domingo, 31 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Tendo olhos, não vedes!
E, tendo ouvidos, não ouvis?
Mateus 8:18

PÃO DIÁRIO - 31/01/2016 - A apresentação


A apresentação

…vos reconciliou […] para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis. —Colossenses 1:22


Minha esposa é uma ótima cozinheira. Após um longo dia, eu, geralmente, aguardo ansiosamente pelo aroma dos temperos que prometem um banquete saboroso. Ela não apenas sabe como preparar uma refeição, mas também é mestre na apresentação. As cores do alimento no prato belamente dispostas em uma harmonia de carne, arroz branco e solto e vegetais me convidam a puxar a cadeira e desfrutar do seu trabalho manual. Mas o alimento não era tão atraente antes de ela colocar as suas mãos nele. A carne era crua e frágil, o arroz era duro e quebradiço e os vegetais precisavam ser lavados e cortados.
Isto me lembra da obra misericordiosa que Jesus fez por mim. Estou bem ciente de minha fragilidade e tendência ao pecado. Sei que em mim e por mim não sou apresentável a Deus. No entanto, quando sou salvo, Jesus faz de mim uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Ele me aceita como sou e faz de mim o que eu deveria ser — santo, inculpável e irrepreensível (Colossenses 1:22). Ele me apresenta ao nosso Pai como algo de uma beleza digna de estar em Sua presença.
Que a Sua obra transformadora em nosso favor nos estimule a viver de acordo com a apresentação que Ele faz de nós e sermos humildemente gratos por Cristo pela Sua obra consumada em nossas vidas!
— Joe Stowell

Leia: Colossenses 1:21-23 

Examine: A Bíblia em um ano: Zacarias 5-8;Apocalipse 19

Considere: Jesus nos aceita como somos e faz de nós o que deveríamos ser.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Uma perigosa inversão de valores

Resultado de imagem para A corrupção e a decadência dos valores morais

O profeta Isaías denunciou a atitude daqueles que fazem das trevas luz e da luz trevas; do amargo doce e do doce amargo (Is 5.20).
Os que postulam essa inversão de valores estão debaixo de um “ai” de maldição.

A corrupção e a decadência dos valores morais tornaram-se tão gritantes que os homens não apenas se distanciaram da verdade, mas tornaram a verdade em mentira e a mentira em verdade. 
Vejamos três áreas em que essa inversão de valores acontece.

1. A inversão de valores na teologia

– Há um notório, assustador e célere desvio teológico e doutrinário nos últimos tempos. No século XIX o liberalismo teológico varreu as igrejas na Europa e na América do Norte. Muitos seminários de referência, que formaram pastores, missionários e teólogos de grande envergadura foram tomados de assalto pelos liberais. O liberalismo teológico, que nega a inerrância e suficiência das Escrituras entrou nas cátedras, subiu aos púlpitos e dispersou as ovelhas. Vemos hoje templos se transformando em museus e o velho mundo tornando-se um continente pós-cristão. Por outro lado, vemos também florescer o misticismo e o sincretismo na igreja contemporânea. Práticas com laivos do misticismo pagão, como sal grosso, lenços ungidos, campanhas de prosperidade e cura estão sendo introduzidos na prática religiosa brasileira, até mesmo dentro daquelas igrejas chamadas evangélicas. A pregação fiel das Escrituras está ausente em muitos púlpitos. As doutrinas da graça foram trocadas por outro evangelho. O lucro é o vetor que governa muitas igrejas. Nesses redutos o evangelho está sendo transformado num produto, o púlpito num balcão, o templo numa praça de negócios e os crentes em consumidores.

2. A inversão de valores na ética

– Estamos assistindo o desbarrancamento da virtude, a falência da ética e o colapso dos princípios morais. O homossexualismo está sendo aplaudido e incentivado sob os auspícios das autoridades políticas e a promoção da imprensa. A corrupção política torna-se endêmica e sistêmica. O cerário público é assaltado por ratazanas esfaimadas sem piedade. Os conchavos nos bastidores do poder desviam polpudos valores para as contas insaciáveis dos ladrões de colarinho branco, deixando o povo desassistido de esperança. A impunidade incentiva o crime e abastece a conta bancária dos corruptos. O narcotráfico multiplica seus tentáculos assassinos, desafia a lei e impõe um regime de terror ao povo. Os positivistas estavam enganados quando pensaram que o problema do homem era apenas ignorância. A educação, embora vital, não transforma o homem. O jornal A TRIBUNA publicou uma matéria , mostrando como jovens universitárias, em nossa cidade, entregam-se à prostituição. Não basta ao homem informação, ele precisa de transformação.

3. A inversão de valores na família 

– A confusão teológica e o colapso da virtude em nossa sociedade atingiram profundamente a família. O divórcio está crescendo espantosamente até mesmo entre casais crentes. Só na terceira idade, o divórcio cresceu 56% na última década. O concubinato é visto hoje como coisa natural, a ponto de algumas pessoas considerarem o casamento como um estorvo para a felicidade conjugal. Cresce epidemicamente a infidelidade conjugal. Os jovens que pleiteiam uma vida casta e se posicionam contra a prática do sexo no namoro são hostilizados como uma geração jurássica. As telenovelas brasileiras no afã de retratar a realidade induzem o povo a práticas perniciosas, destruindo ainda mais a já fragilizada relação familiar.

Precisamos nos voltar para Deus e sua Palavra. Precisamos emendar nossos caminhos e nos arrependermos de todo o nosso coração. Então, experimentaremos uma vida bem-aventurada, abundante, maiúscula e superlativa.





Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores.
Gênesis 28:15

PÃO DIÁRIO - 30/01/2016 - A disciplina da espera


A disciplina da espera

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. —Salmo 40:1



Esperar é difícil. Esperamos nas filas de mercados, no trânsito, no consultório do médico. Brincamos com os dedos, controlamos os bocejos e nos inquietamos interiormente devido à frustração. Em outra situação, esperamos por uma carta que não vem, pelo retorno de um filho pródigo, ou pela transformação de um cônjuge. Esperamos por um filho que possamos segurar em nossos braços. Esperamos pelo desejo de nosso coração.
No Salmo 40, Davi diz: “Esperei confiantemente pelo Senhor…” No idioma original transparece a ideia de que que Davi “esperou, esperou e esperou” para que Deus respondesse sua oração. Entretanto, ao olhar para trás, para este momento de atraso, ele louva a Deus. Na sequência, Davi diz que Deus pôs em seus lábios “…um novo cântico, um hino de louvor…” (40:3).
“Que capítulo pode ser escrito sobre os atrasos de Deus!” disse F. B. Meyer. “É o mistério de educar espíritos humanos na índole mais refinada que são capazes de ter.” Por meio da disciplina da espera, podemos desenvolver as virtudes mais aquietadoras — submissão, humildade, paciência, alegre perseverança, persistência em boas realizações — virtudes que requerem mais tempo para se aprender.
O que fazer quando Deus parece não atender o desejo do nosso coração? Ele é capaz de nos ajudar a amá-lo e confiar nele o suficiente para aceitar o atraso com alegria vendo-o como uma oportunidade de desenvolver estas virtudes — e de louvá-lo.
— david h. roper

Leia: Salmo 40:1-3 

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 14-15;Mateus 17

Considere: Esperar em Deus nunca é perda de tempo.

