segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.
Salmos 119:114

PÃO DIÁRIO - 30/11/2015 - Lugar de águas


Lugar de águas

…a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. —João 4:14


A África Oriental é um dos lugares mais secos da Terra, o que faz “Nairóbi” ser um nome tão significativo para uma cidade naquela região. O nome vem de uma frase na língua Massai que significa “água fria”, e significa literalmente “o lugar de água”.
Ao longo da história, a presença de água foi vivificadora e estratégica. Se uma pessoa vive em um clima seco ou numa floresta tropical, a água é uma necessidade inegociável. Em um clima seco e árido, saber onde encontrar o lugar de água pode significar a diferença entre a vida e a morte.
A nossa vida espiritual também tem alguns elementos inegociáveis. É por isso que Jesus, ao encontrar uma mulher espiritualmente sedenta num poço, declarou a ela que só Ele poderia fornecer água viva. Ele lhe disse: “…aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4:14).
Como a corça mencionada no Salmo 42:1-2 que anseia por água, a nossa alma tem sede de Deus e anseia por Ele (63:1). Precisamos desesperadamente do sustento que vem somente de Jesus Cristo. Ele é a fonte de água viva que refresca os nossos corações.
— Bill Crowder


Leia: Salmo 42:1-5 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 30-32;1 Pedro 4

Considere: Jesus é a fonte de água viva.

JUNTAMENTE SE FIZERAM IMUNDOS

Resultado de imagem para não há quem faça o bem, não há sequer um. Salmo 14.3


Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Salmo 14.3


A pessoa que se desvia da fé em Cristo não sabe o mal que faz a si, aos familiares, amigos e à humanidade. Quem entendeu, pela Palavra, a necessidade de aceitar Jesus como Salvador e conseguir as bênçãos do Senhor “tirou a sorte grande”, pois, a partir de então, jamais lhe será negada a entrada no Reino dos Céus. Porém, caso se desvie do único Caminho que leva a Deus, ele terá tomado a decisão mais louca e prejudicial à sua felicidade eterna.

O homem foi desviado de Deus quando Adão pecou ainda no jardim do Éden. No entanto, isso não serve de desculpa, porque Jesus pagou o preço do nosso resgate ao morrer no Calvário. Agora, por ter ouvido a Boa Notícia, ele foi salvo e se tornou membro do Corpo de Cristo. Porém, se ceder às tentações do maligno, tal pessoa se afastará da Verdade e, com isso, voltará ao seu estado perdido original.

O pior é que quem age assim se faz imundo de novo e não vive mais na presença do Senhor, mesmo que continue na igreja e, como Sansão, ache que a unção ainda está sobre a sua vida. Porém, ao tentar se livrar dos “filisteus” que irão contra ele, o herói de Deus descobrirá que é um mero homem e, por isso, foi preso, teve os olhos vazados e ficou moendo no cárcere do inimigo. Quanta derrota essa pessoa sofre, não é verdade?

Ao se sujar dessa maneira, o indivíduo tem sobre si a capa da imundície, e isso é muito perigoso, pois, quando a última trombeta tocar, os bilhões e bilhões de anjos do Senhor separarão a humanidade em dois grupos. Isso será feito com rapidez e exatidão. Quem não tiver as vestes brancas não será colocado no rol dos salvos e, então, ouvirá do Mestre que marche em direção à perdição eterna.

Se não buscar o arrependimento e não seguir as regras desse instituto restaurador, o desviado não será perdoado. Por mais que grite no grande Dia e clame para voltar à sua antiga posição, a sujeira da qual não se limpou será uma testemunha contra ele e, ao ver os salvos no grupo à direita do Senhor, ele dirá que está tudo errado e se arrepende, mas será tarde demais.

Ao se fazer imunda, a pessoa perde a capacidade de realizar o bem. Por mais que se esforce e tente chegar perto de Deus, não lhe será possível. O diabo, sabendo disso, irá afligi-la com os mais penosos sofrimentos e, muitas vezes, também os colocará nos seus familiares. Então, o que ela poderá fazer? Sem arrependimento, não há remissão de pecado. Cuidado!

Aproveite este momento para se acertar com Deus. Não foi por acaso que esta mensagem chegou às suas mãos, pois isso é obra do Todo-Poderoso. Portanto, não fique parado, mas achegue-se com toda a sua alma diante do Altíssimo e confesse seus erros, limpando-se da imundícia e recebendo a unção para não mais pecar e se perder. Creia e seja salvo!

Em Cristo, com amor,






R. R. Soares

domingo, 29 de novembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
1 Timóteo 4:10

PÃO DIÁRIO - 29/11/2015 - Amor verdadeiro


Amor verdadeiro

[O amor] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba. —1 Coríntios 13:7-8


Há alguns anos, a mãe de minha amiga foi diagnosticada com mal de Alzheimer. Desde então, Bete foi forçada a tomar decisões difíceis sobre o cuidado de sua mãe, e o seu coração tem sido muitas vezes quebrantado enquanto observa sua mãe vibrante e divertida lentamente desaparecer. No processo, minha amiga tem aprendido que o verdadeiro amor nem sempre é fácil ou conveniente.
Depois que sua mãe foi hospitalizada por alguns dias do ano passado, Bete escreveu estas palavras a alguns de seus amigos: “Ao contrário do que possa parecer, estou muito grata pela jornada que estou tendo com a minha mãe. Por trás do desamparo da perda de memória, confusão e absoluto desamparo, há uma pessoa bonita que ama a vida e está em completa paz. Estou aprendendo muito sobre o que o amor verdadeiro é, ainda que eu provavelmente não tenha pedido por esta viagem, pelas lágrimas e os sofrimentos que a acompanham, não trocaria isso por nada.”
A Bíblia nos lembra de que o amor é paciente e bondoso. Não é egoísta ou se irrita facilmente. Ele “…tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…” (1 Coríntios 13:4-7).
O amor verdadeiro se originou com o nosso Pai, que nos deu a dádiva de Seu Filho. Conforme procuramos demonstrar o Seu amor aos outros, podemos seguir o exemplo de Cristo, que deu a Sua vida por nós (1 João 3:16-18).
— Cindy Hess Kasper

Leia: 1 Coríntios 13:1-8 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 27-29;1 Pedro 3

Considere: O verdadeiro amor é ajudar os outros por amor a Jesus, mesmo que nunca possam devolver o favor.

LIVRA-ME SEGUNDO A TUA PALAVRA

Resultado de imagem para LIVRA-ME SEGUNDO A TUA PALAVRA

Pleiteia a minha causa e livra-me; vivifica-me, segundo a tua palavra.Salmo 119.154


Não há por que o cristão se deixar levar pelo desânimo, porque o Espírito Santo o vivificou no mesmo instante que vivificou Jesus. Mas, infelizmente, muitas vezes, nós nos deixamos levar pelas tentações do maligno e ficamos frios na fé e sem vida. No entanto, se lermos um capítulo dos evangelhos ou dos Salmos, bem como outras partes da Bíblia, sentiremos a unção divina vir sobre nós e, então, somos revigorados.

Depois que aceitamos Jesus, não há como o diabo nos tirar dessa fé; porém, como o inimigo sabe que muitos não são firmes no que ouviram de Deus, ele vem de mansinho e, sem que percebam, os enche de receio das coisas que têm acontecido a muitas pessoas e os separa do Altíssimo. O remédio é ir à Palavra e se assumir na fé em Jesus. Em pouco tempo, a pessoa já estará novamente de pé, cheia de vida.

Quem dá atenção às tentações começa a esfriar na fé. Mesmo que se esforce muito para não demonstrar isso, os problemas aumentam e, com isso, fica visível que essa pessoa está separada de Deus. Se os filisteus não tivessem prendido Sansão e vazado seus olhos, ele até poderia ter disfarçado que ainda tinha poder. Há muitos que não sentem mais a alegria do Senhor, mas conseguem dissimular usando jargões evangélicos.

Não tente esconder a sua vida espiritual. Tão logo você note que ela está fria, sem a presença divina, lembre-se de onde caiu e arrependa-se. Desse modo, Deus enviará a Sua Palavra, que o avivará. Os sinais de que você foi religado ao Pai serão a alegria e a disposição que voltarão a inundar o seu ser. O diabo está sempre tramando alguma coisa contra você, mas sua obrigação é não deixá-lo vencer.

O nome diabo significa acusador dos filhos de Deus, por isso ele insiste para que você creia que não há perdão no seu caso. Agora, nisso ele pode até estar certo uma vez que você não confesse o seu erro a quem prejudicou e ao Senhor. A salvação chegou a Zaqueu quando ele decidiu ressarcir quadruplicado a quem tinha defraudado, conforme dizia a Lei. Isso significa que ele chamaria um por um e devolveria o que era devido. Faça o mesmo e você será muito abençoado. 

Por que ceder à tentação? O Espírito Santo quer levá-lo a ser vivificado pela Palavra. Portanto, saia da sua angústia agora, seguindo os ensinamentos das Escrituras. Certamente, desprezar o dom de Deus é a pior atitude que alguém pode ter. A sua libertação dependerá unicamente do que você fará a partir deste momento, porque, depois da morte, não haverá condições de se acertar com ninguém.

Pegue a sua consolação e não a deixe. Seja firme no que a Palavra de Deus revela. O remédio pode ser amargo, mas a cura será completa. Quem engana ou nega confessar o que fez fecha a porta do Céu para si. Então, por mais que ore, suplique e aguarde a obra ser feita, não será atendido. A Bíblia adverte que desprezar a Palavra fará você perecer.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

sábado, 28 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia



E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem.
Romanos 2:2

PÃO DIÁRIO - 28/11/2015 - Plágio espiritual


Plágio espiritual

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. —João 1:14



Quando eu ensino redação em Inglês, exijo que os alunos a escrevam na sala de aula. Sei que o que escrevem em sala é produto de seu próprio esforço. Desta maneira, me familiarizo com o estilo de escrita de cada aluno e posso detectar se eles “emprestam” um tanto demais de outro escritor. Os estudantes se surpreendem ao saber que o seu estilo literário — que inclui o que dizem e como dizem — é tão peculiar como a sua própria voz. Assim como as palavras que falamos vêm de nossos corações, as palavras que escrevemos também. Elas revelam quem somos.
Da mesma maneira, nos familiarizamos com a voz de Deus. Ao ler o que Ele escreveu, aprendemos sobre quem Ele é e como se expressa. Satanás, no entanto, tenta fazer-se soar como Deus (2 Coríntios 11:14). Usando as palavras de Deus de uma forma ligeiramente alterada, ele vem com argumentos convincentes para as coisas que não são verdadeiras. Por exemplo, ao convencer as pessoas a fazer coisas que imitam santidade, como confiar na aparência exterior da autodisciplina ao invés de confiar na morte de Cristo para a salvação (Colossenses 2:23), Satanás tem levado muitos ao erro.
Deus foi aos extremos para assegurar-se de que reconheceríamos a Sua voz. Ele não apenas nos deu a Sua Palavra, nos deu o Verbo feito carne, Jesus (João 1:14), de modo que não seremos facilmente enganados ou iludidos.
— Julie Ackerman Link

Leia: João 1:1-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 24-26;1 Pedro 2

Considere: Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima. —Salmo 119:140

CONTINUANDO A PROGREDIR MAIS

Resultado de imagem para CONTINUANDO A PROGREDIR MAIS

Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais.1 Tessalonicenses 4.1


Esse deveria ser o alvo dos filhos de Deus. Porém, há algumas coisas que não os deixam atingir a estatura de Cristo. Ele sabia dominar as situações, sair de qualquer ação do inimigo e não tinha limitação no exercício do Seu ministério. No entanto, conosco não acontece nada parecido. Ora, Jesus disse que faríamos as mesmas obras realizadas por Ele. Sem dúvida, agora temos uma direção para buscar do Senhor a resposta.

A verdade é que não podemos falar, com toda a autoridade, que as pessoas têm recebido de nós a maneira como convém andar e agradar a Deus. As nossas direções sempre são cheias de hipóteses, mas em Jesus havia certeza. Paulo falou com clareza que deu a orientação correta aos que o ouviam. Por isso, se também fomos constituídos ministros de Deus, precisamos ter a mesma certeza do Mestre, ou não temos de fazer as mesmas obras?

Por que a semente não tem nascido e produzido a 30, 60 e 100 por 1, como ocorre em tudo no Reino de Deus? Temos estado, de fato, nele ou no reino das religiões? Esse assunto tem de ser encarado, com toda a honestidade, sem rodeios, porque, se a Escritura Sagrada merece crédito – e merece –, daremos conta do que fizemos ou deixamos de fazer na fé em Jesus. Os seus filhos o têm como exemplo de servo do Altíssimo?

Uma vez tendo entendido o modo como devemos agradar ao Pai celestial, é preciso proceder dessa maneira. Examinemos o que Cristo disse sobre a Semente não produzir em nossa vida o Seu potencial. O Mestre falou da fascinação das riquezas, dos cuidados da vida e da ambição de outras coisas e, dentro de uma dessas três premissas, nós nos encontramos. Temos de amar o Senhor acima de tudo, para que possamos ser amados assim por Ele.

Se não progredirmos nesse tema, não avançaremos na fé, e isso não é bom. Pode ser que, um dia, alguma provação maior surja, além das que temos enfrentado, e, então, não conseguiremos sair dela usando somente a fé. Ora, somos mestres em arranjar desculpas, mas, quando olhamos para a Palavra que Jesus pronunciou, não temos para onde correr. Ele disse que os que cressem nEle também fariam as obras que Ele fazia. Qual é a sua resposta?

Não importa o que você ou o que alguma pessoa considerada importante digam. O Senhor afirmou que os Céus e a Terra passarão, mas as palavras dEle jamais. Se continuarmos a “empurrar com a barriga” essa pergunta que não quer calar, não daremos solução ao que nos é proposto. Como cresceremos, se não estamos vivendo a excelência do Reino de Deus? Acaso o que foi registrado na Bíblia não se cumprirá integralmente? Creio que sim.

O rogo de Paulo veio do Espírito Santo. Ele serviu ao Senhor em seus dias; hoje, somos nós que temos de servir ao Altíssimo. O mapa da obediência já foi mostrado e, agora, o que faremos? É preciso vigiar em nossa chamada e orar até que venha a chuva prometida.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia



Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações.
Provérbios 21:2


PÃO DIÁRIO - 27/11/215 - Que horas são?


Que horas são?

…vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho… —Gálatas 4:4


O velho ditado é verdadeiro: O tempo é tudo! É por isso que a declaração de Paulo, “…vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho…” me intriga muito (Gálatas 4:4).
Uma rápida olhada na história revela que a vinda de Cristo foi exatamente no momento certo. Séculos antes, Alexandre, o Grande, conquistou a maior parte do mundo conhecido, trazendo com ele a cultura grega e sua língua. À beira de sua morte, o Império Romano retomou de onde Alexandre parou e expandiu o território sob a influência da unificação da cultura e da língua dos gregos. Foi sob o domínio romano que a crucificação aconteceu, onde o sangue de Cristo foi derramado por nós. Foi sob o governo de Roma que as condições foram preparadas para a propagação do evangelho em três continentes: boas estradas, limites territoriais livres de restrições de “passaporte” e um idioma unificador. A providência de Deus tinha colocado todas as peças no seu lugar para o momento perfeito de enviar o Seu Filho.
O tempo de Deus é perfeito em tudo. Enquanto você está esperando, talvez se perguntando por que Deus não parece estar agindo em seu nome, lembre-se de que Ele está trabalhando nos bastidores para preparar Seu momento de intervenção no tempo certo. Confie nele, pois Ele sabe qual é a hora certa.
— Joe Stowell

Leia: Gálatas 3:26-4:7 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 22-23;1 Pedro 1

Considere: Ensina-nos, ó Senhor, as disciplinas da paciência. Esperar é muitas vezes mais difícil do que trabalhar. —Marshall

O DIA DA VINGANÇA

Resultado de imagem para O DIA DA VINGANÇA de Deus


  Porque será o dia da vingança do SENHOR, ano de retribuições, pela luta de Sião. Isaías 34.8


A traição de Adão foi um duro golpe para os planos de Deus. Ao crer na mentira que o diabo disse a Eva, o homem praticou um ato que, até a volta de Cristo e a consequente destruição de todas as coisas por fogo, fará vítimas em todos os lugares. Aquele que foi feito à imagem e semelhança do Todo-Poderoso e seus descendentes, a partir de então, passaram a ser oprimidos pelas forças das trevas. Afastado de Deus, o homem conheceu o ódio de Satanás.

Com a queda, o diabo entrou no mundo e se tornou senhor do homem; afinal, uma pessoa é serva daquele a quem ela obedece. Com isso, diversos problemas e sofrimentos afligiram a humanidade. De início, o primeiro casal, com apenas dois filhos, teve de sepultar um deles, morto pelo irmão. Que dor devem ter sentido! Além disso, constataram que o pecado não presta, pois quem o pratica fica sob a servidão do maligno, que, como o nome diz, é cruel.

Como Deus é amor e misericordioso, Ele começou a trabalhar o plano da vingança e das retribuições desde o momento em que fomos separados dEle. Durante milênios, Aquele que é Perfeito e Perito em tudo o que faz conduziu os eventos até o momento em que tudo colaborou para a grande exclamação: “Está consumado!”. Desde então, ninguém mais deve se sujeitar aos desejos de Satanás, pois o preço já foi pago. Agora é crer e viver a liberdade.

O Filho de Deus morreria de um modo vergonhoso – a morte de cruz –, mas, ao terceiro dia, ressuscitaria e, na Sua descida ao Inferno, aniquilaria para sempre o diabo, que tinha o poder da morte. A morte de Jesus era necessária, para que Seu sangue inocente nos comprasse para Deus. Agora, já não há necessidade de nenhum sacrifício; basta assumir o que Cristo fez por nós. É assim que desfrutamos da vida abundante trazida por Ele.

Depois que o Verbo de Deus Se tornou carne e pagou a nossa dívida, não há nenhum tipo de sofrimento a ser requerido de qualquer cidadão. Todo aquele que conhece a Verdade tem o potencial para se livrar definitivamente das maldades do inimigo. Os salvos fazem parte da Igreja do Senhor, por isso não devem deixar que o diabo os oprima. Afinal, como pode um ser derrotado afligir aquele que o venceu? Nós o derrotamos em Cristo para sempre.

O período após o plano da salvação seria de retribuições. Hoje, o Senhor está concedendo dons aos homens, para que O representem à altura dEle, com dignidade. No Evangelho, não há essa coisa de sofrer por amor a Jesus; se alguém o fizer, estará beneficiando o diabo ou dando-lhe uma prova de amor a ele. Misericórdia! Mesmo que alguém aja assim, Satanás é tão mau que não pensará duas vezes em destruir tal pessoa.

Sião representa a Igreja liberta das suas lutas. Nós, que somos parte do Corpo de Cristo – a Igreja –, devemos resistir a toda tentativa do diabo em nos subjugar. Este é o dia da vingança do Senhor, no qual Ele está retribuindo à humanidade por aquilo que sofreu até Jesus exclamar que o cativeiro do maligno estava terminado. Assuma a sua libertação!

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.
Provérbios 10:19

PÃO DIÁRIO - 26/11/2015 - Cartas vivas


Cartas vivas

…manifestos como carta de Cristo […] escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente… —2 Coríntios 3:3


Em novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado, outro líder morreu — Clive Staples Lewis. Este acadêmico da Universidade de Oxford, que havia se convertido do ateísmo ao cristianismo, foi um escritor produtivo. Livros intelectuais, ficção científica, fantasias infantis e outros trabalhos fluíram de sua pena com uma forte mensagem cristã. Os seus livros têm sido usados por Deus na conversão de muitos, inclusive um político e um cientista ganhador do Prêmio Nobel.
Alguns são chamados para contar aos outros sobre Cristo por meio da sua escrita, mas todos os cristãos são convocados a serem “epístolas” ou cartas de Cristo, em nossa maneira de viver. O apóstolo Paulo nos diz: “…manifestos como carta de Cristo […] escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente…” (2 Coríntios 3:3).
Com certeza, Paulo não quis dizer que somos, na verdade, pedaços de papel nos quais a mensagem de Deus foi escrita. Mas como “cartas” vivas podemos demonstrar como Jesus Cristo faz a diferença na maneira que tratamos os outros e em nosso esforço para viver com integridade.
Poucos terão a mesma influência que C.S. Lewis teve, mas todos nós somos chamados a dar glória Àquele que nos ama e nos redimiu!
— Dennis Fisher

Leia: 2 Coríntios 3:1-11 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 20-21;Tiago 5

Considere: Somos as “cartas de recomendação” de Cristo para todos os que leem as nossas vidas.

INCLINADOS AO TEMOR DE DEUS

Resultado de imagem para INCLINADOS AO TEMOR DE DEUS


Confirma a tua promessa ao teu servo, que se inclina ao teu temor.Salmo 119.38


Há dois tipos de atitudes com relação ao Senhor que nos afetam de modos opostos. Podemos estar inclinados a aprender a Sua vontade ou a não querer saber dela. O nosso modo de vida demonstra como a desfrutamos. Porém, todos devem entender que daremos conta do que fizemos ou não com o que Jesus providenciou para nós em Sua morte. É obrigação do homem procurar saber o dom de Deus e cumpri-lo na sua totalidade.

Os que se acham espertos o bastante para não aprender o propósito de Deus e, por isso, nada fazem não sabem que não estão enganando o Senhor, mas a si mesmos. Chegará o dia em que enfrentarão algum problema sério e, então, não terão fé para clamar ao Altíssimo. Tardiamente, chegarão à conclusão de que deveriam tê-Lo buscado nos dias da mocidade e evitado muitos problemas.

Os prudentes sempre mantêm suas lâmpadas cheias de azeite. Assim, toda vez que forem visitados pelo Mestre, entrarão na festa. No entanto, aqueles que só procuram o Senhor na dor e nem sempre conseguem a ajuda dEle perdem muito. É preciso requerer as promessas, pois só as encontra quem faz isso. A prudência é uma virtude que deve estar presente na vida de quem deseja ser vencedor em todas as áreas, mas a falta dela atrai o diabo com seus males.

Na Bíblia, você encontrará uma infinidade de promessas que suprirão as suas necessidades e oportunidades e, se as examinar, não terá falta de nada. Agora, aquele que não vê razão para descobrir a Verdade jamais a conhecerá e, por isso, sempre estará com problemas. Você identifica os que temem o Senhor por desfrutarem do que está prometido na Palavra. Deixar de viver a vontade de Deus é abdicar do melhor da vida.

Portanto, faça isto: tome conhecimento do que é dito sobre você e busque tal confirmação. Agindo assim, você se realizará na fé e não somente ajudará a si mesmo, mas também outras pessoas. Validar tais promessas a seu respeito é como registrar a escritura de compra de um imóvel. Se forem demandadas por alguém que se diz dono, você não as perderá.

Agora, se você busca as promessas de Deus, mas não obedece às condições para o cumprimento delas, não logrará êxito, pois a Bíblia será como um livro fechado para você. Quem se rebelar contra os preceitos divinos fará um grande mal a si mesmo e, quando orar, não será atendido. O Senhor só pode honrar quem O honra – aquele que O ama de todo o seu coração, toda a sua alma e com todas as suas forças.

Aqueles que temem a Deus O têm sempre operando em seu favor e, por mais difícil que uma situação pareça, podem clamar a Ele, a fim de ratificar o que lhes tem preparado. Se não for assim, quando essas pessoas orarem para se libertar de algum ataque infernal, ainda que clamem intensamente, não serão atendidas, porque serão tratadas da mesma forma que trataram os toques do Santo Espírito.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:37

PÃO DIÁRIO - 25/11/2015 - Ofuscado


Ofuscado

…Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra… —Lucas 1:35


Há 50 anos, neste dia, o assassinato do presidente dos EUA, John F. Kennedy surpreendeu as pessoas ao redor do mundo. No dia seguinte ao tiroteio, um artigo de um jornal de Londres falou sobre as repercussões em todos os mercados financeiros mundiais. A manchete foi: “Todos os outros acontecimentos foram ofuscados pela tragédia americana.”
Há momentos em nossas vidas em que uma morte, uma tragédia ou uma repentina reviravolta nas circunstâncias ofusca tudo. Foi o que aconteceu a uma jovem solteira ao saber que seria a mãe do Messias prometido, o Filho de Deus (Lucas 1:26-33). Quando ela perguntou como isto poderia acontecer, o anjo Gabriel disse: “…Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra…” (v.35).
A impossibilidade na vida de Maria foi ofuscada não pelas trevas, mas pelo brilho da glória e poder de Deus. Sua resposta continua a deixar-nos admirados: “…que se cumpra em mim conforme a tua palavra…” (v.38).
Nas próximas semanas, enquanto lemos novamente a história do Natal e consideramos o nascimento de Jesus em nosso mundo, vale a pena ponderar a palavra ofuscada. Ela fala de maneira tão poderosa da presença do Senhor em nossos corações e sua capacidade de ofuscar os momentos mais sombrios.
— david c. mccasland

Leia: Lucas 1:26-38 

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 18-19;Tiago 4

Considere: Em cada situação, somos ofuscados pelo maravilhoso amor e poder de Deus.

De perdão em perdão...


 Resultado de imagem para De perdão em perdão...

De perdão em perdão...

Jo 4.13-26 - O diálogo! - Uma leitura!

Jesus: Eu sei que esse poço de Jacó é, em si, um milagre, mas quem beber dessa água tornará a ter sede, já, quem beber da água que lhe estou oferecendo, nunca mais terá sede. Essa água se tornará uma fonte, em si, a jorrar pela eternidade afora.

Samaritana: Me dá dessa água para que eu não tenha de vir mais aqui buscá-la. Ainda mais debaixo deste sol escaldante.

 Ela estava com algum problema com sua comunidade e, por isso, não podia ir com as demais mulheres a buscar água, daí, tinha de vir no horário do almoço.

 Parece que ela desconfiava de que Jesus, de fato, estava falando de algo, talvez de cunho espiritual. Sua pergunta forçava Jesus a deixar claro o que quer que fosse. 

Jesus: Vá buscar o seu marido e volte, que eu lhe falo.

 A impressão primeira é a de que Jesus está usando a lógica dos rabinos, de que só se pode comunicar a Palavra para os homens.

 Parece, mas não o é, porque se esse raciocínio tivesse preponderado, nenhum diálogo haveria, desde o começo.

Samaritana: Eu não tenho marido.

 Ao dizer isso, a mulher coloca Jesus numa situação critica: é como se ela lhe tivesse respondido - não tenho marido, se quiser falar comigo, tem de ser desse jeito mesmo.

 E aí se revela a intenção de Jesus, a de manifestar-se.

Jesus: Você está certa, você já teve cinco maridos, mas este, com quem agora vive, não é seu marido. Você disse a verdade!

Samaritana: Vejo que você é profeta. Nossos pais disseram que deveríamos adorar a Deus neste lugar, e vocês dizem que devemos adorar em Jerusalém.

 Tem-se a impressão de que ela está mudando de assunto, mas ela não o está. No contexto da época, adorar era ir até o Templo para oferecer um sacrifício que, uma vez aceito, obteria o perdão de Deus. Adorar era pedir perdão. O diálogo, portanto,  ficaria assim:

Samaritana: Vejo que você é profeta. Eu sei que tenho de acertar isso com Deus, nossos pais disseram que era aqui que se pedia perdão a Deus, mas vocês dizem que é em Jerusalém que se deve pedir perdão. Onde se pede perdão a Deus?

Jesus: É em Jerusalém que se pede perdão a Deus, porque a salvação vem dos judeus, e nós adoramos o que conhecemos, e vocês adoram o que não conhecem. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores pedirão perdão ao Pai em todo o momento, em si mesmos, em todo o lugar, e serão perdoados. Porque são estes adoradores que o Pai procura, porque o Pai é Espírito, está em todo o lugar, e importa que aqueles que reconhecem a Sua honra lhe peçam perdão em todo o tempo.

Samaritana: Quer dizer que eu posso pedir perdão em qualquer lugar, a qualquer hora? Mas, e o Templo?

Jesus: O Templo é você.

Samaritana: Então Deus pretende mudar de endereço, e, agora, quer morar nas pessoas?

Jesus: Exatamente, Deus é Espírito e quer morar no espírito das pessoas.

Samaritana: Mas, e o holocausto, o sacrifício?

Jesus: O sacrifício sou eu.

Samaritana: Bem, o que você está dizendo é muito diferente. Eu estou aguardando o Messias, o Salvador, quando ele vier nos explicará todas as coisas.

Jesus: Eu sou o Messias. Eu sabia que você estava me esperando e vim vê-la. Eu marquei esse encontro com você.

 Adorar a Deus é pedir perdão. Tudo o que dizemos a Deus é insuficiente para honrá-lo. Mas quando lhe pedimos perdão, o adoramos, porque admitimos que Ele está certo, não nós. E lhe pedimos perdão, não apenas por nossos desvios morais, mas por nosso jeito de ser e de viver.

 Os do Antigo Testamento esperavam o fim de semana para prestar culto, para pedir perdão, reconhecendo que Deus estava certo. Honrando-o, portanto. E só podiam fazê-lo no Templo de Jerusalém. Os do Novo Testamento têm Deus morando em si, por isso podem, a qualquer hora, honrá-lo com o seu pedido de perdão. Passam toda a semana em culto, e usam o final de semana para, com os demais Templos de Deus, celebrar a semana de culto.

 Os do Antigo Testamento partiam de seu pecado para o Templo, onde ofereceriam o sacrifício, que, uma vez aceito, lhes garantiria o perdão. Os do Novo Testamento partem do holocausto aceito previamente e para sempre - o sacrifício de Jesus, o Cordeiro de Deus, para o pedido de perdão, na certeza de que ao confessarem os seus pecados, Deus, fiel ao sacrifício, e reconhecendo que a justiça foi, no sacrifício, satisfeita, perdoará e tornará puro o pecador, como se ele não houvesse pecado (1 Jo 1:9).

 O pedido de perdão é precedido por arrependimento. De perdão em perdão, somos transformados em pessoas parecidas com Jesus, porque o Espírito Santo vai nos revelando onde estamos desonrando a Deus e, então, a partir de nosso arrependimento e consequente pedido de perdão, Ele nos transforma à imagem do Senhor (2 Co 3.18).





Por Ariovaldo Ramos

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Versículo do Dia


Versículo do Dia



"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Mateus 7:21

PÃO DIÁRIO - 24/11/2015 - Preocupação genuína


Preocupação genuína

Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. —Filipenses 2:4


Na primeira noite no acampamento familiar, o diretor do local informou às famílias sobre a programação para a semana. Ao terminar, perguntou se alguém tinha algo a dizer. Uma jovem se levantou e fez um apelo emocionante para obter ajuda. Ela falou sobre seu pequeno irmão — um menino com necessidades especiais — e como o cuidado com ele poderia ser um desafio. Disse como isso era cansativo para a sua família e pediu a todos ali para ajudá-los a tomar conta dele durante a semana. Era um apelo nascido da verdadeira preocupação por seu irmão e seus pais. Durante a semana, foi muito bom ver as pessoas se voluntariando para ajudar essa família.
O apelo da garota foi um lembrete gentil de como podemos facilmente nos envolver em nosso próprio mundo, vida e problemas a ponto de não enxergar as necessidades dos outros. Paulo descreveu a nossa responsabilidade: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filipenses 2:4). O versículo seguinte nos lembra de que isto é parte do exemplo de Cristo: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (v.5).
O nosso cuidado demonstra uma preocupação semelhante à de Cristo pelas pessoas que estão sofrendo. Que possamos descansar na graça de Deus, confiando nele para nos capacitar a servir os outros em seus momentos de necessidade.
— Bill Crowder


Leia: Filipenses 2:1-5

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 14-15;Tiago 2

Considere: Jesus importou-se com os outros. Siga o exemplo dele.

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Resultado de imagem para DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.Mateus 12.30


Neutralidade na vida espiritual não existe, pois as ações mostram se estamos do lado de Deus ou do diabo. Quem se alia ao inimigo se junta a um ser derrotado, que está em uma trajetória descendente, em velocidade altíssima, em direção ao lago que arderá com fogo e enxofre por toda a eternidade. A pessoa que faz a opção errada, por mais que pense diferente, não poderá dar desculpas de que alguém o induziu a isso, porque o Senhor o convence da Verdade.

Se você diz que é de Jesus, mas faz coisas que a Palavra proíbe e, quando perguntado, mente para salvar a sua pele, você não ama a Deus. Toda mentira é dita primeiro contra o Senhor e, depois, contra a pessoa enganada. Ora, quem não é com o Todo-Poderoso é contra Ele e, por isso, está em situação perigosa, pois o diabo se torna senhor de quem atende às suas tentações.

Você já pensou no que pode lhe suceder por ser contra Deus? Com certeza, afrontá-Lo lhe trará muitos prejuízos. A pessoa que faz isso não está em seu juízo perfeito ou está tomada pelo espírito do erro. Se esse for o seu caso, busque depressa se acertar com o Altíssimo e com quem você prejudicou, pois, se alguém citá-lo ao Senhor e pedir o seu julgamento, ai de você? Não perca a sua liberdade em Cristo por nada.

Quem opta por ter o Senhor fora da sua vida se parece com aquele que deixa uma criança brincar com uma serpente venenosa. Sem dúvida, quando o animal inocular o seu veneno nesse ser inocente, tal pessoa será a única responsável. Por que ser contra Jesus? Talvez alguém diga que não é bem assim. Porém, o próprio Cristo revelou que aquele que não é com Ele é contra Ele e, por isso, essa pessoa se excluiu do rol de abençoados.

Pelo fato de não ajuntar com o Senhor, a pessoa se encontra fora da proteção dEle. Agora, por que ela procuraria o ladrão – o diabo (foi assim que Jesus o qualificou) –, para ele espalhar o pouco que ela tem? Veja bem, ainda que o maligno lhe prometesse todo o ouro deste mundo, o que você faria quando ele se mostrasse como é: ladrão? O melhor é estar com Deus, porque ninguém colocará a mão naquilo que você conseguir obedecendo a Ele.

Não se deixe enganar por nada que o inimigo fala ou promete, porque ele é mentiroso e homicida. Fuja de quem só sabe matar, roubar e destruir; porém, ao mesmo tempo, vá para o Reino do amor de Deus, onde a base é a Verdade, e a fidelidade divina é constante e não há sofrimento. Dedique-se a aprender a Verdade e, então, ela o libertará. Ficar fora desse Reino é errar em todos os sentidos. Jamais deixe o seu lugar vazio.

Os fariseus ouviram do Mestre que o erro deles era maior do que supunham. Para eles, a sua intenção demonstrava que eram servos de Deus, mas agiam como obreiros do maligno e, por causa disso, nada funcionava para eles; afinal, ao se unir ao diabo, espalhavam. Quem se alia ao Senhor está do lado da Verdade. Ainda que o diabo se esforce de todos os modos para tirar tal pessoa da divina presença, não logrará êxito se ela estiver firmada na Rocha.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Eu lhes escrevi todos os ensinos da minha Lei, mas eles os consideraram algo estranho.
Oséias 8:12

PÃO DIÁRIO - 23/11/2015 - Quem disse a verdade?


Quem disse a verdade?

Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? —João 8:46


Na campanha presidencial de 2012 nos EUA, a cobertura televisiva dos discursos e debates incluiu muitas vezes o processo de “averiguação dos fatos” pelos analistas que comparavam as declarações dos candidatos com os seus registros sobre a verdadeira atuação deles. Os candidatos estavam dizendo a verdade ou manipulando os fatos a seu favor?
O apóstolo João registrou um debate entre Jesus e um grupo de pessoas que acreditava que Ele estava fazendo falsas afirmações sobre si mesmo. Jesus lhes disse: “…Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31-32). Eles lhe disseram que nunca tinham sido escravos de ninguém e perguntaram: “Como dizes tu: Sereis livres?” (v.33).
Durante o debate, Jesus lhes afirmava que Ele estava falando a verdade (vv.34,40,45,46,51). Alguns acreditaram em Jesus, mas outros não, e permaneceram com raiva dele.
Em certo sentido, aquele debate continua até hoje. Os que se opõem a Jesus procuram desacreditar Suas declarações e transformá-las em mentiras. Jesus diz: Eu “digo a verdade” e promete que nos dará uma liberdade que não podemos encontrar em nenhum outro lugar.
O relato bíblico da vida de Jesus é digno de uma verificação dos fatos à medida que determinamos a quem seguiremos. Todos nós temos uma escolha a fazer.
— david c. mccasland


Leia: João 8:31-47

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 11-13;Tiago 1

Considere: A verdade de Deus resiste a qualquer teste.

FUJA DA APREENSÃO

Resultado de imagem para FUJA DA APREENSÃO


 E disse aos seus discípulos: Portanto, vos digo: não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis.Lucas 12.22


Há muita gente que precisa dar atenção à advertência de Jesus, pois Ele não declarou isso por acaso, mas o fez para nos advertir de um grave perigo que nos ronda. Quem não der crédito ao que o Senhor fala, por certo, pagará uma conta alta. Os que se deixam aprisionar pelas apreensões da vida – quanto ao modo como viverão – mostram que a confiança no Todo-Poderoso não existe em seus corações e, com isso, abrem-se para o inimigo.

Ao criar o homem, Deus lhe deu somente uma possibilidade em relação a todas as coisas: confiar, confiar e confiar nEle; de outro modo, será oprimido pelas forças das trevas sempre. O remédio para curar os males ocasionados pela ansiedade, por querer ser, ter ou fazer algo, é crer no Senhor. Só assim, a pessoa verá a glória de Deus. Faça isso e viva livre!

Examine como tem vivido. Se não tem se pautado pela eterna Palavra do Senhor, você está sob muitos ataques do maligno. Infelizmente, por não conhecer as Escrituras, você considera essas flechas do Inferno algo normal que acontece com todas as pessoas. Porém, não é assim que Deus diz. Ele garante que nos conduz sempre em triunfo. A falta de sucesso e o domínio das inquietações mostram quem o governa.

Os heróis bíblicos são exemplos de como o Altíssimo deseja que seja a nossa vida. Davi dizia que Deus perdoava as suas iniquidades, sarava as suas enfermidades, redimia a sua vida da perdição e o coroava de benignidade e misericórdia (Sl 103.3,4). O Senhor também enchia a sua boca de bens e renovava a sua mocidade. Além disso, fazia justiça e juízo aos oprimidos. Esses são desafios que devemos alcançar para glorificar o Todo-Poderoso.

Não importa qual seja a sua igreja; se não foi ensinado a crer na Escritura Sagrada, será constantemente atacado e vencido pelas forças das trevas. A diferença na vida de um cristão é vista quando ele põe em prática o que tem aprendido nas Escrituras. Davi entendeu a fé em Deus, dizendo que, sem dúvida, pereceria se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes (Sl 27.13).

Se você não vive na luz verdadeira, o inimigo usa e abusa da sua vida. É por isso que muitos se dão ao pecado, vivem mal e passam por humilhações. Só há uma maneira de viver bem: buscar a revelação da Palavra e crer nela. Viver sem ler a Bíblia e sem clamar o que ela revela ser seu o levará a experimentar os horrores do Inferno. Portanto, mude a sua vida a partir de agora, transformando-se pela renovação do seu entendimento (Rm 12.2).

Caso tenha se convertido ao Evangelho – as Boas Notícias do que Jesus fez em favor da humanidade –, você tem o potencial para ser vitorioso. Se ainda não aceitou o Filho de Deus como Salvador, faça-o agora, pois Deus está pronto para salvá-lo. Quem entrega a sua vida ao Senhor está livre para vencer sempre, desde que continue firme na fé! O que você fará?

Em Cristo, com amor,






R. R. Soares

domingo, 22 de novembro de 2015

PÃO DIÁRIO - 25/11/2015 - Esse nome


Esse nome

Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome. —Filipenses 2:9


Nossa pequena neta Maggie e sua família voltaram para sua cidade depois de nos visitarem em Grand Rapids, Michigan, EUA. Sua mãe contou-nos que alguns dias depois de voltar para casa, Maggie andava pela casa feliz falando: “Michigan! Michigan!”
Havia algo sobre esse nome que atraía Maggie. Poderia ser o som. Poderia ser o tempo agradável que ela passou conosco. É difícil dizer com um ano de idade, mas o nome “Michigan” causou-lhe tanto impacto que ela não conseguia parar de repeti-lo.
Isto me faz pensar em outro nome, o nome de Jesus, “…o nome que está acima de todo nome” (Filipenses 2:9). Uma canção de Bill e Gloria Gaither me faz recordar do porque amo tanto esse nome. Ele é o “Mestre” e “Salvador”. Sim, que profundo significado existe nos nomes que descrevem o nosso Senhor! Quando mencionamos o grande nome de Jesus àqueles que precisam dele como Salvador, podemos lembrar-lhes do que Ele fez por nós.
Jesus é o nosso Salvador. Ele nos redimiu com o Seu sangue, e nós podemos dar a nossa vida a Ele de todo o coração. Jesus. Que todo o céu e toda a terra, nós inclusive, proclamemos o Seu glorioso nome!
— Dave Branon

Leia: Filipenses 2:5-11

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 16-17;Tiago 3

Considere: Jesus — o nome mais precioso!

Versículo do Dia


Versículo do Dia


Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Hebreus 7:25

PÃO DIÁRIO - 22/11/2015 - Bem-vindo de volta


Bem-vindo de volta

Porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso… —Neemias 9:17


Jonas decidiu seguir a Cristo com 10 anos. Quinze anos depois, seu compromisso enfraqueceu. Ele adotou uma filosofia de viver o aqui e agora e desenvolveu alguns maus hábitos. Assim, sua vida pareceu desmoronar. Ele teve problemas no trabalho. Três familiares morreram quase que simultaneamente. Medos e dúvidas começaram a assolar Jonas, e nada parecia ajudar, até que um dia ele leu o Salmo 121:2: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” Estas palavras atravessaram o medo e a confusão em seu coração. Ele se voltou para a ajuda de Deus, e Ele o acolheu.
A jornada espiritual de Jonas me lembra da história do antigo povo de Israel. Os israelitas tinham uma relação única com Deus. Eles eram o Seu povo escolhido (Neemias 9:1-15). No entanto, passaram muitos anos se rebelando e ignorando a bondade de Deus, afastando-se para seguir os seus próprios caminhos (vv.16-21). Mas, quando eles se voltaram a Ele e se arrependeram, Deus foi perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-se e grande em bondade (v.17).
Estas qualidades divinas nos encorajam a nos aproximarmos de Deus, mesmo depois de termos nos afastado dele. Quando nós humildemente abandonarmos a nossa rebeldia e nos comprometermos novamente com os caminhos de Deus, Ele mostrará compaixão e nos acolherá de volta em Sua intimidade.
— Jennifer Benson Schuldt

Leia: Neemias 9:7-21

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 8-10;Hebreus 13

Considere: Os acolhedores braços de Deus estão sempre abertos.

Propostas indecentes

Resultado de imagem para Propostas indecentes de Faraó

Quando o povo de Israel estava para sair do Egito, Faraó fez quatro propostas a Moisés para reter o povo no cativeiro. Essas propostas eram indecentes. Tinham como objetivo enganar o povo e mantê-lo na escravidão. Vamos examiná-las:

Em primeiro lugar, não vá, fique (Ex 8.25). 

A escravidão é um símbolo do pecado, Faraó é um símbolo de Satanás e o Egito é um símbolo do mundo. Faraó propôs a Moisés a continuar no Egito e a levantar ali mesmo altares a Deus. A princípio parecia uma proposta simpática e acolhedora. Mas, toda vantagem proposta por Satanás tem uma armadilha. Ainda hoje, Satanás usa a mesma estratégia, induzindo as pessoas a pensar que podem adorar a Deus sem sair da escravidão do pecado. Que podem entrar para a igreja sem romper com os esquemas do mundo. Que podem colocar uma bela máscara de santidade, sem mudar de vida. Que podem se tornar religiosas sem novo nascimento. Faraó propõe a religião da forma sem vida, do ritual sem conversão, da aparência sem novo nascimento. Moisés rechaçou peremptoriamente a sedutora proposta de Faraó e nós devemos, também, rejeitar firmemente as insinuações do diabo. Não basta levantar altares a Deus. Precisamos sair do Egito!

Em segundo lugar, vá, mas não vá longe (Ex 8.28).

Faraó agora propõe o povo ir, mas não ir tão longe. Faraó que até então castigava o povo com duros açoites e com trabalhos forçados, agora se transforma em chefe de relações públicas. Quer relacionamento. Abre as portas de seu império para o povo voltar sempre que sentir saudade. Quer manter os vínculos. Não quer cortar as raízes. A ideia de Faraó é esta: Vá, mas não vá tão longe. Vá, mas volte. Vá, mas não vá definitivamente. Hoje, ainda, essa é uma proposta perigosa. O diabo além de acusador é também um sedutor. Depois de afligir seus súditos, tenta atrai-los, mostrando as vantagens do mundo. Oferece-lhes prazeres. Abre-lhes a porta da liberdade. Convida-os a vir e desfrutar do melhor do Egito. A tese de Faraó aqui é que você pode desfrutar o melhor dos dois mundos e viver com o coração dividido. Moisés, porém, rechaça com veemência essa sedutora proposta. Quem foi liberto da escravidão, não deve mais retroceder. A vida com Deus exige consagração plena!

Em terceiro lugar, vá, mas nem todos (Ex 10.10,11). 

Faraó propõe a Moisés levar o povo, mas deixar no Egito as crianças e os jovens. Com isso, está insinuando que o lugar para os jovens desfrutarem a vida é no Egito. Que levantar altares a Deus é uma atividade para aqueles que já dobraram o cabo da boa esperança e já se aproximam do cabo das tormentas. Faraó quer induzir Moisés a pensar que o culto a Deus não tem atrativos para os jovens e que eles devem ficar no Egito, onde os prazeres são mais vibrantes. Essa mentira de Faraó traveste-se de muitas outras sedutoras propostas em nossos dias. Muitos jovens abandonam as fileiras da fé para retrocederem aos prazeres transitórios do pecado. Moisés, com firmeza pétrea, resiste a proposta de Faraó e não abre mão das crianças nem dos jovens. A família não pode estar dividida. Velhos, jovens e crianças, todos, devem estar na presença de Deus, a serviço de Deus, pois o lugar dos jovens desfrutarem a vida e encontrarem plenitude de alegria é na presença de Deus.

Em quarto lugar, vá, mas deixe a grana (Ex 10.24,26). 

Faraó ao ver esgotadas todas as suas sugestões, tentou sua última cartada. Sugeriu que Moisés fosse embora, mas deixasse para trás o rebanho. Os israelitas serviriam a Deus, mas seus rebanhos ficariam no Egito. A reposta de Moisés é corajosa e emblemática. Disse a Faraó que nem uma unha ficaria no Egito (Ex 10.26). Muitos querem adorar a Deus, deixando seus bens no Egito. Querem servir a Deus sem consagrar a ele seus bens. A Escritura é enfática em dizer que não podemos separar o culto que prestamos a Deus dos bens que possuímos, pois onde estiver o nosso tesouro, aí também estará o nosso coração. 
Cuidado com as propostas de Faraó, elas são indecentes e muito perigosas. Acautelemo-nos!




Por Rev. Hernandes Dias Lopes

sábado, 21 de novembro de 2015

Versículo do Dia

Versículo do Dia


Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo,
Lucas 1:68

PÃO DIÁRIO - 21/11/2015 - Herói sobre o pecado


Herói sobre o pecado

Cria em mim, ó Deus, um coração puro… —Salmo 51:10


Há pouco tempo, alguém me fez uma pergunta muito difícil: “Quanto tempo você já ficou sem pecar? Uma semana, um dia, uma hora?” Como podemos responder a uma pergunta como essa? Se formos verdadeiros, poderemos dizer, “Eu não posso viver um dia sem pecar.” Ou, se pensarmos na semana passada, poderemos perceber que não confessamos a Deus nem mesmo um só pecado. Mas estaríamos nos enganando se disséssemos que não temos pecado em nossos pensamentos ou ações por uma semana.
Deus conhece os nossos corações e sabe se somos sensíveis ao poder de convencimento do Espírito Santo. Se realmente conhecemos a nós mesmos, nos apropriamos do versículo de 1 João 1:8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” Certamente, não queremos que o versículo 10 seja verdade para nós: “Se dissermos que não temos cometido pecado […] a sua palavra não está em nós”.
Uma pergunta mais encorajadora a fazer seria: “Qual é a resposta de Deus para a nossa admissão do pecado e da necessidade de perdão?” A resposta: “Se confessarmos […], Ele é fiel e justo para nos perdoar…” (v.9). Jesus levou o nosso problema de pecado sobre si ao morrer em nosso lugar e ressurgir. É por isso que Ele pode criar em nós “um coração puro” (Salmo 51:10). Tenho um amigo, jovem, que está certo quando diz: “Jesus é o herói sobre os nossos pecados.”
— Anne Cetas

Leia: 1 João 1

Examine: A Bíblia em um ano: Ezequiel 5-7;Hebreus 12

Considere: O perdão de Cristo é a porta para um novo começo.

O QUE DIZER DE DEUS?

Resultado de imagem para E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?

E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?Mateus 12.23


O modo de operar de Jesus fascinava todas as pessoas, pois ninguém jamais falou como Ele falava, nunca ensinou como Ele ensinava nem curou como Ele curava. Ele supera qualquer expectativa que podemos ter de alguém. Sendo Deus, único e soberano Senhor, Ele nos ama como somente o Ser perfeitíssimo poderia fazê-lo. Quanto mais aprendermos dEle, mais teremos de Seus atos de amor, compaixão e salvação.

Não basta crer ou ficar entusiasmado com as operações do Todo-Poderoso, pois Ele nos lançou um desafio ao afirmar que, se cremos nEle, temos de fazer as mesmas obras que Ele fazia e outras maiores. Isso será requerido de nós no grande Dia. Deus procura pessoas que, vivendo em Sua Palavra, poderão ser usadas em ações grandiosas, as quais farão muitos bendizê-Lo por nos usar em Seus feitos.

O Altíssimo Se declarou como o Socorro da humanidade em todas as gerações e, por isso, precisa de servos que se descubram nas Escrituras e sejam sábios e inteligentes. Ora, isso se consegue guardando os mandamentos, os quais os farão ser intrépidos o bastante para não temer quando forem comissionados para alguma obra especial, e sim cumpri-la sem se importar com o custo. Afinal, se Deus dá a semente, por que duvidar em obedecer ao Seu Ide?

Aquele que inspirou Josué, ordenando ao Sol que se detivesse em Gibeão e a lua no vale de Ajailão, ainda inspira Seus filhos a falarem daquilo em que creem, embora não o entendam. A ousadia de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego tem de ser vista em todas as partes, para que os Nabucodonosores do presente saibam que o Todo-Poderoso desce para caminhar com os Seus no meio das lenhas que queimam furiosamente. Se você crê que o Senhor é Deus, por que temer?

O Altíssimo deseja que o homem fale o que Ele declara. O testemunho dado por Deus nas Escrituras é maior do que as pessoas pensam. Ele não precisa de conselhos nem estratégias que os homens aprendem nas melhores universidades do mundo, e sim de pessoas que O respeitem e não amem as próprias vidas, mas sigam com Ele até a morte, se preciso for. O Senhor sabe o que você pensa antes mesmo de a sua mente iniciar o processo.

Não atrapalhe os planos divinos, mas vá e lance o anzol. Então, ao pegar o primeiro peixe, abra a boca dele, pegue a moeda e, com ela, pague o seu imposto e o dEle. Não se esqueça de que não estamos tratando de uma pessoa muito carismática, como o anticristo, mas de Quem é Todo-Poderoso em tudo. O anticristo se assentará no trono de Deus, querendo se passar por Ele, mas, com o sopro da Sua boca, o Senhor desfará esse pretensioso ser.

Portanto, levante-se e parta para a realização do plano de Deus. Não se deixe levar pelas mentiras do inimigo, mas siga a voz da Palavra e dê voz a ela. Não há como o diabo interromper os propósitos divinos; por isso, jamais estenda a mão para amparar a carroça que traz a Arca do Senhor, caso os bois tropecem, pois isso custará vida a quem se atrever a fazer isso (2 Sm 6.2-7). Qualquer semelhança do anticristo com a ciência não é mera coincidência.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12