segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,
Gálatas 4:4

PÃO DIÁRIO - 29/02/2016 - Amor ilimitado


Amor ilimitado

A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até às nuvens, a tua fidelidade. —Salmo 36:5


Recentemente, um amigo me enviou a história de um hino que eu frequentemente ouvia na igreja quando era menino:

Se o mar em tinta se tornar,

E em papel o céu também,

E a pena então sempre a correr,

O amor de Deus a descrever,

O descrever tão grande amor,

Ao mar daria o fim,

Mas onde pois, está o livro,

Em que escrever tal amor?

Estas palavras são parte de um antigo poema judeu e foram encontradas escritas na parede do quarto de um paciente de um hospital para doentes mentais.
Frederick M. Lehman sentiu-se tão tocado pelas palavras do poema que desejou expandi-lo. Em 1917, sentado em uma caixa de limões durante seu horário de almoço num dia de trabalho, ele acrescentou as primeiras estrofes e o refrão, completando o hino O Amor de Deus (MV 150).
O salmista descreve a segurança consoladora do amor de Deus no Salmo 36: “A tua benignidade, Senhor, chega até aos céus, até às nuvens, a tua fidelidade” (v.5). Independentemente das circunstâncias da vida — seja em um momento de sanidade numa mente geralmente desnorteada pela confusão ou durante um difícil período de provação — o amor de Deus é um farol de esperança, nossa fonte sempre presente e inesgotável de força e confiança.
— Joe Stowell


Leia: Salmo 36 

Examine: A Bíblia em um ano: Números 7-8;Marcos 4:21-41

Considere: Você é amado com amor eterno.

A INDIGNAÇÃO DO SENHOR

Resultado de imagem para A INDIGNAÇÃO DO SENHOR


E aproximou-se dele um leproso, que, rogando-lhe e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. Marcos 1.40
  

Após o sermão do monte, um leproso se aproximou de Jesus e disse que Ele podia curá-lo se quisesse. A resposta do Mestre foi de indignação, como lemos em Marcos 1.41, na versão NVI. Ele ouviu o suficiente para receber a bênção, mas preferiu agir como os religiosos. Ele não precisava aproximar-se do Mestre (já havia feito isso ao dar ouvidos à Palavra) nem rogar, colocar-se de joelhos e dizer “se quiseres”. A fé que receberá era suficiente para sará-lo.

Jesus foi movido de íntima compaixão, indignando-se com a maldade que um ensino do homem faz com as pessoas e as leva a tentar de tudo no afã de serem atendidas por Deus, menos agir por fé – o que verdadeiramente agrada ao Senhor. Você não receberá nada do Alto por se arrastar e tentar bendizer a Deus, e sim por aprender o que lhe pertence, tomar posse disso e, então, louvá-Lo pela dádiva obtida.

É grande o número de pessoas que não consegue a cura, o perdão, a prosperidade ou qualquer outra bênção por não agir como o Senhor ensinou. Depois de receber a fé, você deve ordenar que o mal saia e crer que se fará o que diz. Assim, tudo o que disser lhe será feito (Mc 11.22,23). Se aceitou Jesus como Salvador, tornou-se filho de Deus, herdeiro com Cristo do que o Pai diz ser nosso.

Muitos pregadores, após terem entregado a mensagem que produziu fé nas pessoas, afirmam que Deus, provavelmente, operará no meio delas. Esse é um grande erro causado, possivelmente, por não crerem no que ministram ou não terem certeza de que o Pai os ouvirá. A nossa palavra deve ser sim, sim e não, não (Mt 5.37). Quando agem assim, destroem a certeza que eles tinham levado às pessoas, e isso enfurece o Senhor!

Jesus também ficou indignado ao ver os cambistas e vendedores de pombos fazerem da casa de Deus um covil de ladrões. Ora, os sacerdotes, escribas, fariseus e anciãos do povo eram zelosos em relação à guarda do sábado, mas não ligavam para o comércio no recinto sagrado. Ao ver isso, o Mestre pegou uma corda, fez dela um chicote e açoitou os que usavam o templo para motivos impróprios. Ele ainda faz o mesmo hoje.

Em Cafarnaum, a palavra ministrada por Cristo iluminou uma mulher que sofria de um grave problema na coluna. Ao vê-la deixando de tomar a devida atitude, Ele a chamou a Si e lhe disse que estava livre do mal. Como ela nada fez, Ele impôs as mãos, e ela se endireitou. O príncipe da sinagoga ficou furioso. Jesus, no entanto, indignou-se com a reação maligna dele, chamando-o de hipócrita, pois fazer o bem é mais importante do que regras religiosas.

O Salvador deve estar indignado conosco, pois devemos tê-Lo como exemplo para que, assim como Ele fez, façamos nós também. Cristo nos chamou para executar a Sua obra, e não a nossa. Ele nos deu o Seu Espírito para que curemos os enfermos e libertemos os oprimidos. Se não fazemos isso, somos servos infiéis. 

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.
Isaías 40:5

PÃO DIÁRIO - 28/02/2016 - Bolt fala sobre Blake


Bolt fala sobre Blake

Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. —Hebreus 10:24


Usain Bolt e Yohan Blake, da Jamaica, fizeram história ao terminarem em primeiro e em segundo lugar, respectivamente, nas corridas de 100 e de 200 metros nas Olímpiadas de 2012, em Londres. Apesar da rivalidade na pista, Bolt homenageou Blake como parceiro de treinamento: “Ao longo dos anos, Yohan fez de mim um atleta melhor. Ele realmente me estimulou, forçando-me a continuar dando tudo o que tinha.” Fica claro que ambos impeliam um ao outro à grandiosidade na pista.
Como pessoas que creem em Cristo, temos o privilégio e a responsabilidade de encorajar uns aos outros em nossa fé. O escritor do livro de Hebreus disse: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (10:24).
A igreja não é apenas uma instituição ou um simples clube social. É o local onde nós, que fomos levados para perto de Deus e lavados do pecado, podemos ajudar-nos uns aos outros a crescer à semelhança de Cristo. O propósito de nos reunirmos como um corpo, uma igreja, é nos exortarmos e encorajarmos uns aos outros (vv.19-25).
Nenhum cristão pode subsistir sozinho. Para viver como o nosso Senhor Jesus quer que vivamos, precisamos da comunidade de cristãos. Ao encontrar-se com outros cristãos, pense em alguém a quem você possa acompanhar e encorajar com as suas palavras e ações para que essa pessoa seja mais semelhante ao Cristo que amamos e a quem servimos.
— C. P. Hia

Leia: Hebreus 10:19-25 

Examine:  Bíblia em um ano: Números 4-6;Marcos 4:1-20

Considere: O melhor testemunho para um mundo ferido é a igreja saudável.

O REFRIGÉRIO DO SENHOR

Resultado de imagem para O REFRIGÉRIO DO SENHOR

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.  Salmo 23.3
  

A alma é uma incógnita para muita gente. Os que mais chegam perto de uma definição dizem que as nossas emoções e os nossos sentimentos se encontram nela. Por ser parte integrante do nosso ser, o apóstolo Paulo disse que ela, o corpo e o espírito deveriam ser plenamente conservados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.23). Quem não se importar em preservá-la, no Grande Dia verá o prejuízo que teve. Então, por que deixá-la sem controle algum?

Como nosso Criador, o Senhor é o único que sabe refrigerá-la, tirando-a da pressão da tentação, pois conhece a nossa estrutura. Sem essa obra, não temos condições de enfrentar as provações com serenidade e confiança e, agitados pelas tensões da vida, somos capazes de proceder como os perdidos. O momento em que o salvo necessita ter paz é diante das provações.

Quando estamos inquietos, não conseguimos raciocinar nem meditar na Palavra. Então, por não sabermos que atitude tomar para nos livrar do erro, não repreendemos o inimigo como deveríamos. Porém, se deixarmos, o Senhor virá e nos refrigerará. Então, poderemos examinar o que o diabo está tentando fazer em nós e, ao orar, rechaçar seu ataque. Com a direção do Altíssimo, todos os casos têm solução.

A justiça divina possui muitas veredas – que estão dentro do verdadeiro Caminho: Jesus – e, se as trilharmos, não seremos responsáveis pela queda de alguém e, ao mesmo tempo, alegraremos o Senhor. É preciso sentir por onde deve ir para chegar à presença do Pai. Confie, pois Deus há de ajudá-lo a escolher o rumo para cada obra a ser feita.

Deixe o Todo-Poderoso conduzi-lo, porque, como os caminhos dEle são perfeitos, somente o que Ele indicar deve ser trilhado. Se seguir as orientações dEle, você se dará bem em tudo. Estar em comunhão com Deus é de grande valia. Agora, como ser ouvido na hora da tribulação, estando em pecado? O Senhor é bom para aqueles que O amam; portanto, ame-O.

Quem andar nas justiças divinas não tropeçará, não se envergonhará nem se frustrará; no entanto, os que as desprezarem jamais se acertarão na vida. Por mais que tentem, nunca conseguirão chegar até onde lhes foi determinado. Sem receber a boa direção e o poder do Altíssimo para caminhar, você fracassará.

Quando não souber pedir algo a Deus, clame em o Nome de Jesus, porque o amor do Senhor pelo Seu Nome O fará atender a sua petição. Quando Abraão parou o seu pleito em dez pessoas justas, pois concluíra que não havia uma sequer em Sodoma, Deus destruiu essa cidade (Gn 18.32). Mas, se tivesse perguntado se Ele a pouparia por amor do Seu Nome, provavelmente, teria o sim dEle.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: "O seu Deus reina! "
Isaías 52:7

PÃO DIÁRIO - 27/02/2016 - Falai pelas montanhas

   
Falai pelas montanhas

Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. —Marcos 3:13


Fiquei surpreso ao ver o artigo de um jornal distribuído nacionalmente elogiando um grupo de adolescentes praticantes de snowboard que lideram cultos semanais na rampa de esqui do Colorado, EUA. No jornal, a história de Kimberly Nicolleti conquistou uma grande plateia com seu relato sobre adolescentes que amam praticar snowboard e contar sobre como Jesus mudou suas vidas. Uma organização da juventude cristã apoia esses adolescentes e os prepara para demonstrar o amor de Deus.
É mais fácil fazer as coisas sozinho do que treinar outras pessoas, no entanto Jesus conviveu intensamente com uma dúzia de discípulos por meio dos quais a Sua obra alcançaria o mundo. Em meio à urgente necessidade de pessoas clamando para serem curadas, Ele subiu numa montanha onde “…designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar” (Marcos 3:14).
Uma daqueles esquiadoras no estado do Colorado disse o seguinte sobre o seu treinamento de discipulado: “Nunca fui capaz de construir relacionamentos com minha família ou amigos; mantinha-os a certa distância. [O discipulado] me mostrou o amor de Deus e me abriu para a possibilidade de ir até as pessoas.”
Ao experimentar o amor de Jesus e estar em Sua companhia junto a Seus seguidores, encontramos coragem para agir e falar de maneiras que honrem o nosso Senhor.
— david c. mccasland

Leia: Marcos 3:1-15 

Examine: A Bíblia em um ano: Números 1-3;Marcos 3

Considere: Testemunhar não é apenas um trabalho a ser feito, mas uma vida a ser vivida.

IRRITARAM OS OLHOS DA GLÓRIA DE DEUS

Resultado de imagem para A advertência bíblica é para que aquele que o Senhor colocou de pé jamais caia


  Porque Jerusalém tropeçou, e Judá caiu, porquanto a sua língua e as suas obras são contra o SENHOR, para irritarem os olhos da sua glória. Isaías 3.8
  

A advertência bíblica é para que aquele que o Senhor colocou de pé jamais caia (1 Co 10.12). Judá, no entanto, caiu. Apesar de ser o povo de propriedade exclusiva de Deus, por causa do seu procedimento indigno, a nação foi entregue ao inimigo para aprender a respeitar o Altíssimo. O mesmo tem ocorrido com muitas pessoas, que, embora sejam convertidas e declarem-se santas, têm se envolvido com o diabo de várias maneiras.

Ninguém peca por acaso, e sim por dar atenção ao maligno. Satanás tentou Jesus, e o Mestre nos deu o exemplo de como escapar de suas ofertas, ao lhe resistir citando as Escrituras. Portanto, toda vez que estiver sob tentação, confesse a Palavra; assim, o acusador não logrará sucesso contra a sua vida. Ele nunca deixará de tentar você, por isso declare o que está na Bíblia, falando o que Deus fala.

Dois fatos tristes na história dos judeus foram preditos muito tempo antes de ocorrerem: o tropeço de Jerusalém e a queda de Judá. Os filhos de Israel erraram tanto que irritaram a visão da glória divina. Se tivessem cumprido as regras do Todo-Poderoso, não teriam feito essa maldade com os olhos de Deus. É certo aborrecer o Senhor com o seu proceder? Ora, Ele quer ver o Seu povo vencendo o diabo.

Quem se deixa levar pelo demônio, cuja missão é fazê-lo um irresponsável, verá o quanto doeu agir assim. Por várias vezes, Deus enviou profetas para chamar a atenção dos Seus, mas estes preferiram caminhar nas trevas. Quem ignora o que o Senhor diz e faz o contrário do que Ele ordena sela a própria condenação. Isso tem ocorrido com os salvos mundo afora. Por isso, há tanta abominação no meio dos santos.

Da mesma forma que uma pessoa adultera só em olhar com intenção impura para outra, os obedientes ao diabo comunicam-se com ele e, por não buscarem arrependimento, estão sob o governo do maligno. Cuidado, pois Satanás luta desesperadamente para desvirtuar o salvo e, por certo, fixou os olhos em você. Se, um dia, você for excluído da comunhão com o Pai, essa data será triste demais.

A língua dos israelitas e suas obras eram contra o Senhor. Então, não puderam ficar de pé. Mude sua linguagem, suas atitudes e seu coração, pois, se continuar observando o que lhe é mostrado pelo demônio, você será a próxima vítima dele. Como servo de Deus, pare de cobiçar o cônjuge alheio. Nem mentalmente deseje um contato íntimo com essa pessoa, pois, segundo Jesus, isso é o mesmo que adulterar.

Os filhos de Israel sabiam que estavam se distanciando de Deus, mas, iludidos pelo acusador, achavam que o Senhor não era tão severo como as Escrituras anunciavam. Por isso, não viram problema em fazer “pequenas coisas” condenadas. Busque a santidade e negue ao diabo qualquer espaço em seu coração, pois tudo o que vem dele destrói.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
Lucas 9:2

PÃO DIÁRIO - 26/02/2016 - Cobrindo dolinas


Cobrindo dolinas

Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. —Salmo 32:1


No final de maio de 2010, a tempestade tropical Agatha atingiu a América Central, produzindo chuvas torrenciais e deslizamentos de terra. Quando seu movimento cessou, uma dolina, ou seja, uma depressão circular em forma de funil com 60 metros abriu-se no centro da Cidade da Guatemala. Essa dolina fez o chão ruir repentinamente, sugando o terreno, postes de luz e um prédio de três andares para as profundezas da terra.
Ainda que as dolinas sejam devastadoras, o buraco mais universal e devastador é aquele que acontece no coração humano. O rei Davi foi um exemplo disto.
A vida de Davi aparentemente era estável, seu interior, no entanto, repousava sobre fundações frágeis. Após seus pecados de adultério e assassinato, Davi acreditou que tinha escondido com êxito os seus atos traiçoeiros (2 Samuel 11–12). Entretanto, a intensa condenação de Deus após o confronto de Natã o fez perceber que negar a presença do pecado em sua vida enfraquecia o alicerce de sua vida espiritual. Para impedir que a dolina de sua vida espiritual piorasse, Davi arrependeu-se de seu pecado diante de Deus (Salmo 32:5). Como resultado, Deus perdoou Davi e lhe concedeu a alegria de ser perdoado.
Nós também experimentaremos a graça de Deus quando lhe confessamos os nossos pecados. O Senhor perdoará por completo e cobrirá as nossas dolinas espirituais. Ele deseja nos perdoar.
— Marvin Williams

Leia: Salmo 32:1-5 

Examine: A Bíblia em um ano: Levítico 26-27;Marcos 2

Considere: Quando nos arrependemos dos nossos pecados e pedimos o perdão de Deus, Ele os perdoará.

FERIDOS NA HONRA SUBJETIVA

Resultado de imagem para FERIDOS NA HONRA SUBJETIVA


Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus.     1 Pedro 4.14
  

Em muitos lugares, os convertidos pagam um preço alto. Por crerem em Jesus, eles são caluniados, perseguidos e mortos. A agressão se dá porque as demais pessoas não entendem o Evangelho. Com isso, sentem-se humilhadas, pois os cristãos não compactuam com as práticas pecaminosas delas e, ainda assim, são felizes e realizados em Cristo.

Jamais se chateie por ser afrontado. Se você não deve nada ao diabo, a calúnia que recai sobre a sua vida o torna bem-aventurado. Portanto, nunca pense em mover processo contra os que são usados pelo inimigo para entristecê-lo. O cristão tem a obrigação de orar, com todo o seu coração, para que seus perseguidores se convertam.

O melhor da festa é o repouso da glória de Deus sobre você, dando-lhe a certeza de que não fez nada para merecer a difamação ou outro ataque infernal. Lamentável seria se provassem que você é um homicida, ladrão, malfeitor ou desonesto. No entanto, se o que leva o mundo a maltratá-lo é o seu amor ao Senhor, chore e grite de alegria, pois você é bem-sucedido na fé.

Não temos de buscar pessoas que nos alegrem por nos maltratar, mas, se aprouve ao Pai nomear alguns para isso, podemos ganhá-los para a salvação. Então, em pouco tempo, aquilo que parecia prejuízo será uma grande bênção. Quem padece por seguir Jesus deve regozijar-se por ter sido escolhido pelo Altíssimo para participar da recompensa eterna.

Os injuriados devem glorificar a Deus no tocante aos seus sofrimentos, pois o Onisciente os escolheu para fazer uma obra bem maior do que pensam. Nada nos acontece sem ter sido estudado e permitido por Ele. Se erramos e não nos arrependemos, Satanás pedirá para nos peneirar (Lc 22.31 – ARA), e a permissão será dada. Se, porém, somos inocentes, a bênção será grandiosa.

O Nome de Jesus é soberano em nossa vida, pois, com Ele, vencemos o inimigo, entramos na presença divina para resolver uma situação e saímos com a solução. Contudo, esse Nome pode nos fazer sofrer injúrias por causa do poder que Ele nos dá. O tentador sabe que muitos não querem sofrer perseguição por amor a Deus. Por isso, ele tudo fará para que os que padecem em decorrência desse Nome desistam da fé.

Nunca se canse das aflições pelas quais tenha de passar por causa do Evangelho. O importante é que o Espírito da glória de Cristo repousa sobre você, e, com Ele sobre a sua vida, você pode exigir que as forças malignas caiam por terra e não o oprimam mais. A prova de que o Todo-Poderoso o escolheu é o amor dEle em você.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José. (Selá.)
Salmos 77:15

PÃO DIÁRIO - 25/02/2016 - A décima primeira hora


A décima primeira hora

…uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. —Isaías 2:4


A Primeira Guerra Mundial foi classificada por muitos como um dos conflitos mais mortais na história humana. Milhões de pessoas perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial moderna. No dia 11 de novembro de 1918, foi observado um cessar-fogo na décima primeira hora do décimo primeiro dia do mês. Durante aquele momento histórico, milhões ao redor do mundo observaram momentos de silêncio enquanto refletiam sobre o terrível custo da guerra — a perda de vidas e o sofrimento. Esperava-se que a “Grande Guerra”, como era chamada, seria verdadeiramente “a guerra que acabaria com todas as guerras.”
Apesar dos muitos conflitos militares mortais que a seguiram, a esperança por paz duradoura não desvaneceu. E a Bíblia oferece uma promessa esperançosa e realista de que um dia as guerras finalmente acabarão. Quando Cristo retornar, a profecia de Isaías se tornará verdade: “…uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra” (Isaías 2:4). Então a décima primeira hora passará e a primeira hora de paz eterna em um novo céu e uma nova terra começará.
Até esse dia chegar, os que seguem a Cristo devem ser pessoas que representam o Príncipe da Paz na maneira como conduzem suas vidas e como fazem diferença em nosso mundo.
— Dennis Fisher

Leia: Mateus 24:3-14 

Examine: A Bíblia em um ano: Levítico 25;Marcos 1:23-45

Considere: A verdadeira paz pode ser alcançada apenas em Cristo.

A POSIÇÃO DA IGREJA DE JESUS

Resultado de imagem para A POSIÇÃO DA IGREJA DE JESUS


Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus 16.18
  

Se a Igreja edificada pelo Senhor Jesus não entender o que foi feito em favor dela, jamais ocupará a sua posição de supremacia sobre os poderes das trevas. Então, passará a se comportar como qualquer agremiação humana. O Messias tinha o propósito de comprar para Ele, de todos os povos da Terra, um que seria composto daqueles que dariam crédito à pregação da Palavra.

A Igreja tem como Cabeça o próprio Redentor e não possui uma placa denominacional, mas se constitui de indivíduos das mais diversas denominações evangélicas, os quais foram regenerados pelo sangue derramado por Jesus no Calvário e se tornaram irmãos. Ela tem a missão de salvar os perdidos e, por isso, não deve abaixar a cabeça ou aceitar que expandir as estacas da sua tenda não seja possível nos dias de hoje em várias nações.

O Filho de Deus deu início à edificação dela, levando para os Céus os que haviam servido ao Altíssimo antes da Sua morte – dos primeiros que O invocaram aos que morreram pouco antes da Sua ressurreição – e, por crerem em Deus, esperavam a transladação para o Reino. Quando Cristo voltar, quem estiver vivo subirá com Ele e será reunido aos que já desfrutam da Sua inigualável presença.

O Salvador confirmou a Sua Igreja com justiça – o preço pago por Ele para nossa redenção. Por isso, temos acesso ao poder que Ele tinha aqui na Terra em Seus dias. Não há nenhuma força infernal capaz de impedir o que Deus está realizando, pois a Igreja é a agente dEle no mundo. Isso diz respeito também a nós, que fazemos parte dela. Grande é nossa posição!

Não devemos temer o amanhã nem viver como abandonados e oprimidos, pois o diabo não consegue mais nos alcançar; afinal, fomos colocados em um alto retiro, bem longe da capacidade do inimigo de nos atingir. Não há mais nada a ser executado pelo Senhor; porém, ao descobrirmos o que nos pertence e o que devemos fazer, devemos ordenar que aquilo se cumpra sob as nossas ordens.

Se algum membro do Corpo de Cristo tem medo do futuro, não está salvo ainda. Ora, os salvos não precisam temer coisa alguma. O Senhor está conosco e, por isso, não precisamos nos assombrar, pois Ele é o nosso Deus, o qual nos ajuda, esforça e sustenta com a destra da Sua justiça. A Noiva de Jesus recebeu muito e, por isso, tem de fazer tudo o que lhe for mandado para não ser achada em falta em qualquer tempo.

Não há por que ficar espantado com o que o diabo, o fanfarrão-mor, diz que fará com você, porque o cristão é inatingível em sua posição em Cristo. Coloque suas mãos na obra todos os dias, independentemente de como as coisas se mostram. Ao obedecer ao chamado divino, você prova que ama a Deus e, por isso, também é amado por Ele.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia




Versículo do Dia


Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
Efésios 4:21,22

PÃO DIÁRIO - 24/02/2016 - Melhor que o planejado


Melhor que o planejado

…dando sempre graças por tudo… —Efésios 5:20


As interrupções não são novidade. Raramente um dia corre como o planejado.
A vida é cheia de inconveniências. Os nossos planos são constantemente contrariados por circunstâncias além do nosso controle. A lista é longa e sempre mutante. Doenças, conflitos, engarrafamentos, esquecimentos, mau funcionamento de equipamentos, grosserias, preguiça, falta de paciência, incompetência.
O que não podemos ver, no entanto, é o outro lado da inconveniência. Acreditamos não ter outro propósito além de nos desencorajar, dificultar a vida e frustrar os nossos planos. Entretanto, a inconveniência poderia ser o jeito de Deus nos proteger do perigo despercebido, ou poderia ser uma oportunidade de demonstrar a graça e o perdão de Deus. Pode ser o começo de algo muito melhor do que havíamos planejado. Ou poderia ser um teste para verificar como reagimos à adversidade. Seja o que for, mesmo que não conheçamos os motivos de Deus, podemos estar certos do que Ele quer: tornar-nos mais parecidos com Jesus e expandir o Seu reino na terra.
Dizer que através da história os seguidores de Deus encontraram “inconveniências” é eufemismo. Mas Deus tem um propósito. Sabendo disso, podemos agradecê-lo, confiantes de que Ele nos dá uma oportunidade de remir o tempo (Efésios 5:16,20).
— Julie Ackerman Link

Leia: Efésios 5:15-21

Examine: A Bíblia em um ano: Êxodo 19-20;Mateus 18:21-35

Considere: O que acontece conosco não é tão importante quanto o que Deus faz em nós e por nosso intermédio.

CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA SER ABENÇOADO

Resultado de imagem para Bom é clamar ao Senhor quando a tentação estiver chegando;

Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.  Gênesis 35.2
  

Depois do incidente com Siquém, filho de Hamor, os filhos de Jacó, irmãos de Diná, que havia sido estuprada pelo jovem, usaram um estratagema para vingar a honra da família (Gn 34.1,2). Diante dessa situação, Jacó recebeu a direção de Deus: erigir um altar em Betel e pedir que sua família e seus servos se livrassem dos deuses estranhos, porque estes poderiam atrapalhar a caminhada que fariam até o lugar destinado pelo Senhor. Faça um altar em sua Betel, a Palavra, onde Deus Se revelou a você.

O povo de Jacó deveria fazer três coisas: tirar os deuses estranhos do seu meio, purificar-se e mudar suas vestes. Hoje, essa mensagem é simbólica para nós. Aqueles que são oriundos de qualquer religião sempre trazem consigo objetos dessas crenças que os prejudicam muito. Se não se livrarem deles logo, em um momento de provação, sem perceber, poderão utilizá-los e serão derrotados.

Há muita gente que também precisa se livrar de “deuses” cultuados e servidos no secreto de seus corações, como a prostituição, o adultério, a mágoa etc. Jamais deixe que figuras ou práticas da devassidão ocupem o seu coração, pois, se você se inspirar e se realizar nessas coisas, dará guarida ao inimigo. Como um abismo chama outro, muitos demônios lhe causarão males.

Os deuses estranhos eram objetos que eles cultuavam como os que a própria Raquel, esposa de Jacó, tomou do seu pai para si, gerando tropeço em sua vida (Gn 31.34). Outras pessoas adquirem ou fazem coisas repugnantes aos olhos de Deus e de quem Lhe serve. Esses “bonecos” têm poder semelhante ao do imã para atrair demônios e causar malefícios, por isso devem ser quebrados, despedaçados, lançados fora e jamais transferidos a outrem.

Eles deveriam se purificar para que o Senhor agisse em favor deles, pois as operações divinas poderiam ser impedidas, se houvesse alguém no meio daquele povo que tivesse o coração aberto para as coisas malignas. De fato, isso tem acontecido com pessoas que ainda possuem objetos ou desejos malignos escondidos. Jesus disse que a libertação realizada por Ele é completa; portanto, livre-se de tudo o que é mau.

Também deveriam mudar suas vestes a fim de que as coisas mundanas não lhes norteassem a vida, prejudicando-os diante das pessoas e de Deus. Jesus disse que, na festa nupcial, se alguém for encontrado sem as vestes apropriadas, será lançado nas trevas exteriores, que significa a condenação eterna (Mt 22.12,13). Por que guardar lembranças de demônios, mantendo apego por elas, se isso o prejudicará?

A palavra que Jacó deu à sua família e aos que estavam com ele é a mesma ensinada por Cristo em Seus dias na Terra. Como você é sal da terra e luz do mundo, a sua justiça tem de exceder em muito a dos escribas e fariseus (Mt 5.20), para entrar no Reino dos Céus.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?
Neemias 5:9

PÃO DIÁRIO - 23/02/2016 - Precisa-se de ajudantes


Precisa-se de ajudantes

…mas o Consolador, o Espírito Santo […] vos ensinará todas as coisas… —João 14:26


Para algumas pessoas, o termo ajudante carrega uma conotação pejorativa. Os monitores auxiliam os professores com suas aulas. Os auxiliares ajudam os eletricistas, encanadores e advogados em seus trabalhos. Por não serem tão habilidosos na profissão, podem ser vistos como pessoas de menor valor. Mas todos são necessários para que a tarefa seja cumprida.
O apóstolo Paulo teve muitos ajudantes em sua obra ministerial. Ele os mencionou em sua carta aos Romanos (cap.16). Ele fez uma referência especial a Febe, que “…que tem sido protetora de muitos e de mim inclusive” (v.2). Priscila e Áquila arriscaram suas vidas por Paulo (vv.3-4). E Maria, Paulo disse: “…muito trabalhou por vós” (v.6).
Ajudar é um dom espiritual de acordo com o livro de 1 Coríntios 12:28. Paulo citou este dom dentre os dons do Espírito Santo que são concedidos aos cristãos no corpo de Cristo, a igreja. O dom de “ajuda” é tão necessário quanto os outros dons que foram mencionados.
Até mesmo o Espírito Santo é chamado de “Auxiliador”. Jesus disse: “Mas o Auxiliador, o Espírito Santo […] ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês” (João 14:26 NTLH).
Seja qual for os dons que o Espírito Santo, o Auxiliador lhe concedeu, permita que Ele o use para a Sua honra.
— Anne Cetas

Leia: Romanos 16:1-16

Examine: A Bíblia em um ano: Levítico 23-24;Marcos 1:1-22

Considere: Você é uma parte necessária do todo.

