Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que com mão forte, e com braço estendido, e com indignação derramada, hei de reinar sobre vós.Ezequiel 20:32-33
Já dizia um louvor que eu costumava ouvir antigamente:''Há momentos que na vida,pensamos em voltar atrás,é preciso pedir ajuda para poder continuar..''
e também uma expressão que um pastor que conheço costumava usar:''crente velho vira morcego'',se referindo ao fato de que o maior índice de incredulidade crentes (se é que entendem) está justamente entre os cristãos mais experientes, antigos de caminhada com Deus.
Não é mentira dizer que há tantas frustrações, provações e testes de fé na longa jornada que começa ao aceitarmos Jesus e só terminará com nossa morte ou na glória,que uma síndrome de desconfiança e quem sabe, um forte desejo de retrocesso pode atingir ao mais valente dos heróis de Deus, quer fatal, quer temporariamente.
Faz cerca de uma ou duas semanas porém que este trecho bíblico na abertura da postagem, deixou meu coração marcado com uma realidade espiritual que acontecia no passado e que acontece ainda hoje:
Depois de postos a prova, depois de uma coleção pequena ou grande de decepções religiosas, depois de algum tempo de espera por promessas que ainda não chegaram, alguns crentes tomam uma decisão fatídica:
''Não serviremos mais a Deus, não andaremos mais debaixo de temor e obediência, não creremos mais totalmente nas Escrituras porque grande parte de tudo o que esta escrito nunca se cumpriu nem jamais se cumprirá em minha vida.
Vejo muita gente que não serve a Deus em melhor estado emocional, financeiro e físico do que eu,por isso serei exatamente como eles:viverei minha vida tranquilamente, fazendo apenas o que quero, sem orar, sem buscar, sem ir a Igreja e certamente serei tão feliz quanto eles são.''
Este é um pensamento humano e mais comum do que gostaríamos de admitir.No verso que abre a postagem o Senhor revela este tipo de pensamento em homens israelitas dizendo que seriam como as outras famílias da terra, servindo ao pau e a pedra-ou-a imagens de escultura.
Realmente ainda hoje,mesmo após conhecer a verdade alguns ex-crentes chegam ao absurdo de voltarem ao catolicismo, lá se casam, lá batizam seus filhos, retomam ao culto ás imagens.
Outros, não chegam a tanto, mas nem por isso estão imunes da idolatria.Talvez passem a servir uma vida promíscua, á vícios, ao amor excessivo ao dinheiro..isto também é ''andar nos caminhos das demais famílias da terra''.
Mas noto um Deus decidido a fazer de Israel seu povo, quer por bem quer por mal. Ele declara que se aquele povo estivesse achando que faria tudo como os ímpios e ainda achava que ficariam bem assim, estavam equivocados; de todo jeito Deus seria aquele que regeria suas vidas, quer para o bem , quer para o mal.
É mais ou menos como umas mãe ou pai diria diante de um filho que sempre foi obediente, mas de repente resolve, através de mal companhias, quebrar as regras e fazer como seus amigos.
Sabe amados, sejamos tementes sempre, pois o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria. Muitas vezes nos revoltamos, queremos que Deus haja instantaneamente a nosso favor,não nos conformamos por muitas vezes sabermos que Ele pode nos dar algo mais simplesmente decide não dar, ou tocar no coração de alguém através das nossas orações mas não o faz.Muitas e muitas vezes não entendemos a sua permissão em relação a males e angustias que nos sobrevém, mas nem por isto,retrocedamos!
Israel quis se desviar,quis tentar outras maneiras de atingir seus objetivos e deixou de olhar para todos os sinais e maravilhas que Deus já havia operado em seu meio.Acharam que desprezando Deus sua ''sorte'' seria melhor e esqueceram da aliança inquebrável que tinham com Ele.
Muitos mendigos hoje ,são ex-cristãos e até ex-pastores.Muita família antes abençoada foi destruída totalmente através de adultérios,vícios,divórcios..tudo porque deixaram ao Senhor e seus caminhos achando que tudo correria bem.
A verdade,é que se com Deus é difícil ,sem Ele torna-se impossível qualquer sucesso absoluto.Aquele que for fiel até o fim,este será salvo.
Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti. Salmos 73:27
O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. Provérbios 28:9
*Abraço e paz!
Alessandra Barcelos