Para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito. Gênesis 24.3
É comum os servos de Deus enfrentarem problemas na família por causa de sua posição e seu temor; por isso, precisam delegar a outros algumas tarefas, como à confiada ao servo de Abraão. Quem recebe uma incumbência desse tipo deve se esmerar em cumpri-la com amor. Se não fizer isso, poderá ser acusado de não ter sido um ajudador idôneo, o que somos uns dos outros. Quem ama o Senhor tem de cumprir seu chamado!
Os indivíduos colocados como auxiliares precisam estar atentos para fazer exatamente como lhes foi ordenado e não fracassar na tarefa. Examinando os passos dados pelo servo de Abraão, percebemos que ele considerou o pedido de seu senhor como um mandamento de Deus e não prevaricou nem falou mal do patriarca; pelo contrário, com alegria, obedeceu, e seu esforço foi recompensado.
O Altíssimo coloca à prova quem deseja ser grande em Sua presença. Aquele empregado era o mais antigo, controlava toda a economia do abastado Abraão e a quem o Senhor abençoara com a missão de buscar uma noiva para Isaque, a qual, dois mil anos depois, seria ancestral de Jesus. Por saber quão grande e importante era a empreitada, o servo não se deixou levar por nenhum sentimento, a não ser fidelidade, fazendo o que lhe fora dito com toda a sua experiência e seu temor a Deus.
Faça tudo o que vier à sua mão conforme a unção concedida pelo Senhor para trabalhar em prol do Reino –, não conforme a sua capacidade física. Jesus ensinou que, se houver divisão em uma casa, ela não permanecerá de pé (Mt 12.25). Da mesma maneira, se quem recebe uma convocação não tem o espírito de servo, mas, a contragosto, põe-se a executar a ordem, sem dúvida, finalizará o trabalho com falsidade, ou desleixo, e verá que tomou grande prejuízo.
Não importa onde você serve nem o que faz; apenas sirva; sem dúvida, seu empenho em favor do Reino de Deus lhe trará uma recompensa grandiosa. De acordo com o decreto da recompensa, editado por Davi, você herdará uma parte igual a dos outros servos (1 Sm 30.21-24). Não faça nada que prejudique a obra divina. É isso que o diabo tem tentado fazer em todos os tempos e, por certo, continuará tentando.
Certo dia, Davi, em meio a seus suspiros, colocou à prova seus valentes, dizendo que gostaria de beber da água do poço de Belém, onde os filisteus se entrincheiraram. Naquele mesmo instante, três deles romperam o arraial dos filisteus, pegaram água daquele poço e a levaram ao rei. Assim como fez Davi, ainda hoje, o Senhor coloca à prova os Seus, mas há quem deixe sua oportunidade passar e não realize o que lhe foi pedido. Pobre servo!
Quem, de fato, serve ao Altíssimo recebe mensagens que encorajam os demais irmãos, mas também, muitas vezes, é orientado a lhes dar missões; porém, alguns, maldosamente, não as fazem, pois só gostam de receber sem se esforçar. Quando um servo de Deus lhe der uma missão, ainda que seja bem simples, não deixe de cumpri-la, porque, com certeza, o Senhor estará com você naquele negócio.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares