quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Isaías 45:22

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
Tiago 1:21

PÃO DIÁRIO - 31/12/2014 - Ele me guia


Ele me guia

Em Istambul, na Turquia, em 2005, uma ovelha pulou de um penhasco e, então, quase 1.500 ovelhas a seguiram! No final, cerca de um terço delas tinha morrido. Quando não sabem qual caminho seguir, as ovelhas insensatamente seguem outros membros do rebanho.

Não há figura melhor do que a ovelha para ilustrar nossa necessidade por um líder confiável. Isaías escreveu que todos nós somos como ovelhas (Isaías 53:6). Temos a tendência de seguir nosso próprio caminho, contudo precisamos desesperadamente da direção certa de um pastor.


O Salmo 23 descreve a confiabilidade de nosso Bom Pastor. Ele cuida de nós (v.1); supre as nossas necessidades físicas (v.2); mostra-nos como viver vidas santas (v.3); restaura-nos, conforta, cura e nos abençoa generosamente (vv.3-5); e não nos abandonará (v.6).


Que conforto saber que Deus nos conduz suavemente, mas com firmeza! Ele faz isto por meio do toque do Espírito Santo, da leitura de Sua palavra e por meio da oração. Deus é o líder confiável que precisamos.


Em reconhecimento à nossa dependência do Senhor, podemos dizer com o salmista: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” (Salmo 23:1,2).


—DCE



Leia: Salmo 23 

Examine: …Leva-me para junto das águas de descanso. — Salmo 23:2

Considere: O Cordeiro que morreu para nos salvar é o Pastor que vive para nos guiar.

Check-up divino


Este é o último dia de 2014. É tempo de avaliação. Olhamos para o passado com profunda gratidão, para o presente com súplicas aos céus e para o futuro com renovada esperança. Precisamos fazer um check-up da nossa alma para diagnosticarmos os males que nos enfraquecem. Precisamos cuidar preventivamente da saúde da nossa alma, adotando uma rica dieta da palavra e exercitando regulamente a nossa fé, através de uma obediência alegre e sem tardança. Precisamos ser fortalecidos com poder, mediante o Espírito, a fim de vivermos os dias que nos restam neste mundo para a glória de Deus. Que o ano de 2015 seja um tempo ainda mais venturoso para semearmos com fartura a fim de fazermos uma colheita ainda mais abundante.

Nosso check-up pode ser, entretanto, deficiente. Mas, o check-up divino é preciso e confiável. Diz a Escritura: “O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor” (Pv 17.3). O coração do homem é um país distante, povoado por muitos, compreendido por poucos. Alcançamos as alturas excelsas das conquistas mais esplêndidas. Dominamos o espaço sideral. Chegamos à lua e fazemos pesquisas interplanetárias. Mergulhamos nos segredos da ciência e agilizamos de forma exponencial o processo da comunicação. Viramos o universo pelo avesso diagnosticando suas entranhas, mas não conseguimos entender profundamente o nosso próprio coração. Não conhecemos plenamente a nós mesmos. Não sondamos suficientemente a nós mesmos. Não administramos completamente as cogitações que brotam do nosso próprio interior. Nosso coração, não raro, nos engana. Jesus disse que é do coração que procedem os maus desígnios, como a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba e a loucura. Só Deus pode nos examinar e nos conhecer exaustivamente. Assim como o crisol prova a prata e o forno o ouro, assim, só Deus pode provar quem realmente somos. O salmista depois de falar da onisciência, onipresença e onipotência de Deus, orou, e disse: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

Que Deus nos conceda graça para deixarmos para trás atitudes indignas. Que Deus nos ajude a sermos homens e mulheres cheios do Espírito Santo. Que nossas palavras sejam fontes de vida para os aflitos. Que nossas ações sejam cheias da bondade de Deus. Que nossas orações subam aos céus como aroma suave diante do Pai. Que nossos pés sejam céleres para anunciarmos ao mundo o evangelho de Cristo!


Por Rev. Hernandes Dias lopes

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. 
Isaías 45:22

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 
Tiago 1:21

PÃO DIÁRIO - 30/12/2014 - Demora não é negação


Demora não é negação


O aniversário dos meus filhos é em dezembro. Quando eles eram pequenos, Ângelo logo aprendeu que se não recebesse o brinquedo tão aguardado no começo do mês, talvez ele o encontrasse embaixo da árvore de Natal. E se Davi não recebesse seu presente no Natal, ele poderia receber 4 dias depois, em seu aniversário. A demora não necessariamente significa negação.

Era natural para Marta e Maria chamarem Jesus quando Lázaro adoeceu seriamente (João 11:1-3). Talvez elas olhassem ansiosamente à estrada buscando sinais de Sua chegada, mas Jesus não veio. “Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias” (v.17).

