Sou pai de primeira viagem e agora?
Veja 7 recomendações para quem vai ser pai e para quem vai ser mãe, muitos casais estão vivendo o grande momento da gravidez, e o fato de estarem “grávidos” é uma grande dádiva de Deus, muitas mulheres que batalham contra a esterilidade, sonham em ter filhos, umas acabam conseguindo atrás da fertilização, porém outras não, assim optam pela adoção. No entanto o casal deve se unir cada vez mais para poder alcançar este grande sonho, e o pai deve seguir algumas recomendações que geralmente são dadas somente as mulheres, mas é de fundamental importância que haja cumplicidade e companheirismo no decorrer desse processo.
Pai veja 7 recomendações para você aplicar:
1. Informe-se sobre a gravidez
Os livros sobre gravidez não são exclusivos para mulheres. Os pais também devem se interessar pelo tema. Desse modo, podem ajudar a parceira a tomar decisões e conhecer cada detalhe do desenvolvimento do filho que está a caminho.
2. Acompanhe o pré-natal
Esteja, sempre que possível, junto à sua mulher nos exames e nas consultas do pré-natal. Essa atitude vai fazer com que a grávida se sinta amparada e ainda permitirá que você, como pai, fique cada vez mais próximo de seu filho, ao estar por dentro de cada etapa de desenvolvimento dele.
3. Ofereça segurança, apoio e confiança
Faça todo o possível para poupar a mãe de situações estressantes e seja compreensivo com as dificuldades dela. As mudanças físicas, hormonais e emocionais são próprias da gravidez e podem tornar a mulher mais sensível. Compreensão, afeto e companhia são fundamentais. Evite, também, que amigos e parentes sobrecarreguem a mulher com preocupações e palpites desnecessários. Se for preciso, diga a eles que vocês preferem decidir tudo a dois.
4. Zele pela saúde materna
Anime sua mulher a fazer atividades físicas e seja companheiro na busca de uma alimentação mais saudável. Garanta que todos os que estão mais próximos façam parte desse esforço, especialmente evitando que fumem perto dela.
5. Dê a ela tempo para descansar
Além da rotina normal, a mãe tem os compromissos próprios da gravidez e está envolvida com os preparativos práticos para a chegada do bebê. Aumente sua participação nas tarefas da casa, nas compras e nas demais diligências domésticas. A ideia é aliviar a carga dela.
6. Conversem sobre suas preocupações
É muito importante que você ouça as preocupações de sua mulher sobre a gravidez, o nascimento e a mudança de rotina com a chegada do bebê. Com delicadeza, expresse também as suas preocupações. E juntos busquem soluções prévias e se preparem para a vinda do bebê.
7. Fale com o bebê
Os especialistas recomendam que o pai fale com o bebê e acaricie a barriga da mãe para fortalecer o vínculo entre pai e filho. A partir do quarto mês o bebê pode ouvir os sons exteriores. O Bebê está envolto pelo líquido amniótico, por isso não sussurre, fale normal.
Saiba que toda a gestação terá um resultado importante ao decorrer da vida, portanto, aproveitem juntos cada fase na vida como família.
Por Pr Josué Gonçalves