segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A opção de sorrir...


s2

Era um dia quente de verão naquela cidade do interior do sul do Brasil. Mas apesar do calor a vida deveria seguir seu curso, normalmente. O jovem trabalhador acordou cedo, como de costume, e enfrentou a alta temperatura com esforço e coragem.
Trabalhou o dia todo, atendeu pessoas, suou muito, e, ao final da tarde estava exausto. Gostaria de ir para casa, tomar um banho, descansar, mas ainda teria que enfrentar uma sala de aula, sem ar condicionado!
Insatisfeito e revoltado pensou: “Sou um infeliz!”. Mas o que fazer? Era preciso ir para a Universidade, a responsabilidade o chamava. Pegou a pasta com os materiais de estudo, e lá se foi…
Caminhava pelas ruas e sentia mais e mais o desconforto do calor, a roupa úmida de suor, o pó que parecia grudar na pele… Ele se sentia ainda mais infeliz e pensava: “Oh vida dura! Tanto esforço é sofrimento demais… “.
“Ah se eu tivesse um carro para não ter que enfrentar esse calor infernal do asfalto!”… Subia a ladeira, cabisbaixo, irritado,quando escutou, ao longe, uma melodia que alguém assoviava, com musicalidade e alegria. Olhou para trás, mas não avistou ninguém. Intrigado com o assovio que se tornava mais próximo a cada passo, percebeu que à sua frente algo se movia lentamente.
Apressou o passo e foi se aproximando de um homem que se arrastava, ladeira acima, com o auxílio das mãos. Ele não tinha pernas, e uma lona de borracha envolta no que restara de suas coxas eram seus sapatos. No entanto, ele assoviava, admirava a paisagem, agradecia a Deus pela vida…
O jovem, então, diante daquela cena, sentiu-se profundamente constrangido. Olhando a situação daquele homem que se movia com tanta dificuldade mas expressava sua alegria assoviando, ele ergueu a cabeça e seguiu o seu caminho com outra disposição e ânimo.

Pense nisso…
O sofrimento tem a dimensão que nós lhe damos. Muitas vezes, mergulhamos de tal forma nos próprios problemas que não percebemos que eles são pequenos demais para nos tirar a disposição e a alegria de viver.
Em Lucas 12:22-31 Jesus nos diz: “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. 
Muitas vezes estamos tão preocupados com as situações que não percebemos as bênçãos diárias. Estamos tão preocupados com as dívidas e contas para pagar, nos preocupamos tanto com os filhos, com a fofoca, com a doença, com os inimigos, que deixamos de viver, de saborear os momentos que não voltarão mais…
Muitas pessoas quando leem esse trecho do novo testamento imaginam que Jesus está simplesmente fazendo uma bela ilustração. Não conseguem enxergar que naquela época Jesus já falava de stress e ansiedade. Naquela época Jesus já nos mostrava que as preocupações podem nos levar à doenças físicas e à morte espiritual.

Quando nos concentramos nos problemas e adversidades deixamos de viver e aos poucos minamos as nossas forças. A própria ciência comprova o quanto a ansiedade, a amargura e as preocupações afetam nosso organismo, diminui a nossa defesa imunológica. Diariamente nós fechamos os olhos ao encanto da vida, aos milagres que Deus amorosamente nos oferece e matamos em nós o que há de melhor…
Quando Jesus diz que devemos buscar antes o Reino de Deus significa que devemos aproveitar diariamente o que o Senhor nos dá de melhor. Significa que devemos cuidar de nosso corpo e de nossa alma com zelo e alegria. Significa que devemos sorrir, amar, perdoar, brincar, independente dos obstáculos e dificuldades que forçosamente a vida nos oferece.
Buscar antes o Reino de Deus é cuidar de nossa saúde física e espiritual com o zelo que Deus quer que tenhamos.

Pense nisso…
Quando as dificuldades apertarem, quando os obstáculos crescerem à sua frente, quando a situação parecer ser insuportável, lembre-se dos Lírios do Campo e das aves do céu. Assovie, cante, sorria com a certeza de que o Pai está no controle. Busque enxergar o valor dos pequenos detalhes, dos momentos simples e milagrosos que vivemos a cada dia. Deixe o pesar e a murmuração de lado, viva plenamente cada momento, sorria para a vida e seja feliz!


Por Deyse Melo

Versículo do Dia

  Versículo do Dia Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como ...