Antes de exortar a igreja de Filipos sobre a questão da unidade cristã, Paulo dá a base doutrinária. Há quatro pilares que sustentam a unidade cristã. Esses pilares não são criados pela igreja; são dádivas de Deus à igreja. Paulo coloca esses fundamentos em forma de cláusulas condicionais, mas ele assume em cada uma que a condição é verdadeira. Esses pilares já existem e eles precisam ser o alicerce da unidade. Podemos ver a obra da própria Trindade na construção da unidade da igreja. Os crentes estão em Cristo, experimentando a realidade do amor de Deus, pela ação do Espírito Santo. Quais são esses pilares da unidade?

Em primeiro lugar, exortação em Cristo (Fp 2.1). 

A palavra grega paraklesis sugere que há uma obrigação colocada sobre os filipenses, oriunda diretamente de sua vida comum “em Cristo”, para trabalharem juntos e em harmonia. Paulo está convidando os filipenses a lembrar-se de seu status de comunidade amada por Cristo. Todo crente tem recebido encorajamento, exortação e conforto de Cristo. Essa comum experiência deveria unir os crentes. Ninguém pode caminhar desunido com seu semelhante e ao mesmo tempo estar unido a Cristo. Ninguém pode viver a atmosfera de Cristo e viver ao mesmo tempo odiando a seus irmãos.

Em segundo lugar, consolação de amor (Fp 2.1).

 Aqui, é o amor de Cristo pela igreja que Paulo tem em vista. Ao conclamar os crentes para que vivam juntos em harmonia, Paulo apela para os mais altos motivos: o amor que o Senhor da Igreja nutre por seu povo deve impeli-los a viver dignamente. O amor de Cristo nos leva a amar como Cristo nos amou (1Jo 3.16). O amor nos leva a suportar uns aos outros. O amor nos leva a perdoar uns aos outros.

Em terceiro lugar, comunhão do Espírito (Fp 2.1). 

A participação comum no Espírito, pela qual os crentes são batizados em um só corpo, deveria determinar a morte de toda desavença e espírito de partidarismo dentro da igreja. O Espírito Santo trouxe os cristãos de à comunhão uns com os outros. Aquele que os uniu em Cristo, também os uniu uns aos outros. É o Espírito Santo que produz a nossa comunhão com Deus e a nossa comunhão com os irmãos. É o Espírito que nos une a Deus e aos irmãos de tal maneira que todo aquele que vive em desunião com seus irmãos dá provas de não possuir o dom do Espírito.

Em quarto lugar, entranhados afetos e misericórdia (Fp 2.1). 

A palavra grega splanchna “afetos” significa literalmente “as entranhas humanas”, consideradas como a sede da vida emocional (Fp 1.8). Enquanto no primeiro capítulo a palavra está se referindo ao amor de Paulo pelos filipenses, aqui ela se refere ao amor de Cristo por eles e através deles. Já a palavra grega oiktirmoi “misericórdias” é a palavra que descreve a emoção humana da piedade terna. A irmandade em uma igreja não se limita a “sentimentos” nem se resume em atividades de ajuda e frias ações. Certamente nossas “entranhas” precisam ser movidas, e as aflições do irmão precisam despertar em nós uma viva compaixão.





Por Rev. Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 28 de julho de 2015

Versículos do Dia

Versículos do Dia


Por causa de seu grande nome o Senhor não os rejeitará, pois o Senhor teve prazer em torná-los o seu próprio povo.
1 Samuel 12:22


PÃO DIÁRIO - 28/07/2015 - As regras do desvencilhar


As regras do desvencilhar

Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu… —Mateus 13:5

Uma pequena área do meu jardim parecia simplesmente não funcionar. A grama sempre parecia escassa nesse ponto, indiferente do quanto eu regasse.
Portanto, certo dia finquei uma pá neste pedaço problemático do meu jardim e descobri o problema: Logo abaixo da superfície havia uma camada de pedras de cerca de sete centímetros de profundidade. Substitui as pedras por um solo rico no qual as novas sementes poderiam se enraizar.
Jesus falou sobre sementes e solos. Em uma parábola no livro de Mateus 13 sobre o que acontece quando a semente do evangelho é semeada em vários tipos de terreno, Ele afirmou que as sementes que caem em pedras e não há “terra bastante” crescem rapidamente, mas, em seguida, queimam com o sol (vv.5-6). Ele se referia a alguém que ouvira e recebera o evangelho, mas em cuja vida a mensagem não se enraizara. Quando as dificuldades chegam, esta pessoa — que não é um verdadeiro cristão — cai.
Podemos ser bem agradecidos pelas palavras de Jesus que concluem esta parábola: “…o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica…” (v.23). Que lembrete útil — o privilégio e a responsabilidade acompanham a nossa salvação.
Louve a Deus pela semente do evangelho e pelo solo de crescimento espiritual.
— Dave Branon

Leia: Mateus 13:1-9 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 40-42;Atos 27:1-26

Considere: Um coração aberto a Deus é o solo no qual a semente da Sua Palavra pode florescer.

PEDIDO RESPONDIDO


 Resultado de imagem para Salmo 108.12

Dá-nos auxílio para sairmos da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem. Salmo 108.12

Davi resumiu como angústia todo sofrimento que sobreveio à humanidade por causa da queda. Até o pecado de Adão, o mundo era perfeito. Deus havia criado tudo harmonicamente e colocado o homem no jardim do Éden para lavrar e guardar aquela terra. Mas, em vez de buscar o seu sustento, ele se deixou levar pela tentação que já havia ganhado Eva. Com a desobediência, ele abriu a porta para o maligno.

O rei de Israel foi usado como profeta ao escrever o versículo-base desta mensagem, pedindo que, na obra redentora, fosse dado auxílio para que todos se livrassem dos problemas. Na verdade, a oração dele foi feita sobre uma revelação enviada ao seu coração pelo Altíssimo. Por isso, obteve resposta. Devemos agir da mesma forma todas as vezes em que Deus falar conosco.

O profeta Isaías, pelo menos por duas vezes, escreveu que os nossos problemas caíram sobre o Auxílio que o Senhor enviou – Seu único Filho. Ao nascer, Jesus sabia por que viera. Como pessoa que compõe a Trindade, veio para ser angustiado com as nossas angústias, e não há sofrimento humano que Ele não conheça. Por isso, não aceite obra maligna em seu viver.

Observe o que a Bíblia diz sobre a razão de Jesus ter sido angustiado com nossa angústia. Não suporte qualquer ação demoníaca em sua saúde, família e nas demais áreas da sua vida, pois Cristo já fez isso por você. Agora, você tem uma base para construir a sua fé e se levantar contra tentações e sofrimentos. Você pode e deve assumir agora tudo o que é seu e libertar-se de qualquer opressão.

Não coloque a sua fé em doutrinas e preceitos humanos. O que vem do homem não tem capacidade para libertá-lo. Com uma só palavra, um entendimento do que está registrado nas Escrituras, você se livra do jugo satânico. Confie na Bíblia e, ao sentir a fé inundar sua alma – como prova disso, virá a alegria –, ordene a saída do mal e creia, mesmo que os sintomas continuem.

Não permita que o inimigo o mantenha escravo. O inimigo tentará barganhar, fazendo você sentir que não precisa “amolar” o Senhor com tantos pedidos; que uma “dorzinha” não é tão mal assim, ou uma tentação talvez melhore o seu desempenho no casamento. Não caia nessa armadilha, pois ele procura novas Evas e novos Adãos que lhe deem ouvidos.

Este é o melhor momento para expulsar o mal que o ataca. Não importa qual seja ou onde ele esteja, repreenda-o e mande-o sair. Rejeite toda proposta maligna. Cuidado! O diabo age igual aos negociantes desonestos, oferecendo algo em troca da sua liberdade. Fique firme no que você aprendeu de Deus e viva livre!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
1 João 2:2

PÃO DIÁRIO - 27/07/2015 - Onde achar sabedoria?


Onde achar sabedoria?

Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus… —Tiago 1:5


Sabedoria é a beleza da santidade. Tiago diz que a sabedoria é razoável; flexível; misericordiosa; pacífica; tratável; dada a visitas amigáveis, pequenos atos de cortesia e palavras gentis. É totalmente humilde, transparente, simples, gentil e graciosa (Tiago 3:17).
Onde a sabedoria pode ser encontrada? Ela vem do céu (1:5). Charles Spurgeon escreveu, “Sabedoria é uma beleza de vida que só pode ser produzida pela obra de Deus em nós.”
De vez em quando é bom perguntar: “Estou crescendo em sabedoria?” Afinal de contas, a vida é implacavelmente dinâmica. Estamos nos tornando mais doces e mais sábios à medida que os dias passam, ou tolos e rabugentos mal-humorados. Estamos nos tornando o quê?
Nunca é tarde demais para começar a crescer em sabedoria. Deus nos ama com uma afeição zelosa e intensa que pode nos libertar de nossa insensatez, se nos entregarmos a Ele. Seu amor pode transformar a natureza mais difícil em um milagre de beleza estonteante. Pode doer um pouco e pode demorar um pouco, mas Deus procura incansavelmente por nossa transformação. Quando pedirmos, a Sua sabedoria começará a crescer em nós e a derramar-se para outros.
Nós temos esta promessa: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (1:5).
— David H. Roper


Leia: Tiago 3:13-17 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 37-39;Atos 26

Considere: A verdadeira sabedoria começa e termina com Deus.

Liderança: carisma e caráter!


Resultado de imagem para Liderança: carisma e caráter!


"Uma liderança que não se sustenta no alicerce da integridade, não permanece: sempre vai entrar em colapso e, geralmente, mais cedo do que se pensa". (John Adair)


"Não conheço o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar a todos". (Bill Cosby)


"Toda grande instituição é a sombra projetada de um único homem. Seu caráter determina o caráter de sua organização". (Ralph Waldo Emerson)


"Os homens mostram o seu caráter de maneira mais clara nas trivialidades, quando não estão sendo observados".(Arthur Schopenhauer)


 Assim como o avião depende das duas asas para se manter no ar, o líder depende de carisma e de caráter para exercer liderança com sucesso duradouro. O líder que ninguém esquece, tem as duas asas: carisma e caráter.


 O que é carisma? É a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a Jesus.

 O que é caráter? É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define quem "é" a pessoa.

 Jesus foi testado, tentado e provado em tudo e concluiu sua missão como "homem" irrepreensível - tinha profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo de lutas, de provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora da tentação, do deserto ou da crise.

 Ao ser tentado pela mulher de Potifar, José do Egito manifestou a profundidade do seu caráter. Se ele não tivesse passado por esse teste de fogo, no qual saiu vitorioso, sua história seria mais uma dentre as muitas (Gn. 39). São de Geoffrey Wilson as palavras: "As ações dos homens formam um indicador infalível de seu caráter".

 A grande preocupação de Jesus, no Sermão da Montanha, era com o caráter dos seus discípulos. Eles não poderiam ser mundo do mundo, nem terra da terra, mas sim luz do mundo e sal da terra, pois foram chamados para fazer diferença. (Mt. 5:13-15). Ao concluir o sermão, no capítulo 7, Ele diz que o único projeto de vida que resistira em tempos de provações, seria aquele em que o construtor levou a sério a Sua palavra e a colocou em prática. Estes são os que se preocuparam com a integridade, a santidade, a honestidade, a verdade, a pureza, enfim, com a profundidade do caráter. Eu, particularmente, gosto muito de um pensamento anônimo que diz:


 "Reputação é o que os homens pensam o que você é; caráter é o que Deus sabe o que você é".


 Quando o apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo, que assumiria o seu lugar no ministério, tendo em vista que o tempo da sua partida havia chegado, sua grande preocupação era com a profundidade do caráter do seu sucessor. No capítulo dois, da segunda carta à Timóteo, ele deixa claro o caminho que o seu substituto deveria seguir, em busca da excelência e do sucesso como líder:

1. Para fazer a diferença como um líder aprovado, há um preço a ser pago - sofrimento (2 Tm. 2:3). Ministério é uma chamada para o sofrimento.

2. Saiba a quem você deve agradar no exercício de sua liderança. Quem o alistou? Satisfaça a Ele, Cristo (2 Tm. 2:4).

3. Não basta chegar na frente; é preciso seguir as normas pré estabelecidas para ser coroado. Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2 Tm. 2:5).

4. O sucesso no exercício da liderança, sempre foi, e será, o resultado de muito trabalho. Sem trabalho não há colheita digna de festa (2 Tm. 2:6).

5. Procure ser aprovado no que você faz para Deus. Não adianta ser aprovado pelos homens e reprovado por Deus (2 Tm. 2:15).

6. Não perca tempo com aquilo que não vale a pena (2 Tm. 2:16).

7. Não basta você ser um vaso, seja um vaso de honra na grande casa (2 Tm. 2:20,21).

8. Nunca brinque com aquilo que pode destruir o seu projeto de vida; se for necessário, fuja dele (2 Tm. 2:22).


 "Como é fácil permitir que a alma se encolha por causa de comprometimentos triviais". (H.B.London Jr.)

  O que está faltando a alguns líderes, hoje em dia, que, apesar de terem muito carisma, não conseguem manter sua liderança? Por que grandes ministérios e ministros têm sucumbido vergonhosamente? Por que o título "pastor" já não tem o mesmo valor que tinha há anos atrás? Por que a palavra de um líder espiritual hoje, não tem o mesmo peso que tinha em anos passados?

 Infelizmente, estamos sofrendo uma crise de integridade e de caráter na liderança. Quero deixar claro que não estou generalizando; ainda há muito trigo, apesar do joio. Porém, nunca se ouviu falar sobre tantos escândalos como atualmente: mentiras, adultérios, homossexualismo, roubos, conchavos políticos, barganhas, subornos, gente se enriquecendo às custas do dinheiro do povo, transações ilícitas etc.

 Pense nisto:

* A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja, revela muito do seu caráter.

* A maneira como o líder se relaciona com o sexo oposto, diz muito sobre o seu caráter.

* A maneira como o líder trata sua esposa e filhos expressa como é o seu caráter.

* O conteúdo das conversas informais do líder, revela muito sobre o seu caráter.

* A maneira como o líder trata os ricos e os pobres, os negros e os brancos, fala muito do seu caráter.

* A maneira como o líder se comporta quando está sozinho expressa como é o seu caráter.

* A maneira como o líder administra os seus negócios financeiros revela muito do seu caráter.

* A maneira como o líder responde à oposição diz muito do seu caráter.

 Meu pai sempre dizia: "A minha vida tem que falar mais alto do que a minha voz". Não pode haver incoerência entre o que eu prego, o que faço e o que sou. Deus não me avalia pelo que eu tenho ou faço, mas sim, pelo que eu sou; e o que eu sou é determinado pelo meu "caráter". Eis o porquê de um líder buscar sempre o equilíbrio entre o SER e o FAZER. O fazer, sem ser, não tem valor para Deus.




Por Pr. Josué Gonçalves

domingo, 26 de julho de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pausa
Salmos 32:5


PÃO DIÁRIO - 26/07/2015 - Boas-vindas a todos!


Boas-vindas a todos!

…O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. —1 Samuel 16:7

Um projeto de embelezamento na estrada principal da minha cidade levou à demolição de uma igreja construída em 1930. Embora as janelas da igreja vazia tivessem sido removidas, as portas permaneceram no local durante vários dias, mesmo quando as escavadeiras começaram a derrubar as paredes. Cada jogo de portas ao redor da igreja tinha uma mensagem escrita em letras de forma gigantes, laranja-fluorescente: Afaste-se!
Infelizmente, algumas igrejas cujas portas estão abertas transmitem a mesma mensagem aos visitantes, cuja aparência não corresponde aos seus padrões. Não são necessárias letras gigantes fluorescentes. Com um único olhar de desaprovação, algumas pessoas comunicam: “Você não é bem-vindo aqui!”.
É óbvio que a aparência exterior das pessoas não é um indicador do que está em seus corações. A atenção de Deus direciona-se para a vida interior das pessoas. Ele olha o coração sob a aparência de alguém (1 Samuel 16:7) e é isso que Ele deseja que também façamos. Deus também conhece os corações daqueles que parecem ser “justos”, mas são “cheios de hipocrisia” em seu interior (Mateus 23:28).
A mensagem de boas-vindas de Deus, que devemos mostrar aos outros, é clara. Ele diz a todos que o buscam: “…Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas…” (Isaías 55:1).
— Cindy Hess Kasper

Leia: Isaías 55:1-9

Examine: A Bíblia em um ano: Jó 34-35;Atos 15:1-21

Considere: Ninguém saberá o significado de “Deus é amor”, a menos que você o demonstre.

Sonhadores que não desistem de seus sonhos, apesar de todas as injustiças!

Resultado de imagem para Sonhadores que não desistem de seus sonhos, apesar de todas as injustiças!


Qual é o tamanho dos seus sonhos?

"Quem não ousa sonhar, e sonhar grande, nunca  conhecerá o caminho da excelência e a alegria de ser um  campeão na vida".

