Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomaram conselho, mas não de mim! E que se cobriram com uma cobertura, mas não do meu Espírito, para acrescentarem pecado a pecado! Isaías 30.1
Servir a Deus é mais do que obedecer às proibições da Palavra ou cumprir o que ela ordena. Sem dúvida, os filhos de Deus devem executar Suas ordens à risca. Pelo versículo destacado, vemos que consultar o Senhor sobre o que devemos falar e fazer é importantíssimo. Se não o fizermos, nós Lhe desagradaremos.
Não pedir o conselho do Senhor é considerado rebeldia. Ora, desde que nos tornamos servos, Ele quer nos dirigir em todas as nossas decisões. Isso mostra o carinho que o Conhecedor de tudo tem para com Seus filhos. Por que ser rebelde e ficar debaixo da maldição se é melhor ser obediente e estar sob a bênção do Altíssimo? Obedecer é um caminho infinitamente melhor.
Sendo Deus onisciente, podemos buscar dEle a orientação sobre tudo, porque, em todas as situações, Ele tem o melhor a nos dar. Já o conselho humano pode até parecer lógico, e quem o dá talvez esteja bem-intencionado, mas não significa que isso nos ajudará a sair de uma crise. O homem natural só vê o que está diante dos seus olhos, e não a verdadeira razão das coisas (1 Co 2.14).
O Senhor fala sobre ficar sob a cobertura de alguém. Por que nos submeteríamos a algo que não protege? Somente Deus é a nossa Proteção; sem Ele, teremos uma falsa segurança. Porém, se estivermos debaixo da soberania dos Céus, nada, absolutamente nada, há de nos atingir. Uma vez guardados pelo Altíssimo, estaremos seguros (Sl 91).
O Espírito Santo é o outro Consolador prometido por Jesus (Jo 14.16). Ele não somente nos guia em toda a verdade e nos ensina, como também nos defende dos ataques do inimigo. Estando sempre sob a Sua proteção, nem mesmo as doutrinas erradas nos atingirão, porque, logo que surgirem, Ele nos fará entender que aquilo é obra do enganador.
Quem se entrega a qualquer promessa religiosa comete pecado. Tudo aquilo que se propõe a substituir as Escrituras, ou o Santo Espírito, vem do maligno. Pode até parecer inocente, mas, por trás, tem a mão e a astúcia de Satanás. Fuja do que vem dele.
Os preceitos religiosos são falsos caminhos que levam os incautos aos braços do gênio do mal. É prudente ficar longe desses amontoados de mentiras. Quem os seguir acrescentará pecado aos pecados que jamais foram tirados de si.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares