Há anos, um petroleiro de Hong Kong penetrou numa tempestade tropical, com resultados desastrosos. Quase 250 toneladas de óleo vazaram ao longo de 60 quilômetros da costa leste da Austrália. E trinta e um reservatórios de nitrato de amônia arrebentaram e furaram o casco do navio. Uma reportagem da BBC anunciou "especialistas temem que o fertilizante rico em elementos nutritivos poderia causar dano ao desenvolvimento das algas, sufocar peixes e matar habitats naturais". A destruição da um navio sendo arremessado numa tempestade é enorme !
As escrituras advertem contra a destruição que vem de lugares pequenos e negligenciados. Podemos pensar que a ruína surja apenas dos pecados que atraem maior atenção como o adultério, assassinato e injustiça. No entanto, para muitos, as tentações que destroem surgirão de lugares mais sutis. Como diz Tiago, "Sempre cometemos erro" ( 3:2 )
Ele também afirma que um pequeno freio na boca dos cavalos fará que eles "...vão aonde queremos"; e gigantescos navios são dirigidos por "...um pequeno leme" ( vv. 3-4 ). Sua verdadeira preocupação era a língua, ( pequeno pedaço de carne na maior parte do tempo invisível ) com capacidade de fazer muito bem ou mal. A língua pode ser usada "...tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus" ( v.9 ).
Sábios pastores e professores da Bíblia nos ensinaram que pecados gritantes, abomináveis, raramente chegam a esse ponto repentinamente. Comumente, criam raízes após nos entregarmos a padrões de desobediência por longo tempo; abrigando um coração frio para ouvir a voz de Deus. Pretensos "pequenos" pecados nos destroem, sim, e também a outros. Ao iniciar o novo ano, cuidemos para não deixarmos passar as pequenas coisas que nos podem derrotar. - Winn Collier
Examine: ...o pecado, quando já está maduro, produz a morte ( Tiago 1:15 )
Considere: Que pequenos pecados você não resolveu ? E como esses "pequenos" pecados podem causar destruição ?