segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Pão Diário - 11/02/2013


Pastores e ladrões

Em setembro de 2008, um júri condenou Renato Mueller por roubo. Devido às múltiplas condenações, ele recebeu uma pena de seis anos de reclusão, com cinco anos de suspensão da condicional. Seu último crime aconteceu no meio da noite quando ele invadiu a casa de uma família, protegido pela escuridão, e tentou roubar 30 reais de um cofrinho de uma criança.
Não conheço a história de Renato, mas acho que a partir do momento que se chega ao ponto de surrupir cofrinhos de crianças, roubar se tornou um estilo de vida. Jesus falou de um ladrão cuja natureza é "roubar, matar e destruir" e estabelece o contraste entre este ladrão e Ele mesmo, que veio para nos dar "vida, a vida completa" ( João 10:10 ). Jesus usou esta metáfora como forma de demonstrar a diferença entre Ele e todos os falsos mestres ou as falsas verdades. Jesus afirmou: "...eu sou a porta por onde as ovelhas passam" ( v.7 ). Entretanto, "todos os que vieram antes de mim são ladrões e bandidos [...]" ( v.8 ). Numa sociedade agrária onde quase todo mundo tinha alguém na família que sobrevivia da criação de ovelhas, Jesus apresentou uma imagem de impacto imediato.
Muitas vezes, quando os pastores levavam suas ovelhas para melhores pastagens, passavam a noite num lugar onde havia um muro de pedra ( ou uma cerca viva ) para proteger as ovelhas. O pastor dormia na porta. O corpo dele se tornava o portão que protegia criaturas lanosas e afastava os lobos.
" O bom pastor ", declarou a Jesus,  " dá a vida pelas ovelhas " ( v.11 ). Por outro lado, " ... o lobo ataca e espalha as ovelhas " ( v.12 ).
No contexto de João, está claro quem é o herói e protagonista. Jesus é o Pastor que dá vida. O ladrão voraz e destruidor é um falso mestre guiado por Satanás. A quem vamos dar ouvidos - ao ladrão ou ao Bom Pastor ?

Leia: " João 10:1-21 "
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem [...] pula o muro [ do lado curral ] é um ladrão e um bandido ( v.1 ).

Examine: ... [ O Diabo ] é mentiroso e é o pai de todas as mentiras ( João 8:44 ).

Considere: Em que áreas da sua vida você nota os sinais da obra do " ladrão " ? Onde você vê dicas sobre a verdade e bondade do Bom Pastor ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...