segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.

Escudo + A Ele a Glória \ Higor Rosa (Ao vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 01/11/2022 - Perseverando

 

Perseverando

…para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos… —Filipenses 3:10

Em uma conferência cristã para homens, conversei por muito tempo com um amigo que me encorajou e me orientou por muitos anos. Com ele, estavam dois jovens chineses, novos na fé e profundamente gratos pela amizade fiel e ajuda espiritual deste homem. Meu amigo Clóvis, chegando aos 80 anos, irradiava entusiasmo ao dizer: “Nunca estive tão empolgado por conhecer e amar a Cristo como agora.”
A carta de Paulo aos filipenses revela um coração e um propósito que nunca diminuiu com o tempo: “…para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte” (Filipenses 3:10). Da raiz do relacionamento de Paulo com Jesus veio o fruto de seu fervor constante para que outros fossem guiados à fé em Cristo. Paulo se alegrava em compartilhar o evangelho e se encorajava ao ver outros se tornarem mais ousados por causa da vida dele (Filipenses 1:12-14).
Se o nosso objetivo é simplesmente servir ao Senhor, podemos acabar fatigados em algum ponto da caminhada. Mas se o nosso propósito, como o de Paulo, Clóvis e muitos outros, é conhecer a Cristo e amá-lo, descobriremos que Ele nos dará força para torná-lo conhecido aos outros. Perseveremos com alegria na força que Deus dá!
— David C. McCasland


Leia: Filipenses 1:12-18; 3:8-11

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 21-22;João 14

Considere: Aprenda com Cristo e em seguida torne-o conhecido.

JACÓ OUVE A VOZ DE DEUS

 




E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 46.2
  

José, o filho de Jacó, que se tornou primeiro-ministro do Egito, explicou a Faraó que, quando Deus fala duas vezes, é porque Ele tem pressa em realizar algo (Gn 41.32). Agora, era seu pai quem ouvia o Senhor falar o seu nome duas vezes, por isso ele deveria se aprontar, porque o plano divino não podia esperar. Quantas vezes, o Altíssimo terá de falar com você para que dê atenção a Ele? Há muitos que não ouvem mais a voz de Deus.

Jacó tinha visto a glória divina em Betel, quando fugia do seu irmão Esaú. Então, fez uma Aliança com o Senhor, a qual, aparentemente, não estava sendo cumprida, porque ele soubera que José havia sido devorado por uma besta-fera. Porém, teve seu espírito revigorado ao tomar conhecimento de que o filho vivia. As promessas de Deus ao homem jamais falham nem nunca falharão!

Na casa de Labão, seu sogro, ele teve muitas experiências com Deus que foram de muitíssima utilidade para ele naqueles dias e pelo resto da sua vida. Por dez vezes, Labão quis atrapalhar o plano divino da salvação, segurando Jacó em sua casa, pois, quando o genro começava a prosperar, ele mudava o seu salário. No entanto, Jacó orava a Deus, e o Senhor lhe mostrava como fazer as ovelhas nascerem malhadas ou não. Assim, ele foi sendo fortalecido.

Ao entender que o Pai o está chamando para fazer algo, apresente-se. Jamais descarte nenhuma das visões que o Senhor lhe dá sobre a obra dEle. Quando chegar o dia para você executar algo importante para Ele, não se desespere; com alegria e fé, assuma tal desafio. A seguir, tome a posição mais firme da sua vida. Aprender com o Mestre é muito bom.

Nos dias atuais, temos lindas oportunidades para sermos reconhecidos como parceiros do Altíssimo, o que, sem dúvida, colocará o nosso nome nos canais da eternidade. A ciência tem se multiplicado, as pessoas estão abertas a aprender novas coisas e, com isso, podemos levar até elas o Evangelho, que, de fato, é a resposta para todas as necessidades. Mas, atenção: não podemos deixar o inimigo nos levar para o pecado e, assim, sermos desclassificados.

A glória da última casa será maior do que a da primeira (Ag 2.9); por isso, obedeça sempre ao Senhor para realizar algo. Isso fará de você alguém muito especial para Ele e, por toda a eternidade. Esforce-se para ser grande na presença do Altíssimo e, então, quando vier a consumação dos séculos, receberá das mãos dEle a devida recompensa pela sua participação.

O que aconteceu a Jacó e a José, bem como a todos os personagens do Antigo Testamento, foi parte do plano da salvação, que nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino de Jesus. O que nos tem acontecido são partes das aflições do Senhor. Ele está nos preparando para coisas que ainda estão por vir. Sem dúvida, quando chegarem, estaremos prontos para elas e, com isso, a obra será feita como Ele quer.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 30 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Cassiane e Aline Barros - Hino da Vitória - Ao Vivo (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 31/10/2022 - Palavras sábias


 
Palavras sábias

As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor. —Eclesiastes 12:11

Agora em meus 60 anos, relembro dos sábios líderes espirituais que me impactaram positivamente. No seminário, Deus usou meu professor de Antigo Testamento para dar vida à Palavra. Meu professor de grego era implacável em aplicar critérios elevados para encorajar meu estudo do Novo Testamento. Em meu primeiro ministério pastoral, o pastor sênior me ajudou a criar ministérios necessários para ajudar outros a crescerem em sua vida espiritual. Cada um destes professores me encorajou de maneiras diferentes.

O rei Salomão observou sabiamente algumas maneiras que os líderes espirituais podem nos ajudar a crescer: “As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor” (Eclesiastes 12:11). Alguns professores nos estimulam, outros edificam sólidas estruturas espirituais em nossas vidas. E outros ainda, como pastores cuidadosos, estão próximos com um ouvido atento quando sofremos.
O Bom Pastor concedeu uma variedade de dons aos líderes: exortação, crescimento e pastoreio. Sejamos líderes ou aprendizes, Ele deseja que mantenhamos corações humildes e o amor pelos outros. Que privilégio sermos guiados e usados por nosso Pastor para encorajar outros em sua caminhada com Ele.
— Dennis Fisher


Leia: Eclesiastes 12:6-14 


Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 19-20;João 13:21-38


Considere: Que as nossas palavras reflitam o coração e a sabedoria de Deus.

EU SOU DEUS, O DEUS DE TEU PAI

 

Resultado de imagem para porque eu te farei ali uma grande nação

 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.   Gênesis 46.3
  

Ao Se apresentar a Jacó, o Senhor revelou a Sua verdadeira natureza – Deus, Aquele que é Todo-Poderoso, ilimitado e, ao mesmo tempo, santo e misericordioso. O Altíssimo não nos trata consoante as nossas fraquezas (Sl 103.10), mas segundo o Seu amor e poder. Devemos conhecê-Lo dessa maneira, e não apenas recebendo informações a respeito dEle. Veja que Ele é tudo de que precisamos para sermos bem-sucedidos.

Isaque nasceu por uma obra especial do Senhor. Não somente porque era filho de um casal de idosos (Gn 21.1,2), mas também porque Deus desejava que o Salvador do mundo descendesse de Abraão. Você veio de modo semelhante, pois, se não fosse o cuidado de Deus nos detalhes em que ocorreu a sua concepção e gestação, você não estaria aqui. Não é preciso saber o que Ele tinha em mente ao permitir a sua existência; é necessário apenas acreditar nEle.

Não somos produto do acaso, temos algo importante a cumprir na obra celestial. Fomos incluídos na Aliança realizada pelo Senhor no sangue de Jesus. Portanto, não se menospreze, porque você faz parte do plano divino e tem sobre si a eleição feita pelo Soberano. Agora, que sabe que recebeu de Deus o Espírito dEle e faz parte do Corpo de Cristo, abandone o pecado e se deixe guiar pelo Espírito Santo.

Após operar a concepção de Isaque, o Senhor fez alianças com ele. Sabendo disso, Jacó foi ao mesmo lugar em que seu pai encontrou o Criador e, ali, sacrificou. Ao abrir seu coração, Deus lhe deu visões, mostrando que o fortaleceria e o levaria ao Egito. Apesar de idoso, ele assumiu uma viagem cansativa e se mudou para a nova terra, pois isso fazia parte do propósito divino para a sua vida. Não veja nenhum impedimento em você, mas, alegremente, cumpra a determinação de Deus.

A ordem era descer ao Egito sem temer, pois o plano do Senhor incluía a estada e, consequente, a morte de Jacó naquela nação. O servo de Deus receava chegar àquele país, pois fora ali que seu avô quase perdeu a esposa e, tempos depois, por causa de uma grande fome na terra, o Altíssimo proibiu que Isaque descesse para lá. No entanto, ao consultar o Senhor, Jacó recebeu a ordem de marchar para a terra de Faraó.

Ao todo, eram 66 almas, fora as mulheres de seus filhos. Depois, ao retornarem para Canaã, eram mais de 3 milhões de pessoas. O importante é que o Salvador nasceria daquela família. Apenas o Senhor sabe o que planejou para a sua semente; porém, é preciso ser forte a fim de não se submeter às tentações, pois, certamente, o diabo fará de tudo para tirá-lo da salvação eterna. Mantenha o seu foco na Palavra de Deus para o seu próprio bem.

O plano de redenção do homem ainda não se completou; sendo assim, não desanime nem se iluda com alguma oportunidade de enriquecimento ilícito ou outro pecado. Compreenda a sua salvação, crendo que o Pai não errou ao chamar você.

Em Cristo, com amor,

sábado, 29 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.

2 Coríntios 1:20

TÁ CHORANDO POR QUÊ? | Jeyzer Maia (Cover) Preto no Branco


 

PÃO DIÁRIO - 30/10/2022 - Mostrar e contar

 



Mostrar e contar

Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. —João 13:15

Se você fizesse um curso de redação ou fosse a uma conferência de escritores, provavelmente ouviria: “Não conte, mostre.” Em outras palavras, “mostre” aos seus leitores o que está acontecendo, não apenas lhes conte. Não conte aos leitores o que você fez; descreva enquanto o faz.
Uma das razões por nossa tendência ser contar ao invés de mostrar é por ser mais rápido e fácil. Mostrar como se faz algo exige tempo e esforço. Ao ensinar, é mais fácil dizer aos estudantes o que está errado do que mostrar-lhes como fazer da maneira correta. Este último, no entanto, é mais eficaz.
Por milhares de anos, o povo judeu teve apenas a lei dizendo-lhes o que fazer e não fazer. Mas Jesus Cristo veio e lhes mostrou como viver a vida sobre a qual Deus lhes falara o tempo todo. Jesus não disse simplesmente: “Sejam humildes”; Ele “…a si mesmo se humilhou…” (Filipenses 2:8). Ele não disse simplesmente: “Perdoe os outros”; Ele nos perdoou (Colossenses 3:13). Ele não disse apenas: “Ame a Deus e o seu próximo”; Ele demonstrou amor por Suas ações (João 15:12).
O exemplo perfeito do amor de Cristo demonstra o imenso o amor de Deus por nós e como devemos demonstrar Seu amor aos outros.
— Julie Ackerman Link

Leia: João 13:5-17 

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 17-18;João 13:1-20

Considere: O amor é a vontade de Deus em ação.

ATITUDES CORRETAS

 

ATITUDES CORRETAS

Resultado de imagem para ATITUDES CORRETAS

Assim eu sou como homem que não ouve, e em cuja boca não há reprovação. Salmo 38.14
  

Há fases na vida nas quais parece que amigos e companheiros, parentes e até pessoas a quem temos ajudado nos voltam as costas, e nós nos sentimos desamparados. Quando isso acontece, o melhor é não ficar reclamando da maldade deles, porque isso aumentará a nossa dor. Até é bom que, por serem maus, fiquem longe de nós, pois, se não podem ajudar, que não piorem o nosso sofrimento.

Jesus disse que o diabo veio para matar, por isso podemos estar certos de que ele sempre está armando ciladas contra nós. Agora, devemos vigiar e orar para não entrarmos nas arapucas preparadas contra nós. Ora, se estivermos em Cristo e Ele em nós, ao sentirmos que algo foi arquitetado para nos afligir, precisamos pedir a ajuda divina, usando os nossos direitos e anulando o plano maligno.

Os demônios, os quais são servos do diabo, por certo, dizem mentiras a nosso respeito àqueles que não temem a Deus. Muitas pessoas, apesar de nunca terem falado conosco, abrem a boca e falam mal de nós. Impulsionadas pelas forças das trevas, não medem esforços para nos atacar. No entanto, tão logo tomamos conhecimento das suas más ações, temos de abençoá-las e não levar aquilo em consideração.

As palavras delas são perniciosas e nos farão mal se dermos ouvidos ou retribuirmos na mesma medida. Os que se deixam levar pelos espíritos maléficos sempre estão imaginando o engano para nos prejudicar. Como já vimos, são alimentados pelo Inferno, que os usa. O segredo é ser como o surdo, para não ouvir, e o mudo, para não abrir a boca. Não se deixe enredar com nada maligno.

Doutrine-se a não responder a insultos, a fim de nunca participar de uma situação cuja origem é o inimigo. É melhor ser como aquele que não ouve e nunca deixar os seus lábios replicarem as más conversações. Então, usando a sua autoridade em Nome de Jesus, paralise a obra infernal. Entre em oração e fale tudo com o Senhor. Então, ao sentir-se na presença dEle, determine a anulação do mal e considere isso feito.

Após ter dado sua ordem, não dê mais a mínima atenção ao que o diabo lhe falar diretamente ou por intermédio de alguém, porque o que ele mais quer é tirar você da presença do Senhor e levá-lo para onde ele pode derrubá-lo. Você é de Deus e não deve sair dessa posição. Em tudo se porte como um vencedor! Então, você verá o quanto a sua posição em Cristo é superior a todos os planos e desejos do Inferno.

O cristão não deve ouvir o que não presta; porém, se ele escutar algum agravo e replicar contra quem o ofendeu, na sua boca se encontrará reprovação e, com isso, sofrerá os ataques do maligno. Quem está em Cristo nunca deve sair para enfrentar o demônio, mas continuar como cumpridor da obra no Senhor.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia  




Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel.

Jeremias 3:23

Anderson Freire e Midian Lima - Aguente, Guerreiro (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 29/10/2022 - Entediado



Entediado

…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. —João 10:10

Quando nossos filhos eram adolescentes, repetidas vezes tínhamos a seguinte discussão após o encontro de jovens da igreja; eu perguntava: “Como foi o grupo de jovens hoje?” E eles respondiam: “Entediante.” Após várias semanas com a mesma resposta, decidi descobrir o que estava acontecendo. Entrei furtivamente no ginásio onde a reunião acontecia e assisti. Vi os jovens participando, rindo, ouvindo — divertindo-se muito. Naquela noite, no caminho para casa, perguntei sobre a reunião e mais uma vez eles disseram: “Entediante.” Respondi: “Eu estava lá e assisti tudo. Vocês se divertiram muito!” Eles responderam, “Talvez não tenha sido tão ruim como de costume.”
Percebi que por trás da relutância em admitir que estavam gostando do grupo de jovens, havia aspectos como pressão do grupo e medo de não parecerem “legais”. Mas então imaginei, eu não teria um medo semelhante de me empolgar demais com as coisas espirituais?
Certamente, não há nada neste universo que seja mais digno de nosso entusiasmo do que quem Cristo é o que Ele fez por nós. Jesus disse: “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Isso é o oposto do tédio! Independentemente da idade, temos um dom concedido pelo Salvador o qual é digno de ser celebrado. Nossa salvação é algo pelo qual podemos nos empolgar!
— Bill Crowder


Leia: João 10:7-14 

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 15-16;João 12:27-50

Considere: Se você conhece Cristo, terá sempre um motivo para celebrar.

JACÓ OUVE A VOZ DE DEUS

 




E falou Deus a Israel em visões, de noite, e disse: Jacó! Jacó! E ele disse: Eis-me aqui. Gênesis 46.2
  

José, o filho de Jacó, que se tornou primeiro-ministro do Egito, explicou a Faraó que, quando Deus fala duas vezes, é porque Ele tem pressa em realizar algo (Gn 41.32). Agora, era seu pai quem ouvia o Senhor falar o seu nome duas vezes, por isso ele deveria se aprontar, porque o plano divino não podia esperar. Quantas vezes, o Altíssimo terá de falar com você para que dê atenção a Ele? Há muitos que não ouvem mais a voz de Deus.

Jacó tinha visto a glória divina em Betel, quando fugia do seu irmão Esaú. Então, fez uma Aliança com o Senhor, a qual, aparentemente, não estava sendo cumprida, porque ele soubera que José havia sido devorado por uma besta-fera. Porém, teve seu espírito revigorado ao tomar conhecimento de que o filho vivia. As promessas de Deus ao homem jamais falham nem nunca falharão!

Na casa de Labão, seu sogro, ele teve muitas experiências com Deus que foram de muitíssima utilidade para ele naqueles dias e pelo resto da sua vida. Por dez vezes, Labão quis atrapalhar o plano divino da salvação, segurando Jacó em sua casa, pois, quando o genro começava a prosperar, ele mudava o seu salário. No entanto, Jacó orava a Deus, e o Senhor lhe mostrava como fazer as ovelhas nascerem malhadas ou não. Assim, ele foi sendo fortalecido.

Ao entender que o Pai o está chamando para fazer algo, apresente-se. Jamais descarte nenhuma das visões que o Senhor lhe dá sobre a obra dEle. Quando chegar o dia para você executar algo importante para Ele, não se desespere; com alegria e fé, assuma tal desafio. A seguir, tome a posição mais firme da sua vida. Aprender com o Mestre é muito bom.

Nos dias atuais, temos lindas oportunidades para sermos reconhecidos como parceiros do Altíssimo, o que, sem dúvida, colocará o nosso nome nos canais da eternidade. A ciência tem se multiplicado, as pessoas estão abertas a aprender novas coisas e, com isso, podemos levar até elas o Evangelho, que, de fato, é a resposta para todas as necessidades. Mas, atenção: não podemos deixar o inimigo nos levar para o pecado e, assim, sermos desclassificados.

A glória da última casa será maior do que a da primeira (Ag 2.9); por isso, obedeça sempre ao Senhor para realizar algo. Isso fará de você alguém muito especial para Ele e, por toda a eternidade. Esforce-se para ser grande na presença do Altíssimo e, então, quando vier a consumação dos séculos, receberá das mãos dEle a devida recompensa pela sua participação.

O que aconteceu a Jacó e a José, bem como a todos os personagens do Antigo Testamento, foi parte do plano da salvação, que nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino de Jesus. O que nos tem acontecido são partes das aflições do Senhor. Ele está nos preparando para coisas que ainda estão por vir. Sem dúvida, quando chegarem, estaremos prontos para elas e, com isso, a obra será feita como Ele quer.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia  




Então mandou à multidão que se assentasse no chão,
E, tomando os sete pães e os peixes, e dando graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, e os discípulos à multidão.

Mateus 15:35,36

Delino Marçal e Midian Lima - Você Não Imagina (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 28/10/2022 - A falha trágica

 


A falha trágica

…divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. —2 Crônicas 26:15


Em literatura, uma falha trágica é um traço de caráter que causa a queda do herói de uma história. Foi o caso de Uzias, coroado rei de Judá aos 16 anos. Durante muitos anos, ele buscou o Senhor; e, enquanto o fez, Deus lhe deu grande sucesso (2 Crônicas 26:4-5). Mas, as coisas mudaram quando “…divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte. Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína” (vv.15-16).
Uzias entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar (v.16), desafiando abertamente o mandamento de Deus. Talvez a soberba o tenha convencido de que as regras de Deus se aplicavam a todos, exceto a ele. Quando Uzias se enfureceu com os sacerdotes que lhe disseram ter errado, o Senhor o feriu com lepra (vv.18-20).
Na literatura e na vida, com frequência vemos uma pessoa de boa reputação decair da honra em desgraça e sofrimento. “Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor…” (v.21).
A única maneira de evitarmos que o néctar do louvor se torne o veneno da soberba é seguirmos o Senhor com um coração humilde.
— David C. McCasland


 Leia: 2 Crônicas 26:3-15

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 10-12;João 11:30-57

Considere: Como o crisol prova […], assim, o homem é provado pelos louvores que recebe. —Provérbios 27:21

TRILHANDO CAMINHOS IRREPREENSÍVEIS

 







Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR.Salmo 119.1
  

O maior capítulo da Bíblia começa chamando de bem-aventurada a pessoa que trilha caminhos retos, os quais estão bem explicados nos seus 176 versículos. Neles, Deus nos dá valiosos conselhos. Andar por eles é obedecer à lei do Senhor. Não há nada mais recompensador e bom a ser feito do que cumprir as direções que o Criador colocou em Sua Palavra. Sem dúvida, quem agir assim jamais tropeçará em algum obstáculo.

Toda vez que entender alguma parte da Palavra, esteja certo de que aquilo é o testemunho de Deus para a sua vida. Ao receber a explicação do que está escrito e assumi-la, você verá que foi Ele quem o levou a entender, pois, com a revelação, você pode se esquivar das mentiras do inimigo. Após ter o testemunho, termine a realização da obra que lhe foi anunciada, pois o Senhor está pronto para ajudá-lo.

Quem guarda os mandamentos descobre que está se santificando mais e mais, e andando nos caminhos de Deus, os quais são os que Ele utiliza para manter o Universo em ordem. O fato de você deixar de praticar a iniquidade já é de grande valia, porque, desse modo, tem acesso franqueado à presença do Senhor, e o maligno tem a porta fechada. É bom ou não andar com o Pai?

Ao ordenar os Seus mandamentos para que o homem os guardasse, o Altíssimo deu-lhe a capacidade para tal. Ela está como que dormindo em você, mas, quando você age sobre a Palavra de Deus, descobre que havia muito talento em sua vida. Somos completos para fazer a vontade divina e, se ainda houver alguma necessidade, é só pedir a Ele, que nos concederá mais liberalmente.

Tomara que você não tropece nos obstáculos criados pelo demônio e por você mesmo. Ora, a obra a ser feita, na verdade, já foi preparada para você andar nela; portanto, não seja tímido nem covarde, pois isso desagradaria tremendamente ao Senhor. Ele colocou tudo à sua disposição e, agora, é só crer e proceder como um capitão, chefiando as forças do bem – determinando a vitória.

Quem atenta para os preceitos de Deus consegue obedecer a eles e não fica confundido. É preciso continuar firme na caminhada, sem olhar para trás nem deixar o medo ou a timidez invadirem o seu coração. Então, você obterá retidão de coração, pois, ao aprender os juízos divinos, se tornará sábio. Como bom aluno da escola do Espírito Santo, não deixe de aprender tudo o que Ele lhe diz, pois isso lhe dará sucesso sempre.

A decisão é sua. Se observar, aprender e cumprir os mandamentos de Deus, descobrirá que Ele jamais o deixará só. Há vezes em que o Altíssimo nos deixa por pouco de tempo e, então, vendo o quanto vale a Sua presença e voltando-nos para Ele, nós O vemos de novo conosco. Estar com o Pai é muito melhor do que caminhar sozinho na vida.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

1 Pedro 2:9

Cassiane e Eyshila - Amigo Espírito Santo - Ao Vivo (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 27/10/2022 - Seguidores volúveis

 



Seguidores volúveis

…eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta. —João 12:15

Como a opinião pública pode mudar rápido! Quando Jesus entrou em Jerusalém para a festa da Páscoa, Ele foi aclamado por multidões que desejavam coroá-lo rei (João 12:13). Mas, ao fim da semana, as multidões exigiam que Ele fosse crucificado (19:15).
Reconheço pertencer a essas multidões volúveis. Amo aplaudir um time que está vencendo, mas o meu interesse esfria quando ele começa a perder. Amo fazer parte de um movimento local, novo e empolgante, mas quando essa energia se desloca para outra parte da cidade, estou pronta para deslocar-me. Amo seguir Jesus quando Ele está fazendo o impossível, mas saio de fininho quando Ele espera que eu faça algo difícil. É empolgante seguir Jesus quando o faço como parte da multidão “da onda”. É fácil confiar nele quando Ele derrota os espertos e os poderosos (Mateus 12:10; 22:15-46). Mas quando Ele começa a falar a respeito de sofrimento, sacrifício e morte, eu hesito.
Gosto de pensar que teria seguido Jesus até a cruz — mas, tenho minhas dúvidas. Afinal, se não me posiciono em favor dele em lugares onde isso é seguro, o que me faz pensar que o faria cercada por uma multidão dos Seus opositores?
Sou muito grata por Jesus ter morrido por seguidores inconstantes, assim podemos nos tornar seguidores fiéis.
— Julie Ackerman Link

Leia: João 12:12-19; 19:14-16 

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 13-14;João 12:1-26

Considere: Cristo merece seguidores em tempo integral.

ELES SE DEIXARAM TENTAR

 


Resultado de imagem para Jamais se irrite ou murmure contra os atos de Deus

Depois, toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acamparam em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.Êxodo 17.1
  

Jamais se irrite ou murmure contra os atos de Deus. Mesmo que Ele o dirija pelo deserto, isso será bom para você. Ele é o Mestre, e nós somos os discípulos. Sempre há um propósito no que Ele faz. No deserto, não há água, mas há a operação do Altíssimo, a qual é infinitamente melhor do que qualquer outra circunstância que julgamos boa e apropriada. O Senhor é Refúgio, Fortaleza e Socorro bem presente na tribulação.

Os israelitas não deveriam ter reclamado, pois, ao fazerem isso, entristeceram o coração de Deus. Como Pai, ao ver que alguma coisa ruim nos acontecerá, Ele nos guiará em outras situações menores, para que aprendamos a lição. Então, quando aquela ocorrer, Ele nos levará à vitória. Seja sempre um praticante da Palavra, não dando qualquer espaço para o diabo operar em sua vida.

Os filhos de Israel já tinham visto o Altíssimo operar maravilhosamente em favor deles, quando usou Moisés para enviar as dez pragas sobre o poderosíssimo e maior reino do mundo daqueles dias. Ao lançar a décima praga, a dos primogênitos que foram mortos, incluindo o filho mais velho de Faraó e de todos os comandantes do exército egípcio, Deus estava mostrando que é Soberano e faz o que Lhe apraz.

No entanto, os israelitas, em vez de meditarem no que o Senhor fazia por eles, desesperaram-se em Refidim pelo fato de não haver água ali (Nm 33.15) e ofenderam o Senhor. Ora, jamais se insurja contra os planos divinos, pois, sem dúvida, em qualquer situação que Ele colocá-lo há um maravilhoso plano para lhe levar à plena libertação. Se, em algum caso que lhe surgir, você não entender a ação divina, peça que Ele lhe explique.

Lembre-se de que não estamos falando de alguém como nós, mas do Ser supremo, grandiosíssimo e infalível em todas as Suas ações. Deus jamais conceberia algo que não fosse o melhor para nós. Se o Senhor levá-lo a um lugar perigoso, não tema, porque, ali, será mais seguro para você viver. Com certeza, Ele já tomou as providências para você desfrutar desse local.

O Todo-Poderoso tinha conhecimento de que ali não havia água? Ora, Ele sabe tudo a seu respeito, não só aquilo que é aparente, mas também o que é invisível aos olhos humanos. Portanto, se você crê nEle, confie. Quem cede ao inimigo percebe que tomou a pior decisão. O diabo é mentiroso, mau, nocivo e peçonhento; por isso, nunca dê crédito a ele. Já o Senhor é bom, puro e santo e não fará mal a ninguém.

Se os israelitas tivessem orado, Deus faria brotar diante das tendas deles uma fonte de água cristalina. Porém, como murmuraram e o tentaram, tiveram sede, algo que Ele não permitiria (Is 3.1).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Deveres de toda esposa e todo marido no casamento - PODCAST AMOFAMÍLIA


 

Versículo do dia

 Versículo do dia


Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

Romanos 15:13

Sophia Vitória e Samuel Miranda - Deus Sabe de Tudo (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 26/10/2022 - Acalma-te, emudece

 


Acalma-te, emudece

E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece!… —Marcos 4:39

Minha amiga Eloísa tem um jeito maravilhoso de ver a vida por perspectivas inteligentes. Certa vez, quando lhe perguntei: “Como você se sente hoje?”, esperava a resposta habitual “Bem”. Em vez disso, ela disse: “Tenho de acordá-lo!” Quando lhe perguntei o significado daquilo, ela, brincando, exclamou: “Você não conhece a sua Bíblia?!” — e então, explicou: “Quando os discípulos enfrentaram perigo, correram para acordar Jesus. Vou fazer o mesmo!”

O que fazemos quando estamos presos a uma situação preocupante sem termos para onde correr? Talvez, como os discípulos que enfrentavam uma tempestade que ameaçava as suas vidas, corremos para Jesus (Marcos 4:35-41). Às vezes, porém, podemos tentar nos livrar do problema procurando vingança, caluniando quem nos causou o problema, ou apenas encolhendo-nos medrosamente num canto enquanto afundamos em desespero.
Precisamos aprender com os discípulos que correram para Jesus como sua única esperança. Ele pode não nos livrar imediatamente, mas lembrar-se de que Ele está em nosso barco faz a diferença! Felizmente, Ele sempre está conosco nas tempestades da vida, dizendo coisas como “…Acalma-te, emudece…” (v.39). Então, procure-o em sua tempestade, deixe Jesus preenchê-lo com a paz que vem do reconhecimento de que Ele está perto.
— Joe Stowell


Leia: Marcos 4:35-41 


Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 7-9;João 11:1-29


Considere: Quando as tempestades da vida o ameaçarem, permita que Jesus seja a sua primeira opção.

O PODER DA BOA NOTÍCIA

 

O PODER DA BOA NOTÍCIA

Resultado de imagem para O PODER DA BOA NOTÍCIA VINDO DE DEUS

Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras de José que ele lhes falara, e vendo ele os carros que José enviara para levá-lo, reviveu o espírito de Jacó, seu pai.Gênesis 45.27
  

Desde que Jacó ouvira de seus filhos que José havia morrido, foi como se ele tivesse perdido um pedaço dele. Afinal, como podia o Deus que lhe prometeu estar com ele e livrá-lo de todos os males não ter guardado o seu filho? Na verdade, nem tudo o que ouvimos procede do Senhor, ainda que seja contado por pessoas que amamos e em quem confiamos. A Bíblia manda que nos guardemos até de quem nos é muito chegado, pois ele pode ter se dado ao diabo (Mt 16.13-23).

Sem dúvida, o coração daquele servo de Deus não aceitou a notícia da morte de José nem acreditou nela, pois, no fundo, ele sabia que o Deus de seu pai era fiel e já havia dado mostras de que era poderoso para guardar todo aquele que coloca nEle a sua confiança. Jamais perca a visão que Deus lhe deu de Si mesmo, pois, nela, você encontrará a fé e o poder necessários para vencer.

No entanto, depois, ao ouvir que José vivia, o coração de Jacó desmaiou (v. 26); a seguir, ficou como que fora de si, pois, de fato, o testemunho que invadia a sua alma era real. Ora, ele sempre considerou que, um dia, ouviria falar do seu amado José. O filho que tivera com Raquel, a mulher dos seus sonhos e por quem trabalhou durante 14 anos, não poderia ter sido tirado dele sequer por uma fera. Quem guarda o que tem jamais perde a coroa para quem quer que seja.

Após ouvir o relato a respeito de José, ele se encheu de certeza de que não era um impostor. A verdade é que o coração de quem confia no Senhor jamais se deixa enganar por qualquer afirmação, ainda que provas sejam mostradas. É preciso crescer no entendimento bíblico, enchendo-se de sabedoria e revelação. Afinal, o servo de Deus jamais é confundido ou envergonhado.

A fé no Altíssimo difere em muito da fé que as pessoas religiosas têm em seus deuses ou suas religiões. O que nos faz acreditar no Senhor é o testemunho que Ele dá ao nosso coração da Sua fidelidade à nossa chamada e sobre as operações que Ele tem feito em e por nós. Esse testemunho é constante, completo e solucionador de qualquer dúvida que ainda existe em nosso coração. A fé é a nossa vitória; por isso, jamais seremos derrotados.

O patriarca tomou a decisão de ir ver seu filho e, embora velho, ao ouvir a boa-nova, recobrou forças e partiu para encontrá-lo. Nenhum dos que Deus lhe dera poderia se perder; portanto, tendo recebido a confirmação de que José era a autoridade máxima da maior nação do mundo daqueles dias, ele queria louvar a Deus por lhe ter feito tão grande benefício. Para isso, nem a idade avançada o impediria de fazer a longa viagem.

Seja sensível ao Senhor, sirva a Ele plenamente e, então, você descobrirá que Ele nunca o desamparará, mas o guardará de todo mal e das más notícias. Afinal, Deus é fiel! A única maneira de ser feliz e se realizar na vida é colocar a fé em Jesus, o Salvador.

Em Cristo, com amor,

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Como lidar com a dor da traição


 

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Salva o teu povo, e abençoa a tua herança; e apascenta-os e exalta-os para sempre.

