domingo, 21 de janeiro de 2018

O CONSELHO QUE RUTE NÃO RECEBEU

Resultado de imagem para O CONSELHO QUE RUTE NÃO RECEBEU

Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada. Rute 1.15
  

Noemi usou de persuasão para provar Rute e Orfa, suas noras, que presenciaram a tragédia ocorrida em sua vida: a morte de seus dois filhos e de seu esposo. Eles haviam deixado a casa de Pão para peregrinar em Moabe. A família não esperou o tempo que Deus visitaria Israel, dando-lhe boas colheitas, e saiu em busca de melhores condições, mas Noemi voltou sem nada (Rt 1.21).

Noemi aconselhou as noras a retornarem para a casa de seus pais e se casarem de novo. Ao aceitar essa recomendação, Orfa desprezou o plano divino. Ela pensava apenas nas coisas do mundo. No entanto, estar com Deus é melhor do que o mais bonito e comentado casamento. Ao voltar, Orfa deu as costas para o que o Altíssimo tinha preparado para ela. Com isso, submergiu-se na normalidade do cotidiano e nunca mais se ouviu falar de seu nome.

Ao ver que Orfa regressara, mas Rute não, Noemi pressionou a nora para que ela também fosse embora. Entretanto, ao mencionar que ela deveria tornar aos seus antigos deuses, Rute pediu à sogra que não a instasse a deixá-la, pois a sua decisão era mais profunda do que aqueles argumentos fracos e sem significados. Ela havia adotado o Senhor como o seu Deus e não arredaria o pé desse ato.

Ambas as noras enfrentaram duas provas. Na segunda, Orfa escolheu retroceder, porém Rute permaneceu, passando, assim, ao terceiro desafio. Agora, ao ouvir que deveria voltar aos seus deuses, sentiu como um fogo em seu coração e declarou que jamais faria isso. Por certo, Deus também nos coloca à prova, para mostrarmos se estamos firmes no Evangelho ou se apenas desejamos ser curados ou livres das opressões.

A Bíblia não relata que Rute negou a proposta da sogra com voz de choro. Ao contrário, ficou firme: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16). Como ela estava convicta, Noemi deixou de falar sobre isso. É importante mostrar a Deus, ao diabo e ao mundo quem você é em Jesus.

Rute passou por grandes provações, mas a bênção que ela receberia seria proporcional. Fique atento e não caia nas tentações, pois, no final, você será galardoado pelo Senhor. Não se venda por nenhum argumento, ainda que ele tenha saído da boca de quem é de Deus, porque você colherá o que plantou. Quem conhecer a Verdade e não a cumprir prestará conta dessa sua ação.

Os genuínos servos de Deus são conhecidos pelo modo de viver e se comportar diante das tentações. Os salvos se interessam por conhecer o Senhor e segui-Lo. Eles enfrentarão até a morte, se for preciso. Sabemos o que nos aguarda no futuro, por isso jamais negaremos Aquele que nos resgatou da nossa vã maneira de ser. Aleluia!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Romanos 12:10 NTLH