sexta-feira, 31 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Lucas 23:34

A Casa É Sua - Casa Worship (DVD Completo)


 

PÃO DIÁRIO - 01/04/2023 - O último capítulo



O último capítulo

Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. —Filipenses 4:5


Tenho um amiga que lê o último capítulo primeiro, ao iniciar um novo livro. “Isso retira a ansiedade da leitura”, afirma. Os cristãos também agem assim: Por sabermos o fim da história, podemos ser centros de paz em meio ao caos total, a calma em meio ao desastre.
O apóstolo Paulo chama essa atitude de ‘moderação’ em Filipenses 4:5. É um termo que implica em ‘paz sob pressão’. Ele se refere à calma e a força com que passamos por circunstâncias inquietantes dos nossos dias. Reinos podem cair, os amigos podem vacilar, igrejas podem ser destruídas, os oceanos podem se elevar, e as montanhas podem desmoronar, mas podemos estar em paz.
Como manteremos essa tal compostura? Lembrando que “Perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).
Ele está perto. O Senhor está em pé do lado de fora da porta, pronto para entrar e colocar tudo em ordem. Então este mundo e todos os seus problemas vão se tornar o reino de nosso Senhor, e “…a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar” (Habacuque 2:14).
Jesus disse: “Certamente, venho sem demora” (Apocalipse 22:20). Hoje poderia ser o dia! São Suas últimas palavras no capítulo final de Seu livro.
— david h. roper

Leia: Apocalipse 22:6-20

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 20-21;2 Timóteo 4

Considere: Perto está o Senhor.

DEUS ATENTA PARA OS HUMILDES

 




  




Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.   Salmo 138.6
  

Muitas pessoas ainda não pararam para examinar a atitude do Senhor em relação aos humildes. Esse versículo diz que Deus presta atenção em quem tem esse predicado. Isso significa que, se eu quiser os olhos do Altíssimo sobre mim, para me ajudar e dar direção e vitória, devo buscar a humildade e fazer dela vestimenta para a minha vida. O contrário também é verdadeiro, mas, como eu quero ser visto por Ele, já sei o que fazer.

A vantagem de ter essa qualidade é grande, porque, segundo a Palavra, a pessoa que a possuir obterá honra. Ora, se almejo a proteção de Deus contra os ataques do império das trevas, devo me submeter à vontade divina. Então, no momento certo, quando eu precisar de resposta à minha oração, serei ajudado. A pior coisa é a pessoa não ser honrada na sua fé – não ter a sua determinação cumprida.

Quando Deus nos concede o título de humildes, nós nos igualamos a Jesus, o qual afirmou possuir essa virtude (Mt 11.29). Ora, se pretendo ser como o Mestre, fazer o que Ele fez e ter o mesmo sucesso obtido por Ele, o único modo é colocar-me diante do Pai e pedir o Seu auxílio. A simplicidade tem de ser a sua principal busca diante do Senhor. Assim, o demônio da infidelidade, da desonestidade e de outros pecados não o visitará.

A ordem era informar à filha de Sião sobre a vinda do seu Rei, humilde e assentado sobre uma jumenta e sobre um jumentinho (Mt 21.5). Veja, o Ser que criou todas as coisas, sabe tudo e nunca deixará de ser Deus veio ao mundo do modo mais lindo possível: sem qualquer imponência. Diante disso, por que vou desejar ser visto de outra maneira já que sou chamado por Ele para fazer a Sua vontade e exercer a autoridade sobre os demônios? Será que não desejo ser honrado?

O maior no Reino dos Céus não é quem grita, ostenta roupas de grifes ou possui muitos bens e faz de si uma propaganda. Na verdade, muitos pensam que são considerados grandes diante de Deus, mas, quando um problema os assalta ou uma doença os corrói, e eles pedem ao Senhor uma solução e essa não vem, percebem que não são especiais. Bom é ser humilde como uma criança para ser o maior no Reino dos Céus (Mt 18.4).

Não deixe a soberba entrar em seu coração, pois com ela vem a afronta, a desonra e as demais obras da carne (Gl 5.19-21). O Altíssimo conhece os arrogantes de longe, embora eles se esforcem para demonstrar a Ele que não são e Lhe agradar. No entanto, há quem pareça estar embriagado, pois, mesmo conhecendo a declaração do salmista, teima em andar de modo contrário à atitude esperada dos filhos de Deus. Por isso, quando ora para ser livre, não encontra resposta alguma.

A Palavra diz que o Senhor depôs os poderosos do trono (Lc 1.52), pois se deixaram levar pelas mentiras do inimigo, não respeitaram o próximo e riram da simplicidade alheia. Por essa razão, o clamor deles só seria atendido caso se convertessem de verdade. Vale a pena ser humilde, amém?

Em Cristo, com amor,


quinta-feira, 30 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Para não suceder que, havendo tu comido e fores farto, e havendo edificado boas casas, e habitando-as,

Eu Te Vejo Em Tudo - Casa Worship (Clipe Oficial)


 

PÃO DIÁRIO - 31/03/2023 - Maravilhoso!


Maravilhoso!

“…Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” —Jó 42:3


Quando o nosso avião começou a descer, a aeromoça leu a longa lista de informações de chegada como se estivesse lendo pela milésima vez naquele dia — ela não demonstrava emoção ou interesse sobre a nossa chegada iminente. Então, com a mesma voz, cansada e desinteressada, ela finalizou dizendo: “Tenham um dia maravilhoso.” A indiferença de seu tom contrastou com as suas palavras. Ela disse ‘maravilhoso’, mas de uma forma completamente ausente de qualquer sentimento de entusiasmo.
Às vezes eu temo que nosso relacionamento com Deus se aproxime disso. Rotina. Tédio. Apatia. Desinteresse. Em Cristo, temos o privilégio de sermos adotados na família do Deus vivo, mas muitas vezes parece não haver muito do sentimento de admiração que acompanha essa realidade memorável.
Jó questionou Deus sobre seu sofrimento, mas quando Deus o desafiou, Jó foi humilhado pela maravilha de seu Criador e Sua criação. Jó respondeu: “Você perguntou: ‘Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho?’ Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia” (Jó 42:3).
Eu anelo pela maravilha de Deus invadindo o meu coração. Adotado por Deus — que maravilhosa realidade!
— Bill Crowder

Leia: Jó 42:1-6

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 18-19;2 Timóteo 3

Considere: Nada pode encher os nossos corações mais do que a maravilha do nosso Deus e do Seu amor.

BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO

 






E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.  2 Crônicas 17.7

Josafá tinha ciência do que havia sucedido com o seu bisavô, Roboão, o qual não se preparou para servir ao Senhor e, por isso, foi um péssimo rei (em seus dias, houve a revolta de Jeroboão, que separou 10 das 12 tribos do reino de Davi). Por saber o resultado da atitude dos revoltosos – os quais, sem a direção de Deus, entregaram-se ao demônio –, Josafá enviou os seus príncipes para ensinar a Verdade ao povo.

Ao mandar os experimentados para doutrinar o povo na vontade de Deus, Josafá deu um passo certo, e isso agradou ao Senhor. Eles levaram o livro da Lei, pois não dá para desprezar o que está escrito na Palavra e ter sucesso. Muitos levitas acompanharam os príncipes, e isso ocasionou um verdadeiro avivamento em Judá. A resposta celestial para essa obra veio logo em seguida.

Deus abençoou Josafá de tal maneira, que todos os reinos não o provocavam nem guerreavam contra ele. Ao contrário, alguns filisteus, além de pagarem tributos ao rei, levavam-lhe presentes. O despertamento espiritual em Judá fez com que os inimigos estivessem em paz com ele e os tributários tivessem alegria em tê-lo como governante. O Senhor faz coisas inacreditáveis pelos Seus filhos.

Os arábios, por sua vez, se sentiam tão bem que lhe davam gado miúdo: sete mil e setecentos carneiros e sete mil e setecentos bodes (v. 11). O resultado disso fez o rei se engrandecer ao extremo (v. 12). Se os filhos de Deus aprendessem a servir ao Altíssimo, em pouco tempo, um verdadeiro avivamento vindo do Onisciente romperia no meio deles; então, eles se engrandeceriam extremamente. O Senhor não quer os Seus vivendo em escassez ou com problemas.

Como seria bom se Deus fosse o Senhor de todas as nações. Ao invés de guerra, teriam paz; em lugar da miséria, teriam prosperidade. Além disso, os abusos de crianças e das demais pessoas dariam lugar a um crescimento lindo e santo dos pequeninos em inocência; assim, as famílias viveriam bem. Não seria o Céu na Terra? É exatamente isso que o Pai quer que aconteça; para tanto, Jesus sofreu os nossos pecados e as nossas dores. Aleluia!

Comece por você a libertação da sua família, aprendendo e cumprindo os mandamentos do Altíssimo. Então, será amado pelo Pai e pelo Filho e, dessa forma, outros seguirão o seu exemplo. A mudança que gostaríamos de ver nas pessoas tem de começar em nós, porque o Senhor não pode usar vasos sujos ou contaminados pelo pecado. Prepare-se, hoje, para que Ele faça maravilhas na sua vida amanhã.

Onde já se viu os eternos inimigos do povo de Deus enviando presentes junto com o dinheiro do tributo? Se os arábios enviaram carneiros e bodes para que o povo escolhido fizesse festa, não dá nem para imaginar o que o Todo-Poderoso fará em sua vida, caso se mantenha fiel.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 29 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.

Maria Marçal | Deserto #MKnetwork


 

PÃO DIÁRIO - 30/03/2023 - Deus na tempestade

 


Deus na tempestade

“…ele é grande em poder.” —Jó 37:23


Certa manhã, o vento começou a soprar e pingos de chuva caíram em minha casa como pequenas pedras. Olhei para fora e avistei o céu amarelo-cinzento, com as árvores balançando com o vento. Relâmpagos iluminavam o céu, acompanhado, por estrondosos sons de trovão. As luzes da casa começaram a piscar, e eu me perguntei quanto tempo a tempestade iria durar.
Depois que ela passou, abri minha Bíblia para começar o dia com a leitura das Escrituras. Li uma passagem em Jó que comparou o poder do Senhor com a força de uma tempestade.
Eliú, amigo de Jó, declarou: “Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente…” (37:5). E, “Enche as mãos de relâmpagos e os dardeja contra os adversários” (36:32). De fato, Deus é “…grande em poder…” (37:23).
Comparados a Deus, nós, os seres humanos, somos fracos. Somos incapazes de ajudar a nós mesmos espiritualmente, curar nossos corações e corrigir as injustiças pelas quais passamos. Felizmente, o Deus da tempestade se preocupa com os fracos como nós. Ele “…sabe que somos pó” (Salmo 103:14). E mais ainda, Deus “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40:29). Porque Deus é forte, Ele pode nos ajudar em nossas fraquezas.
— Jennifer Benson Schuldt

Leia: Jó 37:14-24

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 12-14;2 Timóteo 1

Considere: Deus é a fonte de nossa força.

E se foi sem deixar de si saudades

 






“Era Jeorão da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém” (2Cr 21.5).

Jeorão era o filho mais velho do grande rei Josafá e neto de Asa. Embora teve outros irmãos, por ser o primogênito, foi o herdeiro do trono. Começou a reinar com trinta e dois anos e reinou oito anos. De todos os reis de Judá, nenhum teve um fim tão trágico. Não houve lágrimas em seu funeral nem saudade depois de sua morte. Na lápide de seu túmulo, poderia ter sido escrito: “E se foi sem deixar de si saudades” (2Cr 21.20). Jeorão fez muitas escolhas erradas na vida. Essas escolhas transformaram-no num monstro e numa ameaça à sua família e à sua nação. Vejamos:

Em primeiro lugar, Jeorão deixou de seguir o exemplo de seu pai (2Cr 21.1-5). Josafá, seu pai, foi um rei piedoso. Conheceu a Deus e fê-lo conhecido. Experimentou o livramento de Deus e levou sua nação a pôr sua confiança em Deus. Porém, Jeorão mesmo sendo o filho mais velho, não andou nas mesmas pegadas de seu pai. Era de diferente estofo. Por causa de suas loucuras, transtornou sua vida, sua família e sua nação.