Diante do Trono, Central 3, fhop music - Venha a Mim (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 25/10/2022 - A glória de Deus

 


A glória de Deus

…os que se inclinam para o Espírito, [cogitam] das coisas do Espírito. —Romanos 8:5


Amo beisebol e sou fã desse esporte desde que era garotinho. Gosto, especialmente, de acompanhar o meu time. Mas, recentemente, o jogo fraco e as várias derrotas logo no início da temporada me frustraram tremendamente. Então, para meu próprio bem-estar, dei um tempo. Passei quatro dias evitando tudo que se relacionasse ao meu time favorito.
Durante esses quatro dias sem envolver-me com meu time, comecei a perceber como é difícil abrir mão das coisas às quais nos acostumamos. No entanto, há momentos em que Deus quer que façamos isso.
Por exemplo, podemos estar envolvidos numa atividade que se tornou absolutamente envolvente — e sabemos que seria melhor limitá-la (1 Coríntios 6:12). Ou podemos ter um hábito ou uma prática que sabemos que não agrada a Deus e percebemos que precisa ser abandonado porque o amamos e queremos que Ele seja glorificado por nosso intermédio (15:34).
Com a ajuda do Senhor, conseguimos parar o que interfere em nosso relacionamento com Ele. Deus nos deu a provisão do livramento (1 Coríntios 10:13) e o Espírito fornece o poder (Romanos 8:5).
Peçamos a Ele para nos ajudar a não permitir que algo impeça Sua glória de brilhar por nosso intermédio.
— Dave Branon


Leia: Romanos 8:1-10 

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 4-6;João 10:24-42

Considere: Ao nos aproximarmos de Cristo, nos assemelhamos cada vez mais a Ele.

A PARADA EM BERSEBA

 

A PARADA EM BERSEBA








E partiu Israel com tudo quanto tinha, e veio a Berseba, e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaque, seu pai.  Gênesis 46.1



  

Saber que José vivia levantou o ânimo de Jacó. Afinal, desde que lhe disseram que o rapaz fora atacado por um animal selvagem, o seu espírito andava triste. Ele não podia entender como Deus permitira que José tivesse sido morto, pois as profecias do Senhor a respeito daquele filho deveriam ser cumpridas. Talvez, Jacó sempre se perguntava sobre o que havia de errado; porém, o testemunho do Altíssimo lhe dizia que nada de mal havia sucedido.

É bom confiar nas declarações de Deus sobre nós e os demais que nos cercam, pois o plano divino sempre se realiza. Se José estivesse morto, como aquele pai teria paz ou encontraria explicações? A Palavra teria falhado? Isso nos ensina a nunca nos iludirmos pelas aparências, porque o que deve prevalecer são as palavras do Senhor.

Jacó resolveu partir para se encontrar com José, mas, antes, tinha de ir a Berseba, local de grande significado para ele. Enquanto Isaque, seu pai, esteve com o rei de Gerar, ele prosperou muito, e isso fez com que esse rei pedisse que Isaque abandonasse sua terra, pois ele ficara mais poderoso que o seu povo. Houve a contenda dos poços entres os pastores do seu pai e os dos filisteus, o que fez Isaque mudar-se para Berseba, onde Deus lhe apareceu e lhe fez promessas (Gn 26.23,24).

Ao oferecer sacrifícios ao Deus de seu pai, Jacó recebeu ordens e promessas do Senhor, inclusive que não temesse ir para o Egito (Gn 46.3). Então, partiu com tudo o que tinha. Isso nos ensina que, ao sairmos em obediência a Deus, devemos levar conosco nossos sonhos, desejos e demais coisas que possuímos. Na empreitada que o Pai nos dá, precisaremos dos dons, do poder e da unção dEle. Jamais saia de mãos vazias para cumprir as ordens do Altíssimo.

Os dons concedidos por Deus têm de ser como instrumentos que sempre devem estar polidos e ungidos, para que, quando necessário, tenhamos a oportunidade de usá-los para a glória dEle. Quem deixa o azeite acabar não entrará na festa de Jesus. Os que se preparam para cumprir o que lhes foi ordenado descobrem que Deus os preparou muito antes de lhes dar a missão. Por isso, nunca se comprometa com pecado algum, mas fique firme no que lhe foi ministrado.

Onde você encontrou Deus, você O encontrará de novo. Portanto, não descarte nenhuma experiência que teve com Ele. O local que você achou na Palavra de Deus é onde você e os seus devem orar e oferecer sacrifícios de justiça – seus louvores –, porque, ali, Ele sempre estará para abençoá-lo. Não fique mudando de casa em casa, pois o Senhor está na revelação que Ele lhe deu, com todo o Seu poder para fazer de você uma bênção.

O que Jacó ouviu em Berseba foi a confirmação do que já havia sido dito a Abraão, a Isaque e a ele mesmo. Ao passar pela mesma experiência, você recobrará o ânimo e prosseguirá em seu chamado. Ora, Aquele que o salvou e lhe fez as promessas é fiel para cumpri-las.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 23 de outubro de 2022

Creia Deus não desistiu da sua familia - PODCAST AMOFAMÍLIA


 

Versículo do dia

Versículo do dia 




Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.

Efésios 5:13

OUSADO AMOR + ESPONTÂNEO (CLIPE OFICIAL) - RECKLESS LOVE | RAFAEL BICUDO | EDIFICANDO ADORADORES


 

PÃO DIÁRIO - 24/10/2022 - Verdadeiro sacrifício


Verdadeiro sacrifício

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. —João 15:13


Érico estava entre os bons sujeitos. Como policial, ele via o seu trabalho como um serviço à sua comunidade e se dedicava a servir bem a todo custo. Uma prova desse desejo estava na porta do vestiário de Érico no posto policial, onde ele afixou o versículo de João 15:13.
Nesse versículo, nosso Senhor disse: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” Essas palavras, porém, não significavam apenas ideais nobres, mas, o comprometimento de Érico com seu dever como policial — um comprometimento que lhe exigiu o preço supremo ao ser morto em serviço. Foi uma demonstração verdadeira sobre o valor do verdadeiro sacrifício.
Jesus Cristo viveu as poderosas palavras do livro de João 15:13 poucas horas após dizê-las. No cenáculo, onde Jesus falou a respeito de tal sacrifício, seguiu-se por comunhão com o Pai no Getsêmani, uma série de julgamentos ilegais e, depois, a crucificação perante uma multidão de escarnecedores.
Como Filho de Deus, Jesus poderia ter evitado o sofrimento, a tortura e a crueldade. Ele era totalmente isento de pecado e não merecia morrer. Mas o amor, o combustível do verdadeiro sacrifício, o conduziu à cruz. Como resultado, podemos ser perdoados se aceitarmos, pela fé, o Seu sacrifício e a Sua ressurreição. Você já confia naquele que entregou Sua vida por você?
— Bill Crowder


Leia: Romanos 5:1-11 

Examine: A Bíblia em um ano: 2 Crônicas 1-3;João 10:1-23

Considere: Somente Jesus, o sacrifício perfeito, pode declarar que as pessoas culpadas são perfeitas.

EU SOU DEUS, O DEUS DE TEU PAI

 

EU SOU DEUS, O DEUS DE TEU PAI

Resultado de imagem para porque eu te farei ali uma grande nação

 E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.   Gênesis 46.3
  

Ao Se apresentar a Jacó, o Senhor revelou a Sua verdadeira natureza – Deus, Aquele que é Todo-Poderoso, ilimitado e, ao mesmo tempo, santo e misericordioso. O Altíssimo não nos trata consoante as nossas fraquezas (Sl 103.10), mas segundo o Seu amor e poder. Devemos conhecê-Lo dessa maneira, e não apenas recebendo informações a respeito dEle. Veja que Ele é tudo de que precisamos para sermos bem-sucedidos.

Isaque nasceu por uma obra especial do Senhor. Não somente porque era filho de um casal de idosos (Gn 21.1,2), mas também porque Deus desejava que o Salvador do mundo descendesse de Abraão. Você veio de modo semelhante, pois, se não fosse o cuidado de Deus nos detalhes em que ocorreu a sua concepção e gestação, você não estaria aqui. Não é preciso saber o que Ele tinha em mente ao permitir a sua existência; é necessário apenas acreditar nEle.

Não somos produto do acaso, temos algo importante a cumprir na obra celestial. Fomos incluídos na Aliança realizada pelo Senhor no sangue de Jesus. Portanto, não se menospreze, porque você faz parte do plano divino e tem sobre si a eleição feita pelo Soberano. Agora, que sabe que recebeu de Deus o Espírito dEle e faz parte do Corpo de Cristo, abandone o pecado e se deixe guiar pelo Espírito Santo.

Após operar a concepção de Isaque, o Senhor fez alianças com ele. Sabendo disso, Jacó foi ao mesmo lugar em que seu pai encontrou o Criador e, ali, sacrificou. Ao abrir seu coração, Deus lhe deu visões, mostrando que o fortaleceria e o levaria ao Egito. Apesar de idoso, ele assumiu uma viagem cansativa e se mudou para a nova terra, pois isso fazia parte do propósito divino para a sua vida. Não veja nenhum impedimento em você, mas, alegremente, cumpra a determinação de Deus.

A ordem era descer ao Egito sem temer, pois o plano do Senhor incluía a estada e, consequente, a morte de Jacó naquela nação. O servo de Deus receava chegar àquele país, pois fora ali que seu avô quase perdeu a esposa e, tempos depois, por causa de uma grande fome na terra, o Altíssimo proibiu que Isaque descesse para lá. No entanto, ao consultar o Senhor, Jacó recebeu a ordem de marchar para a terra de Faraó.

Ao todo, eram 66 almas, fora as mulheres de seus filhos. Depois, ao retornarem para Canaã, eram mais de 3 milhões de pessoas. O importante é que o Salvador nasceria daquela família. Apenas o Senhor sabe o que planejou para a sua semente; porém, é preciso ser forte a fim de não se submeter às tentações, pois, certamente, o diabo fará de tudo para tirá-lo da salvação eterna. Mantenha o seu foco na Palavra de Deus para o seu próprio bem.

O plano de redenção do homem ainda não se completou; sendo assim, não desanime nem se iluda com alguma oportunidade de enriquecimento ilícito ou outro pecado. Compreenda a sua salvação, crendo que o Pai não errou ao chamar você.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sábado, 22 de outubro de 2022

DEUS AJUDA QUEM TRABALHA) PR. JOSUÉ GONÇALVES


 

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.

Ministério Zoe - Aquieta Minh'alma (Video Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 23/10/2022 - Devedor

 


Devedor

Pois o amor de Cristo nos constrange… —2 Coríntios 5:14

Dizem as histórias que, quando jovem, Robert Robinson (1735–90) gostava de envolver-se em confusão com os seus amigos. Aos 17 anos, porém, ouviu uma pregação de George Whitefield baseada no evangelho de Mateus 3:7 e reconheceu a sua necessidade de salvação em Cristo. O Senhor transformou a vida de Robinson e ele se tornou um pregador. Ele também compôs vários hinos, incluindo o mais conhecido, “Fonte és Tu de toda bênção” (HCC 17).
Ultimamente, tenho ponderado sobre a maravilhosa graça de Deus para nós e a última estrofe desse hino: “Devedor à Tua graça, cada dia e hora sou!” O hino traz à mente as palavras do apóstolo Paulo: “O amor de Cristo nos constrange […] para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14-15).
Não podemos conquistar o amor e a graça de Deus. Mas, porque Ele a deu liberalmente a nós, só podemos amá-lo, em retribuição, vivendo por Ele! Não tenho bem certeza de como é isso, mas, deve incluir o aproximar-se dele, ouvir a Sua Palavra, servir e obedecê-lo por gratidão e amor.
Como devedores, somos chamados a viver cada dia para Jesus, que se entregou por nós.
— Anne Cetas

Leia: 2 Coríntios 5:12-17 

Examine: A Bíblia em um ano: 1 Crônicas 28-29;João 9:24-41

Considere: Quem conhece a graça de Deus, a demonstra.

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12