quarta-feira, 30 de maio de 2012

O justo Vencerá pela Fé

 


Lendo o livro de Habacuque , Deus me fez ver como tem a ver com nossa realidade. Te convido a, assim que puder, ler o livro inteiro (são apenas três capítulos) e meditar, deixando Deus falar ao seu coração.

Fazendo um passeio rápido, a primeira coisa que me chamou atenção foi o fato que o livro do profeta Habacuque não é uma profecia, mas uma conversa com Deus. 
Nos três capítulos, Habacuque desabafa com Deus, ouve a resposta do Senhor e, com um coração confiante, encerra com uma das mais belas orações da bíblia, uma linda prova de amor e confiança naquele Deus em que ele chamava de Senhor.

No primeiro capitulo Habacuque questiona a Deus e faz perguntas que nós normalmente fazemos ao Senhor, quando estamos enfraquecidos pela dor, pela dúvida e pela demora:
- Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?

Com essa pergunta inquietante o livro começa demonstrando a crise de fé que o Profeta enfrentava.
 Ele vivia um momento de grande tribulação, inquietações e dúvidas. Israel estava corrompido com o povo vivendo debaixo da prostituição e violência, a justiça não funcionava mais, os rumores de invazão de nações inimigas eram cada vez maiores e o próprio profeta não conseguia entender o porque do silêncio de Deus. 
Por que Ele demorava tanto a agir? Por que Ele estava em silêncio? Por que o justo perecia debaixo do jugo do injusto?

Quantas vezes nos vemos assim em nossas vidas?
Não entendemos os acontecimentos, o sofrimento, as dificuldades, as injustiças e, principalmente, o silêncio de Deus… Por que Ele se cala ou porque demora tanto a agir?

Habacuque questiona a Deus em oração, demonstrando, no entanto, que, apesar de todos os conflitos e dúvidas, Ele ainda esperava no Senhor. As perguntas partiam de quem conhecia aquele Deus e esperava que e, algum momento, ele moveria seu braço poderoso e poria fim a toda aquela situação.

Entre os versículos 5 e 11 do primeiro capítulo Deus responde, entretanto de forma supreendente e assustadora. Ele revela a Habacuque que a correção do povo viria através da invasão dos caldeus, um povo inimigo e terrível.
Confuso, o profeta se mostra horrorizado com o que iria acontecer…
Por que Deus agiria dando a um povo ímpio poder sobre seu povo escolhido? Parecia até que Deus tolerava os pecados da babilônia e se esquecia do amor a seu povo…

Quantas vezes nos vemos assim em nossas vidas?
Até parece que o ímpio tem mais poder que o justo… Parece que os pecados do homem mau são tolerados. E, então sofremos, horrorizados, com a aparente indiferença de Deus…

Nesse momento Deus mostrava a Habacuque que seus caminhos não são os NOSSOS caminhos e o seu mover não acontece de acordo com o NOSSO QUERER…

No capítulo 2, respondendo a Habacuque, Deus manda que o profeta escreva a visão que Ele lhe daria para que todo o o povo pudesse ler o que Ele preparava. Porque, apesar de todo sofrimento e humilhação, viria o dia da vitória, os justos prevaleceriam no seu tempo determinado e venceriam pela fé…

Sabe o que Deus dizia para Habacuque neste momento?
Ei! Tudo acontece no momento certo, no tempo determinado por mim e o justo vencerá pela fé!

Como anda sua vida hoje? Foi destruída por inimigos terríveis? Parece que você nunca se libertará desse jugo?
Ei! o justo vencerá pela fé! Creia que a vitória virá no tempo determinado e avance enxergando sua vitória…

 Habacuque aprendia com as respostas do Senhor e via a sua fé fortalecida. No capítulo 2 não vemos mais o discurso de um homem em conflito, mas um grande e lindo testemunho de fé. 
Neste momento Habacuque trocava a pergunta inicial: “Por que deus não age?” para “Quem é esse Deus que me sustenta em meio às coisas que Ele me permite acontecer?”. “Que Deus maravilhoso é esse, que zela por mim e me fortalece?”.

Assim você pode se perguntar hoje…
“Quem é esse Deus que te sustenta em meio às coisas que Ele te permite acontecer?”. “Que Deus maravilhoso é esse, que zela por ti e te fortalece?”.

Pense nisso…
Em meio a toda tribulação que você tem enfrentado, há um Deus maravilhoso que te sustenta e protege. Em meio a todo sofrimento e humilhação há um plano perfeito de Deus que te prepara para uma vitória maior e perfeita.

No final do capítulo três, Habacuque encerra escrevendo uma das orações mais lindas da bíblia, que diz o seguinte:  
“ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação. 
O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”.

Ainda que a figueira não esteja florescendo em sua vida, mesmo que não haja fruto na vide e os campos não produzam alimento, alegre-e no Senhor porque Ele é a sua força, é Ele que te sustenta, te fortalece, ampara, consola. Ele te fará andar sobre as alturas, alegrará o teu coração e te levará à vitória.
Creia nisso. Tome posse das verdades do Senhor em sua vida e seja feliz!

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vont...