Em segundo lugar, Jeorão deixou de buscar a direção de Deus para o seu casamento (2Cr 21.6). Jeorão era genro de Acabe. Sua sogra era Jezabel. Foi buscar uma esposa na pior família do reino do Norte. Esse casamento longe de incentivá-lo a andar com Deus, induziu-o a fazer o que era mau perante o Senhor. Um casamento errado é fonte de muitos desgostos, causa de muita dor, palco de muitas tragédias. O casamento de Jeorão matriculou-o na infame escola da idolatria. Depois de sua morte, essa mulher, chamada Atalia, continuou aconselhando Acazias, o próximo rei, a proceder iniquamente (2Cr 22.3). Mais tarde, tentou usurpar o próprio trono.

Em terceiro lugar, Jeorão deixou de confiar em Deus para sustentar seu governo. (2Cr 21.4). Ao assumir o trono, tendo-se fortalecido, matou todos os seus irmãos à espada, bem como alguns príncipes de Judá. Essa truculência desumana foi o resultado de sua insegurança. O medo de perder o poder, fê-lo destruir seus possíveis concorrentes. Sua gana pelo prestígio megalomaníaco induziu-o a matar até mesmo os membros de sua família. Tornou-se um homem perverso, sem amor natural, sem temor a Deus, sem respeito à vida.

Em quarto lugar, Jeorão deixou de servir ao Deus vivo para promover a idolatria em sua nação (2Cr 21.11-13). Em vez de imitar seu pai Josafá, homem piedoso, imitou Acabe, seu sogro, homem idólatra e perverso. Em vez de promover a religião verdadeira em seu reino, disseminou em Jerusalém a idolatria e fez errar o reino de Judá. Ele liderou sua nação para longe de Deus. Foi um líder nocivo à sua família e ao seu povo. Ele induziu sua nação a afastar-se de Deus.

Em quarto lugar,  Jeorão atraiu maldição sobre sua cabeça, sobre sua família e sobre sua nação (2Cr 21.14-17). Porque Jeorão abandonou os caminhos de seu pai e de seu avô para seguir os perversos caminhos de Acabe, Deus trouxe grandes flagelos sobre seu povo, seus filhos, suas mulheres e todas as suas possessões. O pecado atrai o juízo divino. O pecado é o filho maldito da cobiça. Seu salário é a morte.

Em quinto lugar, Jeorão colheu o que plantou, pois foi atacado por uma doença assombrosa e incurável (2Cr 21.18,19). Jeorão zombou da graça de Deus, escarneceu de sua bondade e encheu Jerusalém de abominável idolatria. Porque ele virou as costas para Deus, foi ferido por uma enfermidade que lhe trouxe terríveis sofrimentos e morte humilhante. Saíram-lhe as entranhas e morreu com terríveis agonias.

Em sexto lugar, Jeorão viveu para fazer o mal e morreu sem deixar de si saudades (2Cr 21.19b,20). Depois de dois anos de atroz sofrimento, Jeorão morreu. Sua morte, entretanto, não produziu lágrimas nos seus súditos, mas alívio. O seu povo não lhe queimou aromas nem lhe prestou homenagens. Ele se foi sem deixar de si saudades. Sua vida foi um fracasso, sua morte foi uma tragédia e seu legado foi um pesadelo. Oh, que triste história, de um homem que perdeu as melhores oportunidades da vida e morreu sem se voltar para Deus. E você, o que tem feito de suas oportunidades? Como tem sido suas escolhas?



Por Rev. Hernandes Dias Lopes

terça-feira, 28 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

Apocalipse 22:3,4

TÁ CHORANDO POR QUÊ? | Jeyzer Maia (Cover) Preto no Branco


 

PÃO DIÁRIO - 29/03/2023 - Espere no Senhor



Espere no Senhor

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. —Salmo 40:1


Com tantas formas de comunicação instantânea atualmente, a nossa impaciência para esperar uma resposta de alguém é algo engraçado. Uma pessoa que eu conheço enviou um e-mail para sua esposa e, em seguida, chamou-a pelo celular, porque não podia esperar por uma resposta!
Às vezes, sentimos que Deus nos deixou de lado porque Ele não nos dá resposta imediata a uma oração. Frequentemente, nossa atitude torna-se como expressa o salmista “Dá-te pressa, Senhor, em responder-me; o espírito me desfalece…” (Salmo 143:7).
Mas a espera pelo Senhor pode transformar-nos em um povo de fé crescente. O rei Davi passou muitos anos esperando ser coroado rei e fugindo da ira de Saul. Davi escreveu: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração” (Salmo 27:14). E, em outro salmo, ele nos encoraja com estas palavras: “Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim quando clamei por socorro […] colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos” (40:1-2). Davi se transformou em um “homem segundo o coração de Deus” porque esperou no Senhor (Atos 13:22; 1 Samuel 13:14).
Quando ficamos frustrados com aparente demora de Deus em responder a nossa oração, é bom lembrar que Ele está interessado no desenvolvimento da fé e da perseverança em nosso caráter (Tiago 1:2-4). Espere no Senhor!
— Dennis Fisher

Leia: Salmo 27

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 15-17;2 Timóteo 2

Considere: Deus aumenta nossa paciência para fortalecer nossa alma.

GENTE DE GUERRA

 


Resultado de imagem para O tempo de servir a Deus é agora.


 E pôs gente de guerra em todas as cidades fortes de Judá e guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado.    2 Crônicas 17.2
  

Nos países em guerra, as crianças aprendem a se defender desde a mais tenra idade. Se tomarmos esse fato como exemplo, chegaremos à conclusão de que não temos observado as recomendações do Senhor sobre o que estamos realizando no Evangelho. Muitos nada fazem, pois dizem já terem alcançado o descanso. Vale lembrar que a Bíblia declara: Resta ainda um repouso para o povo de Deus (Hb 4.9). Por isso, não podemos cruzar os braços, pois, segundo a Palavra, temos de pelejar contra as forças do mal. 

Não devemos desprezar nenhuma das orientações de Jesus, o qual disse de modo claro que não veio trazer paz, e sim espada (Mt 10.34). Inclusive, Ele afirmou: Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder (Lc 12.49 – ARA). Esse fogo foi aceso com a descida do Espírito Santo em Pentecostes. Hoje, o foco central da mensagem do Senhor são as operações milagrosas e a prosperidade, mas isso é subproduto. A nossa missão maior é abrir os olhos dos perdidos para a salvação.

Trata-se de batalha espiritual e, nela, não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 5.12). Saiba que o inimigo não dorme e está sempre levando alguém a pecar. O número de divórcios tem aumentado, e isso significa que o demônio do adultério está à solta. No combate da fé, quem não vence é derrotado.

Josafá tinha o exemplo de Roboão, seu bisavô, o qual não havia preparado o coração para servir ao Senhor e foi um péssimo rei. Se estivesse bem diante de Deus, não teria tomado decisões que lhe foram prejudiciais. Da mesma forma, se as pessoas forem ensinadas que cada uma é um soldado 24 horas por dia, nos sete dias da semana, todas lutarão com excelência e, então, o fracasso não se nomeará entre elas.

É preciso pôr as promessas de Deus – gente de guerra – em todas as áreas da sua vida. Você não deve deixar que doenças surjam no seu corpo; porém, caso elas o aflijam, o Senhor curará todas (Sl 103.3; Is 53.4,5; Mt 8.17; 1 Pe 2.24). Também não permita que o mais leve desejo pecaminoso entre em seu coração, o qual deve ser conservado íntegro e irrepreensível. Josafá colocou gente de guerra, bem como as guarnições necessárias na terra de Judá.

O seu pai havia tomado algumas cidades do reino do Norte, e nelas ele fez o mesmo que fizera nas cidades de Judá. A cada dia, ao ouvirmos falar de descobertas científicas e tecnológicas, precisamos tomá-las para a nossa obra, colocando soldados e guarnições para garantir a propriedade. O tempo de servir a Deus é agora. Por isso, quando Ele permite que o homem descubra novas técnicas, temos de usá-las como nosso quinhão.

Levante-se para cumprir as ordens divinas; do contrário, será dito a seu respeito o que foi dito dos reis que foram relaxados e não se prepararam para servir a Deus como deveriam, entregando-se ao pecado e deixando o povo se corromper.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 27 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

Mateus 9:35

Heloisa Rosa - Há um Lugar (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 28/03/2023 - Ingredientes saudáveis

 


Ingredientes saudáveis

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. —Provérbios 4:23


Minha esposa Martie é uma consumidora cuidadosa quando se trata de comprar alimentos saudáveis e nutritivos. Não importa quão atraente seja a embalagem, ela confere a lista de ingredientes no verso da caixa. Algumas palavras difíceis de pronunciar geralmente tentam esconder a presença de conservantes que não são adequados à boa nutrição. Ela sempre devolve esses itens à prateleira e continua a buscar as etiquetas de produtos naturais que contribuem para a boa saúde.
Acredito que os hábitos de compras dela são muito parecidos com o que Deus está procurando em nossas vidas: é o que está no interior que conta, independentemente de quão atraente o exterior possa ser. Não é à toa que os sábios provérbios no advertem a vigiar o que se passa em nossos corações, “…porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23). Vestir-se com roupas da moda e esforçar-se em manter boa aparência são coisas de pouca importância se o nosso coração abriga ganância, ódio, mau humor, autopiedade e outros conteúdos contraproducentes.
Então pergunte-se: quando os outros observam a embalagem da minha vida, eles enxergam um coração cheio de ingredientes saudáveis e que honram a Cristo? Ao nos vestirmos com graça, bondade, paciência e compaixão, refletiremos a natureza maravilhosa de Cristo.
— Joe Stowell

Leia: Provérbios 4:14-27

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 9-11;1 Timóteo 6

Considere: Os conteúdos em seu coração são mais importantes do que a embalagem exterior.

ORAÇÃO DE QUEM RECONHECE SEU ERRO

 


Resultado de imagem para ORAÇÃO DE QUEM RECONHECE SEU ERRO



 Ouve, SENHOR, e tem piedade de mim; SENHOR, sê o meu auxílio.   Salmo 30.10
  

Como qualquer mortal, o rei Davi experimentou altos e baixos na sua fé em Deus. Da mesma forma, os salvos também experimentarão, pois, enquanto estiverem no mundo, terão aflições (Jo 16.33). A Palavra diz que o Senhor é fiel e, por isso, não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças; porém, com a tentação, Ele nos dará o escape (1 Co 10.13). Portanto, não se assuste quando for tentado.

O destemido rei de Israel foi usado pelo Senhor para nos ensinar como buscar dEle a saída para os problemas que surgem durante a nossa caminhada rumo aos Céus, quer estejamos fazendo a vontade divina, quer não. Depois de termos passado por tribulações, o Altíssimo nos ensinará o que deve ser feito para permanecermos livres das armadilhas do inimigo. O segredo de vencer sempre é ficar atento ao que Ele fala pelas Escrituras.

Quando estava prosperando, Davi foi tentado pelo diabo para achar que jamais vacilaria; então, como qualquer outra pessoa, ao se sentir grande, falou o que não devia. É muito importante estar em comunhão com Deus, o que se dá pela Sua Palavra. Se você prospera, não ponha a sua confiança no que lhe tem sido acrescentado; se passa por algum aperto, não olhe para a ameaça maligna, e sim para o que a Bíblia diz.

Na hora da dificuldade, faça o que Davi fez: clame para que o Senhor tenha piedade de você. O Altíssimo tem poder para protegê-lo, livrando-o do orgulho e da queda. Davi reconheceu que fora Deus quem havia elevado a sua montanha; no entanto, quando Ele encobriu o rosto para Seu servo, veio a perturbação. Ora, isso deve servir de exemplo para que você não caia nas garras do maligno nem sofra.

Se o Senhor não for o seu Auxílio, você tropeçará e descobrirá que haverá uma conta alta a ser paga. Agora, se deixar o bondoso Deus dirigi-lo, constatará que esse é o segredo de ser bem-sucedido e viver livre dos problemas. A Palavra jamais será derrotada ou envergonhada. Saiba que de Deus não vem nada de mau, mas do diabo só vem o que não presta. Quem é a sua fonte?

Com o entendimento que o Pai lhe deu sobre como proceder diante da bênção derramada sobre ele e com a mudança ocorrida em sua mente, Davi viu que, pelo favor divino, a montanha dele – a confiança no Senhor – tornara-se forte. Isso ocorre com aqueles que abraçam a fé em Jesus e obedecem ao Altíssimo. Não deixe que o rosto do Senhor fique encoberto para você, para não ficar transtornado.

Em qualquer situação, boa ou má, clame ao Pai por ajuda. Diante de uma bênção maravilhosa, o inimigo tentará entrar no seu relacionamento com Deus e, então, você se verá como uma pessoa fraca e necessitada. Entretanto, fortificado pela fé no Salvador, você jamais tropeçará ou cairá na transgressão. Deus guarda os que confiam nEle de verdade. Examine-se se está firme na fé em Jesus.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

domingo, 26 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

1 Tessalonicenses 5:18

A ELE A GLÓRIA - Matheus Rizzo & Coral com 1700 vozes Mega Vigília ASP


 

PÃO DIÁRIO - 27/03/2023 - Negue-se a si mesmo

 



Negue-se a si mesmo

Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. —Lucas 9:24

Quando Madre Teresa morreu em 1997, as pessoas maravilharam-se com seu exemplo de humilde serviço a Cristo e às pessoas muito necessitadas. Ela passou 50 anos ministrando aos pobres, doentes, órfãos, e moribundos por meio das Missionárias da Caridade em Calcutá, na Índia.
Depois de extensas entrevistas com ela, o jornalista britânico Malcolm Muggeridge escreveu: “Fala-se muito hoje sobre a descoberta de uma identidade, como se fosse algo a ser procurado, como um número sorteado na loteria; que quando encontrado, deve ser guardado e estimado. Na verdade, quanto mais se gasta, mais rico se torna. É assim com Madre Teresa, que não se importando consigo mesma, se transforma em si mesma. Jamais conheci alguém mais memorável.”
Acredito que muitos de nós podemos ter medo do que vai acontecer se obedecermos às palavras de Jesus: “…Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perde-la-á; quem perder a sua vida por minha causa, esse a salvará” (Lucas 9:23-24).
Nosso Salvador lembrou os Seus seguidores que Ele veio para nos dar vida em abundância (João 10:10). Somos chamados a perder a vida por Cristo, e assim descobrir a plenitude da vida nele.
— david c. mccasland

 Leia: Lucas 9:18-27

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 1-2;1 Timóteo 3

Considere: Quando perdemos nossas vidas para Cristo, encontramos a plenitude da vida nele.

ALEGRA O MEU CORAÇÃO


 Resultado de imagem para ALEGRA O MEU CORAÇÃO, Senhor Jesus


Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar.  Provérbios 27.11
  

Quem tem procurado a sabedoria a encontrará no temor ao Senhor. Onde não há respeito pelos assuntos de Deus, as obras do mal abundam, pois o diabo sabe o quanto pode oprimir e fazer as pessoas sofrerem. O gênio do mal está sempre trabalhando para desviá-lo do Altíssimo e, assim, levá-lo a uma posição bem distante e, portanto, inferior, onde poderá destruí-lo. Não deixe que ele derrote você.

A sabedoria é justificada pelas suas obras. A pessoa que não teme nem respeita o Senhor jamais receberá a sabedoria divina. Por sua vez, a sabedoria do homem não tem nada a ver com o temor de Deus; ela é racional e, em alguns casos, até demoníaca. Não se deixe levar pelas mentiras do inimigo, o qual inventa meios para que você desagrade a Deus. Ora, só há uma maneira de agradar ao Senhor: respeitar e cumprir Sua vontade em todos os momentos.

O fato mais importante do Evangelho é que podemos nascer de novo, tornando-nos cidadãos do Reino dos Céus (Jo 3.3). Dessa forma, seremos livres da condenação e do sentimento de indignidade que atingem a maioria das pessoas e, ao mesmo tempo, estaremos cheios de toda a plenitude de Deus. O novo nascimento nos marca de um modo maravilhoso, pois, ao sermos recriados, somos feitos membros do Corpo de Cristo, dando início a um verdadeiro relacionamento com o Todo-Poderoso.

Quem se converte recebe o poder de se tornar filho de Deus (Jo 1.12). A partir do momento em que confessou Jesus como Senhor, você foi justificado, o que significa ter sido inocentado de todo o passado pecaminoso que o envolvia. A sua natureza é nova, como se tivesse nascido antes do pecado de Adão; portanto, como você não teve participação na queda do primeiro casal, não teria a semente do pecado em você. Não há condenação para os salvos! (Rm 8.1).

A sabedoria alegra o coração do Altíssimo. Com isso, você terá livre acesso a Ele, tendo os seus pedidos atendidos. Embora não sinta que funciona desse jeito, acredite, porque é exatamente assim. Na verdade, é desse modo que Deus vê os que aceitam Jesus como Salvador e Senhor. Os que O temerem nunca serão vencidos pelo desejo de fazer coisas erradas, nunca tropeçarão e, por isso, não serão condenados ao suplício eterno.

Há muitas pessoas que se desviaram do Caminho. Elas faziam parte da igreja, mas, por não vigiarem, o maligno entrou nelas. Por não estarem em comunhão, e, portanto, longe de Deus, não conseguiram resistir com fé. Algumas culpam o Pai pelo que fizeram e decidiram abandonar o Evangelho. Ao desprezá-Lo, o desviado se entrega à vontade do diabo e, mesmo que essa pessoa não queira, fará tudo o que o maligno lhe ordenar.

Quando se fala de Cristo para os que O abandonam, alguns desdenham, dizendo que não creem mais nEle. Ora, se você for sábio – temente ao Pai –, Ele o honrará; então, você conseguirá sair da miséria ou da escassez, ou ser curado pela fé. Quanto aos desviados, é preciso dizer-lhes que tomaram o caminho errado. Em comunhão, você pode ajudá-los.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

Versículo do dia

 

Versículo do dia 




Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Mateus 5:4

Momentos | Casa Worship (DVD Completo)


 

PÃO DIÁRIO - 26/03/2023 - Recriar-se

 


Recriar-se

E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas. —2 Coríntios 5:17


A vida de Chris Simpson costumava ser consumida pelo ódio. Depois que ele e sua esposa perderam o primeiro filho, ele estava confuso e irritado. Direcionou essa raiva aos vários grupos étnicos e cobriu o corpo com tatuagens que remetiam ao ódio.
Porém, depois de ouvir seu filho mais novo fazer mímicas sobre o ódio que o pai sentia, Simpson convenceu-se de que precisava mudar. Ele assistiu a um filme cristão sobre coragem e começou a frequentar a igreja. Um mês depois, ele foi batizado como um seguidor de Jesus Cristo. Simpson agora é uma nova pessoa e está deixando o ódio para trás, o que inclui o processo caro e doloroso de remover as tatuagens.
O apóstolo Paulo conhecia este tipo de transformação profunda. Ele odiava Jesus e perseguia os Seus seguidores (Atos 22:4-5; 1 Coríntios 15:9), mas um encontro pessoal e a união espiritual com Cristo (Atos 9:1-20) mudou tudo isso, levando-o a reavaliar sua vida à luz do que Jesus conquistou na cruz. Esta união fez de Paulo uma nova pessoa. A velha vida marcada pelo pecado, morte e egoísmo se foi, e ele teve um novo começo, nova aliança, nova perspectiva e modo de viver.
Seguir Jesus não é virar uma página, é começar uma nova vida com o novo Mestre.
— Marvin Williams


Leia: 2 Coríntios 5:12-21

Examine: A Bíblia em um ano: Jeremias 3-5;1 Timóteo 4

Considere: Estar em Cristo não é reabilitar-se, é recriar-se.

DIGNOS DE ESTAR DE PÉ DIANTE DE JESUS






Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas essas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem.Lucas 21.36
  

Nesse versículo, há importantes decisões que os servos de Deus precisam tomar para desfrutar dos benefícios que jamais devem ser esquecidos, pois, em cada um deles, houve um trabalho pessoal do Altíssimo. Os que desprezarem a revelação do Senhor serão considerados irresponsáveis, como ocorreu com o homem que recebeu um talento, escondeu-o e, depois, levou-o intacto até o Mestre, de quem ouviu que era mau e negligente.

É grande o prejuízo que a falta de pregação da fé acarreta nos ouvintes. Em alguns lugares, só se ensina sobre eternidade – da qual, sem dúvida, é importante falar –, mas é preciso fazer como Jesus fazia. O Mestre não somente anunciava a salvação, mas também a cura. Ele disse que faria isso hoje e amanhã e, no terceiro dia, findaria. O terceiro dia se dará após a Sua volta. Cristo obedecia ao Pai, cumprindo as Suas ordens. Ele declarou que devemos ser como o vento, que não sabe para onde vai (Jo 3.8).

Orar o tempo todo não significa que você tem de ficar falando com Deus ininterruptamente. Na verdade, quando se fizer necessário, deve abrir o coração e conversar com Ele a respeito de tudo o que o incomoda ou tenta. Não importa se acabou de orar; se, naquele momento, surgir uma necessidade, volte a interceder. Jamais ache que o Senhor Se cansa com tantos pedidos que você esteja fazendo.

O mundo passa por um período de problemas que Jesus chamou de grande tribulação. Então, existirá sofrimento como nunca houve nem jamais haverá. Porém, para aqueles que souberem viver no esconderijo do Altíssimo, haverá descanso sob Suas asas. O que está escrito virá; as coisas que Jesus advertiu que ocorreriam, mais cedo ou mais tarde, acontecerão. No entanto, quem se dedicar a cumprir a ordem divina será guardado.

Os que vigiarem e orarem para não se envolver com as coisas erradas conseguirão escapar dos acontecimentos futuros. Então, serão poupados como os israelitas o foram, quando a terra se abriu e engoliu Corá, Datã e Abiú, e o fogo saiu do Senhor, destruindo os 250 maiorais da congregação que lhes deram ouvidos. A rebeldia os fez ser indignos de continuar no meio do arraial de Israel.

A grande tribulação virá sobre toda a humanidade, mas ela não afetará os que orarem e forem considerados dignos. Viva em comunhão com o Altíssimo; do contrário, você não sobreviverá ao que afligirá as pessoas em todas as partes. Estes dias serão trabalhosos, de luta e desespero para aqueles que não servem a Deus em espírito e em verdade. Porém, a mão divina guardará os retos.

Os que receberem a distinção de dignos de evitar o gigantesco sofrimento, o qual fará o mundo um lugar de tormento completo, não serão afetados por nenhuma obra do inimigo. Isso precederá o fim do mundo e a volta de Jesus. Por isso, não deixe de cumprir a vontade de Deus. Muitos trairão e abandonarão o Evangelho. Que pena!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 24 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova?