Marta estava entorpecida, quando disse: “…Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão” (v.21). Então recuperando a fé, afirmou: “…sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá” (v.22). Questiono-me sobre o que ela esperava. Lázaro estava morto, e ela temerosa sobre a abertura do túmulo. No entanto, por uma palavra de Jesus, o espírito de Lázaro retornou ao seu corpo em decomposição (vv.41-44). Jesus deixara simplesmente de curar seu amigo doente, para realizar um milagre ainda maior — trazê-lo de volta à vida.

Aguardar pelo tempo de Deus também pode nos trazer um milagre ainda maior do que esperávamos.

—MS

Leia: João 11:21-35

Examine: Quando [Jesus], pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. — João 11:6

Considere: O tempo que investimos ao esperar em Deus jamais é desperdiçado.

ELE PASSEIA MUITO BEM


 Há três que têm um bom andar, e o quarto passeia muito bem.Provérbios 30.29

O Senhor nos orienta a não temermos nenhuma ameaça maligna, pois o poder do Altíssimo guarda e protege quem é dEle. Por isso, devemos nos preparar para não decepcionarmos o nosso Deus quando estivermos em alguma provação. Ainda que o inimigo se enfureça e se mostre decidido a acabar com a nossa vida, ele nada poderá fazer se permanecermos intrépidos. Como filhos do Altíssimo, devemos temer somente a Ele.

Ao executar uma missão, você pode esperar que, na hora exata da consumação do plano diabólico, o Deus fiel impedirá a ação do inimigo. Na verdade, aquilo que parece ser o pior se tornará bênção. Então, é importante crer, de verdade, em Quem nunca mentiu ou deixou de cumprir uma só de Suas promessas (Nm 23.19). A vitória virá a todo aquele que não se deixa levar pelo engano do diabo.

Os servos do Onipotente das gerações passadas provaram Sua fidelidade e Seu amor. Ele espera de nós a mesma firmeza de fé e, ainda que a nossa provação pareça ser maior do que a enfrentada por eles, para o eterno Deus é a mesma coisa. Tudo o que vier a nossa mão para ser feito – seja lutar contra uma doença, seja enfrentar uma fornalha aquecida sete vezes mais que o normal (Dn 3.19) – tem de ser realizado de modo sereno e confiante.

É perigoso sair da vontade do Todo-Poderoso. Se negociarmos com o inimigo e quisermos poupar a nossa pele, veremos que a transgressão é um péssimo negócio. Não deixe que as suas atitudes coloquem impedimentos à sua frente e, desse modo, você fique sem o auxílio do Senhor. Verifique se há algum pecado guardado em seu coração; se houver, arrependa-se. Agindo assim, o Pai poderá ajudá-lo.

A profecia desse versículo foi escrita muitos séculos antes que houvesse três jovens que teriam um bom andar; por isso, o Altíssimo, sabendo o que aconteceria, guardou-os. Com você, pode ocorrer o mesmo, pois Deus conhece as estratégias preparadas pelo maligno a fim de enredar as pessoas em seus planos. Tenha um bom andar e jamais se dobre ante as investidas do diabo. 

Veja as declarações a seu respeito e, quando uma provação ou oportunidade chegar, você não decepcionará o Altíssimo. Você não é superior nem inferior a qualquer um dos nossos irmãos que viveram, ou vivem em nossos dias, nem dos que ainda nascerão. Busque entender o plano divino para a sua vida e creia que Ele jamais o abandonará. É impossível deixar de acreditar na presciência de Deus.

A Palavra informava que o quarto homem passearia livremente. Ela se referia ao anjo do Senhor enviado com o intuito de socorrer Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, o qual os fez passear no meio do fogo (Dn 3.24,25). Veja o que o toca quando lê as Escrituras ou ouve a pregação delas, pois aquilo não chama a sua atenção à toa. De antemão, Deus o avisa do que vem ao seu encontro.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Versículos do dia

Versículos do dia

Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
Salmos 121:1

O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
Salmos 121:2

PÃO DIÁRIO - 29/12/2014 - Use sua armadura


Use sua armadura

Ao visitar um museu, fiquei intrigado com uma pequena inscrição que descrevia uma classe de gladiadores romanos — os Reciários — que lutavam usando somente uma rede e um tridente. De todas as armas temíveis e letais à disposição daqueles guerreiros, que muitas vezes lutavam até à morte, esses homens recebiam apenas essas duas — uma rede e uma lança de três pontas. Quando entravam na arena, a sua sobrevivência dependia da habilidade de usar tais armas.


Na batalha espiritual que enfrentamos como cristãos, Deus escolheu a nossa armadura: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas…” (2 Coríntios 10:3,4).


Vale a pena fazer uma pausa e olhar para nós mesmos, espelhando-nos na carta aos Efésios 6:10-18, a fim de ver se estamos devidamente equipados com toda a armadura de Deus. Desde o capacete da salvação até os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, devemos estar protegidos e armados para um conflito que não depende de forças humanas, mas do poder de Deus.


Quando compreendemos a natureza desta luta e as forças que estão contra nós, é insensato entrar neste combate com qualquer outra coisa que não seja a armadura que o Senhor nos deu.


—DCM


Leia: Efésios 6:10-20 


Examine : …embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. — Efésios 6:16


Considere: …mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… — Isaías 40:31


CUIDADO PARA NÃO SE ENVERGONHAR!


Eles se envergonharão de um povo que de nada lhe servirá, nem de ajuda, nem de proveito; antes, de vergonha e de opróbrio.Isaías 30.5

Os problemas podem ser vários, e, por mais que oremos, muitas vezes, a resposta não vem. Então, os fracos na fé se desesperam. Esse é um momento perigoso, pois, nessas horas, sempre surge alguém com uma conversa antibíblica e insinua que há outras fontes a serem buscadas. No entanto, quem procura ajuda fora do Senhor descobre que de tal lugar jamais poderia sair algo de bom.

Talvez o aperto seja grande, mas a busca da vontade divina – com um consequente arrependimento, caso seja necessário – trará libertação. A causa dos nossos problemas é o nosso afastamento de Deus, por meio do qual o inimigo nos oprime. Ora, a ajuda material é limitada e de nada serve para quem não quer sofrer eternamente. Se o Senhor permite ao inimigo nos afligir, a solução está em procurar a face do Altíssimo.

Coloque no seu coração que nenhum ímpio tem algo para lhe dar, ainda que se esforce e lhe doe uma grande quantia por ter prosperado materialmente. Somente o nosso Pai possui a resposta exata de que precisamos – a nossa libertação. Se o cristão é “ajudado”, em tempo de crise, por alguém perdido, descobrirá que o demônio lhe trouxe outros males.

É preciso resgatar a ovelha que caiu na cova no sábado (Mt 12.11,12), porque, por si mesma, ela jamais sairá. No caso da mulher encurvada, Jesus foi claro ao dizer que Satanás a mantinha presa por 18 anos (Lc 13.11-13,16). Lutar contra os efeitos pouco ajudará, pois a nossa peleja é contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas deste século e as hostes espirituais da maldade (Ef 6.12). Ao vencer com a Palavra, o diabo será expulso para não mais voltar a atacá-lo.

Os que conhecem o Senhor e vivem em Sua presença têm muito a dar à humanidade, principalmente o exemplo de que venceram com o Todo-Poderoso. Não deixe de buscá-Lo até ser atendido, como fez a viúva que foi ao juiz iníquo pedir que lhe fizesse justiça (Lc 18.1-8). Devemos levar nossas orações ao trono da graça e, então, suplicar ao justo Juiz que julgue a nossa causa. Sendo a nossa libertação realizada pelo Senhor, ela servirá com uma boa lição para quem dela precisa.

Quem procurar auxílio fora do Evangelho se envergonhará. Examine o fato de o inimigo oprimi-lo, pois pode ser que ele tenha encontrado a porta aberta. Ao dizer que as raposas têm seus covis (Lc 9.58), Jesus nos instruiu a procurar os lugares onde elas se escondem, atacá-las e expulsá-las. Nada acontece por acaso, nem mesmo uma simples dor. 

Somos a luz do mundo (Mt 5.14) e, por isso, temos de resolver os nossos problemas com Deus para sermos um bom exemplo. Se a luz que está em nós não ilumina, o que fará pelos que não conhecem Jesus? Só quem tem o Espírito de Deus pode ajudar um sofredor, porque Ele sabe de todas as coisas, tanto as materiais como as eternas.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

domingo, 28 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma.
 Salmos 143:8

E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José num sonho, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
 Mateus 2:13

PÃO DIÁRIO - 28/12/2014 - Fora do Egito


Fora do Egito


Certa vez, quando nossa família viajava a caminho da casa de nossa avó, no momento em que chegamos numa determinada cidade foi emitido um aviso de furacão. De repente, tudo mudou, pois temíamos que os nossos filhos pudessem estar em perigo.

Menciono esta história para nos ajudar a imaginar o que aconteceu com a família de José, quando ele, Maria e seu filho viajaram para o Egito. Herodes, não um furacão, ameaçou-os, tentando matar o infante Jesus. Imagine quão assustador era para eles, saber que “…Herodes há de procurar o menino para o matar” (Mateus 2:13).

Geralmente temos uma visão mais idílica da época natalina — mugido de bois e pastores ajoelhados em uma cena de paz. Mas não havia nenhuma paz para a família de Jesus enquanto eles tentavam escapar do horror de Herodes. Somente quando um anjo lhes disse que era seguro a família sair do Egito e voltar para casa em Nazaré, eles tomaram a iniciativa de retornar (vv.20-23).

Quanto temor e admiração a encarnação deve nos infundir! Jesus, que desfrutava da majestade do céu com o Pai, renunciou a tudo isto para nascer na pobreza, para enfrentar muitos perigos e para ser crucificado por nós. Sair do Egito é uma coisa, mas sair do céu por nós — é a parte maravilhosa e incrível desta história!

—JDB


Leia: Mateus 2:13-21 

Examine: …Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito… — Mateus 2:13

Considere: Jesus veio à terra por nós, então podemos ir ao céu com Ele.

SEGUINDO A DIREÇÃO


  Bem-aventurado o homem que fizer isso, e o filho do homem que lançar mão disso, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de perpetrar algum mal.Isaías 56.2

Essa declaração se refere a quem mantiver o juízo e fizer a justiça, pois, assim, será bem-sucedido em tudo o que colocar sua mão. Para conseguir isso, temos de estar em comunhão com o Senhor, cheios do Espírito Santo, sob a direção divina e com o poder de Deus operando sem impedimento algum. A obra precisa ser feita conforme o Mestre a faria, pois, desde o desejo até a consecução, tudo tem de ser orientado por Ele.

A salvação foi realizada e está disponível a todos, sem importar a religião do indivíduo. Quando escutamos a pregação do Evangelho, sabemos se a mensagem é de Deus ou do homem. Ao aprender a vontade divina, devemos nos ajustar ao que ela declara e crer no Evangelho. Com isso, a justiça do Todo-Poderoso estará ao alcance da sua fé e, então, você poderá exigir a saída do mal. Essa é a forma segura de ser abençoado.

Obedecer a Deus é o segredo para ser guiado em triunfo. Com isso, você verá o quanto é fácil o Altíssimo usá-lo na realização da obra dEle. Só não se torna mantenedor do juízo e fazedor da justiça quem deseja ver o mal imperando ao seu redor. Guarde a sua mão de perpetrar algo ruim e jamais profane os preceitos do Senhor. Cumprir os mandamentos com alegria e prazer o fará um servo bom e fiel.

Quem acredita nas informações do Criador vive de acordo com elas e, desse modo, torna-se vitorioso. Não haverá repreensão para essa pessoa, e sim uma satisfação enorme da parte do Altíssimo. A porta do Céu está aberta para os obedientes à Palavra e, a qualquer hora que quiserem fazer uso de suas prerrogativas, serão prontamente atendidos por Deus. Assim, transformam-se em exemplos de sucesso em tudo o que colocam as mãos.

Esse versículo dará êxito nas empreitadas que lhe forem confiadas. No entanto, você não deixe de ajustar o seu procedimento às Escrituras. Toda revelação do Onipotente é mandatória e, por isso, desprezá-la fará de você um rebelde. Então, quando estiver em algum apuro e clamar aos Céus, não será atendido. Não há nada demasiadamente difícil para o Senhor (Gn 18.14a).

Deus nos deu poder contra o reino das trevas, e não contra o homem. Por isso, jamais use a autoridade que lhe foi conferida para se opor a alguém, pois, se o fizer, estará ajudando o diabo na sua nefasta obra. Ora, a Bíblia diz que somos cooperadores de Deus (1 Co 3.9), e não do diabo. O certo é manter o juízo, o qual foi executado em favor de todos, e fazer a justiça sempre. Se alguma pessoa cometeu um pecado repugnante, ore por ela em vez de amaldiçoá-la.

Fomos chamados para sermos destruidores do mal, pois a ordem divina para quem serve a Deus é ser do bem. Agindo assim, você entesourará recompensas que lhe serão dadas no grande Dia. Sabendo de tudo isso, não seria bom preparar-se agora para ter uma eternidade feliz e abençoada? A decisão é somente sua.


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares

sábado, 27 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia


 Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos. 

Pois já os meus olhos viram a tua salvação, 

PÃO DIÁRIO - 27/12/2014 Na vizinhança


Na vizinhança
Havia muita movimentação em nosso bairro. Um famoso jogador de futebol havia mudado a apenas duas casas para baixo da nossa. Nós o conhecíamos pela televisão e líamos sobre sua grande habilidade em campo, mas nunca pensamos que ele escolheria nosso bairro para morar. Inicialmente, nossas expectativas eram de que seria bom tê-lo entre nós e que nos tornaríamos grandes amigos. Mas, obviamente, sua vida era muito ocupada para qualquer um de nós o conhecermos pessoalmente.
Imagine isto: Jesus — o Senhor do universo e Criador de todas as coisas — escolheu morar entre nós! Ele deixou o céu e veio a esta terra. Como o evangelho de João diz: “…vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (1:14). Jesus decidiu se envolver intimamente com todos aqueles que se aproximarem dele. E, ainda mais significativo, naqueles dentre nós que receberam Seu amor redentor, o Espírito Santo agora fixou morada em nosso coração para nos confortar, consolar, convencer, conduzir e ensinar.
Quando você pensar no bebê na manjedoura, lembre-se de como é especial o fato que Ele não apenas se mudou para nossa “vizinhança”, mas que Ele o fez para poder nos abençoar com o privilégio íntimo de Sua habitação em nós.
—JMS
LeIa: João 1:1-14 
Examine:  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós… — João 1:14
Considere: Desfrute do dom da presença de Deus.

ALEGRIA PARA OS OPRIMIDOS


Que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado.        Salmo 113.7

Na fé em Jesus, quem passa por situações vexatórias pode saltar de alegria, pois o Todo-Poderoso garante a solução de seus inumeráveis problemas. Essa mensagem deve ser anunciada todos os dias, a fim de que os oprimidos pelo diabo despertem e vivam a obra redentora do Filho de Deus. Ainda que o Sol jamais tenha brilhado para alguém, ele será abençoado em Cristo.

Mesmo que o pobre se encontre no pó, sem esperança de se livrar da opressão, o Eterno promete levantá-lo. Segundo essa declaração, os que desceram ao mais baixo nível podem ser erguidos e colocados em um patamar elevado, onde terão dignidade e honra. Uma das armas mais operantes do inimigo é o desânimo, fazendo a pessoa sentir que, para ela, não há solução. Mas isso é mentira do enganador-mor.

As Boas-Novas do Evangelho servem para quem está doente, pois Deus garante que irá curá-lo (Is 53.5). Mesmo que a Medicina não tenha conhecimento de como livrá-lo do seu infortúnio, o Senhor entrará na batalha e o libertará. Ninguém tem de temer ao afirmar a todo sofredor que há cura em Jesus. A promessa é extensiva a qualquer sofrimento. 

O mesmo se pode dizer ao endividado que não vê possibilidade de sair do aperto. Se ele tomar essa revelação como palavra do Deus fiel e justo, as dívidas dele serão coisa do passado. A prosperidade deve ser anunciada com todas as garantias, pois Aquele que dá a semente a quem semeia também lhe dá o pão. O fiel verá a sua sementeira multiplicar-se e aumentar os frutos da sua justiça.

O Altíssimo erguerá o necessitado, livrando-o da miséria e colocando-o junto àqueles que governam os mais diferentes setores da sociedade. Há diversos governantes esperando que se levantem muitos que, hoje, encontram-se sem recursos, porque sentem falta de alguém ao redor deles. Você deve se assumir na fé em Jesus, e a sua vida mudará. Em Cristo, há abundância (Jo 10.10).

Derrota, doenças, humilhação, miséria e demais obras do inimigo cessarão para quem estiver em Jesus e coloca a fé em ação. Os salvos devem ser senhores sobre tentações e pecados. Em todas essas coisas, somos mais que vencedores (Rm 8.37). Vença o que o tem dominado. Os que são de Deus estão livres da tormenta do inimigo (1 Jo 5.18).

Portanto, quem faz parte do povo santo não deve deixar-se levar por notícia negativa, uma vez que o Pai cumprirá Suas promessas; basta crer no que Ele diz. Tome a decisão mais importante da sua vida e seja liberto. Deus está do seu lado para lhe dar a vitória. 


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia

E o povo contendeu com Moisés, e falaram, dizendo: Antes tivéssemos expirado quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR!
Números 20:3 

“Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e quando tropeçar, não se regozije o teu coração”. 
Provérbios 24.17 

PÃO DIÁRIO - 26/12/2014 - Paz duradoura

Paz duradoura

Na véspera do Natal de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, as armas silenciaram ao longo de um trecho de aproximadamente 50 quilômetros da frente ocidental. Os soldados surgiam cautelosamente por cima das trincheiras, enquanto alguns deles recuperavam suas posições e enterravam os mortos. Quando a escuridão chegou, algumas tropas alemãs acenderam suas lanternas e cantaram canções natalinas. Os soldados do lado britânico aplaudiram e gritaram saudações de Natal.

No dia seguinte, as tropas alemãs, francesas e britânicas reuniram-se em terreno neutro para apertar as mãos, compartilhar a refeição e trocar presentes. Foi um breve intervalo da guerra, que logo terminou quando a artilharia e as metralhadoras despertaram rugindo novamente. Mas ninguém que experimentou aquela “trégua de Natal”, como ficou conhecido aquele evento, esquecerá como se sentiu e como isso alimentou seu desejo por paz duradoura.

Na profecia de Isaías sobre a vinda do Messias, lemos: “…e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Por Sua morte na cruz, Jesus removeu o “terreno neutro” entre nós e Deus. “Porque ele é a nossa paz” (Efésios 2:14).

Em Jesus podemos encontrar a paz duradoura com Deus e a harmonia uns com os outros. Esta é a mensagem do Natal que transforma as vidas!

—DCM

Leia: Efésios 2:13-19 

Examine: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade... — Efésios 2:14

Considere: Somente em Cristo a verdadeira paz pode ser alcançada.

LINDA COMPARAÇÃO


 Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz.
Salmo 115.3

A necessidade de cultuar a Deus é intrínseca ao homem. Até mesmo onde a Palavra não é conhecida, os habitantes daquele lugar sentem que há algo maior (Sl 19.1) e, por não conhecerem o Senhor, prostram-se diante de uma árvore, um rio ou outro objeto, tentando reverenciar o Criador ou pedir ajuda em tempos de necessidade. Não sabem que ninguém vai ao Pai sem Jesus (Jo 14.6).  

Essa é uma das razões por que é preciso pregar o Evangelho. Sem conhecer a Verdade, não há como se livrar do inimigo. O animismo não leva a parte alguma e nunca salvou ninguém. Dizer que é preciso acreditar em qualquer coisa é mentira. Sem a revelação da Palavra, toda tentativa de se achegar a Deus se mostra vã. Quem cria seu próprio deus, ainda que sem saber, está provocando o Senhor (Is 42.8).

Onde a Verdade não é conhecida, reside todo tipo de manifestações e opressões demoníacas. Não há outro nome, além do de Jesus, capaz de aliviar a opressão ou perdoar. Sem a fé em Cristo, ninguém se livra do pecado, nem mesmo os sacerdotes das mais diversas religiões. O Evangelho é para quem, realmente, deseja libertar-se das obras malignas, porque é o poder de Deus (1 Co 1.18). 

O nosso Deus está nos Céus, no mundo da perfeição, de onde reina e envia Seu poder para dar sentido à vida. Sem temer o Todo-Poderoso, as pessoas se corrompem e não se dão conta de que serão destruídas. Porém, quando pregamos a mensagem da cruz, damos a quem nos ouve a capacidade de se libertar daquilo que o oprime.

Ele faz tudo o que Lhe apraz, dando oportunidade à humanidade de conhecê-Lo e amá-Lo. Não há como impedi-Lo de cumprir Sua vontade santa e perfeita. Quem se dedica e obedece aos propósitos do Senhor descobre o que é felicidade. Por que se colocar contra os planos do Altíssimo, se é tão fácil andar com Ele e ter o Seu favor? Mude sua vida!

Os deuses das nações são obras humanas; não têm poder sobre os que já atravessaram o Jordão espiritual (Js 1.10-13), convertendo-se em povo de Deus. Os ídolos não têm vida, mas, por trás deles, há o espírito do engano, que leva sofrimento a quem neles deposita sua confiança (Sl 115.4-8). Quanto ao Senhor, Ele está sempre pronto a receber quem ama a retidão. Ele é santo, e Suas obras são misericórdia e verdade.

As Escrituras nos advertem acerca de uma maldição que vem sobre os idólatras. Eles se tornarão semelhantes a essas estátuas. Os que desejam ficar livres de todo envolvimento maligno precisam dar ouvidos ao que a Bíblia diz e, quando algum mal vier, rejeitá-lo, usando o Nome de Jesus.


Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PARABÉNS!!! Pr. JOSÉ CARLOS


Pastor , Feliz Aniversário !!!


Hoje, de maneira especial, agradecemos a Deus pelo seu aniversário. Agradecemos a bênção de tê-lo como nosso líder espiritual, por sua vida e seu ministério.

Ser pastor é está sempre pronto a nos atender, prontidão é a sua característica em cada situação. O nosso pastor está sempre pronto para agir sem demora. 

Muito obrigado, pastor pela sua disponibilidade ao REINO DE DEUS.
O servir é outra característica, e o Fruto do Espírito é visível em sua vida. Muito obrigado, JESUS por discípulos assim!

Nós reconhecemos o homem precioso que o senhor é nas mãos de Deus e nesta data tão significativa, com o respeito e a admiração que o senhor sempre mereceu, dedicamos-lhes de todo o coração estas palavras sinceras..


Um feliz aniversário e que as bênçãos continuem a serem derramadas na sua vida!

         Parabéns Pastor JOSÉ CARLOS DOS SANTOS



Versículos do Dia

Versículos do Dia

Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
 Isaías 55:12

E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.
Lucas 2:20

PÃO DIÁRIO - 25/12/2014 - Mordomos da história


Mordomos da história


Muitas pessoas tomam bastante cuidado para terem certeza de que suas posses serão bem utilizadas após sua morte. Elas fazem consórcios, testamentos e criam fundações para garantir que seus ativos continuarão a ser empregados em um bom propósito, depois que se despedirem de sua vida na terra. A isso damos o nome de boa mordomia.

Igualmente importante, contudo, é sermos bons mordomos da nossa história de vida. Deus ordenou aos israelitas não apenas que ensinassem Suas leis aos filhos, mas também que se certificassem de que eles tivessem conhecimento da história de sua família. Era responsabilidade dos pais e avós assegurar-se de que os seus filhos conhecessem as histórias de como Deus havia trabalhado em seu favor (Deuteronômio 4:1-14).

Deus concedeu a cada um de nós uma história única. Seu plano para nossa vida é individualizado. Outras pessoas sabem em que você acredita e por quê? Elas conhecem a história de como você chegou à fé em Cristo, e como Deus trabalha em sua vida para fortalecer sua fé? Elas sabem como o Senhor tem-se mostrado fiel e ajudado em meio às dúvidas e decepções?

Temos o privilégio de passar adiante a história da fidelidade de Deus. Devemos gravá-la de alguma forma e compartilhá-la. Seja um bom mordomo da história que Deus está contando por seu intermédio.

—DJD

Leia: Deuteronômio 4:1-9 

Examine: …não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto […] e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. — Deuteronômio 4:9

Considere: Viver continuamente na presença de Deus deixa um legado duradouro.

Natal, uma boa nova de grande alegria



O Natal é a celebração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Muitos cristãos hesitam em comemorar o Natal e outros chegam mesmo a fazer oposição a essa comemoração, em virtude de não sabermos, com exatidão, a data precisa em que aconteceu esse fato auspicioso. Ainda outros desaconselham a celebração do Natal em virtude dos vários adendos acrescidos à festividade como presépio, árvore enfeitada e Papai Noel. Entendemos, que esses acréscimos não fazem parte do verdadeiro Natal e não devem distrair nossa atenção. Precisamos, portanto, resgatar o verdadeiro sentido do Natal e devolvê-lo a seu verdadeiro dono, Jesus Cristo, nosso Salvador.

A celebração do Natal é legítima, pois o primeiro Natal foi motivo de festa no céu e na terra, comemorado pelos anjos e pelos homens. A grande notícia anunciada pelo anjo do Senhor, aos pastores de Belém foi: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10,11). Natal é a verdade bendita de que o Eterno entrou no tempo, Deus se fez homem e o Senhor dos senhores se fez servo. Natal é o cumprimento do plano da redenção, traçado nos refolhos da eternidade. Natal é a concretização da promessa do Pai e o cumprimento das profecias anunciadas pelos patriarcas e profetas. Natal é a consumação da esperança de Israel. Na plenitude dos tempos, o Cristo de Deus, nasceu de mulher, nasceu sob a lei, para nos redimir dos nossos pecados.

Natal não é festa gastronômica. Natal não é o comércio guloso capitaneado pelo velho bojudo de barbas brancas. Natal não é troca de presentes nem ruas enfeitadas com cores policromáticas. Natal é a luz do céu invadindo a escuridão da terra. Natal é o Verbo eterno de Deus, se fazendo carne para habitar entre nós, cheio de graça e de verdade. Natal é o Deus que nem o céu dos céus pode contê-lo esvaziando-se, a ponto de nascer como um bebê numa pobre vila da Judéia. Natal é o criador e dono do universo despojando-se de sua glória para calçar as sandálias da humildade, fazendo-se pobre para tornar-nos ricos. Natal é a proclamação embalada nas asas da alegria, anunciando que Jesus é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor do universo.

Natal é a evidência mais eloquente do amor de Deus aos pecadores. Quando Deus criou o universo, fê-lo pela palavra do seu poder. Quando Deus criou o homem, colocou a mão no barro. Porém, quando Deus desceu para resgatar o homem entrou no barro, pois o Verbo se fez carne, vestiu pele humana e armou sua tenda entre nós. Natal é a consumação da maior dádiva de Deus ao homem. Deus amou o mundo e deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deu-o não a quem merece, mas a pecadores indignos. Deu-o não para ser exaltado entre os homens, mas para ser cuspido por eles. Deu-o não para entrar na história como o Rei da glória, mas para carregar a cruz maldita, como servo sofredor. Deu-o não na última hora, mas desde a eternidade!

Natal é a festa da salvação. É a celebração que nos remete ao plano eterno de Deus, quando a própria Trindade, no recôndito dos tempos eternos, decidiu nos amar e nos destinar para a salvação. Nesse projeto divino, o Pai envia o Filho e o Filho se submete ao Pai. Nesse decreto eterno, o Pai escolhe um povo e o dá como presente a seu Filho. O Filho deixa a glória que sempre teve com o Pai e desce para morrer em favor desse povo. O Espírito Santo, regenera e sela esse povo como propriedade exclusiva de Cristo. Agora, nós, povo de Deus, povo redimido, alcançado pela graça, devemos exaltar pelos séculos sem fim, o Cordeiro de Deus, por tão grande salvação.

Que o Natal de Jesus seja celebrado por todos nós, com fervor efusivo, com alegria indizível e com entusiasmo sem igual!


Por Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Versículos do Dia

Versículos do Dia

Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.
 Salmos 19:12

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 
Hebreus 12:15

PÃO DIÁRIO - 24/12/2014 - Uma obra em andamento


Uma obra em andamento


Pablo Casals foi considerado o mais ilustre violoncelista na primeira metade do século 20. Ele ainda tocava seu violoncelo apesar de sua idade avançada, quando um jovem repórter perguntou: “Senhor Casals, o senhor está com 95 anos de idade e é o maior violoncelista que já existiu. Por que o senhor ainda estuda violoncelo seis horas por dia?”

Ele respondeu: “Porque acho que estou fazendo progressos.”

Que atitude magnífica! Como cristãos nunca devemos ficar satisfeitos com o pensamento de que atingimos o autoproclamado pináculo de sucesso espiritual, mas ao invés disso continuar a crescer “…na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3:18). Jesus nos lembra no evangelho de João 15:16 que Ele nos escolheu para irmos e darmos frutos. O resultado do crescimento saudável continua a dar frutos espirituais ao longo de nossa vida. O Senhor Jesus promete: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto…” (v.5).

Com crescimento constante e fiel, no qual nos tornamos cada vez mais como aquele a quem amamos e servimos, podemos confiar que Ele, que começou uma “boa obra” em nós, continuará, até finalmente completá-la quando voltar (Filipenses 1:6). — CHK

Leia: João 15:9-17 

Examine: Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. —2 Pedro 3:18

Considere: A obra invisível de Deus em nosso coração produz frutos em nossa vida.

É legítima a comemoração do Natal?


O Natal é uma festa cristã e não pagã. Há uma onda entre alguns cristãos, na atualidade, taxando aqueles que comemoram o Natal de serem infiéis e heterodoxos, dizendo que essa comemoração não é legítima nem cristã. Precisamos, a bem da verdade, pontuar algumas coisas:

1. A distorção do Natal. 
Ao longo dos anos o Natal tem sido desfigurado com algumas inovações estranhas às Escrituras. Vejamos: Primeiro, o Papai-Noel. O bojudo velhinho Papai-Noel, garoto propaganda do comércio guloso, tem sido o grande personagem do Natal secularizado, trazendo a ideia de que Natal é comércio e consumismo. Natal, porém, não é presente do homem para o homem, é presente de Deus para o homem. Natal não é a festa do consumismo; é a festa da graça. Natal não é festa terrena; é festa celestial. Natal é a festa da salvação. Segundo, os símbolos do Natal secularizado. Há muitos símbolos que foram sendo agregados ao Natal, que nada tem a ver com ele, como o presépio, a árvore natalina, as luzes, os trenós, a troca de presentes. Essa embalagem, embora, tão atraente, esconde em vez de revelar o verdadeiro Natal. Encantar-se com a embalagem e dispensar o conteúdo que ela pretende apresentar é um lamentável equívoco. Terceiro, os banquetes gastronômicos e a troca de presentes não expressam o sentido do Natal. Embora, nada haja de errado celebrarmos com a família e amigos, degustando as iguarias deliciosas provindas do próprio Deus e manifestarmos alegria e expressarmos amor na doação ou mesmo troca de presentes, esse não é o cerne do Natal. Longe de lançar luz sobre o seu sentido, cobre-o com um véu.

2. A proibição do Natal. 
Tão grave quando a distorção do Natal é a proibição da celebração do Natal. Na igreja primitiva a festa do ágape, realizada como prelúdio da santa ceia foi distorcida. A igreja não deixou de celebrar a ceia por causa dessa distorção. Ao contrário, aboliu a distorção e continuou com a ceia. Não podemos jogar a criança fora com a água da bacia. Não podemos considerar o Natal, o nascimento do Salvador, celebrado com entusiasmo tanto pelos anjos como pelos homens, uma festa pagã. Pagão são os acréscimos feitos pelos homens, não o Natal de Jesus. Não celebramos os acréscimos, celebramos Jesus! Não celebramos o Papai-Noel, celebramos o Filho de Deus. Não celebramos a árvore enfeitada, celebramos o Verbo que se fez carne. Não celebramos os banquetes gastronômicos, celebramos o banquete da graça. Não celebramos a troca de presentes, celebramos Jesus, a dádiva suprema de Deus.

3. A celebração do Natal. 
O Natal de Jesus Cristo foi celebrado com grande entusiasmo em Belém. O anjo de Deus apareceu aos pastores e disse-lhes: “Não temais, eis que vos trago boa nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Natal é a boa nova do nascimento de Jesus. É o cumprimento de um plano traçado na eternidade. É a consumação da mensagem dos profetas. É a realização da expectativa do povo de Deus. Natal é a encarnação do Verbo de Deus. É Deus vestindo pele humana. Natal é Deus se fazendo homem e o eterno entrando no tempo. Natal é Jesus sendo apresentado como o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor soberano do universo. Quando essa mensagem foi proclamada, os céus se cobriram de anjos, que cantaram: “Glórias a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem” (Lc 2.14). O verdadeiro Natal traz glória a Deus no céu e paz na terra entre os homens. Natal é boa nova de grande alegria para todo o povo. O verdadeiro Natal foi celebrado com efusiva alegria no céu e na terra. Portanto, prossigamos em celebrar o nascimento do nosso glorioso Salvador!


Por Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12