quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Pão Diário - 13/02/2013



Surpresa de Sísera

Participar de jogos de perguntas e respostas é popular no facebook. Os testes variam de "Que personagem da Disney você é?" a "Que personagem bíblico você é?" Fico imaginando qual seria a reação de alguém, se o teste a revelasse à semelhança de Jael.
Quem é Jael ? Ela é a mulher que cravou a estaca da tenda na cabeça de um general do exército. Embora a ética desta atitude seja discutível, uma canção no capítulo seguinte do livro de Juízes celebra o seu feito ( Juízes 5:24 ).
Para entender o porquê, olhemos o contexto histórico. Durante anos, Jabim, rei de Canaã, oprimia Israel. Sísera, o general do rei, era seu instrumento de subjugação. Ele tinha 900 carros de ferro ( Juízes 4:3 ), o que era considerado um armamento pesado. Nenhum observador imparcial esperaria que Israel venceria a batalha na luta contra Sísera, no Monte Tabor. No entanto, Deus prometeu vitória a Israel. Quando o exército de Sísera se envolveu em grande confusão, à medida que o poder de Deus se revelava através das forças israelitas, o general cananeu fugia a pé.
Sísera correu à tenda de um aliado, Héber, o queneu, cuja esposa se chamava Jael. Com certeza, naquele momento, Sísera não podia imaginar que Jael cravaria uma estaca um sua cabeça. Mas foi exatamente o que aconteceu ! 
Deus escolheu usar uma mulher não-israelita, sem qualquer aparato sofisticado, para salvar o Seu povo de um poderoso inimigo. Ele pode nos usar também, independente dos nossos defeitos óbvios.
Em seu livro A Woman God Can Lead ( Uma Mulher qie Deus Pode Orientar ), Alice Matthews escreve: " É uma  escolha nossa se cumpriremos plenamente ou não nosso chamado, usando tudo o que Deus nos deu para Sua glória... Permitamos que Ele confunda os poderosos nos usando em todas as nossas fraquezas. Ele é quem edifica e destrói. " - Poh Fang Chia

Leia: " Juízes 4 "
A mais feliz das mulheres é Jael, a mulher de Héber, o queneu. Ela é a mais feliz das mulheres que vivem em barracas ( Juízes 5:24 )

Examine: Porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós ( 2 Coríntios 4:7 ).

Considere: Como você enxerga as suas qualidades e os seus defeitos ? O que Deus lhe deu ? Como você está usando tudo o que tem para a glória de Deus ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...