Lucas 6:39

Davi Sacer e Ton Carfi - Restitui (15 Anos) [Vídeo Oficial]


 

PÃO DIÁRIO - 25/03/2023 - O dia glorioso!

 


O dia glorioso!

Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito… —Mateus 28:6


Foi no dia seguinte. Meu time favorito tinha acabado de perder seu último jogo e o sonho de um campeonato tinha sido frustrado. O tempo estava frio e um pouco feio quando entrei no carro para ir ao trabalho. Nada disso deveria ter tanta importância, mas estava transformando aquela segunda-feira em um dia triste.
Mas então tocou uma música no rádio que transformou a minha perspectiva. Era a banda Casting Crowns cantando “Glorioso dia”. “Um dia o levaram ao Calvário, e o pregaram para morrer em um madeiro. Sofrimento, angústia, desprezo e rejeição”. Até esse momento, nada de encorajamento — mais notícias ruins. Mas logo depois, a canção descreve a boa notícia da ressurreição de Cristo e Sua vitória sobre a morte.
Do pior dos dias — e da escuridão do meio-dia naquele monte em Jerusalém — surgiu a única verdadeira esperança para a humanidade. Porque Jesus “suportou os pregos por mim, levou os meus pecados, e vai voltar”, como diz a canção, “Ó, dia glorioso!”
Talvez o dia de hoje não tenha começado bem e você esteja enfrentando uma série de problemas, que ameaçam trazer desespero. Volte sua atenção para Jesus. Relembre o que Ele fez por você no Calvário e como Ele venceu a morte por Sua ressurreição: “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito…” (Mateus 28:6). Isso pode tornar qualquer dia num dia glorioso!
— Dave Branon

 Leia: Mateus 27:27-31; 28:1-6

Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 62-64;1 Timóteo 1

Considere: O túmulo vazio de Cristo nos enche de esperança.

O SUCESSO DE JOSAFÁ

 






E teve muitas obras nas cidades de Judá, e gente de guerra, e varões valentes, em Jerusalém.   2 Crônicas 17.13
  

Quando alguém está bem com Deus, a vida dele e a de quem está sob a sua autoridade mudam por completo. Bastou Josafá procurar servir ao Senhor, que logo as situações passaram a ser favoráveis a ele e aos seus súditos. Nunca foram vistas tantas obras nas cidades do país. Além disso, de uma hora para outra, apareceram muitas pessoas prontas para a batalha, e valentes em Jerusalém foram enviados por Deus para fazerem o bem. É maravilhoso ser servo dEle!

O Altíssimo sabe o que cada um precisa para cumprir sua missão; para isso, a pessoa já nasce com o necessário para viver bem. Quem examina a Palavra de Deus descobre tesouros infindáveis a serem aproveitados. Jesus declarou que as Escrituras testificam dEle (Jo 5.36) e, por certo, testificam de cada um de nós. Aquele que não quer saber os seus direitos perde muito. No entanto, se procurá-los, irá achá-los! O que você fará?

Josafá aprendeu nos livros sagrados existentes em seus dias. Provavelmente, ele se deliciava com os Salmos escritos pelo seu tetra avô, com os livros de Moisés, de Josué, bem como os relatos dos tempos dos juízes e dos reis que o precederam. Em Samaria, isso não significava muito, pois os soberanos de lá não eram chegados a Deus, e sim a Baal. Por isso, não se registram tantos atos maravilhosos do Senhor como ocorreu com Judá. Pobres pecadores!

Para compor o exército de Judá, veio Adna com um grupo de 300 mil varões. Também havia Joanã, que se juntou com 280 mil, e Amazias, com 200 mil. Por esses números, constatamos que, naqueles dias, existiam grupos gigantescos e armados. Outros podem ter sido compelidos a se juntar ao rei, mas Amazias o fez voluntariamente a Deus. Aleluia!

Da tribo de Benjamim veio Eliada, trazendo 200 mil homens armados com arco e escudo. Após ele, veio Jozabade com 180 mil. Um milhão cento e oitenta mil soldados, em um território que não chegava a dez mil quilômetros quadrados, é obra de Deus. Isso sem contar os que Josafá já tinha posto nas cidades fortes de Judá. Dá para ver a força que Deus lhe deu. É bom ter o Senhor ao nosso lado!

Não importa se o seu início é modesto. Sendo dirigido pelo Altíssimo, você não tropeçará e vencerá os obstáculos que surgirem para impedir a sua caminhada. Saiba que Deus colocará ao seu lado pessoas da melhor qualidade para ajudá-lo, mas não para serem escravas e trabalharem de graça ou com um baixo salário. Saiba ser líder! O justo olha até para os animais, quanto mais para seus ajudantes.

Examinando como viveram os servos do Senhor no passado, podemos saber o que Ele quer de nós e nos dará nos dias de hoje. Cumpra a sua chamada com todas as suas forças e todo o seu entendimento. Esteja pronto para executá-la como quem terá de dar contas a Deus no Dia do acerto. Seja servo em todos os momentos!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 23 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.

Samuel Messias - Todavia me Alegrarei (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 24/03/2023 - Mantenha a calma

 


Mantenha a calma



… Nós somos servos do Deus dos céus e da terra… —Esdras 5:11

“Mantenha a calma e ligue para mamãe.” “Mantenha a calma e alimente-se.” “Mantenha a calma e ponha a chaleira no fogo.” Estas palavras derivam da frase: “Mantenha a calma e siga em frente.” Esta mensagem apareceu pela primeira vez na Grã-Bretanha quando a Segunda Guerra Mundial começou em 1939. Os oficiais britânicos imprimiam a frase em pôsteres projetados para combater o pânico e o desânimo durante a guerra.
Tendo voltado à terra de Israel após um tempo de cativeiro, os israelitas precisaram vencer seus medos e a interferência inimiga ao começarem a reconstruir o templo (Esdras 3:3). Quando terminaram a fundação, seus oponentes “alugaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano…” (4:5). Os inimigos de Israel também escreveram cartas acusadoras aos oficiais do governo e tiveram sucesso no atraso do projeto (vv.6,24). Apesar disto, o rei Dario eventualmente emitiu um decreto que permitia ao povo concluir o templo (6:12-14).
Quando estamos comprometidos com a obra de Deus e encontramos reveses, podemos continuar calmamente porque, assim como os israelitas, “…Nós somos servos do Deus dos céus e da terra…” (5:11). Os obstáculos e atrasos podem nos desencorajar, mas podemos descansar na promessa de Jesus: “…edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). É o poder de Deus que capacita a Sua obra e não o nosso.
—JBS

Leia: Esdras 5:7-17 

Examine: … Nós somos servos do Deus dos céus e da terra… —Esdras 5:11

Considere: O Espírito de Deus concede poder ao nosso testemunho.