MOMENTOS IMPORTANTES

Resultado de imagem para jamais deixe a tentação fazer morada em seu coração

Por um pequeno momento, te deixei, mas com grande misericórdia te recolherei.  Isaías 54.7
  

Em uma fração de tempo, os salvos são tentados e, mesmo que não sucumbam ao pecado, eles se entristecem e sofrem bastante. Essa é uma boa atitude, pois provam que amam a Deus e O respeitam acima de tudo. Por sua vez, os que se deixam levar pelas tentações e não se arrependem poderão ser usados pelo maligno da maneira mais sórdida e devassa. Portanto, jamais deixe a tentação fazer morada em seu coração nem a aceite como algo prazeroso.

Não sabemos por que somos submetidos a terríveis provas, mas, por outro lado, temos ciência de que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28). Além disso, amar a Cristo é ter os Seus mandamentos e guardá-los (Jo 14.21), e quem assim fizer obterá uma fé intrépida e poderosa. É desta maneira que os filhos de Deus devem vencer: agradando a Ele. Ora, deixar o diabo vencê-lo é como negar Jesus.

O momento da provação pode parecer eterno para nós, mas, para o Senhor, não passa de algo efêmero. O erro não está em ser testado, pois, na maioria das vezes, isso não é de nossa responsabilidade. Porém, esquecer-se do Onipotente é como convidar o diabo para fazer as mazelas dele em seu viver. Fuja do pecado, para não cair; ore para se livrar das tentações.

O versículo-base desta mensagem contém um recado maravilhoso: Deus nos recolherá, o que significa que não ficaremos para sempre disponíveis para o maligno. Precisamos estar conscientes de que passaremos por provas constantemente, mas não devemos cair jamais, pois, se sucumbirmos e não nos arrependermos, sofreremos um prejuízo eterno. A Bíblia diz que aquele que está de pé precisa vigiar para não cair (1 Co 10.12); portanto, todo cuidado é pouco nos momentos de tentação.

Ser deixado por Deus significa afastar-se da luz e caminhar em trevas; no entanto, como Jesus foi aos porões do Inferno para vencer Satanás, a luz divina que habita em você lhe dará poder para despir o diabo e seus demônios da força que lhe roubaram. Não espere nem mais um momento, pois, se der atenção ao inimigo, ele irá derrotá-lo. Aproveite esse momento e se levante, em o Nome de Jesus, acerte-se com o Senhor e, então, repreenda o tentador.

Alegre-se! A misericórdia que Deus está usando para Se compadecer de você é eterna; por isso, agarre a mão dEle que está estendida em sua direção e não a solte mais. Assim, você se tornará a bênção que Ele desejou que fosse. O seu futuro será grande e poderoso no Senhor, pois, nEle, você tem força e autoridade para nunca mais permitir que Satanás use a sua vida. Repreenda o inimigo e exija que ele se retire.

Nunca se esqueça de que Cristo é o seu Redentor e nunca o deixará nas mãos do diabo. Creia no amor de Deus por você, pois é verdadeiro. A decisão que você tomar mudará a sua história para sempre; afinal, ao se tornar filho de Deus, passa a ser co-herdeiro de Cristo (Rm 8.17).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
1 João 3:1

PÃO DIÁRIO - 22/02/2016 - Sobre ouvir


Sobre ouvir

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus… —Eclesiastes 5:2


“Deus deu a você dois ouvidos e uma boca por uma razão”, diz o ditado. A habilidade de ouvir é essencial para a vida. Os conselheiros nos dizem para ouvirmos uns aos outros. Os líderes espirituais nos dizem para ouvirmos a Deus. Mas dificilmente alguém nos dirá: “Ouça a você mesmo.” Não estou sugerindo que temos uma voz interior que sempre sabe a coisa certa a dizer. Nem estou dizendo que deveríamos ouvir a nós mesmos em vez de ouvir a Deus e aos outros. Estou sugerindo que precisamos ouvir a nós mesmos para descobrirmos como os outros estão recebendo as nossas palavras.
Os israelitas poderiam ter seguido este conselho quando Moisés os liderava para fora do Egito. Poucos dias após a libertação miraculosa que enfrentaram, eles estavam reclamando (Êxodo 16:2). Apesar de sua necessidade por comida ser legítima, a maneira de a expressarem não era (v.3).
Sempre que o nosso falar é fruto do medo, da raiva, da ignorância ou do orgulho — mesmo que digamos a verdade — aqueles que ouvem, ouvirão mais do que as nossas palavras. Ouvirão emoções. Mas essas pessoas não sabem se essa emoção é fruto do amor e da preocupação ou do desdém e do desrespeito. Assim corremos o risco de sermos malcompreendidos. Se ouvirmos a nós mesmo antes de falar em voz alta, podemos julgar os nossos corações antes que as nossas palavras descuidadas machuquem outros ou entristeçam o nosso Deus.
— Julie Ackerman Link


Leia: Êxodo 16:1-8

Examine: A Bíblia em um ano: Levítico 21-22;Mateus 28

Considere: As palavras ditas precipitadamente fazem mais mal do que bem.

ENOJADO DA VIDA


Resultado de imagem para ENOJADO DA VIDA


A minha alma tem tédio de minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma.  Jó 10.1
  

Um simples descuido levou Jó à penúria. Ele perdeu os bens materiais, os filhos, a saúde e, por pouco, não ficou sem a salvação. Examinemos o que aconteceu a esse patriarca para que, se formos atacados por alguma força do mal, saibamos em que momento e como nos descuidamos; assim, nenhuma maldição se cumprirá em nós. Pode ser que essa tormenta não tenha surgido por causa de uma ofensa que fizemos a alguém, mas, sim, por termos deixado que pensamentos errados nos contaminassem.

Não sabendo o motivo de estar nas mãos do inimigo, Jó achava que Deus o castigava sem motivos, chegando a culpá-Lo pelo infortúnio experimentado. Sendo o Altíssimo bom e sábio, Ele deseja nos livrar dos pecados, pois, hoje, Ele é nosso Advogado, que luta para que nos acertemos com Ele antes da nossa partida. Não tenha medo de se abrir com Deus, contando a verdade e reconhecendo o próprio erro.

Provavelmente, nenhum outro ser humano sofreu tanto quanto Jó. Embora não soubesse a explicação para aqueles reveses, ele lutou para que aquilo fosse tirado da sua vida, contendendo com todas as suas forças para sair daquela opressão. Ora, se você está sob algum ataque maligno, não economize nem desperdice as revelações da Palavra, pois, com elas, você aprende a causa de tal prova e, então, entende como se libertar dela por completo. Deus o ama!

Em sua declaração, Jó falou de três coisas. Como não sabia que o problema estava nele, pensava que o Senhor o punia injustamente. Muitas vezes, agimos de modo semelhante, pois falamos sem pensar e ainda responsabilizamos o Pai pelo que sofremos; sequer oramos para descobrir o verdadeiro motivo de tal adversidade ter se abatido sobre nós. É importante perguntar a razão do que nos ocorre e como escapar dessa situação.

Jó afirmou que sua alma estava tediosa com sua vida. Esse tipo de atitude nos separa de Deus. Só sirva a Ele com alegria (Sl 100.2) e, ainda que tudo esteja caindo aos pedaços ao seu redor, não deixe a sua alma ficar enojada da sua existência. Em qualquer situação, jamais permita que o diabo se apodere do que você possui de mais precioso: a sua fé em Cristo.

Jó decidiu dar livre curso à sua queixa. Era como se dissesse que seria como um barquinho levado pela correnteza para ver aonde chegaria. Meça suas palavras mesmo durante a oração, pois você pode falar o que não deve e arruinar-se eternamente. Peça a Deus que ponha um anjo na porta da sua boca, a fim de que você não pronuncie nada que o coloque nas mãos do diabo (Sl 141.3).

Por fim, o patriarca declarou que falaria na amargura de sua alma. Você jamais deve fazer isso, pois é pela sua palavra que será condenado ou justificado (Mt 12.37). Você só deve falar sobre a alegria que o Espírito Santo lhe concede e também de acordo com o que está escrito. Portanto, enalteça o Todo-Poderoso e não murmure nem durante a oração. 

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Grande é o Senhor, e muito digno de louvor, e a sua grandeza inescrutável.
Salmos 145:3

PÃO DIÁRIO - 21/02/2016 - Por que causar dor?


Por que causar dor?

Obedecei aos vossos guias […], pois velam por vossa alma… —Hebreus 13:17


Os pastores são alvos fáceis de críticas. Todas as semanas estão expostos, explicando com cuidado a Palavra de Deus, nos desafiando a viver segundo os padrões de Cristo. Mas algumas vezes procuramos encontrar algo para criticar. É fácil negligenciar todas as coisas boas que um pastor faz e nos concentrarmos apenas em nossas opiniões pessoais.
Como todos nós, os nossos pastores são imperfeitos. Então não estou dizendo que deveríamos segui-los cegamente e nunca confrontar o erro da maneira correta. Mas algumas palavras do escritor do livro de Hebreus podem nos ajudar a encontrar a maneira certa de pensarmos em nossos líderes que nos apresentam a verdade de Deus sendo líderes exemplares com a atitude de servos. O escritor diz: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas…” (13:17).
Pense nisso. Diante de Deus, o nosso pastor é responsável por nos guiar espiritualmente. Nós deveríamos querer que esse fardo seja motivo de alegria e não de opressão. Essa passagem indica que causar sofrimento ao pastor “…não aproveita a vós outros” (v.17).
Honramos a Deus e melhoramos a situação para a nossa igreja quando honramos quem Ele designou como nossos líderes. Sejamos agradecidos pela pessoa que Deus nos concedeu como pastor e vamos encorajar e apoiá-los em sua tarefa.
— Dave Branon

Leia: Hebreus 13:17-19

Examine: A Bíblia em um ano: Levítico 19-20;Mateus 27:51-66

Considere: Os pastores que compartilham a Palavra de Deus precisam de uma boa palavra do povo de Deus.

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12