sábado, 30 de maio de 2015

Esperança


“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” MC16:15-16

Atender a essa ordenança de Jesus não é tarefa fácil. Falar de Jesus, VIVER esse Jesus no dia a dia é tarefa apenas para os mais audaciosos e corajosos. O desafio é diário e exige perseverança, humildade e muita fé.

Esse “ide” deve ser vivido em todos os momentos, em todos os lugares e situações, mas quero retratar aqui, especificamente do desafio daqueles que enfrentam até a morte para pregar o evangelho.

Apesar da sensação de liberdade que temos na maioria dos países ocidentais, a realidade é dura e cruel para milhares de cristãos em todo o mundo que ousam proclamar as boas novas.

Neste espaço quero falar a vocês da Igreja Perseguida, da dura realidade do campo de missões. Em todo o mundo são mais de 200 milhões de cristãos perseguidos, que, se necessário for, renunciam a própria vida para não negar o evangelho.

Neste primeiro post sobre missões apresento-lhe uma amiga de pseudônimo Esperança. Ela atua como missionária em algum lugar do Oriente. Sua identidade tem que ser preservada porque corre risco de vida se for descoberta. Dedica-se à obra de missões com a coragem dos grandes heróis da fé. Nesta carta enviada por Esperança, ela fala um pouco de si mesma e o que o Pai tem feito em sua vida.
“Oh! Que esperança vibra em nosso ser, pois aguardamos o Senhor. Fe possuímos que Jesus nos da Fe nas promessas que nos deu. Eis que o tempo logo vem e as nações aqui e alem bem alertas vão cantar aleluias Cristo e Rei.”

Aprendi esse hino em 1974 quando estava no internato em Petrópolis e hoje, ao estar na cozinha lavando louça, ele me veio à mente. Tentei repassá-lo várias vezes para ver se me lembrava do restante, não consegui, mas através dele veio a minha mente uma mensagem que gostaria de passar para você. Durante esses dias uma palavra me veio ao coração por varias vezes” despertar” e eu ficava pensando despertar em que? Realmente não entendia, até que esse hino me veio à mente. Agora entendo o que esse “despertar significa” despertar para ao compromisso com Cristo, despertar para a obrigação com o meu próximo e com aqueles que não conhecem a Palavra, despertar para uma vida de acerto, despertar para fazer a Fé ter valor de atitude, despertar para a realidade de que Ele verdadeiramente virá.

Daqui, às vezes fico abatida por não ter domínio da língua, por ficar doente quando preciso estar bem, por ver que ainda faço pouco quando queria fazer mais. No entanto, ao meditar na essência da palavra despertar, percebi que o que falta hoje em mim é o despertar para ver que Ele sempre tem e terá o controle de todas as coisas, até mesmo na questão do governo ainda não permitir nossa entrada no “X” para dar continuidade ao trabalho.Que, nesse tempo, muitos são os ensinamentos, até mesmo sobre autocontrole.

Qual seria, por exemplo, sua reação se, ao entrar na cozinha, encontrasse sapatos de molho na pia onde se lava a louça? Absurdo para nossa cultura, mas não para a menina que mora comigo. Poder, nesse momento, de forma carinhosa, explicar que isso não é bom e entregar uma bacia que a ajude nesse sentido significa aprendizado em cada situação.

Aprendi a dizer ao Pai, “Senhor ninguém tem que fazer nada por mim nem me dar nada, porque estou aqui para te agradar, meu negócio é com você. Se deseja que alguém seja instrumento em suas mãos para me abençoar, aí e questão da pessoa com você, pois ela estará fazendo algo para te agradar”. Isso tem feito com que eu desperte para a realidade do compromisso com Ele: de amor para os que estão a minha volta, mas com o objetivo de agradá-lo acima de tudo e agradecer por tudo o que fez e faz por mim.

Não sei em que verdadeiramente você precisa despertar, mas creio que seja qual for a área o Espírito Santo lhe mostrará. Não há mais tempo para o descaso com as nossas próprias vidas, nem mesmo ao estarmos na igreja, ou seja, onde for. É tempo de acreditarmos que o inimigo ganha terreno quando estamos sonolentos e deixamos a Feécomo teoria sem gerar através dela atitude.

Você já observou como era a guerra há alguns anos atrás? À frente iam homens com lança, no segundo pelotão os com armas de fogo, no terceiro os com canhões. Os que iam à frente sabiam que precisariam se abaixar para que os que estavam com as arma de fogo atirassem, mas também sabiam que estavam indo na linha de frente e que seriam os primeiros a morrer, mas todos formavam um só exército. Estar aqui longe sabendo que realmente a probabilidade de adoecer é maior, de ser presa também é um um grande desafio, mas isso é o exército de Cristo e fazemos parte dele. O que realmente desejo dizer é que não importa a tarefa que foi te dada, mas ela precisa ser executada. Esse é o maior despertar para o povo de Deus hoje.

Coisas simples eu poderia citar: quantos pegam os nomes dos trabalhadores de linha de frente e tiram alguns minutos clamando por suas vidas? Quantos reservam uma parte de seu tempo para fazer uma visita para alguém que está doente? Quantos se preocupam em descobrir quem está desempregado e saber se precisa de alguma coisa? Quantos somam ao corpo com seus dons, que não foram dados por acaso e ajudam em suas igrejas?

Certa vez alguém me disse assim: “me desculpe, mas eu só tinha 20,00 ou 30,00 reais para lhe mandar e fiquei pensando que em sua moeda nada seria então nada mandei”, minha resposta foi: “mande, por favor, pois tanto poderá servir para eu comer por cinco dias como comprar alimentos para os necessitados. O pouco para você, somando com vários poucos, se torna o muito para que o trabalho seja realizado.

Alguns crêem que o correto seria o trabalhador que está no campo trabalhar como fazedor de tendas e ter se próprio sustento. Penso ser isso maravilhoso, mas me digam uma coisa: e como ficaria a soma, como corpo, para alcançar um objetivo final?

Meu desejo é que o Espírito Santo fale com você como falou comigo e lhe mostre em que precisa despertar, e saia do estagio de sonolento para uma Fe com atitude, afinal, a verdade de que Jesus verdadeiramente voltará ninguém poderá mudar.

Obrigada por você, que tem estado aqui comigo em oração. Que você seja um instrumento nas mãos do Pai pra ajudar a outros a despertarem.

Um abraço carinhoso,

Esperança”



Por Deyse Melo

Versículos do Dia

  Versículos do Dia Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o...