quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pão Diário 21/02/2013



Decepcionados 

Poucas alegrias superam a do soldado em família após um longo tempo numa zona de combate. Poucas frustrações suplantam a desilusão quanto esta esperança é adiada. Imagine a severa decepção de um batalhão que recebeu  ordens para permanecer numa zona de guerra por um período adicional de três meses - menos de 48 horas antes de voltar para a casa !
A história Jacó está cheia de decepções. Apaixonado por Raquel, a filha do patrão, Jacó concordou em trabalhar por sete anos pelo direito de casar-se com ela. Porém, após cumprir a sua parte no acordo, ele foi surpreendido em sua noiva de núpcias. Pela manhã, descobriu que havia dormido com Lia, a irmã de Raquel, que não era tão bonita quanto ela ! ( Gênesis 29:22-25 ). Desiludido - na verdade, furioso - Jacó concordou trabalhar mais sete anos por Raquel.
E a decepção de Lia ? O pai apelara para a deslealdade para casá-lo com um homem que não a amava. E não se esqueça da desilusão de Raquel. Durante anos ela tinha esperado que o noivo terminasse o seu trabalho para casar-se com ela.
Decepções fazem parte da sua vida. As mudanças de planos nos causam decepções. As pessoas nos decepcionam. Se formos honestos, podemos até admitir que, às vezes Deus nos decepciona.
O Salmo 37 tem uma promessa: "Que a sua felicidade esteja no Senhor ! Ele lhe dará o que o seu coração deseja" ( v.4 ). Então por que tantas pessoas vivem desiludidas ? O versículo está fora do contexto, leia o salmo todo. O salmista teve uma visão antecipada de como os ímpios serão punidos com justiça no devido tempo. Ele aconselhou: "Obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida..." ( v.34 ).
Para Jacó, Raquel e Lia, o resultado foi a nação israelita. Através do filho de Lia, Judá, Deus abençoou o mundo com Jesus, o Messias - aquele que jamais nos decepcionará. - Tim Gustafson

Leia: "Gênesis 29:14-30" Ponham a sua esperança no Senhor e obedeçam aos seus mandamentos. Ele lhes dará a honra de possuírem a Terra Prometida, e vocês verão os maus serem destruídos ( Salmo 37:34 )

Examine: ...Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança ( Provérbios 23:17-18 )

Considere: Qual a causa da sua decepção ? Você permite que ela o impeça de confiar em Deus ? Você tem medo de ser honesto com Deus a respeito da sua desilusão ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...