domingo, 20 de abril de 2025

A SAÍDA DO REI ASA

 





E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 2 Crônicas 14.11
  

A prosperidade que Judá experimentou nos dez primeiros anos do governo de Asa fez o coração dele se exaltar. Com isso, o rei afastou a proteção divina que trazia paz ao reino. Ele desejou levantar muralhas em volta de Jerusalém, para ser como as nações que não tinham o conhecimento do Senhor. Além disso, formou um exército grandioso com 580 mil homens, mas logo se viu atacado por Zerá, o etíope.

Ao ver aquela multidão, vinda de longe com o propósito de destruí-lo, Asa percebeu que só havia um caminho: clamar ao seu Deus. Ainda bem que o Altíssimo não o havia deixado e, então, atendeu-o. Em seu pedido de ajuda, o rei confessou: SENHOR, nada para ti é ajudar, como havia feito durante todos aqueles anos. Por que o rei Asa enfrentava aquele problema naquele momento? Pelo fato de ter deixado o Onipotente e confiado nas próprias forças.

Asa disse a Deus que Ele poderia ajudar tanto o poderoso como o de nenhuma força. Assim, ele confessou o seu erro, pois seus mais de 500 mil homens não eram páreo para aquele imenso exército que estava contra ele. Ele foi ajudado, como acontece com muitos que deixaram o Senhor e, em um momento de perigo, gritaram por socorro. A resposta à sua petição não representava a aprovação dos seus maus e pessoais atos.  

Em sua angústia, ele pediu auxílio, porque, como disse, o Senhor era o Deus deles. Por que deixou o Manancial de Águas Vivas e foi cavar cisternas rotas? Sem dúvida, muitos estão fazendo isso. Porém, sem dúvida, por amá-los, o Altíssimo os livrará, se eles O buscarem, e, depois, enviará um profeta. Assim Ele fez naquele dia, quando mandou Azarias, o qual, cheio do Espírito, transmitiu o recado que fez Asa purificar o reino.

Em oração, o rei confessou que confiava em Deus e em Seu Nome, e estava ali para enfrentar seus agressores. Embora isso fosse uma meia-verdade, o Senhor deu-lhes a vitória. Quando Azarias disse que Deus estaria com eles, enquanto estivessem com Ele, o rei fez uma reforma de fé no seu país e tomou uma posição radical: quem não buscasse o Todo-Poderoso, morreria por esse pecado. Esse avivamento durou muito tempo! 

Qualquer cristão que não se emendar, mas agir como os ímpios, verá que a sua atitude impedirá o Senhor de protegê-lo. Então, quando menos esperar, o inimigo avançará contra ele e o fará prisioneiro de si mesmo. O rei de Judá morreu dessa maneira. Anos depois, ficou doente dos pés e nem se lembrou do pacto que fizera com todos os habitantes de Judá: de servir somente a Deus. Pobre Asa!  

O que existe em seu coração? Antes de tomar qualquer decisão, veja o que há em seu interior. Isso determinará se o Altíssimo irá guardá-lo ou não.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

    Versículo do dia Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos se...