 Você é do tamanho dos seus sonhos. "Eis, lá vem o SONHADOR-mor!" (1) Todo vencedor é um sonhador em potencial. Quando falo em sonho, estou me referindo a projetar o futuro com fé na grandeza de Deus e no potencial que cada um tem para conquistar, vencer e triunfar. É saber onde e como quer chegar, é viver a vida com propósitos bem definidos. Os sonhos que José tinha quando estava na casa dos pais eram proporcionais ao tamanho do Deus que ele servia. Com dezessete anos ele sonhou que seria alguém que um dia estaria em uma posição de liderança-governo sobre seus pais e irmãos. Veja como ele relata isso para a família:

 "E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado: Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras".(2)

  Ele ainda teve um outro sonho que, de certa forma, confirmava, validava o primeiro:

 "E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?" (3)

 Certa vez, disse Martin Luther King: "Eu tenho um sonho!".  Os nossos sonhos são a matéria-prima das nossas realizações. Qual é o tamanho dos seus sonhos? Como você tem projetado seu futuro? Tudo o que existe, primeiro existiu como um sonho, um projeto na mente, no coração. Quer chegar onde José chegou? Aprenda a sonhar como ele sonhou.  Que bom, se na sua família você for conhecido como ele era, um sonhador! Muitas pessoas precisam aprender a sonhar e a pensar grande. Qual é o tamanho do Deus que você serve? Qual é a consciência que você tem do seu potencial? Quem crê em um Deus soberano, criador do Universo, onisciente, onipotente e onipresente, não pode sonhar e nem pensar pequeno. Todas as pessoas que fizeram história, cujos nomes estão na galeria dos grandes, antes de ser o que foram e chegar aonde chegaram, souberam sonhar grande. 

 Quando estive no Japão pela primeira vez, ministrando uma série de conferências em vários estados, visitei a cidade de Tóquio. Em Tóquio há uma torre muito alta, que é visitada pelos turistas que desejam ter uma visão panorâmica da cidade. Eu não poderia deixar passar aquela oportunidade de contemplar Tóquio lá do alto. Tenho um quadro dessa torre em minha sala, no meu escritório. Quando cheguei lá em cima, no momento em que estava admirando a beleza daquela grande cidade, lembrei-me do que eu havia sonhado e projetado com fé há muito tempo atrás. O Japão fazia parte de um dos lugares que eu desejava muito conhecer. Você só vai até onde os seus sonhos vão, por isso seja ousado para sonhar os sonhos inspirados pelo próprio Deus, porque Ele será glorificado na realização desses sonhos.

 Meu pai sempre foi um incentivador dos meus sonhos. Lembro-me que, na minha adolescência, eu escrevi um livreto, cujo título era "Alerta aos Guerreiros". Quando ele viu aquele trabalho tão simples, disse-me:  - Prossiga meu filho, um dia você será um escritor de livros que vão fazer sucesso. Hoje, quando vejo os meus livros expostos nas livrarias e alguns títulos atravessando fronteiras, posso dizer aos meus filhos e aos meus leitores: - Sonhem, porque vale a pena sonhar.

 Escreva os seus sonhos. Sabe quando você deve "escrever" um sonho? Quando você o compartilha  com alguém, e a pessoa dá aquela "risadinha cínica", pensando: "Ficou louco... É impossível... É grande demais... É muita ousadia..." Foi exatamente assim que pensaram os irmãos de José quando ele compartilhou os seus sonhos. Que a sua mente seja uma usina geradora de sonhos grandes, não tenha medo de sonhar, de projetar o futuro com fé, o seu Deus é poderoso o suficiente para fazer realizar.

 "Aquilo que o perverso teme sobrevirá a ele, mas o desejo (o sonho) dos justos será concedido".(4)




Por Pr. Josué Gonçalves

sábado, 25 de julho de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Pai, glorifica o teu nome! " Então veio uma voz do céu: "Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
João 12:28

PÃO DIÁRIO - 25/07/2015 - Construção de estrada


Construção de estrada

…libertados da lei […] de modo que servimos em novidade de espírito… —Romanos 7:6


Onde moramos, nós brincamos que temos duas estações: inverno e construção de estradas. Os invernos rigorosos danificam as superfícies das estradas, e as equipes de reparos começam o seu trabalho logo que o gelo derrete e o solo degela. Embora chamemos este trabalho de “construção”, o que eles fazem parece “destruição”. Às vezes, remendar os buracos não é opção. É preciso reconstruir a antiga estrada.
Sentimos isso quando Deus age em nossas vidas. Por todo o Antigo Testamento, Deus disse ao Seu povo para esperarem por uma grande renovação no caminho entre Ele e o povo (Isaías 62:10-11; Jeremias 31:31). Quando Deus enviou Jesus, para os judeus pareceu como se o caminho deles para chegar a Deus estivesse sendo destruído. Mas Jesus não estava destruindo nada. Ele estava completando (Mateus 5:17). O antigo caminho, pavimentado com leis tornou-se um caminho novo pavimentado com o amor sacrificial de Jesus.
Deus ainda está agindo, substituindo os antigos caminhos do pecado e legalismo pelo caminho de amor que Jesus completou. Quando Ele remove nossa antiga maneira de pensar e agir, pode nos parecer como se tudo o que nos fosse familiar estivesse sendo destruído. Mas Deus não está destruindo nada, Ele está construindo um caminho melhor. E podemos confiar que o resultado final será de relacionamentos mais tranquilos com os outros e um relacionamento mais íntimo com Ele.
— Julie Ackerman Link

Leia: Jeremias 31:31-34 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 33-34;Atos 24

Considere: Com frequência, a perturbação precede o progresso espiritual.

AMIGOS DE JESUS

Resultado de imagem para AMIGOS DE JESUS


Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.João 15.14

É quase inacreditável que o Salvador, a pessoa da divindade que criou todas as coisas, ofereça-Se para ser nosso Amigo. Isso é muito bom para ser verdade, não é? Porém, de fato, Ele Se propôs a ser nosso Amigo; com isso, ganhamos a maior bênção depois da salvação. Com a amizade dEle, jamais perderemos uma só batalha e, ao mesmo tempo, nós Lhe agradaremos em tudo.

Ao dizer que só o Senhor é Deus (Dt 4.39), a Bíblia não está fazendo uma propaganda barata do Criador, mas mostrando que o Autor da Vida é perfeito em todos os aspectos, inclusive na bondade. Tendo ganhado a amizade dEle, nada faltará à sua vida. Ora, se você acha que tem cumprido os mandamentos, mas sua vida não vai para frente, ainda lhe resta pelo menos um mandamento a ser cumprido: não dar lugar ao diabo (Ef 4.27).

Um amigo é uma pessoa especial que, sem dúvida, gostaríamos de encontrar entre os nossos semelhantes, porém a verdade é que essa tarefa se tornou impossível. O amigo é alguém que ama desinteressadamente e, mesmo que nos tenhamos excedido em alguma coisa, não leva isso em consideração, mas, com amor, conduz-nos ao caminho da sanidade. Um amigo jamais trai, decepciona ou nos faz qualquer mal.

As condições para desfrutamos da amizade de Cristo não são difíceis de ser atendidas. Quando cumprimos o que nos é ordenado, Ele começa a nos ajudar em uma espécie de adiantamento da nossa herança. Em pouco tempo, recebemos muitas dádivas. Nenhum preço será caro demais para gozarmos da Sua amizade. Só alguém tão especial como o Senhor faria de nós Seus amigos.

Outro fato do qual precisamos ter ciência é que Jesus jamais ordenaria algo impossível ou que não nos proporcionasse bênçãos. Todos os mandamentos são simples e leves de ser obedecidos. Mas cuidado para não deixar o inimigo interferir na sua amizade com o Salvador, sugerindo que algum dos Seus mandamentos não precisa ser atendido; afinal, se isso ocorrer, o seu prejuízo será grande, pois, dessa forma, você dará fim à melhor amizade que poderia ter.

Quando executamos as ordens do Mestre, descobrimos que Ele está à nossa frente, abrindo com Suas pegadas o caminho que devemos trilhar. Então, por que não acreditar nEle e deixar que nos leve para onde deseja? Isaías disse que o Messias, por não crer que Seus filhos mentiriam, foi angustiado com a angústia deles e, por isso, tornou-Se o Salvador deles (Is 63.8,9). Não minta jamais, mas faça a obra do Senhor!

Os que se tornam amigos do Filho de Deus nunca perderão esse título, a menos que O envergonhem, fugindo das lutas. Por isso, não importa em que parte da peleja você foi colocado; exerça sua posição com todas as forças de que dispõe, pois Cristo Se encontra no lugar que determinou para você. Ele está à sua espera, e, quando chegar a hora do combate, cobrirá a sua cabeça com a unção dEle. O Salvador é demais, não é verdade?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12