Porque, com a voz do SENHOR, será desfeita em pedaços a Assíria, que feriu com a vara. Isaías 30.31
O Império Assírio dominou o mundo por 13 séculos e, então, caiu. Passado um tempo, levantou-se e, logo, ocupou os países ao seu redor. Subjugou tais nações e arruinou os deuses imaginários dessas regiões. Elas desconheciam o verdadeiro Senhor dos Céus e da Terra. Os assírios se expandiram até chegar ao reino do Norte e, tristemente, derrotá-lo (2 Rs 17.5,6). Este havia se separado da casa de Davi, porém permaneceu com o nome de Israel.
Cerca de cem anos depois, Senaqueribe tornou-se o rei da Assíria. Esse potentado cometeu o seu mais terrível erro. Ele investiu contra Judá cujo rei era Ezequias, servo do Altíssimo, ficando provada a soberania do Senhor. Deus deu uma lição no orgulhoso regente da nação inimiga. Com isso, todos souberam que não há como se rebelar ou debochar do Todo-Poderoso e ficar impune.
A Assíria simbolizava o reino das trevas. Ela submetia os povos à sua autoridade por puro prazer. No entanto, quando se insurgiu contra Judá, viu como é ruim enfrentar um servo fiel do Senhor, pois Ele o defenderá. Deus havia falado a Abraão: Serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários (Êx 23.22b). Pelo fato de sermos seus descendentes pela fé, podemos crer no cumprimento dessa e de outras promessas bíblicas.
Aquela era uma noite tranquila, quando Senaqueribe já tinha elaborado a invasão à cidade do Grande Rei. Ele ocuparia Jerusalém em pouco tempo, mas o plano de Deus era outro. Um anjo do Senhor foi enviado e matou 185 mil dos melhores soldados assírios (2 Rs 19.35). Então, o presunçoso monarca retornou à sua terra humilhado. Certo dia, ao entrar no templo do seu deus, foi morto pelos próprios filhos (Is 37.38).
O violento império foi feito em pedaços, como Isaías profetizara, e nunca mais voltou a ser uma ameaça à humanidade. Assim aconteceu com o reino de Satanás, o qual não pode mais nos sujeitar aos seus caprichos, pois estamos livres das suas garras para sempre. O poder do Inferno contra nós foi aniquilado. Agora, vivemos na Terra da Liberdade – o Evangelho do Reino de Deus. A noite terminou para nós!
A voz do Senhor aniquilou o reino da Assíria, e ouvimos essa mesma voz ao atentar para o Livro Sagrado. Ela tem poder de curar nossas doenças, de nos fazer vencer o reino do mal em todas as suas investidas e nos dar a salvação prometida. Isso tudo pode ser considerado como feito, pois, quando Jesus gritou: Está consumado! (Jo 19.30), o diabo foi derrotado. Aleluia!
Quem já escutou a voz divina ao ler a Bíblia, ou durante a pregação da Palavra, tem a direção certa para se libertar das ameaças do diabo. Portanto, faça a sua Assíria em pedaços. Se for necessário, Deus lhe enviará o mesmo anjo que acabou com o exército de Senaqueribe. O Todo-Poderoso é Varão de guerra (Êx 15.3)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares