sábado, 13 de janeiro de 2018

NO BATISMO DE JOÃO

Resultado de imagem para Em que sois batizados, E eles disseram: No batismo de João.


 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.Atos 19.3
  

O ministério de João Batista tinha o propósito de abrir o caminho, para que Jesus trouxesse a revelação do que Deus estava fazendo desde então no mundo. Com a vinda do Salvador, acabou a separação entre o Altíssimo e o homem. Hoje, quem cumprir as ordenanças do Senhor torna-se amigo dEle. Para muitos, se alguém afirmar ser amigo de Jesus pode parecer presunção, mas foi Ele mesmo Quem declarou isso; portanto, somos Seus amigos (Jo 15.14,15).

Para ser batizado no batismo de João, era preciso cumprir os requisitos da justiça de Deus para aqueles dias. Porém, depois que o Mestre passou a pregar, tornou-se necessário o batismo em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Após ter ressuscitado, Cristo condicionou a salvação ao processo do novo nascimento (Jo 3.3) e disse que quem cresse e fosse batizado seria salvo (Mc 16.16). Por que mudar?

Paira uma dúvida a respeito de como os novos convertidos devem ser batizados. Ora, por deixarem de meditar nas Escrituras, muitos afirmam ser válido apenas o batismo em Nome de Jesus. Quando Pedro e, depois, Paulo orientaram as pessoas a se batizarem em Nome de Cristo, eles se referiram ao entendimento dado pelo Mestre; não estavam mudando a fórmula do Senhor (Mt 28.19).

Há um grande erro na polêmica sustentada por um grupo de cristãos, o qual ensina que o batismo deve ser feito somente em Nome de Jesus. Nem Pedro nem Paulo disseram isso. Sem dúvida, eles respeitavam a ordem de Cristo para usarem o Nome dos membros da santíssima Trindade. Eles pregavam as Boas-Novas, expulsavam demônios e curavam enfermos usando esse Nome.

Paulo declarou que o batismo de João ocorria porque as pessoas creram no que o profeta dissera. No entanto, tendo aceitado o Evangelho, elas deveriam se batizar em Nome de Jesus  sob a ordem do Senhor. Ora, Pedro e Paulo não seriam ousados para mudar o mandado do Mestre. Eu batizo os novos convertidos em Nome de Jesus, mas faço como Cristo ordenou: em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Eu não seria louco a fazer diferente. Você seria?

Antes de batizar nas águas qualquer pessoa, eu lhe ensino o real significado desse ato, levando-a a conhecer as seis bênçãos recebidas: o sepultamento do velho homem (Cl 2.12), a remissão de pecados (At 2.38), o despojamento do corpo da carne (Cl 2.11) e do corpo do pecado (Rm 6.6), a circuncisão do coração (Rm 2.29) e o sair das águas para andar em novidade de vida (Rm 6.4). O batismo é mais que a porta de entrada na igreja; é um ato que proporciona dádivas.

Paulo ordenou que os discípulos fossem batizados com o entendimento dado por Jesus em relação a isso. Depois de batizá-los, levou-os a serem revestidos pelo Espírito Santo. Então, ao receberem a unção do Alto, tiveram a experiência do novo nascimento completa. Assim, estavam aptos para ver o Reino dos Céus, entrar nele e cumprir a obra como deveriam.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 5:1...