segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pão diário - 25/02/2012


O mal da inércia

O museu do Holocausto em Washington,  EUA, é uma dura lembrança de quando os seres humanos podem ser cruéis. Fiquei chocado com o corredor dos sapatos que foram usados por judeus condenados; a história da eliminação metódica de inocentes no gueto judeu de Cracóvia; e a terrível morte de prisioneiros nos campos de concentração.
Entretanto,  o mais de primeiro foi reconhecer que os soldados nazistas pareciam normais. Pior, se pareciam comigo. Meus antepassados eram menonitas suíço-germânicos, portanto minha aparência era semelhante aos soldados nas fotos. Eles poderiam ter sido meus professores de Escola Dominical ! Como pessoas tão normais foram capazes de se envolver em tamanha crueldade ? De algum modo, simplesmente aceitaram.
Geralmente é assim que as grandes atrocidades são cometidas. Pilatos não estava  procurando por desgraças quando lhe entregaram Jesus ( Marcos 15:1 ). Ele não percebia quem era Jesus e não se importava com isso. Queria somente livrar-se do problema. Pilatos fez uma tentativa apelando para o que era correto. Convidou Jesus a refutar as acusações e perguntou à multidão se devia libertá-lo, como era tradição na Páscoa. Porém os líderes judeus inflamaram a multidão e exigiram a libertação de Barrabás e a crucificação de Jesus. Pilatos fez uma última tentativa, perguntou a multidão: "Que crime ele cometeu ?" E eles "...gritaram ainda mais alto: - Crucifica ! Crucifica !" ( v.14 ), Pilatos lavou as mãos quanto ao assunto ( Mateus 27:24 ).
Era mais fácil ceder ao apelo do momento que buscar justiça para Jesus. Pilatos simplesmente se acomodou e com isso crucificou o Filho de Deus.
Hoje Jesus é representado pelos pobres e necessitados que são confiados aos nossos cuidados ( Mateus 25:31-46 ). Vamos ajudá-los ou nos acomodar e ignorar ? - Mike Wittmer

Leia: " Marcos 15:1-15 "
...Eles amarraram Jesus, e o levaram, e entregaram a Pilatos ( v.1 ).

Examine: Provérbios 3:27 ; Tiago 2:15-17 ; 1 João 3:17

Considere: Como estabelecer o equilíbrio entre a justiça e misericórdia ? Devemos ajudar a todos os necessitados, ou somente os que não são culpados pelo que sofrem ?

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...