COM SIMPLICIDADE E SINCERIDADE

 


Resultado de imagem para COM SIMPLICIDADE E SINCERIDADE  com Deus


Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo e maiormente convosco.    2 Coríntios 1.12

Além de termos a glória de Deus sobre nós, usufruímos do privilégio de termos sido criados à imagem e semelhança dEle. Por isso, podemos viver na presença do Senhor e fazer a Sua vontade. Muitos não dão valor ao que o Criador os fez ser e, por isso, entesouram ira para o Dia do Juízo. Por que não proceder corretamente, em vez de se envolver com obras malignas? Quando a condenação vier, não haverá quem o livrará da culpa.

Toda pessoa que vem ao mundo e, principalmente, aquele que se converte e passa a ser membro do Corpo de Cristo, tem uma glória por trás da sua vida. Ela não andará com Deus somente aqui na Terra; na eternidade, estará continuamente em Sua presença, e, então, quando as coisas ruins da Grande Tribulação começarem a ocorrer, ela será poupada. Porém, quem prefere a vida de pecado ou não quer se submeter ao Criador amargará a Sua ira.

Uma coisa importante a observar é o testemunho da consciência. Com ele, vivemos bem; sem ele, não conseguimos desfrutar de um viver pleno nesta Terra nem no porvir, porque estaremos longe do Altíssimo e seremos afligidos por todos os tipos de obras malignas. Enquanto estivermos aqui, teremos a oportunidade de nos libertar dos erros, mas quem chegar ao Juízo carregando pecados não perdoados, seguirá para o suplício eterno. Misericórdia!

O testemunho da consciência do cristão demonstra se, com simplicidade e sinceridade de Deus, ele tem servido ao Senhor. Ora, além do que a má consciência hoje faz com a pessoa que errou e não se arrependeu – e isso é muito sofrido –, o que ela fará com os condenados à perdição eterna será muito grave. Eles confessarão o tempo todo que se deixaram enganar e, por isso, merecem ser abrasados pelas chamas eternas.

A sabedoria dada pelo Evangelho não é carnal, mas celestial. Não temos de dar ouvidos às propostas do diabo. É nosso dever desfrutar da salvação e das inúmeras e variáveis bênçãos colocadas na nossa conta; assim, de uma hora para outra, nós nos libertaremos do sofrimento. Andando com Deus, só temos a ganhar, pois Seu favor nunca nos abandonará.

Quem vive na graça de Deus jamais se arrepende de ter escolhido Jesus e a salvação. Já os que se tornaram imundos por não aceitarem o lavar regenerador do Espírito Santo enfrentarão problemas de tentações, doenças e demais malefícios para todo o sempre. Não há como uma pessoa em sã consciência desprezar a Verdade e não ser oprimida pelo inimigo. Quem não é fiel ao Senhor vive sob maldição, mas os que vivem no Evangelho são livres.

Viva perto de Deus e você jamais conhecerá o que é pecado e aflição. O caos em que muitos se encontram pode ser desfeito. É possível não tropeçar nas coisas que o diabo coloca à sua frente. Não se deixe levar pelo mal, mas ajuste-se à vontade divina.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 22 de março de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.

Salmos 34:7

Kellen Byanca e Jessé Aguiar | Por Causa Dele [Clipe Oficial]


 

PÃO DIÁRIO - 23/03/2023 - Corações dispersos

 


Corações dispersos

…Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. —Êxodo 32:31


No último outono, uma via expressa na minha cidade foi fechada por várias horas por causa do tombamento de um caminhão que transportava gado. O rebanho então escapou e se espalhou pela rodovia. Saber desta notícia sobre gado desaparecido me fez pensar em algo que eu havia estudado recentemente no livro de Êxodo 32, sobre o povo de Deus que se desviou dele.
No reino dividido do antigo Israel, o rei Jeroboão erigiu dois bezerros de ouro para que o povo os adorasse (1 Reis 12:25-32). Mas a ideia de adorar pedaços de ouro não se originou dele. Mesmo depois de escapar da escravidão brutal e de ter visto o poder do Senhor e a Sua glória demonstrada poderosamente, os israelitas rapidamente permitiram que os seus corações se afastassem desse rei (Êxodo 32). Enquanto Moisés estava no Monte Sinai recebendo a lei do Senhor, seu irmão Arão ajudou o povo de Deus a se desviar, construindo um ídolo no formato de um bezerro de ouro. O autor de Hebreus nos lembra da ira de Deus para com essa idolatria e para com aqueles que “sempre erram no coração” (Hebreus 3:10).
Deus sabe que nossos corações têm tendência a se desviar. Sua Palavra deixa claro que Ele é o Senhor e que não devemos adorar “outros deuses” (Êxodo 20:2-6).
“Porque o Senhor é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses.” (Salmo 95:3). Ele é o único Deus verdadeiro!
— Cindy Hess Kasper

Leia: Êxodo 32:21-35

Examine: A Bíblia em um ano: Isaías 59-61;2 Tessalonicenses 3
Considere: Ansiar intensamente por algo mais do que pelo Senhor é idolatria. —A. B. Simpson

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12