APÓS A SEPARAÇÃO, A PROMESSA

Resultado de imagem para Abraão se separou de Ló, mas veio as promessas.


E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás, para a banda do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente.  Gênesis 13.14
  

Quando o escarnecedor é lançado fora, a contenda e demais sofrimentos desaparecem. Foi assim que a paz voltou a reinar entre Abraão e seus pastores. Não sabemos por quanto tempo o patriarca resistiu à ideia de se separar de Ló. Porém, quando sentiu que era inviável continuar, exigiu a partida do sobrinho, e ele se foi. Logo a paz voltou e, com ela, a gloriosa promessa do Senhor. Após a retirada de Ló, o Senhor fez promessas a Abraão. 

É preciso ver o que está impedindo-o de ouvir a voz de Deus. Pode ser uma amizade, uma mágoa ou um segredo escondido no coração. Se você estiver inquieto, não buscará o Pai, e Ele nada poderá fazer em seu favor. Muitas vezes, por ignorarmos os ensinamentos do Alto, deixamos de receber as preciosas bênçãos do Céu.

Abraão deveria ter uma atitude importante: olhar. Quem perde tempo computando o mal que lhe fizeram desagrada a Deus. O que passou, passou, e, se você não teve culpa, procure esquecer o desagravo. Livre-se do que o incomoda e evite cair em situação parecida. Se o fizer, voltará a sofrer. É preciso ver o que lhe é dado agora e na eternidade.

O Senhor disse a Abraão que olhasse para as bandas do norte, sul, oriente e ocidente, pois tudo o que a vista dele alcançasse lhe pertenceria. Da mesma forma, quando se libertar do incômodo, aviste a Terra da Promessa – o Evangelho –, porque Deus lhe dará tudo o que você enxergar. Enquanto a sua atenção estiver nos problemas, o Pai não poderá falar com você.

Abraão deveria percorrer a terra no seu comprimento e em sua largura, para não desperdiçar sequer um palmo do que lhe seria entregue. Assim, poderia desfrutar do que lhe era concedido. A porção que Deus lhe dá é como uma fazenda onde há de tudo: bom terreno para se plantar, cachoeiras para produzir energia, florestas (de onde você poderá tirar madeira, gados) e locais onde há pedras preciosas a serem garimpadas.

É interessante notar que, ao olhar para o oriente, ele viu toda a campina do Jordão, semelhante ao jardim do Senhor. Essa foi a terra que Ló cobiçou, não sabendo que Deus a daria a Abraão. Tanto para o norte quanto para o sul, oriente e ocidente, o Todo-Poderoso a prometera a Abraão. Se Ló tivesse permanecido com o tio, talvez Abraão o enviasse para cuidar daquele campo. No entanto, Ló não entendeu o plano divino, atrasando-o.

Após ter ouvido de Deus as promessas que eram para ele e sua semente, Abraão armou a sua tenda e habitou nos carvalhais de Manre, junto de Hebrom, e edificou um altar ao Senhor. De Ló não se ouviu que fizesse ao Altíssimo altar algum. Pobre homem!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

A sabedoria precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.
Provérbios: 16:18 

PÃO DIÁRIO - 29/01 /2016 - Esteja presente


Esteja presente

Sentaram-se com ele na terra, sete dias e sete noites; e nenhum lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande. —Jó 2:13


Após 20 crianças e seis funcionários terem sido assassinados numa escola em Connecticut, EUA, toda a nação americana ficou chocada por algo tão horrível poder acontecer. Todos se concentraram na tragédia e nas perguntas que a cercavam: Que tipo de pessoa faria tal coisa e por quê? Como podemos impedir que isso aconteça novamente? Como podemos ajudar os sobreviventes? Em meio ao caos, um grupo improvável se moveu e fez diferença.
De Chicago vieram alguns cachorros — especialmente golden retrievers treinados, que nada ofereciam além de afeto. Os cachorros não falam; eles simplesmente oferecem a sua presença. Crianças traumatizadas pela violência abriram-se para eles, expressando medos e emoções sobre os quais não haviam falado com adulto algum. Tim Hetzner da instituição de caridade da Igreja Luterana disse: “A maior parte do treinamento deles é simplesmente aprender a ficar quieto.”
Conforme aprendemos no livro de Jó, pessoas enlutadas nem sempre precisam de palavras. Algumas vezes precisam de alguém para se sentar silenciosamente ao seu lado, ouvir-lhes quando precisam falar e abraçar-lhes quando a sua tristeza torna-se em choro.
Deus pode não intervir para mudar circunstâncias e Ele pode não explicar o sofrimento, mas Ele nos consola por meio da presença de outros cristãos (Colossenses 4:8).
— Julie Ackerman Link


Leia: Jó 2:3-13 

Examine: A Bíblia em um ano: Ageu 1-2;Apocalipse 17

Considere: Ouvir pode ser a coisa mais amável e semelhante a Cristo para se fazer hoje.

O ERRO DE LÓ

 Resultado de imagem para Abraão teve de tomar uma decisão.

Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro. Gênesis 13.11
  

É preciso vigiar para não cair em tentação. A Palavra adverte que o pecado bate à porta. Quem vive na presença de Deus jamais cederá ao maligno, pois, se buscar a direção do Céu para as propostas apresentadas, receberá entendimento a fim de vencer. Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito Santo, mas os conduzidos pelo inimigo fazem dele o seu pai.

Quando algo lhe for apresentado, ore para não decidir por algo contrário à vontade divina e, consequentemente, à sua felicidade. As tentações fascinam; a preocupação com as coisas necessárias à existência engana, e o desejo de desfrutar do que Deus não deu torna a Palavra infrutífera. Até mesmo o fato de ver quão grande você se tornou pode ser armadilha do Inferno. Portanto, vigie e ore!

Se não houver certeza acerca do rumo a tomar, peça um tempo para obtê-la. Isso é melhor do que empenhar a palavra e, depois, ver que a escolha foi ruim. Quem fica por fiador de alguém deve desobrigar-se desse compromisso, a fim de não pagar pelo que nada usou. Após consultar o Senhor, espere pela resposta dEle. A impaciência não significa sim.

Ló levantou os olhos e viu o que não deveria, embora aquilo fosse verdadeiro. Se tivesse pedido orientação aos Céus, a história teria sido diferente. Por duas vezes, não perderia tudo. Se tivesse enxergado com os olhos espirituais, teria tomado outra decisão. Por certo, ele aprovava a confusão que os seus pastores faziam com os de Abraão. Ora, quando um negócio começa mal, termina mal, pois não é de Deus.

Mais tarde, ao ser resgatado por Abraão, deveria ter avaliado sua atitude e pedido que o tio o deixasse voltar ao convívio dele; porém, o orgulho não deixou que Ló agisse corretamente. Por isso, tal episódio passou como normal. Avalie o porquê de tantas situações negativas estarem acontecendo em sua vida, pois a maldição sem causa não se cumpre (Pv 26.2), e procure se acertar. Quem caminha nas trevas tem um andar vacilante, mas, na luz, não há tropeço.

Quando o espírito do erro domina uma pessoa, ela não reconhece nem se retrata, mesmo sabendo que está no caminho mau, pois o seu senhor, o demônio, odeia a felicidade. Não continue a caminhar nas trevas, busque andar na luz; ou, então, prepare-se para as coisas ruins que acontecerão em sua vida. Agrade ao Senhor, pois, por certo, Ele atenderá os desejos do seu coração.

Não é feio confessar o pecado, e sim continuar nele. Os que caem têm o direito de recomeçar. O Pai há de satisfazer-lhe desde que você queira mudar. A história de Ló teria sido outra se ele tivesse andado na luz. Contudo, ele escolheu o que viu, partindo para fazer a própria vontade e apartando-se de seu tio.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
Efésios 4:31 

PÃO DIÁRIO - 28/01/2016 - Um dia comum


Um dia comum

Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. —Mateus 24:42


Ao explorar uma exibição no museu chamada “Um dia em Pompeia”, fiquei chocado com a repetição da ideia de que 24 de agosto do ano 79 d.C. começou como um dia comum. As pessoas estavam vivendo suas rotinas em suas casas, mercados e no porto desta próspera cidade romana de 20 mil pessoas. Às oito horas da manhã, uma série de pequenas emissões foi vista vinda do Monte Vesúvio próximo dali, seguida por uma violenta erupção à tarde. Em menos de 24 horas, Pompeia e grande parte de seu povo jazia enterrada sob uma grossa camada de cinza vulcânica. Inesperado.

Jesus disse aos Seus seguidores que Ele retornaria num dia em que as pessoas estivessem vivendo sua rotina, compartilhando refeições e casando-se, sem ideia alguma do que estaria prestes a acontecer. “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:37).
O propósito do Senhor era incitar os discípulos a estarem vigilantes e preparados: “Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (v.44).
Que alegria surpreendente será darmos as boas-vindas ao nosso Salvador neste dia comum!
— david c. mccasland

Leia: Mateus 24:36-44

Examine: A Bíblia em ano: Êxodo 12-13; Mateus 16

Considere: talvez hoje!

A HORA DA DURA DECISÃO

Resultado de imagem para Abraão teve de tomar uma decisão.


Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda.      Gênesis 13.9
  

Abraão considerava seu sobrinho Ló como um irmão. No entanto, a maldade que entrou no coração desse parente trouxe perturbação ao patriarca dos hebreus. Então, Abraão teve de tomar uma decisão. Certamente, ele orou intensamente pelo estava acontecendo e, mediante a orientação divina, propôs que os dois se apartassem um do outro. Na separação, Ló mostrou o que estava em seu interior. Por que Ló não reconheceu que a bênção estava com seu tio?

Às vezes, é difícil propor o distanciamento a quem realmente amamos, mas, se a convivência se torna desagradável e a pessoa não vê que ela ou os que trabalham para ela são a causa dessa situação, o jeito é a separação. É preciso buscar a ajuda do Alto, pois não conhecemos o ser humano, mas o Senhor é onisciente. Na proposta que apresentamos, não podemos deixar sentimentos maus nos dirigirem.

A sugestão não pode ser a que nos favorece. Por mais que tenhamos razão, quem propõe deve dar condições justas para as partes e deixar que a outra tome a decisão que julgar melhor, para não ser acusada de estar mal-intencionada. Isso só se consegue com oração e com o testemunho do Altíssimo. O desonesto perde a assistência celestial.

Ló provou ser guiado pela carne, pois, sabendo que aquelas terras haviam sido prometidas a Abraão, optou pela que achava melhor. Veja, o homem até pode ver algo como superior e produtivo, mas nem sempre será assim. Um fato importante a ser levado em consideração por quem é justo é que ele tem a bênção de Deus. Por isso, será bem-sucedido em qualquer lugar, pois o Senhor o ajudará.

O triste desse episódio é que o tio e o sobrinho precisaram se afastar. Mais tarde, porém, foi constatado que, por amor a Abraão, Deus poupou a vida de Ló e de sua família, o que prova que a unção do Todo-Poderoso não nos faz maus de coração. Ainda que, humanamente falando, tenhamos motivos para tal, agimos de maneira certa. De nada adiantou a Ló pegar o melhor, pois ficou sem nada e, por pouco, não perdeu a vida.

Segundo Jesus, só tem sucesso o pobre de espírito, manso, faminto e sedento de justiça, misericordioso, limpo de coração, pacificador, perseguido e injuriado por ser justo e obediente ao Salvador. Pessoas assim devem alegrar-se na fé, pois servem a Deus sem embaraço.

Outro fato importante é que Ló não ganhou sequer um sodomita para o Altíssimo, apesar de ter-se esforçado para tanto. O bem que ele lhes fazia foi entendido como condenação. Nem os que seriam seus genros não acreditaram nele. Infelizmente, Ló desperdiçou sua bênção. E você, como procederá?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão, ; o cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade.
Eclesiastes:  4:12

PÃO DIÁRIO - 27/01/2016 - Onde você esteve?


Onde você esteve?

…como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? —Romanos 10:14


O missionário Egerton Ryerson Young serviu a tribo Salteaux no Canadá nos anos de 1700. O chefe da tribo agradeceu Young por levar as boas-novas de Cristo a eles, observando que ele estava ouvindo a mensagem de Cristo pela primeira vez em idade já avançada. Como ele sabia que Deus era o Pai celestial de Young, o chefe perguntou: “Isso quer dizer que Ele é meu Pai também?” Quando o missionário respondeu “Sim,” a multidão que tinha se reunido ao redor irrompeu em satisfação.
No entanto, o chefe não havia terminado. “Bem,” ele disse, “não quero ser rude, mas parece… que você levou tempo demais para… dizer isso aos seus irmãos na floresta.” Foi uma observação que Young nunca esqueceu.
Muitas vezes fico frustrado pelos altos e baixos de minha vida, pensando nas pessoas que eu poderia alcançar se somente… Então Deus me lembra de olhar ao redor, bem onde estou, e descubro muitos que nunca ouviram sobre Jesus. Nesse momento, sou lembrado de que tenho uma história a contar onde quer que eu for, “…o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:12,13).
Lembre-se: não temos apenas uma história qualquer para contar — é a melhor história que já foi contada.
— Randy Kilgore

Leia: Romanos 10:11-15 

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 9-11;Mateus 15:21-39

Considere: Compartilhar as boas-novas é: um pedinte contando a outro pedinte onde encontrar o pão.

SABEDORIA E CONHECIMENTO

Resultado de imagem para sabedoria e conhecimento proverbios

Um varão sábio é forte, e o varão de conhecimento consolida a força.   Provérbios 24.5
  

Há inúmeras vantagens para quem se torna sábio na vida e na fé. A doutrina que emanará de sua boca será uma fonte positiva de desvio dos laços que Satanás arma para prender os filhos de Deus. Por isso, todo salvo deve pedir ao Pai sabedoria. Com ela, ele pode entrar e sair diante de pessoas importantes com aplausos e glorificar ao Senhor.

Quem se torna forte é capaz de vencer qualquer inimigo. Foi por isso que Davi, um jovem pastor de ovelhas, conseguiu matar o leão que atacou o seu redil e dar a um urso o mesmo destino. Ignorar a lucidez dada pelo Altíssimo é insensatez, pois a do homem é terrena, animal e diabólica. É triste ver um irmão em Cristo tropeçando por essa razão.

Deus nos nomeou Seus representantes. Então, prepare-se para não ser vencido pelo diabo. Então, a obra de suas mãos será feita como o Eterno quer. Por mais bem-intencionado que seja, sem a ajuda divina, você não agradará ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão. Se, em sua atitude, houver algo carnal, você atrapalhará os planos do Onipotente.

Quem recebeu a virtude necessária para cumprir sua chamada ainda não está preparado para o combate. É o conhecimento de quem ele é – do que tem e pode fazer – e também do que Deus prometeu fazer por intermédio dele que o fará consolidar sua força. Oseias ouviu que a falta de conhecimento fez o povo de Deus ser destruído. Os quatro jovens que se sobressaíram na Babilônia haviam recebido do Alto inteligência.

Um coração prudente vem do Senhor, que, ao atender a oração de Salomão, disse que homem algum se levantou antes dele nem depois se levantará. O Eterno deu a bênção ao filho de Davi, porque ele pediu entendimento a fim de discernir entre o bem e o mal ao julgar o povo. A sabedoria no pedir pode fazê-lo ser usado pelo Altíssimo, pois Ele deplora os interesseiros que só visam ao próprio conforto.

A melhor maneira de alcançar conhecimento é guardando os mandamentos, amando a Deus e sendo amado por Ele. Ao meditar nos testemunhos contidos nas Escrituras, conseguimos ter mais sabedoria que a maioria dos irmãos. Sem dúvida, obedecer ao Criador nos faz saber a direção certa a seguir. A exposição da Palavra nos ilumina e firma os nossos passos. 

Como vemos, Deus pensou em tudo. Sem dúvida, venceremos as investidas do mal. Se você for sábio, além de alegrar o Senhor, terá força para guerrear e nunca ser derrotado. Em quem o Consolador repousa, haverá o espírito de sabedoria e inteligência; de conselho e fortaleza; de conhecimento e temor ao Senhor. Não é o suficiente?

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Ele reserva a verdadeira sabedoria par os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade.
Provérbios 2:7

PÃO DIÁRIO - 26/01/2016 - Linha de carga

   
Linha de carga

Humilhai-vos […] para que ele […] vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. —1 Pedro 5:6,7


No século 19, os navios eram, com frequência, sobrecarregados temerariamente, o que resultava em naufrágio e tripulações perdidas no mar. Para remediar esta prática negligente, em 1875 o político britânico Samuel Plimsoll coordenou o pedido para que a legislação criasse uma linha ao lado do navio para indicar se o navio carregava carga em excesso. Essa linha de carga tornou-se conhecida como a marca de Plimsoll, e continua a marcar os cascos de navios até hoje.
Algumas vezes, assim como aqueles navios, as nossas vidas podem parecer sobrecarregadas por medos, lutas e aflições. Podemos até sentir o perigo de um naufrágio. Nestes momentos, no entanto, é reconfortante lembrarmos de que temos um recurso extraordinário. Temos um Pai celestial pronto para nos ajudar e carregar essa carga. O apóstolo Pedro disse: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:6,7). Ele é capaz de lidar com as preocupações que nos oprimem.
Ainda que os testes da vida possam parecer fardos pesados demais para serem carregados, podemos ter certeza total de que nosso Pai celestial nos ama profundamente e conhece nosso limite de carga. Seja o que enfrentarmos, Ele nos ajudará a suportar.
— Bill Crowder

Leia: 1 Pedro 5:5-9 

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 7-8;Mateus 15:1-20

Considere: Deus pode nos guiar a águas turbulentas para aprofundar a nossa confiança nele.

O DECRETO DE NÍNIVE

Resultado de imagem para O DECRETO DE NÍNIVE

E fez uma proclamação, que se divulgou em Nínive, por mandado do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê pasto, nem bebam água.      Jonas 3.7
  

A Assíria nunca mais seria a mesma, decretara o Todo-Poderoso. Isso deve fazer o servo mais fiel tremer, pois, ao receber a ordem de se dirigir a determinado local, o Senhor tem mais em mente do que a implantação de uma igreja: Ele quer fazer daquele povo parte dos remidos que estarão diante dEle por toda a eternidade. Os que não obedecem e não servem a Deus, no grande Dia, haverão de prestar contas de muitas vidas que não foram salvas por causa da rebeldia deles.

Em vez de enviar pragas para assolar a Assíria, cujos habitantes eram bárbaros, Deus enviou um de Seus profetas, o qual, na verdade, temeu ante aquela decisão e fugiu. Não importa o quanto o desafio seja grande; se o Senhor o está enviando a algum lugar, Ele já preparou tudo para a realização da Sua obra naquela terra. Quem foi chamado para anunciar a Palavra deve se vestir com as armas da justiça e partir para o combate.

A mensagem era simples, mas poderosa, e dizia que a cidade seria destruída em 40 dias; por isso, o que foi dito penetrou no coração dos seus moradores, inclusive do rei. Não sabemos como a Palavra de Deus consegue mudar uma nação bárbara em tão pouco tempo, mas a verdade é que ela faz isso. Portanto, jamais deixe de anunciar o que as Escrituras dizem, porque, no final, você será completamente realizado. A Boa Notícia abençoa aqueles que a recebem e a entregam.

O chefe do governo assírio não só concordou com o seu povo de que deveriam jejuar e pedir a misericórdia do Senhor, como também que o jejum fosse estendido aos animais. Ninguém poderia imaginar que isso fosse acontecer, mas esse fato nos faz lembrar de que o Senhor sabe fazer a obra. Por isso, aqueles que são comissionados por Deus não devem recusar ir para onde foram mandados, pois Ele é bom estrategista e protetor.

Ninguém podia comer nem beber durante aquele período de clamor, e aquele povo percebeu que essa era a única atitude que poderia poupá-lo. Enquanto Jonas anunciava a mensagem divina, o Senhor falava ao coração daquela gente, mostrando o que deveria ser feito para evitar uma catástrofe. O mesmo ocorre hoje; se estamos dando o recado divino, de onde menos esperamos, virão as maiores decisões. Portanto, seja fiel ao Pai, que o chamou para fazer a vontade dEle.

Não há outro jeito de livrar um indivíduo ou uma nação da destruição eterna, a não ser pregar a Verdade a todos. Se não dermos o recado dos Céus, teremos muitas pessoas – boas ou más – que provarão a destruição eterna. Então, sendo responsáveis por tal prejuízo, conseguiremos escapar da condenação? Em vez de ficarmos filosofando sobre esse assunto, temos de partir para realizar o que nos foi ordenado. Deus sabe comandar a Sua obra e fazer com que o sucesso seja pleno.

A sua vida pode estar em perigo eterno, mesmo que você seja o cristão mais dedicado; por isso, se não fizer o que lhe foi mandado, por certo, será condenado. Portanto, não se deixe dominar pelo demônio do medo e da indecisão, mas prossiga e faça a obra que lhe foi ordenada.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.
Efésios 5:14

PÃO DIÁRIO - 25/01/2016 - Tijolos sem palha


Tijolos sem palha

…vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido… —Êxodo 6:6


Muitos de nós enfrentamos o desafio de trabalhar com recursos limitados. Equipados com menos dinheiro, menos tempo, energia reduzida e poucos ajudantes, nossa carga de trabalho permanece a mesma. Algumas vezes, é até maior. Há um ditado que resume esta situação: “Menos barro para mais tijolos.”
Esta frase refere-se às dificuldades dos israelitas como escravos no Egito. O faraó decidiu interromper o fornecimento de palha e, no entanto, exigiu que fabricassem o mesmo número de tijolos todos os dias. Eles exploraram a terra para encontrar recursos, enquanto os capatazes do faraó os açoitavam e os pressionavam para trabalharem ainda mais (Êxodo 5:13). Os israelitas ficaram tão desencorajados que não ouviram quando Deus disse por meio de Moisés, “…vos livrarei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido…” (6:6).
Apesar de os israelitas recusarem-se a ouvir a mensagem de Deus, o Senhor ainda estava guiando e dirigindo Moisés, preparando-o para falar com o faraó. Deus permaneceu firmemente do lado de Israel — trabalhando nos bastidores. Como os israelitas, podemos ficar tão abatidos a ponto de ignorarmos o encorajamento. Em momentos de escuridão, é consolador lembrar-se de que Deus é o nosso libertador (Salmo 40:17). Ele está sempre agindo para o nosso bem, mesmo que não possamos ver o que Ele está fazendo.
— Jennifer Benson Schuldt

 Leia: Êxodo 6:1-13

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 4-6;Mateus 14:22-36

Considere: Os momentos de dificuldades são momentos para a confiança.

A SURPRESA DO PROFETA

Resultado de imagem para A SURPRESA DO PROFETA JONAS

  Porque esta palavra chegou ao rei de Nínive, e levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre a cinza.   Jonas 3.5
  

A Palavra pode transformar o homem. Sem dúvida, ela é como um martelo para esmiuçar a rocha. Só mesmo um coração duro, ao ser exposto aos seus ensinamentos, não se comove. Alguns não se converterão porque amam mais as trevas do que a luz. É triste, mas há aqueles que irão para a destruição eterna, pois, mesmo sabendo o que sofrerão, agem como se estivessem entorpecidos.

Já para outros ímpios a Palavra será bem-vinda. Ao encontrar lugar propício para as suas operações, o Espírito a usa para uma mudança tão grande, que, em pouco tempo, essas pessoas são santificadas. Sem dúvida, se o Martelo santo for usado sob a direção do Alto, os que resistem hoje, ao serem iluminados, deixarão o mau caminho. Jonas se surpreendeu pela resposta que os ninivitas deram à sua mensagem.

Deus sabe a razão de todas as coisas, e a nós compete somente anunciar o recado divino, deixando a obra ser feita por Ele. Em diversas situações, o resultado da nossa pregação não é tão imediato quanto o de Jonas. Porém, depois de longos anos, ouvimos que um indivíduo que resistia (ou aparentemente não dava atenção à pregação do Evangelho) converteu-se ao Senhor. Somos servos, e o máximo que podemos fazer é confiar no Altíssimo e cumprir nossa missão.

Toda nação merece ouvir a doce mensagem do Reino. Para Deus, não há acepção de pessoas (At 10.34). Se desejamos ser servos, temos de amar a humanidade, principalmente aqueles que perseguem e matam os nossos irmãos. Quem não entende o valor de uma alma é capaz de desejar até a morte dos que se opõem às Boas-Novas. Isso sequer deve passar pelo coração dos salvos!

O jejum proclamado pelos ninivitas mostra que eles se arrependeram. O arrependimento produz atitudes as quais demonstram que a pessoa negou Satanás e se voltou para Jesus. A Bíblia fala que os arrependidos devem produzir frutos dignos da sua decisão. Observe o que Deus faz no coração daqueles a quem você ministra e, depois de vê-los no Caminho, não os abandone. Enquanto não estiverem maduros, poderão desviar-se.

Não há conversão sem mudança de vida. Ainda que o procedimento atual de alguns seja vergonhoso, a obra que Deus fará neles é maravilhosa. O semeador da Boa Semente deve estar atento, pois ele será enviado aos aprisionados pelo inimigo. Por isso, o evangelista não deve se assustar ao saber da maneira que o maligno os usa, pois muitos obedecem ao imundo em todas as suas sugestões e ordens.

Prepare-se para ser um instrumento nas mãos do Altíssimo em uma medida que jamais pensou. Então, você verá o quanto o Senhor pode operar por seu intermédio. O mundo precisa de pessoas que vivam a fé cristã. Assim, os perdidos abandonarão o erro.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 24 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.
Marcos 9:35

PÃO DIÁRIO - 24/01/2016 - Em harmonia


Em harmonia

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. —1 Pedro 4:10


Eu gosto demais de tocar o banjo de cinco cordas. Mas há um obstáculo. A quinta corda só harmoniza com um número limitado de cordas simples. Quando os outros músicos querem tocar algo mais complexo, o banjoísta deve adaptar. Ele pode emprestar maravilhosos tons melódicos a uma improvisação apenas fazendo os ajustes corretos.
Assim como os músicos fazem ajustes em seus instrumentos, nós como cristãos também precisamos fazer ajustes em nossos dons espirituais se quisermos harmonizar com outros para servir a Deus. Por exemplo, aqueles que têm o dom de ensino precisam coordenar-se com aqueles que têm o dom de organizar reuniões e com aqueles que garantem a limpeza e organização das salas de reunião. Todos nós temos dons espirituais e precisamos trabalhar juntos caso queiramos que a obra de Deus seja feita.
O apóstolo Pedro disse: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10). A mordomia exige a cooperação. Pense em seus dons espirituais (Romanos 12; 1 Coríntios 12; Efésios 4; 1 Pedro 4) e reflita sobre como você pode articular seu uso com os dons de outros cristãos. Quando os nossos talentos são utilizados de modo complementar, o resultado é harmonia e glória a Deus.
— Dennis Fisher


Leia: 1 Pedro 4:7-11 

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 1-3;Mateus 14:1-21

Considere: Estar sintonizado com Cristo preserva a harmonia na igreja.

O SEGREDO DOS PAIS


Resultado de imagem para Ele nos fala por intermédio de Seu Filho, na revelação da Sua Palavra.

  Em ti confiaram nossos pais; confiaram, e tu os livraste.      Salmo 22.4
  

Antes da vinda de Jesus, Deus falava com o povo por meio de sonhos, visões e pelo que estava registrado nos livros que, mais tarde, comporiam a Bíblia. Hoje, no entanto, Ele nos fala por intermédio de Seu Filho, na revelação da Sua Palavra. Temos de aprender o que precisa ser feito para que o poder divino entre em ação em nosso favor, ajudando-nos na solução dos problemas, assim como ocorria nos dias bíblicos. Então, teremos motivos a mais para glorificarmos o Senhor.

Os patriarcas e os chefes das famílias hebreias sabiam que deveriam orar e, depois, confiar, pois somente assim as petições são respondidas. O mesmo devem fazer todos os que servem a Deus hoje, pois esse registro vale como exemplo. Não há mágica na fé, mas obediência ao que o Altíssimo nos mostra e ordena. Os que não atentam para o fato de que o Senhor é Deus e, por isso, deve ser respeitado, quando precisarem, não O terão como tal a seu lado.

Uma ligeira olhadela nos relatos bíblicos deixa-nos com a impressão de que os servos daquele tempo tinham uma assistência divina maior do que a que temos hoje e, por isso, eram atendidos de pronto. No entanto, isso não é verdade, pois eles também passaram por momentos angustiantes, quando parecia que Deus os havia abandonado; porém, como eram obedientes, permaneceram firmes. A repetição de que confiaram mostra que não foram libertos imediatamente.

O salmista que Deus usou para escrever esse Salmo, o qual fala bastante sobre o que aconteceria com o Filho de Deus em Sua vinda, dá a entender que aquele povo nem sempre conseguia a resposta prontamente. Entretanto, mantendo-se confiante, era liberto. Sem dúvida, esse fato é uma lição para quem precisa de libertação de qualquer problema. A divina mão jamais deixará de operar em favor daquele que deposita sua fé em Quem é fiel cumpridor do que promete (Hb 10.23).

Desde a criação de Adão, o Onisciente deixou claro que era de muitíssima importância crer no que Ele falava, e quem não o fizesse morreria. Foi exatamente isso que ocorreu com os nossos primeiros pais. Mais tarde, a coisa ficou mais séria, pois, com a entrada de Satanás em nosso mundo, os seus demônios passaram a fazer de tudo para que as pessoas não fossem mais abençoadas. Para tanto, eles levavam a humanidade a perder a confiança no Senhor.

Na parábola da viúva e do juiz iníquo, Jesus falou que aquela mulher ia sempre à porta daquela autoridade para lhe pedir justiça. Ao repetir isso por vários dias, o magistrado ficou incomodado e, então, disse a si mesmo que, apesar de não temer a Deus nem respeitar homem algum, faria justiça àquela senhora que tanto o importunava. A seguir, o Mestre disse que deveríamos observar a decisão daquele juiz, afirmando que Deus faria justiça bem depressa (Lc 18.1-8).

Eles confiaram, mas não ficaram parados. Enquanto aguardavam que a justiça viesse, sem dúvida, lembravam ao Senhor todos os dias sobre o que queriam; com isso, por certo, conseguiam ver onde estavam errando. Quando Abraão disse a Deus que seu herdeiro seria o mordomo damasceno, o Senhor lhe avisou que Ele não tinha defeito algum, pois era o Todo-Poderoso. A seguir, ensinou ao patriarca hebreu que ele deveria andar em Sua presença e ser perfeito (Gn 15.2-4; 17.1).

Em Cristo, com amor, 




R. R. Soares

sábado, 23 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Lucas 6:20

PÃO DIÁRIO - 23/01/2016 - Verdadeira grandeza


Verdadeira grandeza

…quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva. —Marcos 10:43


Algumas pessoas sentem-se como um pequeno seixo, um cascalho perdido na imensidão de um cânion. Mas não importa o quanto nos julgamos insignificantes, podemos ser grandemente usados por Deus.
Em um sermão no começo de 1968, Martin Luther King Jr. citou as palavras de Jesus registradas no evangelho de Marcos 10 sobre a condição de ser servo. Em seguida, ele disse: “Todos podem ser grandes, porque todos podem servir. Você não precisa ter formação superior para servir. Você não precisa concordar o sujeito e o verbo para poder servir. Não precisa saber sobre Platão e Aristóteles para servir […] Você só precisa de um coração cheio de graça, uma alma gerada pelo amor.”
Quando os discípulos de Jesus discutiram sobre quem teria os lugares de honra no céu, Ele lhes disse: “…quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos10:43-45).
Fico pensando em nosso caso. É assim que compreendemos a grandeza? Estamos servindo alegremente, executando tarefas que possam passar despercebidas? O propósito do nosso serviço é agradar o Senhor em vez de ganhar aplausos? Se estivermos dispostos a ser servos, a nossa vida mostrará o Único que é verdadeiramente grande.
— Vernon C. Grounds

Leia: Marcos 10:35-45 

Examine: A Bíblia em um ano: Gênesis 49-50;Mateus 13:31-58

Considere: As pequenas coisas feitas em nome de Cristo tornam-se grandes.

Encurralado por Deus

Resultado de imagem para Deus nos sonda e nos conhece

O rei Davi, no Salmo 139, mostra de forma incontroversa, que é impossível o homem escapar do conhecimento, da presença e do poder de Deus. Três atributos incomunicáveis de Deus são destacados e uma conclusão prática é estabelecida. Vejamos:

Em primeiro lugar, somos encurralados pelo conhecimento absoluto que Deus tem a nosso respeito (Sl 139.1-6). Se nós não conseguimos sondar e conhecer plenamente a nós mesmos, Deus nos sonda e nos conhece (v. 1). Ele conhece todos os nossos movimentos, ou seja, quando nos assentamos e levantamos (v. 2). Conhece até mesmo os nossos pensamentos (v. 2). Deus vai além. Ele esquadrinha o nosso andar e o nosso deitar. Na verdade, ele conhece todos os nossos caminhos (v. 3). Deus conhece todas as nossas palavras, mesmo antes de nós as proferirmos (v. 4). Deus nos encurrala por todos os lados, conhecendo nossa vida como jamais alguém poderia conhecê-la. Diante da onisciência de Deus, ficamos completamente esmagados (v. 5,6).

Em segundo lugar, somos encurralados pela presença de Deus que nos acompanha para onde formos (Sl 139.7-12). É impossível ausentar-se do Espírito de Deus e fugir de sua face (v. 7). Tanto os mais altos céus como o mais profundo abismo não seriam esconderijos seguros para nos escondermos de Deus (v. 8). Os confins dos mares não estão fora do alcance da onipresença de Deus (v. 9,10). Nem mesmo as trevas podem nos encobrir de seus olhos, pois para Deus as próprias trevas são como a luz (v. 11,12). Deus é inescapável. Em relação a Deus estamos num beco sem saída. Ele nos cerca por todos os lados. É impossível fugir de sua presença.

Em terceiro lugar, somos encurralados pelo poder Deus que nos fez de forma tão extraordinária (Sl 139.13-18). Como poderíamos escapar daquele que nos criou e nos formou? Como fugir daquele que formou o nosso interior e nos teceu no ventre de nossa mãe? (v. 13). Em vez de pegarmos, tolamente, uma rota de fuga para tentarmos, em vão, escaparmos de Deus, deveríamos dar graças a ele pela forma tão assombrosamente maravilhosa como ele nos formou (v. 14). Nosso corpo, embora frágil, é de uma complexidade indescritível. Somos um ser programado geneticamente. Temos em nosso corpo cerca de sessenta trilhões de células vivas e em cada uma delas um metro e setenta centímetros de fita DNA, onde estão gravados e computadorizados todos os nossos dados genéticos. Sabemos que códigos de vida não são gerados espontaneamente. Códigos de vida não surgem de uma explosão cósmica nem de uma evolução de milhões e milhões de anos. Códigos de vida foram plantados em nós pelo criador onipotente. Deus não só nos viu quando éramos apenas uma substância informe, mas, também, escreveu no seu livro todos os nossos dias, quando nenhum deles havia ainda (v. 15,16). Diante da grandeza insondável de Deus, só nos resta ficarmos extasiados (v. 17), sobretudo, diante da nossa limitação e incapacidade (v. 18).

Em quarto lugar, somos encurralados pelos nossos próprios pecados e não temos outra alternativa senão buscarmos o perdão divino (Sl 139.19-23). Porque Deus é onisciente, onipresente e onipotente não existe nada mais insensato do que o homem perverso tentar desafiá-lo (v.19,20). Davi firmemente se posiciona contra aqueles que se insurgem insidiosamente contra Deus. Ele aborrece quem Deus aborrece. Ele abomina o que Deus abomina (v. 21,22). Mas, Davi encurralado por Deus, vai além. Ele não apenas declara seu desgosto contra aqueles que se rebelam contra Deus e contra o próximo para derramarem sangue, mas volta suas armas para si mesmo, e clama a Deus para sondá-lo e prová-lo (v. 23). Roga a Deus não apenas para trazer à tona o que há de mau em seu coração, mas, também, pede a ele para guiá-lo pelo caminho eterno (v. 24). Você e eu estamos encurralados por Deus. O que vamos fazer? A única atitude sensata é rendermo-nos aos seus pés!




Por Rev. Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Na verdade não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
Hebreus 13:14

PÃO DIÁRIO - 22/01/2016 - Dois homens


Dois homens

…agitou-se no espírito e comoveu-se. […] Jesus chorou. —João 11:33,35


Em nossa cidade, dois homens foram mortos no mesmo dia. O primeiro, um policial, foi alvejado ao tentar ajudar uma família. O outro era um sem-teto que foi alvejado enquanto bebia com amigos na manhã daquele dia.
Toda a cidade entrou em luto pelo policial. Ele era um jovem bom e se importava com os outros e era amado pela vizinhança a que servia. Alguns sem-teto ficaram de luto pelo amigo que amavam e perderam.
Acredito que o Senhor se entristeceu por ambos.
Quando Jesus viu Maria e seus amigos chorando pela morte de Lázaro, “…agitou-se no espírito e comoveu-se” (João 11:33). Ele amava Lázaro e suas irmãs. Apesar de saber que Ele logo ressuscitaria Lázaro, chorou com eles (v.35). Alguns estudiosos da Bíblia acreditam que parte do choro de Jesus pode estar relacionada com a morte em si e com a dor e tristeza que esta traz ao coração das pessoas.
A perda faz parte da vida. Mas porque Jesus é “…a ressurreição e a vida…” (v.25), aqueles que creem nele um dia experimentarão um fim para a morte e toda a tristeza. Neste ínterim, Ele chora conosco por causa de nossas perdas e nos pede: “…chorai com os que choram” (Romanos 12:15).
— Anne Cetas

Leia: João 11:30-37 

Examine: A Bíblia em um ano: Gênesis 46-48;Mateus 13:1-30

Considere: A compaixão ajuda a curar as dores de outros.

ELES SABIAM A VERDADE


Resultado de imagem para ELES SABIAM A VERDADE e pecaram

  E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então, por que o não crestes?    Marcos 11.31
  

A atitude dos ímpios em relação à Bíblia seria cômica se não fosse uma tragédia anunciada, a qual repercutirá por toda a eternidade em angústia, dor e lamento. Ele é o Todo-Poderoso, sendo completo em sabedoria, poder, misericórdia, compaixão e amor. Quando alguém crê na Verdade é liberto. Impressiona a velocidade com que Deus opera!

Só temos uma alternativa: vencer. Guarde isso para jamais deixar o momento da vitória escapar da sua mão. Não colha derrotas, pois, como é de se esperar, elas lhe causarão penúria. Ao permitir que sejamos provados, o Senhor nos dá o direito de dizer não ao maligno e às suas ofertas destruidoras e, ao mesmo tempo, dizer sim às propostas que Ele nos apresenta. Portanto, escolha triunfar!

Não adianta se aconselhar com ninguém. Todos os homens são iguais a nós; agora, se algum tem luz, ele a encontrou na Palavra. Dê atenção às Escrituras e saberá qual decisão tomar. Quando ouvimos a Palavra, o próprio Senhor dá testemunho da Verdade. Quem não se ajunta com Deus e com o que Ele diz não se faz um com Ele, mas com o diabo, tornando-se um derrotado.

O pior pecado é descrer das palavras de Deus, pois Ele é verdadeiro. Duvidar do que Ele anuncia aprisionará você às garras do inimigo. Temos de fugir das investidas diabólicas, pois elas nos fazem sofrer. Hoje é dia de Boas-Novas, as quais nos trazem libertação completa. Portanto, não transforme o Senhor em um mentiroso, porque Ele deseja fazê-lo feliz.

Os religiosos sabiam que o batismo de João vinha do Céu, que a mensagem dele era divina e o próprio Deus levava as pessoas ao deserto para ouvi-lo e as conduzia ao Jordão para serem batizadas. Entretanto, eles se calaram e, por isso, foram excluídos da salvação eterna. Não silencie a respeito da salvação, a menos que queira experimentar a morte eterna. Por que não viver em paz para sempre?

Por que duvidar do testemunho que o Senhor dá em Sua Palavra? Ao se recusar a acreditar no que Ele diz, você continua nas trevas. Desde o dia em que Adão pecou, nós, seus descendentes, passamos a viver na escuridão. O que o Altíssimo fala é luz e o levará a se libertar de qualquer ação do inimigo para o impedir de se realizar em Cristo. Saia da cegueira espiritual e vá para o mundo de Deus, longe de Satanás.

Creia no Salvador e jamais será confundido. A única maneira de escapar do alcance das forças infernais é crer em Jesus. Portanto, seja um cidadão do Reino por aceitar Cristo e viver segundo Suas palavras, e não mais um súdito da miséria e do sofrimento. Decida-se!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia

Vós já estais limpos pela palavra que nos tem falado; permaneceis em mim, e eu permanecerei em vós.
João 15:3-4

PÃO DIÁRIO - 21/01/2016 - Todo arrumado


Todo arrumado

…àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar […] imaculados… —Judas 1:24


Arrumar bem os nossos filhos para a igreja foi sempre um desafio. Dez minutos após chegar à igreja todo arrumado, nosso pequeno Mateus já parecia uma criança sem pais. Eu o via correndo pelo corredor com metade de sua camiseta para fora da calça, óculos tortos, arrastando os sapatos e migalhas de biscoito decorando suas roupas. À mercê de si mesmo, ele era um desastre.
Pergunto-me se é assim que somos algumas vezes. Após Cristo ter nos revestido com Sua justiça, tendemos a divagar e viver de maneira que não nos faz parecer que pertencemos a Deus. É por isso que a promessa de Judas de que Jesus “…é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar […] imaculados… ” me dá esperança (Judas 1:24).
Como podemos evitar nos parecer com alguém que não tem um Pai celestial? Ao nos tornarmos mais submissos ao Seu Espírito e aos Seus caminhos, Ele nos impedirá de tropeçar. Pense em como nossas vidas se transformariam para melhor se investíssemos tempo em Sua Palavra para sermos limpos com a “…lavagem de água pela palavra” (Efésios 5:26).
Que bênção o fato de Jesus prometer tomar nossa vida trôpega e desalinhada e nos apresentar imaculados ao Pai! Que cada vez mais possamos nos parecer como filhos do Rei ao refletirmos o Seu cuidado amoroso e a Sua atenção.
— Joe Stowell

Leia: Judas 1:20-25 

Examine: A Bíblia em um ano: Gênesis 43-45;Mateus 12:24-50

Considere: Para refletir a presença do Pai, precisamos confiar no Filho.

O QUE TORNA UMA PESSOA ÍMPIA

Resultado de imagem para orgulho

Por causa do seu orgulho, o ímpio não investiga; todas as suas cogitações são: Não há Deus. Salmo 10.4
  

Uma das artimanhas satânicas para derrubar alguém é enchê-lo de orgulho. Como essa atitude fez o próprio tentador transgredir e ser expulso da presença do Pai, ele sabe que isso desestrutura qualquer um. Quando você se sentir o tal, dê um passo atrás para não tropeçar. Caminhar nessa trama infernal será a sua ruína. Jamais olhe para a sua metade sentindo que ela teve a “sorte” de se casar com você.

O orgulho é capaz de levá-lo a se sentir tão forte, a ponto de não procurar mais Deus. Se isso chegar à sua mente, arrependa-se. Quem se gaba, ou aceita que um bajulador o faça, não sabe o que está por trás desse plano maléfico. O enganador tem armas para derrubá-lo e, ao ver a porta aberta, fará de tudo para destruí-lo. Por que se vender ao adversário se é maravilhoso pertencer ao Reino celeste?

O inimigo se esforça para ofuscar a Palavra. Desse modo, você desconhecerá a largura, a altura, a profundidade e a extensão da sua herança em Cristo. Quem não pesquisa nem estuda o que lhe foi revelado despreza a sabedoria do Alto. Se o Senhor lhe falou algo, pesquise, pois há muito mais bênçãos do que você imagina. Ignorar a revelação divina é péssimo.

Se você não tem estudado a Palavra, já está envolvido pela impiedade. Por isso, pode ser usado para fazer as obras que o inimigo lhe mostrar. Ore pedindo ao Pai misericórdia, porque, se continuar nesse caminho, o diabo o atacará e lhe roubará a salvação. Julgue a si mesmo hoje! Se for achado em falta, não descanse até se acertar com Deus.

A partir do momento em que as pessoas cruzam a fronteira da impiedade, tudo o que elas cogitam é descobrir que os cristãos estão errados, pois, segundo o pensamento equivocado delas, a fé produz certas coisas inexplicáveis que os cristãos dizem ser Deus. Esse engano está presente em diversos corações que adorariam se as coisas fossem assim.

Toda vez que Deus chamar a sua atenção sobre as Escrituras, inicie um estudo intenso delas. Ao descobrir o que o Altíssimo fala a respeito de certo tema, tome posse desse entendimento. Muita gente, por simples orgulho, está caminhando para a perdição e, enquanto não cai no abismo, sofre os ataques das trevas. A sua vida mudará quando você abandonar a soberba e caminhar humildemente na fé.

Deus tinha um plano lindo para a sua vida quando permitiu a sua concepção e ainda deseja torná-lo alguém do bem, que O alegrará. Por isso, humilhe-se debaixo da potente mão do Senhor e deixe o Santo Espírito movê-lo para fazer o que lhe dará bons dividendos aqui e no porvir.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12