segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O perfil da mulher bem casada


A escritora Cibele Dorsa em seu livro Homens no Bolso, traça o perfil da mulher bem casada. Ninguém melhor do que uma mulher para fazer isso. Vejamos como é a mulher bem casada segundo a Cilbele.

1. Tem um sorriso fácil;
2. Enfrenta os problema com naturalidade;
3. Tem TPM mais tranqüila;
4. É equilibradamente vaidosa;
5. Gosta de crianças;
6. É bem-humorada;
7. Se sente segura;
8. Ama de forma inteligente;
9. É a miga das amigas;
10. Se diverte com o seu marido como se fossem solteiros;
11. É cúmplice;
12. Cuida do marido quando ele está doente;
13. Se preocupa com o que o marido sente;
14. É bonita por dentro e transparece beleza por fora;
15. Respeita o espaço do marido;
16. Se torna uma grande mãe;
17. Não fala alta para ser entendida;
18. É submissa, sem ser super dependente;
19. Trata as pessoas de igual para igual;
20. Não é fanática por limpeza e arrumação;
21. Sabe que o segredo do sucesso está no equilíbrio;
22. É ativa sexualmente;
23. Participa da vida do marido;
24. Coloca o marido para cima;
25. Não trai porque ama com integridade;
26. Tem vida própria e vida conjunta na medida certa;
27. Não faz tempestade em copo d’água;
28. Não reclama dos problemas domésticos com o marido;
29. Não é chata nem pegajosa;
30. É atenta às necessidades do seu marido.



Pão Diário - 30\09\2013


Permaneça em posição

" Permaneça em posição ! ", o sargento gritou para o soldado. " Você não está só. Confie em seus companheiros ! " Ele tinha abandonado seu posto no flanco direito da patrulha para ajudar a defender o lado esquerdo contra uma emboscada. Porém, o sargento tinha uma informação que o soldado desconhecia: o " inimigo " atacaria pela direita. A emboscada era uma armadilha no exército militar.
O treinamento militar torna os indivíduos humildes, destruindo-os para reconstruí-los como parte de uma equipe. Na vida também é assim.
Muito tempo atrás um grande líder militar aprendeu essa lição ao tentar assumir responsabilidades demais. Mas a verdadeira tragédia foi a sua destruição após uma vida inteira de bons serviços prestados.
Uzias era um excelente rei que implementou reformas extremamente necessárias em Judá. Sob a tutela do profeta Zacarias, ele seguiu a Deus e conquistou vitórias contra seus inimigos. " Porém, quando se tornou assim poderoso, Uzias ficou cheio de orgulho, e essa foi a sua desgraça... " ( 2 Crônicas 26:16 ).
Certo dia, Uzias entrou no templo para usurpar os deveres sacerdotais. Quando o sumo sacerdote Azarias e outros 80 sacerdotes  confrontaram o arrogante rei, Uzias enfureceu-se. Mesmo assim, enquanto insultava os sacerdotes " ...uma terrível doença da pele apareceu na sua testa " ( v.19 ). Uzias passou o resto da vida isolado, incapaz de governar.
Muitos daqueles que dizem amar a Jesus não o demonstram servindo-lhe. Outros porém, talvez na tentativa de suprir a falta, assumem responsabilidades demais. Eles querem " consertar " o mundo confiando na própria força.
As duas abordagens estão incorretas. Todavia ao " permanecermos em posição ", dependendo do Senhor a cada dia para nos dar força e sabedoria, Ele pode nos usar para Sua glória - Não nossa. - Tim Gustafson 

Leia: 2 Crônicas 26:3-21
Enquanto [...] Uzias serviu a Deus fielmente [...] Durante esse tempo Deus o abençoou ( v.5 ).

Examine: Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo ( Provérbios 16:3 ).

Considere: Você tem a tendência de ocupar-se demais trabalhando para Deus ? Especifique o que você pode fazer de diferente para agradar a Deus ainda hoje ? 

domingo, 29 de setembro de 2013

URGÊNCIA DE VIVER


“Existe uma coisa que na maioria das vezes, gente só percebe em nossas vidas, quando chegamos a uma idade em que nossas forças estão se esgotando…
Nestes momentos percebemos a urgência de viver. ..
Esperamos demais para fazer o que precisa ser feito, num mundo que só nos dá um dia de cada vez, sem nenhuma garantia do amanhã. Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um estoque inesgotável de tempo.
Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para pôr de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.
Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.
Esperamos demais para ser pais de nossos filhos pequenos, esquecendo quão curto é o tempo em que eles são pequenos, quão depressa a vida os faz crescer e ir embora.
Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos. Quem sabe quão logo será tarde demais?
Esperamos demais para ler livros, ouvir músicas e ver os quadros que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.
Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja mais necessário amanhã.
Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenharmos no palco.
Deus também está esperando – esperando nós pararmos de esperar. Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para o qual este dia e esta vida nos foram dados.”

(Não conheço o autor)

Pense nisso…
Não espere que as coisas aconteçam e caiam milagrosamente em seus braços… Lembre-se que em nossas vidas Deus faz o impossível. O que é possível ele deixa para nós fazermos…
Em Isaías 60:1 Ele nos fala: Levanta, resplandece, eis a tua luz”
Deus nos diz levanta porque temos que levantar a cabeça, independente da situação…
Deus nos diz resplandece porque temos que nos valorizar, se nós não o fizermos ninguém o fará…
Deus nos diz eis a tua luz porque quando tomamos uma postura de fé em nossas vidas Ele age poderosamente…

Não espere a vida passar… Não espere o milagre acontecer de braços cruzados… Deus quer agir em sua vida.
Faça a sua parte! Lembre-se disso e seja feliz!

Por Deyse Melo

Pão Diário - 29/09/2013

Quebrar o Lápis ?

Eu ouvia um programa de rádio que tinha a participação dos ouvintes, por telefone era um debate sobre fazer e quebrar promessas. Um dos apresentadores resumiu o consenso ao declarar: " Para a maioria de nós, quebrar promessas é comum como quebrar um lápis. É um estilo de vida, é o que as pessoas esperam hoje em dia. "

O rei Davi não pensava assim. Em 2 Samuel 9 vemos o seu empenho em cumprir promessas feitas a Jônatas, aproximadamente 15 anos antes ( 1 Samuel 20:14-17 ). As atitudes dele teriam impressionado as pessoas naquela época. QUando um novo rei chegava ao poder costumava tratar a antiga família real como inimiga, exterminando-a completamente.
Em contraste, vemos Davi lhes demonstrando a bondade de Deus ( v.3 ). Como ? No versículo 7 observamos que Davi oferece a Mefibosete ; proteção, provisão e uma posição. Davi não só demonstrou ter misericórdia dele e o protegeu, mas resistiu sua herança. Ele não apenas o salvou da sombra da morte, mas também preparou um lugar na mesa do rei e o tratou como um filho.
Vemos a profundidade da bondade de Deus nas Suas promessas sob a nova aliança que fez conosco. Ele nos oferece proteção, provisão e posição muito acima daquilo que Davi poderia oferecer a Mefibosete. Ele nos garante a salvação quando nos achegamos a Jesus Cristo em arrependimento e fé - prometendo que nunca nos deixará nem abandonará. As Suas provisões para nós são: Jesus, o Espírito Santo, Sua Palavra, Sua igreja e o sustento das nossas necessidades físicas e espirituais. Em Sua graça Ele nos concede a posição de sermos Seus filhos e herdeiros da vida eterna.
Aos olhos do mundo, Davi demonstrou graça e misericórdia supremas a Mefibosete, mas é apenas um reflexo apagado da graça e misericórdia que Deus demonstra por nós a cada dia. - Kevin Gregory

Leia: 2 Samuel 9

...Eu serei bondoso com você por causa de Jônatas, o seu pai. Eu lhe darei de volta todas as terras que pertenciam ao seu avô Saul, e você será sempre bem-vindo à minha mesa ( v.7 ).

Examine: - João 3:16

- Romanos 5:6-10
- Hebreus 9:15

Considere: De que maneira a proteção, provisão e posição que Deus lhe deu influenciaram sua vida ? Como você lhe agradecerá e louvará por Sua graça e misericórdia ?

sábado, 28 de setembro de 2013

O QUE É IMPOSSÍVEL PARA O HOMEM…

Deus


Recebi este recadinho por e-mail, que me falou profundamente. A referência é de Max Lucado, escritor abençoado que amo muito. Preste atenção no conteúdo deste pequeno texto. Leia, reflita e ore. Deus falará ao seu coração.

O que controla você não controla Deus. O que preocupa você não preocupa Deus. O que cansa você não cansa Deus. A águia se incomoda com o tráfego? Não, ela voa acima dele. A baleia fica inquieta com um furacão? É claro que não; ela mergulha abaixo dele. O leão se agita com um rato no meio de seu caminho? Não, ele pisa no rato.
E quão mais Deus é capaz de voar acima e mergulhar abaixo de nossos problemas e pisar neles?
“O que é impossível para o homem é possível para Deus” Mateus 19:26

Por Deyse Melo

Pão Diário - 28\09\2013


Moldando um jovem

Recentemente, meu filho de cinco anos zangou-se comigo. Eu fui o responsável pelo incidente ( não lhe dei total atenção ) e ele também teve sua culpa ( não obedeceu ). Coloquei-o de castigo, mas quando acabou, continuava chateado. Percebia-se que ele tentava se expressar - com palavras que melhor demonstrassem seus sentimentos. E disse: " Papai, não acredito mais em Deus. " Claro que ele não estava enfrentando uma crise de fé. Porém, perguntava algo do tipo: Será que você vai caminhas comigo, cativar meu coração e descobrir o que há de errado com minha alma ?
As palavras de Provérbios 22:6 oferecem uma sabedoria inconfundível sobre a educação dos filhos. Elas incentivam os pais a dedicar-se com afinco à demorada arte de descobrir a intimidade e a textura singular dos corações de seus filhos. Quando o escritor da sabedoria nos instrui a guiar nossos filhos para à trajetória de vida que devem seguir, ele nos convida à árdua tarefa de discernir o " caminho certo " - a melhor forma de ensiná-los com base na personalidade, dons e inclinações peculiares de cada um.
O " caminho certo " inclui guiá-los pela trilha espiritual e moral que devemos seguir. Ensiná-los a ser diligentes, honestos e submissos a Deus. Desviar da tolice e orientá-los nos comportamentos que agradem a Ele ( v.15 ). O versículo, entretanto, acrescenta este toque esclarecedor: As orientações do " caminho certo " devem levar em conta a singularidade de cada criança. Portanto, ao criar e educar nossos filhos, devemos reconhecer como são formados, e usar as melhores alternativas para que cresçam e amadureçam individualmente.
Em nossa vida, de maneira singular, Deus nos buscou e ensinou, apresentou-nos Suas verdades eternas, reconheceu a nossa individualidade. Nossos filhos precisam da mesma orientação sobre o " caminho certo ". - Winn Collier 

Leia: Provérbios 22:6-16
Eduque a criança no caminho em que deve andar... ( v.6 ).

Examine: Pois [...] vocês devem criar [ seus filhos ] com a disciplina e os ensinamentos cristãos ( Efésios 6:4 ).

Considere: Os seus pais foram bem-sucedidos ou falharam em ajudá-lo a descobrir o caminho certo ? Que atitude você vai tomar para começar a compreender o coração de seus filhos ? 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Melhor a vida a dois


No fa­mo­so ser­mão do Mon­te, jun­to à praia da Ga­li­léia, Je­sus con­tou a pa­rá­bo­la dos Dois Fun­da­men­tos, ci­ta­da em Ma­teus 7:24-27. So­bre o ce­ná­rio da­que­le dia, pre­fi­ro pen­sar que Je­sus fa­lou da ba­se da en­cos­ta e fa­zen­do do re­cin­to um an­fi­tea­tro. As­sim fa­ci­li­ta­ria a acús­ti­ca e a mul­ti­dão as­sen­ta­da mais aci­ma po­dia enten­dê-Lo me­lhor. O Mes­tre abor­dou so­bre dois ti­pos de pes­soas, os sá­bios e os im­pru­den­tes. 
O que di­fe­ren­cia um ti­po do ou­tro - na pa­rá­bo­la - é a ati­tu­de de­les pa­ra com a cons­tru­ção de uma ca­sa. Um op­ta pe­lo ali­cer­ce na ro­cha; o ou­tro pre­fe­re cons­truir na areia. O sá­bio tem em vis­ta a es­ta­bi­li­da­de; o im­pru­den­te, a co­mo­di­da­de. O que is­so tem a ver com ca­sa­men­to? Vo­cê per­ce­beu que, quan­do duas pes­soas ami­gas se en­con­tram, em ge­ral co­men­tam a res­pei­to do progres­so dos fi­lhos, e qua­se na­da tra­tam so­bre o ma­ri­do ou a mu­lher? Pa­re­ce que al­gu­mas pes­soas guardam den­tro de­las de­si­lu­sões so­bre a vi­da ma­ri­tal e su­bli­mam suas es­pe­ran­ças nos fi­lhos. 

A pa­rá­bo­la de Je­sus tem mui­to a ver com ca­sa­men­to, por­que a fe­li­ci­da­de de ca­da uma das pes­soas casa­das de­pen­de em gran­de me­di­da do mo­do co­mo es­tão atuan­do co­mo cons­tru­to­res de sua "ca­sa" ou casa­men­to. Es­tão sen­do sá­bias ou im­pru­den­tes? Qual tem si­do o seu pa­pel co­mo ope­rá­rio na cons­tru­ção do ca­sa­men­to? Nes­se ca­so, a pa­la­vra ca­sa­men­to é mais apro­pria­da do que fa­mí­lia, por­que os fi­lhos cres­cem e vão em­bo­ra, e so­men­te o ma­ri­do e a mu­lher per­ma­ne­cem (ou as­sim de­ve­riam) até que a mor­te os se­pa­re. 

Três di­men­sões da cons­tru­ção O que vai de­ter­mi­nar o su­ces­so de um ca­sal na cons­tru­ção de sua ca­sa é a pos­tu­ra par­ti­cu­lar de ca­da um de­les em re­la­ção ao que es­tá no fu­tu­ro, no pre­sen­te, ou que fi­cou no pas­sa­do. Ve­ja­mos pri­mei­ra­men­te o fu­tu­ro.

 Po­de-se ter três ati­tu­des: 
(1) A ex­pec­ta­ti­va de que vai sair ga­nhan­do com o ca­sa­men­to. Es­sa po­si­ção po­de ge­rar frus­tra­ções ou re­vol­ta con­tra o par­cei­ro.
 (2) A sen­sa­ção de que vai sair per­den­do. Quem tem es­sa ex­pec­ta­ti­va em re­la­ção ao par­cei­ro es­tá mal, por­que qual­quer es­for­ço ou em­preen­di­men­to que rea­li­zar es­ta­rá sem­pre acom­pa­nha­do do sen­ti­men­to de in­se­gu­ran­ça e fra­cas­so.
 (3) A dis­po­si­ção pa­ra doar. Quan­do en­tre­ga­mos al­gu­ma coi­sa de li­vre e es­pon­tâ­nea von­ta­de, sen­ti­mos a sen­sa­ção de rea­li­za­ção e fe­li­ci­da­de. Es­se é o mo­de­lo que o após­to­lo Pau­lo en­con­trou em Cris­to: "Maridos, amai vos­sa mu­lher, co­mo tam­bém Cris­to amou a Igre­ja e a Si mes­mo Se en­tre­gou por ela" (Efésios 5:25). 

Ve­ja­mos ago­ra as po­si­ções que se po­de to­mar com as coi­sas do pre­sen­te ou com aqui­lo que es­tá aconte­cen­do no dia-a-dia. Po­de-se agir de duas ma­nei­ras, en­quan­to se cons­trói: rea­li­zar uma obra de compe­ti­ção ou de coo­pe­ra­ção. 

(1) A com­pe­ti­ção exis­te quan­do ca­da um dos dois quer de­mons­trar que sa­be fa­zer me­lhor do que o outro; que er­ra me­nos ou que não er­ra. A com­pe­ti­ção ge­ra ri­va­li­da­de e que­bra a har­mo­nia da­qui­lo que es­tá sen­do fei­to em con­jun­to. Ima­gi­ne um ca­sal pin­tan­do uma ca­sa: en­quan­to um re­sol­ve pas­sar na pa­re­de tin­ta azul, o ou­tro sa­pe­ca o ama­re­lo; um op­ta por co­lo­car ja­ne­las de me­tal, e o ou­tro com­pra as de ma­dei­ra. A ca­sa po­de fi­car com­pos­ta de ma­te­riais de qua­li­da­de, mas cor­re o ris­co de per­der em es­té­ti­ca e be­le­za.

 ( 2) Quan­do - em vez de com­pe­ti­rem - exis­te coo­pe­ra­ção, am­bos pas­sam a cons­truir den­tro dos mesmos pa­râ­me­tros. A ca­sa po­de­rá até fi­car sim­ples, mas ha­ve­rá dois fa­to­res fa­vo­rá­veis: a har­mo­nia e o sen­ti­men­to de par­ti­ci­pa­ção.

 O ter­cei­ro tó­pi­co diz res­pei­to à ati­tu­de que o ca­sal tem pa­ra com as coi­sas que es­tão com­pro­me­ti­das com o pas­sa­do. Um dia des­ses vi­si­tei a cons­tru­ção de um ami­go e pas­sa­mos pri­mei­ro pe­las de­pen­dên­cias in­ter­nas; ele não dis­se na­da. Mas do la­do de fo­ra, apon­tou pa­ra uma das pa­re­des do ex­te­rior e dis­se: "Vou man­dar der­ru­bar o re­bo­co e fa­zê-lo de no­vo." Aque­le pro­prie­tá­rio ti­nha duas po­si­ções em re­la­ção ao trabalho mal fei­to: es­que­cê-lo ou se dis­por a re­cons­truir o re­bo­co.

 As mes­mas al­ter­na­ti­vas qual­quer um de nós po­de ter em re­la­ção às coi­sas do pas­sa­do que não fi­ca­ram den­tro dos pa­drões.

 (1) Es­que­cer. Por mais que al­guém se es­for­ce, é qua­se im­pos­sí­vel. Co­mo no ca­so da cons­tru­ção que cita­mos, to­das as ve­zes que um dos dois ba­ter os olhos no "re­bo­co" mal fei­to, vai lem­brar da bo­ba­gem feita no pas­sa­do.

 (2) Re­cons­truir. Es­sa ati­tu­de po­de ser ca­rac­te­ri­za­da pe­lo ver­da­dei­ro sen­ti­men­to do per­dão. Assemelhase à dis­po­si­ção ho­nes­ta de der­ru­bar o "re­bo­co" mal fei­to e co­lo­car um ma­te­rial no­vo no lu­gar do an­te­rior. Is­so sem­pre dá mui­to tra­ba­lho, mas exis­te fe­li­ci­da­de no ato de re­cons­truir la­do a la­do com a pes­soa que se ama o que não deu cer­to no pas­sa­do.

 Duas mo­da­li­da­des de so­lo .Quan­do vol­ta­mos nos­sa vi­são pa­ra a pa­rá­bo­la, ob­ser­va­mos que Je­sus tam­bém cha­ma a aten­ção dos ouvin­tes pa­ra os fun­da­men­tos da ca­sa.
 O im­pru­den­te cons­trói so­bre a areia e o sá­bio so­bre a ro­cha. E quan­do a tem­pes­ta­de so­pra, a ca­sa da areia de­sa­ba e a da ro­cha per­ma­ne­ce. 
O Mes­tre en­si­nou que não de­ve­mos con­fun­dir fe­li­ci­da­de com a fal­sa sen­sa­ção de bem-es­tar. 
Cons­truir na areia é prio­ri­zar a co­mo­di­da­de ou to­dos os ti­pos de con­for­to que uma so­cie­da­de consumis­ta ten­ta fa­zer as pes­soas acre­di­tar se­rem in­dis­pen­sá­veis pa­ra a fe­li­ci­da­de.
 A pa­rá­bo­la ad­ver­te os ca­sais so­bre es­sa ques­tão, mos­tran­do que as coi­sas su­per­fi­ciais não re­sis­tem ao agua­cei­ro.
 Cons­truir na ro­cha é prio­ri­zar a es­ta­bi­li­da­de. O ver­da­dei­ro bem-es­tar es­tá ali­cer­ça­do no bom sen­so dos ca­sais em re­la­ção ao fu­tu­ro, ao pre­sen­te e ao pas­sa­do. 
Olhar pa­ra o fu­tu­ro com res­pon­sa­bi­li­da­de e ten­do dis­po­si­ção de en­tre­gar-se um ao ou­tro é o pri­mei­ro pas­so de uma re­la­ção que tem tu­do pa­ra du­rar. E, se por aca­so al­gu­ma coi­sa não der cer­to, o se­gre­do é perdoar e re­cons­truir com amor aque­le pe­da­ço "mal fei­to".
 Va­le a pe­na pre­ser­var a har­mo­nia e a be­le­za do ca­sa­men­to.


Autor(a): Pau­lo Pi­nhei­ro


Pão Diário - 27\09\2013


Conhecidos

" Ei, Gina. " A saudação foi informal, mas surpreendentemente. Gosto do meu café descafeinado, sem calorias, super quente, bem cheio, mas não é todo dia que saio para saboreá-lo. Acho que meu pedido caro fez o barista gravar meu nome. Em meio à surpresa, uma lição do Senhor fez a ficha cair. Sou conhecida.
Quem sou eu ? Para onde estou indo ? A minha vida faz alguma diferença ? Todos nós refletimos sobre estas perguntas, até mesmo os cristãos. Esmagados pelas mentiras do diabo a respeito da nossa insignificância, às vezes nos escondemos. Achando que ninguém está nos vendo, de repente ouvimos uma voz. Olhando para cima percebemos que o Deus do universo nos chamou pelo nome ! ( Isaías 43:1 ) Não somos apenas observados, somos conhecidos.
Jeremias, o profeta chorão, era um jovem separado e escolhido para uma tarefa assustadora desde o ventre da sua mãe. Ele foi chamado para ser um facilitador do plano divino de redenção, levando os israelitas ao arrependimento. A complexidade da sua tarefa às vezes o deixava em dúvida.
Assim como o profeta, pode ser que os desafios da vida o tenham feito questionar se o que você sabe é verdade. Deus realmente sabe quantos cabelos tenho ? Ele enxerga os vales profundos pelos quais andei ? O próprio Jeremias fez perguntas como estas ( Jeremias 15:15-18 ).
O livro de 1 Pedro 2:9 diz que somos " ...raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele... " Nosso propósito não está escrito num outdoor de Deus que declara: " Vá por aqui. " Somos Seus vasos chamados para que descansemos na certeza de que somos conhecidos e que Ele é um Deus que " ...[ está ] vigiando para que as [ Suas ] palavras se cumpram " ( Jeremias 1:12 ). - Regina Franklin 

Leia: Jeremias 1:4-10 
Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações ( v.5 ).

Examine: - Salmo 139:1-5
- 1 Coríntios 13:12
- 1 Tessalonicenses 1:2-8

Considere: O que o impede de crer que Deus conhece a sua vida intimamente ? Você crê que é portador da mensagem da redenção divina ? De que maneira isto o afeta ?

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

10 Dicas para melhorar seu casamento


10 Dicas para melhorar seu casamento


Se você deseja melhorar o seu casamento, diariamente precisa tomar atitudes nesse sentido. Veja algumas atitudes que você poderia tomar a partir de hoje no seu casamento. Se cada cônjuge fizer a sua parte, ambos experimentarão uma relação conjugal bem melhor.

1.TRATE O SEU CASAMENTO DE FORMA SINGULAR.

Não existe nenhum outro igual ao seu. É preciso, porém, determinar o que é o casamento e o que queremos do casamento.

2. JOGUE FORA, DE VEZ EM QUANDO, O RESTO DE LIXO DO SEU CASAMENTO.

Nosso problema nesse sentido consiste em juntar até não caber mais, queixas, mágoas, até se tornar insuportável. Viva o seu presente.

3. AJUSTE AS FINANÇAS COMO UM BEM COMUM.

Aprenda a manusear o dinheiro como sendo da família, e não de um em particular. Cuidado com as ambições e o secularismo. Ponha Deus em primeiro lugar nas suas finanças.

4. REVIGORE A COMUNICAÇÃO FAMILIAR.

Desenvolva o senso de humor como uma necessidade diária. Relembre o seu estilo galanteador, e renove a alegria da sua casa todas as manhãs. Cuidado com o 'nunca' e 'sempre'.

5.DESCUBRA A ALEGRIA DO LAZER FAMILIAR.

Trabalhar é importante, mas não se esqueça do lazer. Passeio com o seu cônjuge ou com sua família. Faça aquele passeio que há muito tempo estão planejando. Descubra formas criativas de lazer na sua própria casa ou na sua cidade.

6.EXERCITE O DIÁLOGO CONJUGAL ATÉ O FIM.

Evite o desabafo com vizinhos e colegas. Faça tudo que puder porque o divórcio é muito 'caro'.

7.REALIZEM NOVAS LUAS DE MEL SEM OS FILHOS

Use a sua imaginação indo a um lugar próximo ou a um hotel mais barato ou por poucos dias. Desvencilhe-se do excesso de apego aos filhos. Mantenha sempre a diferença entre a relação paterno-filial.

8.APRESENTE A SUA VOLUNTARIEDADE NOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS

Antes de pensar que é o homem ou a mulher, lembre-se que são uma só carne. Descubra o prazer da ajuda mútua. Isto equilibra as forças de poder e mando e as relações afetivas.

9.CONTINUE INCENTIVANDO SUA RELAÇÃO AFETIVO-SEXUAL.

A relação sexual está para o casamento como a calda de ameixa está para o pudim. Em muitos lares é como se o fogo da paixão afetiva já estivesse apagado. Lembre-se dos dias do fogão a lenha, um abano mantinha o fogo aceso e portanto a chama mais duradoura. Contudo a relação sexual depende da felicidade da relação afetiva e permanente.

10.PARTILHE COM O CÔNJUGE E SEUS FILHOS TODA EXPERIÊNCIA DO SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL BÍBLICO.

Relembre a decisão de Josué e o testemunho de Noé e ponha Deus em primeiro lugar na sua família. Seja um sacerdote como Jó que apresentava seus filhos em oração a Deus porque podiam ter pecado (Jó 1:5). Relembre Deuteronômio 6 e ensine e pratique a vontade de Deus na sua palavra, sem materialismo, farisaismo, hipocrisia ou fanatismo, mas a palavra pura e simples, de Deus.

Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

Pão Diário - 26\09\2013


Improdutivo proposital

Aparei o gramado da casa do meu pai às 8 horas da manhã de um domingo. Fiquei imaginando o que os vizinhos pensariam, pois meu pai jamais cortou a grama ou fez qualquer tipo de trabalho no domingo. Ele achava que o " Dia do Senhor " devia ser reservado às atividades tranquilas focadas em Deus - muito parecido com o descanso sabático do Antigo Testamento, Mas agora ele estava hospitalizado, a grama estava alta e eu partiria naquela tarde. Então me lembrei das palavras de Jesus: " ...O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado " ( Marcos 2:27 ). Quebrei o princípio do sábado para ajudar meu pai.
Embora esta fosse a atitude correta numa emergência, " o sábado foi feito para servir as pessoas " me faz lembrar que existe um valor inestimável em guardar um dia de descanso. Deus não insistiu o princípio do sábado para testar nossa determinação com uma regra arbitrária, mas Ele nos concedeu um dia de descanso para nos dar uma chance de desacelerar e aproveitar a vida. Neste dia devemos ser propositalmente improdutivos.
Além do repouso, João Calvino afirmou que os dias de descanso também nos dão uma oportunidade para o renovo espiritual. Ele os comparou a uma torre alta que escalamos para explorar o terreno das nossas vidas e nos lembrarmos do quanto Deus tem sido bom para nós. Calvino declarou que se aproveitássemos esta chance seríamos cheios de gratidão a semana toda.
Muitas vezes começo os domingos com uma lista mental das tarefas que precisam ser feitas. Normalmente deixo a lista de lado e, após o culto matutino, um bom almoço e uma longa soneca, brinco e me divirto com as pessoas que amo. Sempre me alegro por agir assim. - Mike Wittmer

Leia: Marcos 2:23-27
E Jesus terminou: - O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado ( v.27 ).

Examine: Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o Senhor, seu Deus ( Êxodo 20:9-10 ).

Considere: Os cristãos não são obrigados a guardar o princípio do sábado ? Ou um dia de descanso representa o nosso descanso espiritual em Cristo ? Poderia significar as duas coisas ? Por quê ?

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Qual é a sua prioridade?




Qual é a sua prioridade?

Nossos dias, meses e anos estão cada vez passando mais rápido. São pessoas nascendo, crescendo, morrendo. Algumas vivendo intensamente, outras com marasmo. Algumas com seriedade, outras não.

Preocupamo-nos em fazer uma boa faculdade, em ter uma boa qualificação no mercado de trabalho, em ter uma carreira bem sucedida.

Em nossas igrejas, ocupamos cargos importantes que ajudam pessoas e a organização. Cantamos em grandes corais, organizamos campanhas, preparamos estudos, entre outras coisas.

Dispomos de tempo para tudo. Para um futebol com amigos, umas compras no shopping, um cinema, um jantar importante, uma viagem programada, e assim vai.

Com essa vida corrida sempre temos prioridades diferentes. Prioridades essas, que muitas vezes ficam distorcidas e desajustadas.

Creio na seguinte ordem de prioridade:

Deus, 
Cônjuge, 
Filhos, 
Trabalho, 
Igreja.

Alguns me perguntam o que acontecerá se essa ordem for invertida? Eu certamente lhe direi que você terá problemas.

Penso em uma lógica básica. Deus, em sua infinita soberania, criou homem e mulher para seu louvor e pediu para ter seus filhos. Após isso, precisaram trabalhar, e só depois foi criada a igreja, em seu modelo físico.

Essa ordem é simples, mas não praticada. Vejo grandes executivos assinarem contratos importantes, conseguirem negociações que podem mudar a vida de suas empresas, mas simplesmente não conseguir falar com seu cônjuge e filhos. Líderes espirituais deixando de lado esposa e filhos para exercer a sua função dentro das igrejas.

Quanto tempo lhe resta nessa vida? Eu não sei! Mas uma coisa eu tenho certeza: ainda há tempo para fazer o ajuste de suas prioridades. Reavalie seus critérios.

Não seja culpado por um casamento frustrado, por um filho desgarrado, por uma igreja fraca, pois se deseja ser uma pessoa abençoada em tudo que fizer, busque andar na sequência de prioridades correta. Sendo um excelente cônjuge, um bom pai, uma boa mãe, você seguramente será um bom profissional, um bom amigo, enfim, uma pessoa abençoada.

Autor(a): Vanessa Costa

Pão Diário - 25\09\2013


Quem é você ?

" Quem é você ? Quem ? Quem ? Quem ? " Esta estrofe abre um clássico da música pop. São mais do que simplesmente versos de uma canção cativante. A letra levanta uma questão importante: você sabe quem realmente é ?
Esta é uma pergunta relevante. E respondê-la não é tão simples quanto repetir de memória seu nome, onde você mora e qual a sua profissão. Você é mais do que as informações básicas encontradas em sua carteira de trabalho - muito mais. Para responder de verdade esta questão, você precisa guardar a sua carteira de trabalho e utilizar sua Bíblia.
Para começar, as primeiras páginas da Bíblia nos contam que nascemos à imagem de Deus ( Gênesis 1:26-27 ). Na verdade, os seres humanos são a única pela da criação que tem a ilustre honra de ser criada à semelhança de Deus. Ao contrário de uma barulhenta manada de cavalos selvagens ou uma montanha coberta de neve ou uma constelação de estrelas no céu noturno, nós temos a excelência de ser marcados pela imagem de Deus.
A Bíblia também nos diz que " ...Nós [ ... ] somos filhos dele " ( Atos 17:28 ). Em outras palavras, somos filhos preciosos do Rei do Universo. Impressionante ! A nossa identidade está vinculada ao fato de sermos indivíduos criados à Sua imagem, que fomos remidos pelo sangue de Jesus Cristo. Podemos caminhar em paz, alegria e propósito de uma nova vida nele ( 2 Coríntios 5:17 ).
É importante que estas respostas reflitam a compreensão de quem nós somos em Jesus. Há muitos aspectos envolvidos em sua resposta às perguntas feitas no início desta meditação. Se você não souber quem é de verdade, continuará a viver de modo inferior ao que Deus planejou para você.
Então, quem é você ? - Jeff Olson

Leia: Tito 2:11-14
...Deus revelou a sua graça [...] Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, corrida e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).

Examine: E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: " Pai, meu Pai " ( Gálatas 4:6 ).

Considere: Quais visões erradas sobre a sua identidade você está alimentando ? Como a sua percepção sobre Deus influencia a sua visão de si mesmo ?

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Brigamos muito em casa...


Brigamos muito em casa... (Marido/Mulher).
Brigas em casa e bom humor fora de casa.


"Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso os faça pecar e não fiquem o dia inteiro com raiva" (Ef. 4:26).

Conflitos entre marido e mulher são inevitáveis. Um casamento sem "brigas" é tão perigoso quanto os que brigam excessivamente.  Não é normal  quando o casal não consegue passar um dia sem atritos. Existem casais que brigam uma vez por mês, outros uma vez por semana, outros uma vez por dia, e outros todo dia, o dia todo. Brigam no café da manhã, no almoço, na merenda, no jantar, no último chá da noite e até dormindo, porque são sonâmbulos. Isso parece irônico, mas é uma realidade. O fim dos conflitos pode estar na descoberta das causas e na busca por soluções efetivas. Quase sempre as agressões  verbais ou físicas revelam que há ciúmes, falta de humildade para reconhecer o erro, estresse, ressentimentos, desejo de se vingar, crise espiritual, desajuste sexual, cansaço mental, acúmulo de insatisfação, sentimentos negativos do passado, sentimentos de culpa não resolvidos, incompreensão, imaturidade, falta de perdão etc.

O primeiro passo é querer. Muitos precisam mas não querem. Deus espera que dentro de você haja um desejo profundo por mudança efetiva. Alguém disse: "Querer é poder".

O segundo passo é identificar em você a causa do conflito. Qual é o ponto nevrálgico, que ao ser tocado, aciona todo o mecanismo do atrito. Após identificar o ponto sensível, você já sabe qual é a área que precisa ser tratada. Nunca se esqueça: o lar precisa ser um "lugar de cura". Marido e mulher precisam ser "agentes de cura". É imprescindível que haja humildade para se deixar tratar pelo cônjuge. Nenhum outro lugar é mais terapêutico do que o lar.

O terceiro passo é exercitar o perdão. Não existe um casamento que resista às pressões normais por muito tempo, quando não existe o espírito do perdão. Para Jesus, o perdão era uma questão de sobrevivência. O terceiro passo é deixar que Cristo seja o Senhor do casamento e da vida. 

Ninguém melhor do que Jesus para mostrar o caminho do sucesso. Ele não quer ser apenas, médico e advogado, quer ser o Senhor do casal. Tê-lo como Senhor, é estar amparado dentro de uma casa construída sobre uma rocha inabalável.

Extraído do livro: "104 Erros que um casal não pode cometer".
 Autor: Pr. Josué Gonçalves

Pão Diário - 24\09\2013

Porque você está aqui

Você ja ficou sem dinheiro quando mais precisava ? Keith Taylor era estudante de pós-graduação e trabalhava em três empregos. Quando o carro quebrou, ele teve que decidir: pagar o aluguel ou consertar o carro ? Consertou o carro e seria despejado, não fosse por bondade de seu chefe que lhe concedeu um bônus de 525 reais para pagar o aluguel.
Hoje, Keith dirige um site que ajuda as pessoas a solucionar pequenos problemas financeiros. Surpreendentemente, cerda de 70% dos que recebem ajuda voltam ao site para fazer doações.
O programa de Taylor exemplifica as palavras de Paulo aos coríntios: " Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... " ( v.14 ).
Sabemos que devemos usar " ...as riquezas deste mundo para conseguir amigos... " ( Lucas 16:9 ), mas acho que Deus está mais interessado em nossa disposição do que na quantia em dinheiro que entregamos. " ...Deus ama quem dá com alegria " ( 2 Coríntios 9:7 ), e Ele pode usar qualquer quantia para sustentar os outros. Paulo declarou: " Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem... " ( 2 Coríntios 8:12 ).
Dar com zelo nem sempre significa doar até nossas contas bancárias zerarem. Paulo lembrou aos cristãos: " Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso em vocês " ( 2 Coríntios 8:13 ). Preferencialmente, " ...dando de acordo com o que [ temos ] " ( v.11 ).
Deus se alegra quando somos generosos com as pessoas. Portanto, aqui está um desafio: Dê uma olhada naquilo que Deus lhe concedeu. Quando você está disposto a oferta com tranquilidade para ajudar a suprir as necessidades das pessoas ao seu redor - uma quantia modesta ou generosa ? - Jennifer Benson Schuldt

Leia: 2 Coríntios 8:11-15
...Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... ( v.14 ).

Examine: - Deuteronômio 15:7-8
- Eclesiastes 5:13
- Lucas 6:34

Considere: Você conhece alguém que poderia ser beneficiado através de uma oferta ? O que o impede de ofertar ? Você acha  mais difícil dar uma oferta voluntária ou proporcional ?

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ONDE ESTÁ SUA VAQUINHA?

vaquinha

Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita.
Chegando ao sítio, constatou a pobreza do lugar. Os moradores eram um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas. O mestre então, aproximou-se do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:
- Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e sua família sobrevivem aqui?
E o senhor respondeu:
- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos, a outra parte nós produzimos queijo e coalhada para nosso consumo, e assim vamos sobrevivendo…
O sábio agradeceu, contemplou o lugar por uns momentos, despediu-se e foi embora. No meio do caminho ordenou ao seu discípulo:
- Pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a. Jogue-a lá embaixo!
O jovem arregalou os olhos, espantado, e questionou o mestre sobre o fato da
vaquinha ser o único meio de sobrevivência da família. Mas, como percebeu o silêncio absoluto do mestre, foi cumprir a ordem e viu a vaquinha morrer.
O tempo passou e o remorso era grande…
Um dia ele resolveu largar tudo o que tinha aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família. Pedir perdão e ajudá-los.
Assim o fez, e quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, e algumas crianças brincando no jardim.
Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que
vender o sítio para sobreviver.
Foi recebido por um caseiro, e então, perguntou sobre a família que ali morava
há uns 4 anos e o caseiro respondeu:
- Continuam morando aqui.
Espantado, ele entrou na casa e viu que era a mesma família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao dono da vaquinha:
- Como o senhor melhorou esse sítio e está tão bem de vida?
E o senhor respondeu:
- Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. Assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora!

Pense nisso…
Onde está a sua vaquinha?
O que na tua vida tem impedido o teu sucesso, a tua felicidade, a tua comunhão total com Deus?
Muitas vezes o medo de errar, o medo de avançar e de perder nos faz ficar agarrados a coisas que na verdade nos impedem de crescer. Às vezes o apego e o medo nos torna escravos…
E, desta forma, aniquilamos os dons que Deus amorosamente nos deu.

Em Mt 25:14-29 Jesus nos conta a história de um homem, que antes de partir numa longa viajem, distribui seus bens entre seus servos, dando a cada um segundo a sua capacidade. Um recebeu cinco talentos, outro dois, e outro apenas um. Logo que ele partiu, os dois servos que receberam mais talentos investiram e conseguiram multiplicar a fortuna do patrão. Mas o que recebera apenas um talento, com medo de perdê-lo, resolveu enterrá-lo.

Na parábola, o senhor volta para pedir contas de sua fortuna. Os que multiplicaram os talentos que lhe foram confiados, receberam grande recompensa. Mas aquele que enterrou o talento e apenas o devolveu, foi considerado um servo negligente e perdeu o pouco que tinha.
O medo e a acomodação fizeram com que aquele servo esconde-se o que tinha de mais precioso. O medo e a acomodação lhe arrastaram para o fracasso…
Muitas vezes isso acontece conosco!
Sem fé, sem coragem, medrosos e acomodados nos agarramos a coisas e situações que não nos levam a lugar nenhum.E, assim, deixamos de desenvolver nossos dons, enterramos nossos talentos, vemos as oportunidades passarem e morremos para a vida.

Muitos se apegam a um emprego que não os deixa feliz, mas por medo, agarram-se a ele e enterram seus talentos e sonhos.
Outros se apegam a posição social, se sentem vazios e infelizes, mas por medo, agarram-se às aparências e enterram sua vontade e sua própria personalidade.
Há aqueles que se apegam ao pecado e,  por mais machucados que se sintam, não conseguem soltar-se. Enterram tudo o que Deus lhe dá de melhor e, sem força e sem coragem, deixam a vida passar…
Há aqueles também que se apegam a sentimentos. Se apegam ao ódio, à mágoa, ao rancor e, sem coragem de perdoar, enterram o maior dom que é o amor, e vivem amargurados e secos.
São tantos os apegos…
São tantas as vaquinhas…

Neste momento eu te pergunto onde está sua vaquinha? Você tem enterrado seus talentos?
Existe algo em tua vida que te impede de crescer? O que tem impedido o teu sucesso, a tua felicidade, a tua comunhão total com Deus?
Se por acaso você vive alguma situação que te aprisione, se por acaso você têm enterrado seus talentos, peça a Deus sabedoria para agir, busque Sua Palavra, renove suas forças na oração e haja com coragem.
Porque Deus te fez para a liberdade. Deus te fez para crescer e multiplicar.

Lembre-se sempre de Colossenses 3, 16-17 que diz: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração. E, quando fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Pense nisso!
Peça a Deus orientação para agir, busque Sua Palavra, renove suas forças na oração e adoração e haja, então, com coragem. Porque se buscarmos sua vontade, Deus sempre está conosco pronto nos orientar, abençoar e nos dar a vitória!
Busque a orientação do Senhor, tenha coragem, multiplique seus talentos e seja feliz!


Por Deyse Melo

Pão Diário - 23\09\2013


Morrer para a vida

Recentemente, li um cartaz que dizia: " Quando nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Viva sua vida de tal maneira que, quando morrer, o mundo chore e você se regozije. " -Provérbio Indígena ( Cherokee )
A história de Tabita ( Dorcas, em grego ) é triste. Tatiba era uma dedicada seguidora de Cristo. Não se sabe muito mais do que isso a respeito dela. Porém, esta descrição em uma frase diz muito: " ...Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres ( Atos 9:36 ).
Tabita era uma boa pessoa. Mas, infelizmente, às vezes os bons morrem cedo. Mesmo assim, parecia tão trágico, um desperdício até, que uma obreira tão útil, amada, bondosa e incansável como ela morresse de maneira tão repentina e inesperada ( v.37 ). Isso nos mostra que a morte pode chegar inesperadamente, até mesmo em meio a um ministério frutífero.
Até aquele momento, Pedro havia realizado apenas duas curas ( Atos 3:6 e 9:34 ), mas ele não havia feito algo tão dramático ou difícil quanto ressuscitar um morto. Portanto, foi um ato de fé da parte de Pedro, ao saber do fato, ir até Jope para encontrar Tabita ( vv.39- 41 ).
Quando da sua chegada, nos contam que " ...Todas as viúvas ficaram em volta dele [ Pedro ], chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia " ( v.39 ). Que testemunho de uma vida bem vivida. Quando Pedro orou e Tabita voltou a viver, deve ter sido um momento de grande alegria.
Quando você partir, será que sentirão sua falta ? Será que muita gente vai chorar por você ? Que testemunho de boas obras você deixará para trás ? Será que haverá vestidos e outras roupas para serem mostrados ? Quando nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Porém, quando você morrer, será que o mundo irá chorar enquanto você irá se alegrar ? - K. T. Sim 

Leia: Atos 9:36-42
Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que você fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu ( Mateus 5:16 ).

Examine: - Provérbios 31:30-31
- Efésios 2:10 

Considere: Quais boas obras você praticou e que farão as pessoas  agradecer ao Pai celestial? Como você vai estabelecer um legado como o de Cristo para que outros o sigam?


domingo, 22 de setembro de 2013

LÓGICA DE DEUS

124163_53793574

Apenas poucas palavras bem colocadas e inspiradas pelo Espírito Santo são necessárias para aliviar nosso coração ou até mudar o rumo de nossas vidas não é mesmo? Ontem a noite pelo Facebook, vi um recadinho que me fez pensar bastante. 

Deixo-o  aqui para você  refletir também. Se você começou a semana desanimado porque a sua realidade hoje está longe daquilo que você sonhou, lembre-se: Nem sempre as coisas acontecem do jeito que gostaríamos, mas TUDO está debaixo do propósito de Deus.

Muitas pessoas têm ficado decepcionadas com Deus, quando as coisas não acontecem como gostariam. Isso porque não entendem a Lógica de Deus. A Lógica de Deus é diferente da Lógica Humana. Deus não pensa como o homem pensa e nem age como homem quer (Ainda bem), é por isso que ele é Deus.

O Ap. Paulo sendo usado por Deus escreve aos Coríntios 1:27 expressa essa verdade espiritual: Ele pega as coisas Loucas para confundir as Sabias, as pequenas para confundir as grandes… 
Existe uma grande diferença em Deus poder fazer o que queremos e Ele querer fazer o que queremos. Mesmo quando as coisas não acontecem do jeito que você quer, ou imagina, Deus está agindo.

 Confie nele, sabendo que ele tem o melhor para nós, mesmo que muitas vezes não entendemos o seu agir.

Por Deyse Melo

Pão Diário - 22\09\2013


Sofrimento perfeito

" Aqueles que pregam a prosperidade não duram muito onde há perseguição, e simplesmente vão embora. " Em seu livro Chamados para Dor e Alegria ( Edições Vida Nova ) Ajith Fernando capta duas realidades da fé cristã: ( 1 ) Jesus sofreu: ( 2 ) aqueles que nele creem também sofrerão.
Ao contrário dos falsos mestres que pregavam " saúde e prosperidade, " Jesus ensinou que Deus usa o sofrimento para o nosso bem. Em Hebreus 2:10 lemos que Jesus se tornou perfeito " por meio do sofrimento. " Isto não significa que Jesus não era perfeito, pois Ele é Deus Filho. Mostra, no entanto, que a morte permitiu que Ele conhecesse o estágio final da experiência humana - dando-lhe melhor condição de se identificar com nossas batalhas ( Hebreus 5:8 ).
O apóstolo Paulo foi aperfeiçoado através da dor. Ele orou três vezes para que Deus retirasse o que o atormentava. Contudo, Deus permitiu que o espinho permanecesse nele, dizendo: " A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco " ( 2 Coríntios 12:9 ). A resposta de Paulo ? " Eu me alegro também com [ ... ] por causa de Cristo. Porque , quando eu perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim " ( v.10 ).
Jesus se identifica conosco e nos ajuda, pois também enfrentou provações, e " ...pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu " ( Hebreus 2:18 ). Ele " ...compreende as nossas fraquezas, [ ... ] [ pois ] foi tentado do mesmo modo que nós... " ( Hebreus 4:15 ). Você está sofrendo ? Não lute contra isso como alguém sem esperança. Não acredite nas mentiras dos falsos mestres que afirmam de maneira incorreta: " Você precisa de mais fé para vencer suas batalhas. "
Em vez disso, aceite o seu sofrimento como uma dádiva de Deus - para aperfeiçoar sua fé nele. ( Hebreus 12:2 ). - Tom Felten

Leia: Hebreus 2:9-18
...tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação ( v.10 ).

Examine: - Jó 23:10
- Filipenses 3:10
- 1 Pedro 1:6-7

Considere: O que Deus está lhe ensinando através do sofrimento ? Como você pode experimentar alegria e vitória mesmo ao passar por momentos difíceis ? 

sábado, 21 de setembro de 2013

DEIXE A CARGA

mens24

Você já parou para pensar que, para estar livre de suas cargas, é necessário que você tome a decisão e a coragem de largá-las? Já imaginou que o fato de estar tão preso a seus problemas pode estar impedindo o agir de Deus? Já pensou que Deus pode estar demorando a dar a resposta que você precisa simplesmente porque é necessário que, em primeiro lugar, você deixe a carga? 

Leia com atenção a mensagem que deixo pra você hoje. Leia quantas vezes for necessário para que o Espírito Santo de Deus fale ao seu coração. Tenha atitude de fé e a sua vida  certamente mudará !

Um conferencista falava sobre gerenciamento da tensão. Levantou um copo com água e perguntou à platéia:
- Quanto vocês acham que pesa este copo d’água?
As respostas variaram entre 20 g e 500 g. O conferencista, então, comentou:
- Não importa o peso absoluto. Depende de quanto tempo vou segurá-lo.  Se o seguro por um minuto, tudo bem. Se o seguro durante um hora, terei dor no braço. Se o seguro durante um dia inteiro, você terá que chamar uma ambulância para mim. O peso é exatamente o mesmo, mas quanto mais tempo passo segurando-o, mais pesado vai ficando. Se carregamos nossos pesos o tempo todo, mais cedo ou mais tarde não seremos mais capazes de continuar, pois a carga vai se tornando cada vez mais pesada. É preciso largar o copo e descansar um pouco antes de segurá-lo novamente. Temos que deixar a carga de lado, periodicamente. Isto alivia e nos torna capazes de continuar.

Pense nisso…
Não tente carregar mais do que você pode suportar!
Muitas vezes achamos que o fato de estarmos agarrados aos problemas vai nos trazer a solução. Nos agarramos pensando que o nosso apego é imprescindível.
Pensamos que temos força e condições de agüentar todo o peso, sempre, sem descanso…

No entanto, conseguimos apenas trazer para a nossa vida o cansaço, a angústia, a ansiedade, a depressão. E o pior, transformamos o ambiente em que vivemos, transferimos para aqueles que convivem conosco uma carga que não é deles e nem é nossa!
Em MATEUS 11:28-30, o Senhor nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”.

Não tente carregar um peso maior do que você pode suportar! Tire essa carga imensa dos seus ombros!
Faça a sua parte, é claro, mas, antes de tudo, entregue a Deus todas as suas preocupações e problemas. Entregue o fardo a Ele, deixe que Ele tome conta, porque se nós somos limitados e não conseguimos resolver muita coisa, para Deus nada é impossível.
Viva a vida, deixe esse fardo nas mãos de quem realmente pode resolve-lo!

Vá para o trabalho com alegria, deixe a carga dos problemas familiares em casa. O apego não resolve nada, só traz mais sofrimentos. Entregue essa carga a Deus e confie!
Passeie com os amigos,deixe os problemas onde devem ficar. Ao voltar do trabalho, não leve para casa também o fardo, as preocupações da empresa…
Aprenda a viver plenamente cada momento de seu dia!

Em Filipenses 4,6, o Senhor nos diz “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças”
Aprenda a sorrir, a agradecer a viver a vida, apesar dos problemas, COM os problemas. Porque dificuldades, problemas, todos nós sempre teremos, faz parte da realidade da própria vida. A diferença é que existem aqueles que não se agarram a seus fardos…

Faça a sua parte, mas deixe a carga nas mãos de Deus!
Liberte-se dela!
Liberte também aquele que está do seu lado. Leve a alegria, a fé, a tranqüilidade do Senhor para o seu lar, para o seu trabalho, para onde quer que você esteja!

Problemas todos nós temos. A diferença é que existem aqueles que se agarram a seus fardos e aqueles que, apesar das dificuldades, conseguem viver plenamente…
Entregue o seu fardo a quem pode te aliviar realmente. Entregue nas mãos de Deus e peça a Ele o dom de ver a vida de forma diferente, mesmo com os problemas…

Pense nisso!
Solte a carga!
Sorria mais, tenha fé em Deus e seja feliz!!!


Por Deyse Melo

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12