Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o SENHOR, teu Deus, e ouvirás a sua voz. Deuteronômio 4.30
Deus é perfeito em nos amar. Mesmo se fôssemos infiéis, Ele continuaria fiel por não poder negar a Si mesmo (2 Tm 2.13). Por isso, temos a garantia de que nos livraremos de qualquer aperto, pois é só nos voltarmos para Ele para sermos escutados. Porém, se antes de o Senhor terminar a obra, sentirmos o toque dEle direcionando-nos – provando que Ele já está à nossa frente –, e nada fizermos, a Sua ação será paralisada.
Muitas pessoas se esquecem de Deus e voltam ao engano. Porém, depois, caem em si, vendo que tomaram a decisão errada, arrependem-se e são perdoadas (At 3.19). Quem se desviou pode procurá-Lo de novo e encontrará ajuda. No entanto, se estiverem brincando com Ele, como alguns fazem, não mais acharão perdão. Misericórdia!
Pelo lado humano, essa promessa diz respeito aos israelitas, cujos pais desprezaram Jesus, o Mediador da Nova Aliança de Deus feita com eles, a toda a humanidade. A tragédia de Israel foi ter desprezado Jeová. O Redentor veio para os Seus, mas eles Lhe viraram as costas. Hoje, muita gente curada por Cristo também O tem renegado. Ora, o Mestre disse: Qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai (Mt 10.33).
O final de dias chegará quando ninguém esperar, e, então, os judeus se verão em grande aperto. O que eles têm sofrido desde que se apartaram de Deus não é nada em relação aos acontecimentos futuros. Então, a promessa se cumprirá: eles se voltarão para o Senhor Jesus, que os ouvirá e os salvará. Que dia bendito será esse para a semente de Abraão! O povo escolhido se libertará de todos os inimigos e, com fé e amor a Cristo, pregará o Evangelho.
Os descendentes de Abraão segundo a carne serão os notórios evangelizadores. Quando o véu for tirado, e eles se arrependerem de não terem posto a fé em seu Salvador, serão perdoados e ungidos com o poder do Santo Espírito. Daí, o mundo verá os verdadeiros adoradores de Deus, que, destemidamente, irão por toda a Terra anunciando, com provas inequívocas, a vinda do Rei dos reis, e multidões se renderão a Ele.
Agora, se você está angustiado, enfrentando lutas tanto fora como em seu interior, ou não se realiza na vida, está na hora de se achegar a Deus, procurando-O de todo o coração. O Senhor é misericordioso e não quer que você se perca. O plano de redenção o inclui; portanto, tome rapidamente a melhor decisão da sua vida, entregando-se a Quem já pagou um alto preço por você (1 Co 6.20). Ele o ama!
Aceite o pacto do Altíssimo feito com a humanidade e, neste momento, volte para Ele. O Senhor está pronto a mudá-lo por completo. As coisas velhas passarão (2 Co 5.17), a vergonha dará lugar a uma vida alegre e bem-sucedida, e, em paz com Deus, você andará de cabeça erguida.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares