domingo, 14 de outubro de 2012

A tristeza enviada por Deus




Agora me alegro,não porque vocês se entristeceram, mas porque foram entristecidos para arrependerem-se.Pois fostes entristecidos pelo agir de Deus, não fomos nós que lhes castigamos.
Pois a tristeza enviada por Deus opera arrependimento para a salvação;da qual ninguém se arrepende.Mas a tristeza do mundo,opera a morte. 2 Coríntios 7:9-10

Quando escreveu este trecho de 2 Coríntios no capítulo 7,Paulo mencionava uma carta que havia enviado aos irmãos convertidos  da Igreja de Corínto, tempos antes, uma carta de correção, que os tocara tão profundamente ,que eles se entristeceram ,temeram a Deus e se envergonharam,tamanho arrependimento.

Quantos de nós já não provamos,em algum momento,essa tristeza ,causado pelo arrependimento em ter feito algo errado,sem calcular exatamente a profundidade,ou a bestialidade do erro?
Isso me trás a memória uma cena de minha infância:Eu  estava com fome,era cerca de 3 horas da tarde de um dia qualquer e pedi que meu pai me comprasse algo  gostoso de comer,e ele comprou.No entanto,de posse do alimento,comi tudo,não ofereci um pedaço se quer a ninguém,pouco depois meu pai procurou pelo alimento,e  me chamou de egoísta ao perceber  que eu não deixei para ele.
Aquilo me doeu muito,me senti péssima,envergonhada e fui para dentro de casa sem dizer uma palavra,apenas chorava.
Mais tarde,voltei a oficina de ar condicionados-que ficava na frente de nossa casa,onde ele trabalhava-e meu pai viu que eu mal conseguia olhar para ele.Abaixou-se,me abraçou e disse:
-Eu sei o que você esta sentindo.Já passou,da próxima vez faça diferente.
O alívio do perdão de meu pai inundou meu coração de paz,substituindo a tristeza e deixando uma marca  positiva em meu caráter,que nunca mais esqueci.

 Penso que a tristeza da Igreja de Corinto,perante a correção nas cartas do apóstolo Paulo,causou sensações parecidas,restava abaixar a cabeça,sentir-se miserável,mas por fim,reerguer-se,respirar fundo e prosseguir a caminhada numa nova atitude.Paulo então vem com o consolo que o próprio Deus traria a seus filhos:
-Eu sei como se sentiram,sei também que se arrependeram,mas me alegrei não porque se entristeceram,e sim porque esta tristeza os fez arrepender-se.

Quantas vezes Jesus olhou profundamente nos olhos de um pecador e lhes ofereceu  palavras semelhantes por notar o quanto a vergonha do pecado os cortava por dentro:
-Teus pecados estão perdoados,agora vá e não peques mais.
Essa tristeza,é o tipo de tristeza que devemos nos alegrar em sentir:
A tristeza segundo Deus,aquela que nos trás arrependimento,e que dura apenas o tempo suficiente para cairmos na real.Em seguida vem perdão e alívio paternos,próprios de alguém superior a nós que entende perfeitamente que somos criança e não sabemos tudo.

Essa tristeza deixa marcas positivas em nosso caráter,essa tristeza nos melhora como seres humanos..
 É a tristeza de alguém que traiu ,e se sente sujo agora,incapaz de olhar nos olhos do parceiro(a) ou se quer tocá-lo(a) ,a tristeza de um jovem  de família ao chegar em casa embriagado pela primeira vez e ver a decepção e a dor de seus pais que lhe depositaram tanta confiança a vida toda;a tristeza da jovem romântica que se entrega a um rapaz que não a ama e agora percebe que não valeu a pena,pois sente-se usada;a tristeza após uma mentira a alguém  que nos é sempre honesto,a tristeza após um roubo ao patrão que nos deu a chave do caixa..tristeza cortante,tristeza mutiladora!

Que doa profundamente essa tristeza.Que nos faça mesmo sentir péssimos,chorar,urrar até..depois,que nos faça pedir perdão sinceramente e nunca mais voltar ao mesmo erro.
A tristeza segundo o mundo,é a tristeza do falhar em  roubar o que é de outro,é de falhar em se dar bem com as trapaças,com as mentiras,com as prostituições,de falhar com a vingança..dessa tristeza segundo o mundo não precisamos.

Precisamos nos arrepender genuinamente a cada acidente de conduta,e que sejam apenas acidentes,não decisões tomadas de caso pensado,não a estrada que tenhamos escolhido seguir secretamente,não o buraco no qual insistiremos em cair o tempo todo,já conhecendo a estrada e a lama dentro dele.

A tristeza que vem de Deus-provocada em nós através do seu Espírito que nos convence de que sim,realmente pecamos e por isto estamos nos sentido sujos- nos salva do inferno,da ira de Deus sobre os homens,do diabo e da legalidade que lhe damos ao pecar,e principalmente,de passarmos a vida toda  humilhados,com  nojo e vergonha de nós mesmos.

''Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos,e dos vossos feitos,que não foram bons;e tereis nojo em vós mesmos das vossas maldades e das vossas abominações.''Ezequiel 36:31

*Abraço e paz!

oração de hoje:

Pai ,que a tristeza me tome toda vez que eu falhar,que me corte,que me torture.A tristeza que vem de Ti.Que a tristeza bata em minha cara e me chame de covarde,se eu não tiver coragem de encarar as verdades a cerca de meus pecados e das minhas escolhas erradas.Que a tristeza em mim seja tanta,que eu fuja dela correndo para arrepender-me.Que eu fuja dela correndo para confessar,e me endireitar,que eu corra para me lavar .Que essa tristeza medonha ,com cara de perversa, mas com missão santa,me salve das minhas maldades,do inferno e da morte,pois sei que  Tu me amas o bastante para me corrigir.
 Peço e agradeço em nome de Jesus, amém.


Por Alessandra Barcelos

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12