E, com o sopro dos teus narizes, amontoaram-se as águas; as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.Êxodo 15.8
Um dos maiores fenômenos do qual o mundo já teve conhecimento ocorreu de modo simples; porém, é assim que o Senhor trabalha. Fico perplexo com o resultado quando oro pelos enfermos. Como pode uma pessoa cega, com úlcera na córnea ou outro mal, depois de um simples pedido, voltar a enxergar perfeitamente? Algumas, no entanto, deixam a dúvida entrar em seu coração e, depois, passam a usar óculos. Por que não confiaram completamente no Senhor?
A abertura do mar Vermelho e a passagem de Israel entre duas muralhas de águas são provas do poder do Altíssimo em operar o necessário em todas as situações. Não sabemos o lugar exato onde ocorreu tal abertura, mas o que importa é que Deus garante que pode agir em favor do Seu povo e fará tudo para livrá-lo.
As Escrituras declaram que o que separou o mar Vermelho foi o sopro das narinas do Senhor, o qual, aos olhos humanos, tratou-se de um vento leste que soprou toda a noite. Ora, o vento teria de ser muitíssimo forte para abrir o mar e ainda segurar as águas em duas grandes colunas, e isso não deixaria ninguém de pé. Entretanto, todos os israelitas, bem como vacas, cabritos, ovelhas e demais animais, caminharam lentamente e chegaram do outro lado.
As águas amontoaram-se em duas montanhas, surgindo um vale pelo qual o povo passou sem se molhar. O que poderia ter segurado essas águas, senão o poder de Deus? Ora, se o homem quisesse construir ali contenções que separassem o mar em duas partes, isso levaria alguns anos. Ainda que tentassem fazer algo assim, como ficariam os quase 3 milhões de pessoas, com seus rebanhos e bens, esperando que a construção terminasse? Seria impossível.
As obras do Todo-Poderoso são perfeitíssimas, pois sequer houve um vazamento que impedisse a fuga deles. Dizem que, no lugar da travessia, surgiu algo como uma ponte submersa que trouxe a profundidade do mar entre 18 a 60 metros. Não sabia o Criador, quando fazia a Terra, que isso seria necessário muitos anos à frente, para que o Seu povo saísse do cativeiro de Faraó? Sem dúvida, tudo isso foi planejado desde a criação do mundo.
O poder do Senhor fez as correntes pararem como um montão, o que, com certeza, é outro grande milagre. Como pode haver uma parede tão forte que não se rompa com a força das águas represadas? Alguém pode dizer que elas foram congeladas por um frio extremo, mas esse frio não matou nenhum israelita que fugia do seu senhor? Foi a maravilhosa excelência divina que realizou tal prodígio. Deus é fantástico!
Naquele dia, os abismos coalharam-se no coração dos mares. Ainda veremos coisas maiores do que estas em nossos dias, pois isso Jesus garantiu aos que creem no Seu Nome. Tudo o que temos de fazer é confiar no Altíssimo e, então, veremos os Seus grandes feitos em nosso favor. Portanto, não recue jamais em sua fé em Cristo.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares