terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos.

Midian Lima - Prioridade (Live Session)


 

PÃO DIÁRIO - 15/01/2025 - Você é necessário

 


Você é necessário

…Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra aquilo que menos tinha… — 1 Coríntios 12:24


Conta-se a história de um maestro que regia sua orquestra. O órgão tocava uma bela melodia, os tambores trovejavam, o som das trombetas ecoava e os violinos soavam belamente. Mas o maestro notou que algo estava faltando — o flautim. O flautinista se distraiu e esperou que seu instrumento não fizesse falta. O maestro o lembrou: “Cada um de nós é necessário.”

Esta foi essencialmente a mesma mensagem que Paulo comunicou aos cristãos de Corinto em sua primeira carta a eles (1 Coríntios 12:4-7). Cada cristão exerce um papel importante no corpo de Cristo. Paulo deu uma lista de dons espirituais e comparou seus usos às funções das várias partes do corpo humano para o bem do todo (vv.8-10). Pode ser que os cristãos de Corinto tinham culturas, dons e personalidades diferentes, mas eles eram cheios do mesmo Espírito e pertenciam ao mesmo corpo de Cristo. Paulo fez uma menção especial das partes do corpo que eram fracas e obscuras, e ensinou que todos os cristãos têm um papel necessário e significativo. Nenhuma parte é mais necessária do que qualquer outra.

Lembre-se, Jesus lhe deu uma parte importante e significativa a cumprir e a usará para edificar o Seu povo.

—MLW


Leia: 1 Coríntios 12:14-16 

Examine: A Bíblia em um ano: Gênesis 43–45 ; Mateus 12:24-50

Considere: Como membro do corpo de Cristo você é parte necessária do todo.

QUANDO NÃO HÁ MAIS REMÉDIO

 





Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor do SENHOR subiu tanto, contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve.2 Crônicas 36.16
  

Quando a loucura toma conta de um coração, ou de um povo, leva-o à ruína. O reino de Judá, remanescente da casa de Davi, foi usado pelo diabo para fazer tudo o que era mau aos olhos do Senhor. Embora Deus tivesse enviado Seus servos para advertir tais rebeldes do erro, o qual lhes traria muitos sofrimentos, estes não deram atenção ao recado divino. Então, pagaram a conta, que, diga-se de passagem, foi muito alta.

Os anunciadores celestiais tinham a missão de promover a paz entre os habitantes de Judá e o Altíssimo, mas estes não quiseram dar ouvidos. Quem está no erro não percebe as artimanhas do diabo. Ao se abrir para ele, tal pessoa tem o seu coração contaminado de tal modo que o certo passa a ser errado e o errado passa a ser certo. Alguns chegam a considerar o Senhor um bobo, o qual desconhece o que é prazer e bem-estar. Coitados!

Como estavam impregnadas pelo pecado, aquelas pessoas viam somente a prosperidade material, a qual duraria pouco tempo. Ora, sabendo que muitos não procurarão o Senhor por se contentarem com “pão e circo”, o diabo agirá contra a sua natureza má e fará com que “aproveitem” a vida. Aqueles abnegados portadores da mensagem dos Céus eram tidos como idiotas e fanáticos; porém, por intermédio deles, viria a salvação para aquele povo.

A advertência de Deus era real, mas não foi levada a sério. Sem saber, o reino de Judá estava selando o decreto do cativeiro na Babilônia, cuja duração seria de 70 anos. Infelizmente, muitos conhecem Jesus e frequentam os cultos com a família, mas perecerão no lago que arderá com fogo e enxofre pela eternidade. Por que deixar de obedecer à voz do Santo Espírito, se a condenação será inevitável?

Aquele povo desprezou a repreensão vinda do Altíssimo, escarnecendo dos profetas que lhes falariam a respeito do amor divino. Da mesma forma, temos visto homens de Deus que, por motivos imundos, deixam a esposa e entram em novo casamento como se trocassem de roupa. Depois, ao verem o mal atingir suas famílias, descobrem que são os responsáveis por isso.

Os que cometem essa transgressão devem se arrepender e se converter a Cristo. Afinal, nada impedirá o diabo de agir na vida deles, se eles têm negado a Palavra de Deus. Se o povo se rebela contra o Senhor, nada pode ser feito para livrá-lo das mãos do inimigo. Cuidado! Quando você receber uma bênção, Satanás o tentará de modo a enganá-lo, e você nem perceberá que ele está fazendo isso. O diabo se transforma em anjo de luz (2 Co 11.14)!

Por terem ultrapassado os limites, até o furor do Altíssimo subir contra eles e não haver mais remédio capaz de livrá-los do cativeiro vergonhoso, permaneceram cativos na Babilônia – terra do pecado e da dor – durante 70 anos. Compensa?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

   Versículo do Dia


E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?

Anderson Freire - Coração Valente (Ao Vivo) - DVD Essência


 

PÃO DIÁRIO - 14/01/2025 - Problema


Problema


…No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. —João 16:33

Estava contente por ver os últimos dias do ano se aproximarem. O ano tinha sido de muito pesar, doenças e tristezas. Sentia-me pronta para acolher o mês de janeiro com toda a pompa que tinha direito!
Mas ao chegar o primeiro mês do novo ano, vieram também as más notícias, uma após outra. Diversos amigos perderam seus pais. O irmão do meu pai morreu enquanto dormia. Outros amigos descobriram que tinham câncer. O irmão de um colega e o filho de um amigo morreram, ambos, trágica e abruptamente. Ao invés de os tempos tristes cessarem, o novo ano parecia trazer um novo tsunami de tristezas.


O livro de João 16:33 nos diz, “…No mundo, passais por aflições…” Nem mesmo aos filhos de Deus foi prometida uma vida de facilidades, prosperidade ou boa saúde. No entanto, nunca estamos sozinhos em nossas tribulações. O livro de Isaías 43:2 lembra-nos que mesmo que atravessemos águas profundas, Deus está conosco. Embora nem sempre entendamos os propósitos de Deus nas provações que enfrentamos, podemos confiar em Seu coração porque nós o conhecemos.
Nosso Deus é um Deus de amor abundante e “…nem a morte, nem a vida […] nem as coisas do presente, nem do porvir [nunca poderá] separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39). Quando a aflição vier, a promessa de Deus é estar presente.


—CHK

Leia: João 16:25-33

Examine: A Bíblia em um ano: Gênesis 41–42 ; Mateus 12:1-23

Considere: Fé é acreditar que Deus está presente quando ouvimos apenas o silêncio.

CONDUZA-SE DIGNAMENTE PARA COM DEUS


Resultado de imagem para A pior coisa que pode suceder a um cristão é não honrar o Nome do Senhor


Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.1 Tessalonicenses 2.12
  

A maneira de exortarmos e consolarmos os irmãos em Cristo pode influenciar o futuro deles no Evangelho. Se forem maltratados, poderão desenvolver uma raiz de amargura no coração e, como consequência, não se conduzirão com dignidade para com o Altíssimo. A pior coisa que pode suceder a um cristão é não honrar o Nome do Senhor, representando-O indignamente. Você é o que as pessoas veem de Deus.

O Pai celestial deseja que Seus filhos deem bom testemunho da Verdade, vivendo em vitória na fé em Cristo. Assim, os que ainda resistem à Palavra verão o quanto estão perdendo, abraçarão essa fé e se tornarão vitoriosos. Os salvos têm obrigação de honrar a Quem os tirou das mãos do inimigo e os conduziu ao Reino da luz, a fim de fazer a diferença no mundo. Acorde para a realidade!

Viver dignamente é honrar o Senhor em todos os sentidos, desfrutando das bênçãos providenciadas pelo Salvador. Agora, não precisamos mais chorar, suplicando a Deus que nos dê aquilo que Ele declara ser nosso. Em um ato de fé, podemos assumir o que nos pertence e, com isso, glorificar o Altíssimo. Ser vitorioso na fé deveria ser o alvo de quem é chamado pelo Nome de Jesus. O que você diz?

Ao ser convidado para fazer parte da família divina, creia que estará completamente seguro nela. O inimigo jamais conseguirá invadir o território divino e agir em sua vida. Porém, assim como a posse do Reino dos Céus é feita pela fé, a permanência nele também se dá dessa maneira. Portanto, esteja em comunhão com o Altíssimo, pronto para rechaçar qualquer ataque do maligno.

O Inferno não só envia doenças e problemas, mas também tentações. Se você as aceita, achando que o diabo é “bonzinho” em facilitar as coisas para você, em pouco tempo, as situações más virão, e, de uma hora para outra, a sua vida virará de cabeça para baixo. Nesse momento, você perceberá que errou ao ceder às ofertas do diabo. Seja sábio!

Andar dignamente significa que você não cairá em nenhuma tentação. Ao ingressar no Corpo de Cristo, tome posse de todas as bênçãos, sendo dedicado a Deus e não aceitando propostas contrárias à Palavra. Os cidadãos do Reino dos Céus desfrutam da autoridade do Espírito Santo para se livrarem dos sofrimentos. Afinal, o Rei já sofreu nossos males.

Além de termos sido chamados para ser parte desse Reino, onde só há o que é bom para vivermos em santidade e poder, também o fomos para participar da glória do Pai. Logo, nada mais pode nos separar do amor dEle, que está em Cristo Jesus (Rm 8.38,39). Agora, temos as condições para invalidar as tentativas do maligno de nos oprimir e dominar. Viva a liberdade!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 12 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

 Versículo do Dia


Então Samuel lhe contou todas aquelas palavras, e nada lhe encobriu. E disse ele: Ele é o Senhor; faça o que bem parecer aos seus olhos.


LEANDRO BORGES E BRUNA KARLA - SE DEUS É POR MIM - AO VIVO


 

PÃO DIÁRIO - 13/01/2025 - Quem sou eu?

 


Quem sou eu?


Uma canção intitulada Who am I? (Quem sou eu?) de Mark Hall, da banda Casting Crowns, começa assim: “Quem sou eu, que o Senhor de toda a terra se importe em saber meu nome, se importe em sentir minha dor?”

Nesta canção, Hall compara nossa vida a uma “…flor que murcha rapidamente, está aqui hoje e amanhã se foi […] um vapor no vento”. Ele medita: “Quando compreendemos quão pequenos realmente somos e como Deus é grandioso, o amor de Deus se torna algo mais precioso para nós.”


Lembro-me da pergunta de Davi no Salmo 8. Quando considerou os céus, a lua e as estrelas, maravilhou-se com o Deus do Universo, que criou a todos eles e os sustenta com Seu poder. Em adoração, ele perguntou: “…que é o homem, que dele te lembres?…” (v.4).


Por que somos a razão do amor de Deus, de Seus cuidados e pensamentos? Na canção, Hall responde a pergunta desta maneira: “Não pelo que eu sou, mas pelo que tu [Deus] fizeste; não pelo que eu fiz, mas por causa de quem tu és.”


Quem é Deus? Ele é amor. O que Ele fez? Deu Seu único filho, Jesus, para morrer por nós e pagar a dívida pelos nossos pecados (1 João 4:7-9). Não é de se admirar que também brademos com o salmista: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!” (Salmo 8:1,9).


—AMC


Leia: Salmo 8 


Examine: …que é o homem, que dele te lembres?… — Salmo 8:4


Considere: Deus nos ama, não pelo que somos, mas por quem Ele é.

APRESSE-SE AO COMBATE

 


Resultado de imagem para Permaneça firme quando o maligno avançar contra a sua vida


E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu. 1 Samuel 17.48
  

Havia 40 dias que o gigante filisteu debochava do exército de Israel, e nenhum dos israelitas aceitava enfrentá-lo, porque quem fosse deveria se apresentar a Deus aprovado como obreiro. Davi era pastor das ovelhas do seu pai e fora enviado para ver como estavam seus irmãos no campo de batalha. Ao presenciar o desafio cheio de ironia feito por Golias, aquele jovem decidiu vingar o Nome do Senhor.

Os filisteus não esperavam que o Altíssimo tivesse preparado um dos Seus servos para dar fim à ameaça feita ao Seu povo. O inimigo não é onisciente; portanto, nem desconfia dos propósitos de Deus, até vê-los cumpridos. Se estivermos sob a direção celestial, sairemos vencedores das lutas.

Permaneça firme quando o maligno avançar contra a sua vida, lançando tentações. O Todo-Poderoso sabe o que o diabo planejou para prejudicar você, a força usada por ele e como você tem de agir, a fim de derrotá-lo. O Senhor jamais é surpreendido. Ele conhece a capacidade do maligno para oprimi-lo e é perfeitamente capaz de anular e destruir os intentos do rei da perversidade.

Quando Deus nos usa para derrotar qualquer investida diabólica contra a nossa vida ou a de uma pessoa a quem estamos ajudando, podemos ter certeza de que a vitória dependerá da fé que empregarmos em tal situação. Se você for observador, verá que antes de o mal atingi-lo, você fora avisado durante a ministração da Palavra. O Altíssimo nos avisa até como operará em nosso favor. Portanto, fique atento ao ler a Bíblia e ao escutar a pregação dela.

O gigante filisteu cometeu um grande erro ao desdenhar de Davi, o qual ia combatê-lo com o cajado de pastor e algumas pedras na sua sacola. Golias disse: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? (1 Sm 17.43). Davi sentiu que aquela era a hora de lhe dar uma lição, pois tinha sido amaldiçoado pelo gigante, em nome de seus deuses. Ora, quem é amigo de um servo do Senhor tem a promessa de que Ele será também seu amigo; porém, quem é inimigo de Deus O terá como seu inimigo.

O gigante não acreditava que aquilo estivesse lhe acontecendo; afinal, para ele, um “herói” famoso, era humilhante enfrentar um jovem “sem juízo”. Ele ficou surpreso ao ver que Davi se apressara para chegar até ele. Essa deve ser uma característica de quem Deus levanta. O servo do Senhor não precisa esperar o mal chegar, e sim partir para destruí-lo logo.

Ora, se temos o Pai celestial ao nosso lado, por que temermos ou demorarmos a executar a obra? A presença de Deus nos enche de coragem, dando-nos força e capacidade para cumprir o nosso chamado. Na verdade, só precisamos crer e agir como agrada ao Senhor. Assim, jamais tropeçaremos em qualquer obstáculo. A vitória será de quem confia no Onipotente.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sábado, 11 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

  Versículo do Dia

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.

Maria Marçal - Então Profetiza / Deixa / Deserto - Louvorzão 93


 

PÃO DIÁRIO - 12/01/2025 - Ele me guia

 


Ele me guia


Em Istambul, na Turquia, em 2005, uma ovelha pulou de um penhasco e, então, quase 1.500 ovelhas a seguiram! No final, cerca de um terço delas tinha morrido. Quando não sabem qual caminho seguir, as ovelhas insensatamente seguem outros membros do rebanho.

Não há figura melhor do que a ovelha para ilustrar nossa necessidade por um líder confiável. Isaías escreveu que todos nós somos como ovelhas (Isaías 53:6). Temos a tendência de seguir nosso próprio caminho, contudo precisamos desesperadamente da direção certa de um pastor.

O Salmo 23 descreve a confiabilidade de nosso Bom Pastor. Ele cuida de nós (v.1); supre as nossas necessidades físicas (v.2); mostra-nos como viver vidas santas (v.3); restaura-nos, conforta, cura e nos abençoa generosamente (vv.3-5); e não nos abandonará (v.6).

Que conforto saber que Deus nos conduz suavemente, mas com firmeza! Ele faz isto por meio do toque do Espírito Santo, da leitura de Sua palavra e por meio da oração. Deus é o líder confiável que precisamos.

Em reconhecimento à nossa dependência do Senhor, podemos dizer com o salmista: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” (Salmo 23:1,2).

—DCE


Leia: Salmo 23 

Examine: …Leva-me para junto das águas de descanso. — Salmo 23:2

Considere: O Cordeiro que morreu para nos salvar é o Pastor que vive para nos guiar.

COMO O PAI A SEUS FILHOS

 






Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos. 1 Tessalonicenses 2.11
  

Não basta dar aos filhos o que eles precisam, se não soubermos exortá-los e consolá-los corretamente na fé em Cristo. Durante os períodos de tentação, esses ensinamentos valerão mais do que uma boa herança. É primordial ter o nome escrito no Livro da Vida, pois, quando Jesus vier buscar os redimidos, nossos filhos estarão entre eles. Adiantaria vê-los com diploma universitário, riqueza e boas coisas, mas perdendo-se para sempre?

Aqueles que Deus coloca sob os nossos cuidados precisam conhecer o amor dEle em sua amplitude, e não somente possuir bens materiais. Os salvos devem crescer de modo perfeito e justo até atingir a estatura de Cristo. O Senhor não quer ver os Seus vivendo em pecado, porque, se isso ocorrer, tal pessoa será enviada para o lago que arderá com fogo e enxofre. Misericórdia!

Exortar é encorajar alguém a obedecer ao Senhor para, assim, receber as promessas divinas. As palavras de exortação devem ser dadas em tom amoroso, a fim de que os mais sensíveis não se ofendam nem se desviem, achando que não são amados. Devemos ter o cuidado de não prejudicarmos ninguém no nosso serviço a Deus, porque o preço pago por Cristo em favor dessa vida foi alto demais. Seja amigo!

Consolar é dar solução aos problemas do dia a dia, seguindo os ensinamentos bíblicos. Também significa levar uma pessoa a se resignar com a derrota em uma competição, quando, apesar de ter se esforçado demais, não atingiu o resultado esperado. O período de luto é outro bom momento para consolarmos alguém, ensinando-lhe a Verdade e mostrando-lhe que todos nós passaremos pela morte. Bom mesmo é fazer todos amarem a Deus!

Muitas vezes, uma exortação bem feita leva o desanimado na fé a continuar crendo no Altíssimo. Para tanto, devemos contar a essa pessoa testemunhos que a fortaleçam. Sem dúvida, isso a fará superar o que parece ser um prejuízo. Refletir, segundo a Palavra, sobre determinado assunto que surpreendeu alguém fará esse ouvinte aprenda a viver de modo agradável ao Pai celestial e a servir-Lhe com amor.

Tenha em mente que os novatos na fé são como bebês, que ainda não podem assumir o controle da própria vida. Portanto, precisam ser tratados como filhos imaturos. Somente depois de caminhar por algum tempo com Deus e não se deixar levar pelas ofertas do pecado, eles poderão ser deixados a sós para tomar decisões que os farão ser bem-sucedidos. Dê atenção aos novos convertidos!

Lembre-se de que as pessoas que o Senhor coloca sob o nosso governo são propriedades dEle e não nossas. Por isso, devemos dar a atenção às necessidades delas para não haver perdas no rebanho que Ele nos confiou. Os “bebês” em Cristo não sabem distinguir a voz e os laços do inimigo. Sendo assim, temos de dar a eles pacientemente a segurança de que precisam.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

 Versículo do Dia


Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

SEJA MUITO ABENÇOADO COM ESSES LOUVORES! 30 MIN. DE ADORAÇÃO INTENSA! AO VIVO


 

PÃO DIÁRIO - 11/01/2025 - Demora não é negação


Demora não é negação


O aniversário dos meus filhos é em dezembro. Quando eles eram pequenos, Ângelo logo aprendeu que se não recebesse o brinquedo tão aguardado no começo do mês, talvez ele o encontrasse embaixo da árvore de Natal. E se Davi não recebesse seu presente no Natal, ele poderia receber 4 dias depois, em seu aniversário. A demora não necessariamente significa negação.

Era natural para Marta e Maria chamarem Jesus quando Lázaro adoeceu seriamente (João 11:1-3). Talvez elas olhassem ansiosamente à estrada buscando sinais de Sua chegada, mas Jesus não veio. “Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias” (v.17).

Marta estava entorpecida, quando disse: “…Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão” (v.21). Então recuperando a fé, afirmou: “…sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá” (v.22). Questiono-me sobre o que ela esperava. Lázaro estava morto, e ela temerosa sobre a abertura do túmulo. No entanto, por uma palavra de Jesus, o espírito de Lázaro retornou ao seu corpo em decomposição (vv.41-44). Jesus deixara simplesmente de curar seu amigo doente, para realizar um milagre ainda maior — trazê-lo de volta à vida.

Aguardar pelo tempo de Deus também pode nos trazer um milagre ainda maior do que esperávamos.

—MS

Leia: João 11:21-35

Examine: Quando [Jesus], pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava. — João 11:6

Considere: O tempo que investimos ao esperar em Deus jamais é desperdiçado.

A MANEIRA DE O CRISTÃO SE PORTAR






Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. 1 Tessalonicenses 2.10
  

Há um modo correto de o cristão se portar diante dos salvos e dos que ainda desconhecem a Palavra: evitar o escândalo. É triste ouvir que alguém envergonhou a obra santa do Senhor, a Sua Igreja. A nós foi confiado crer e viver no Todo-Poderoso. Então, por que desonrá-Lo, fazendo o proibido, e não o que Ele determinou como nossa missão?

Os que estão no Caminho conosco merecem um respeito maior, pois, como nós, são membros do Corpo de Cristo. Se pregarmos a fé em Jesus, e não a vivermos, que exemplo lhes daremos? Muitos se escandalizarão ao nos ouvir falar positivamente, mas em desacordo com a nossa pregação. O Mestre nos ensinou a viver diante de Deus e do mundo; então, temos de agir de forma que todos glorifiquem o Pai.

A nossa conduta precisa ser sempre reta. De outro modo, serviremos ao diabo, e não ao Altíssimo. Todas as ações devem ser realizadas em Cristo, para não sermos responsáveis pelo desvio de ninguém. A conduta santa glorifica o Senhor. Com isso, o mal não consegue uma brecha em nós. Deus não pode Se responsabilizar pelos atos de quem se dá ao inimigo, mesmo que essa pessoa garanta ser servo do Reino dos Céus. 

A Escritura Sagrada nos adverte: ter dois pesos e duas medidas desagrada ao Altíssimo (Dt 25.13-16). Portanto, se sabemos fazer o bem, por que não o fazemos (Tg 4.17)? Por que obter prazer no pecado, se isso o deixa vulnerável ao reino da maldade? Ora, quem planta boa semente colherá bons frutos, mas aquele que semeia o mal verá os maus frutos encherem o seu celeiro. Mantenha-se firme na obra do Mestre!

O ideal é o homem de Deus ser irrepreensível, não deixando o pai da mentira acusá-lo de delitos, pois isso o afasta do Criador. Bom é vigiarmos em nossos atos, para que nenhum deles tenha a aparência do mal. Se os fracos sentirem que coisas ruins ocorrem na vida de um santo, eles se entregarão à iniquidade.

Até os ímpios têm de ter boa opinião a nosso respeito. Afinal, servimos ao Senhor da santidade, o qual nos resgatou e quer salvá-los também. Os dias passam, as provações aparecem, e as tentações são armadas pelo inimigo, para sermos desclassificados espiritualmente. No entanto, assim como José do Egito, precisamos resistir a elas, porque nos fazem transgredir.

Uma escorregada na fé macula a santa caminhada que iniciamos ao aceitar Jesus como Salvador. Essa trajetória só terminará com a volta dEle ou a nossa morte. Não se perca depois de ter vencido tantas provações nem se venda ao diabo, porque o melhor é ser um servo do Todo-Poderoso. Ele não permitirá que lhe sobrevenha tentação superior às suas forças (1 Co 10.13)!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

Álvaro Tito e Isaque Marins - Não Há Barreiras (Legado) (Clipe Oficial MK Music)


 

PÃO DIÁRIO - 10/01/2025 - Use sua armadura

 

Use sua armadura


Ao visitar um museu, fiquei intrigado com uma pequena inscrição que descrevia uma classe de gladiadores romanos — os Reciários — que lutavam usando somente uma rede e um tridente. De todas as armas temíveis e letais à disposição daqueles guerreiros, que muitas vezes lutavam até à morte, esses homens recebiam apenas essas duas — uma rede e uma lança de três pontas. Quando entravam na arena, a sua sobrevivência dependia da habilidade de usar tais armas.

Na batalha espiritual que enfrentamos como cristãos, Deus escolheu a nossa armadura: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas…” (2 Coríntios 10:3,4).

Vale a pena fazer uma pausa e olhar para nós mesmos, espelhando-nos na carta aos Efésios 6:10-18, a fim de ver se estamos devidamente equipados com toda a armadura de Deus. Desde o capacete da salvação até os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, devemos estar protegidos e armados para um conflito que não depende de forças humanas, mas do poder de Deus.

Quando compreendemos a natureza desta luta e as forças que estão contra nós, é insensato entrar neste combate com qualquer outra coisa que não seja a armadura que o Senhor nos deu.

—DCM

Leia: Efésios 6:10-20 

Examine : …embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. — Efésios 6:16

Considere: …mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… — Isaías 40:31

A IGREJA DE JESUS NA SUA GLÓRIA

 







E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do SENHOR nomeará.   Isaías 62.2
  

Depois de dizer que não Se calaria a respeito de Sião – a Igreja de Cristo –, o Espírito disse que as nações verão a glória dela. Isso acontecerá! Para os perdidos despertarem e se converterem, devemos, simplesmente, usar a autoridade do Nome de Jesus e fazer a justiça triunfar em todas as lutas pelas quais eles estejam passando. Deus é fiel!

É preciso examinar as Escrituras para aprender o que ela diz a nosso respeito como Igreja e descobrir o que podemos realizar por crermos na justiça de Deus em Cristo. Ao entendermos nossa posição e atuação em favor dos perdidos e sofredores, as nações aprenderão sobre a nossa herança em Jesus. Se quiserem e ouvirem, comerão o melhor desta terra (Is 1.19).

Os reis do mundo e os que foram feitos reis para o nosso Deus têm direito de ver a glória da Igreja no Seu resplendor. Uma vez que Cristo morreu e ressuscitou, fomos ressuscitados com Ele. Por isso, jamais seremos envergonhados nas batalhas que travarmos em o Nome do Senhor. Ao usar a sua autoridade, creia que a força do inimigo foi aniquilada. Ainda que ele diga o contrário, confie no Pai celestial.

A humanidade deveria ser a Igreja de Deus, mas se encontra desamparada. O diabo roubou dela a autoridade que, originalmente, Deus lhe concedeu. Ela adulterou com o inimigo, por isso encontra-se nessa situação caótica. Quando Jesus desceu ao Inferno, despiu o diabo do poder roubado do homem e edificou a Sua Igreja. Assim, Ele destruiu a opressão maligna sobre nós. Agora, basta se converter para usufruir da liberdade que Jesus comprou para os que creem.

O Mestre está edificando a Sua Igreja dia após dia. Os novos convertidos se tornarão a glória do eterno Deus. Hoje, a posição dos salvos é de total liberdade, pois saíram do reino das trevas, foram justificados, e já não há condenação para eles, pois se tornaram novas criaturas em Cristo. Os salvos têm poder sobre o diabo.

Cada vez que um salvo entra em batalha contra as forças do mal, ele sai vitorioso. Ainda que o mundo não nos reconheça como tais, somos mais que vencedores em Cristo. Com o novo nome que recebemos do Senhor, seremos a alegria dEle para sempre. Nada pode nos impedir de desfrutar do bem desta terra. Seja firme, porque Deus cumprirá tudo o que disse a seu respeito.

A justiça da Igreja tem de ser um resplendor tão forte e poderoso, que ofuscará as habilidades de Satanás em oprimir o povo. Quanto a nós, não mais precisamos nos preocupar com as investidas do maligno, porque sairemos vencedores em todas as batalhas. Em Deus, há tudo de que necessitamos!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


E os filhos dos estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti.

Tu és + Águas Purificadoras (Ao Vivo) | Fhop Music


 

PÃO DIÁRIO - 09/01/2025 - Fora do Egito

 


Fora do Egito


Certa vez, quando nossa família viajava a caminho da casa de nossa avó, no momento em que chegamos numa determinada cidade foi emitido um aviso de furacão. De repente, tudo mudou, pois temíamos que os nossos filhos pudessem estar em perigo.

Menciono esta história para nos ajudar a imaginar o que aconteceu com a família de José, quando ele, Maria e seu filho viajaram para o Egito. Herodes, não um furacão, ameaçou-os, tentando matar o infante Jesus. Imagine quão assustador era para eles, saber que “…Herodes há de procurar o menino para o matar” (Mateus 2:13).

Geralmente temos uma visão mais idílica da época natalina — mugido de bois e pastores ajoelhados em uma cena de paz. Mas não havia nenhuma paz para a família de Jesus enquanto eles tentavam escapar do horror de Herodes. Somente quando um anjo lhes disse que era seguro a família sair do Egito e voltar para casa em Nazaré, eles tomaram a iniciativa de retornar (vv.20-23).

Quanto temor e admiração a encarnação deve nos infundir! Jesus, que desfrutava da majestade do céu com o Pai, renunciou a tudo isto para nascer na pobreza, para enfrentar muitos perigos e para ser crucificado por nós. Sair do Egito é uma coisa, mas sair do céu por nós — é a parte maravilhosa e incrível desta história!

—JDB


Leia: Mateus 2:13-21 

Examine: …Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito… — Mateus 2:13

Considere: Jesus veio à terra por nós, então podemos ir ao céu com Ele.

OS QUE NUNCA SE ENDIREITAM

 





E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se.Lucas 13.11
  

A libertação operada por Jesus em uma das sinagogas de Israel, quando curou uma mulher encurvada, mostra que, se Satanás possuir uma pessoa, o esforço humano nada fará em favor dela. A solução dos nossos problemas virá somente da Palavra de Deus. Precisamos aprender isso, ou continuaremos com um ministério estéril, que em nada se parece com o servir a Deus.

A mensagem do Evangelho pregada pelo Mestre é a saída para os infortúnios, mas, infelizmente, não a vivemos como deveríamos. Por isso, nós nos sentimos impotentes. O inimigo escraviza o ser criado à imagem e semelhança de Deus, paralisando-o física, mental e espiritualmente, fazendo parecer que não há solução para ele. Em Seus dias na Terra, Cristo diria que alguém não tem mais jeito?

Não sabemos com que frequência aquela senhora enferma ia à casa de Deus, mas é certo que o seu cativeiro terminou quando ela ouviu o Senhor pregar a Palavra. Ora, assim deveria acontecer em nossas reuniões, onde os desvalidos receberiam nosso auxílio. Então, quantos se converteriam, arrependendo-se dos seus pecados e passando a realizar a obra divina? Deus operará quando a fé verdadeira estiver presente. 

A ministração do Salvador era simples, para que todos pudessem entendê-la. Se deixarmos que Ele nos use, aqueles que receberam a revelação da Palavra se qualificarão para serem libertos e curados. A meu ver, Jesus pregava que, por trás de toda anormalidade, há um espírito imundo dominando a pessoa. Cristo ensinava: Tudo é possível ao que crê (Mc 9.23b). Será que, de fato, temos crido?

Quantas pessoas têm problemas insolúveis, seja doença incurável para a Medicina, seja uma tentação a qual não têm conseguido vencer? Entenda que os ataques de Satanás parecem que o destruirão e levarão ao Inferno. Diga com sinceridade: você já se conformou com o sofrimento? Se você vivesse nos dias de Jesus, o que Ele diria a respeito do mal que o aflige? Abra os olhos!

Somos a geração incrédula e perversa, mencionada pelo Filho de Deus em Mateus 17.17. Padecemos por não examinarmos as Escrituras para aprender os importantes assuntos da vida (Jo 5.39)! Vale a pena dedicar-se a fazer o bem. Se nascer em sua família alguém com um problema de saúde grave, qual será sua atitude? Prepare-se para fazer o bem a quem sofre! Você é daqueles que só querem prazer carnal e dinheiro?

Ao ouvir que Seus discípulos fracassaram em libertar o menino lunático, o Salvador exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui (Mt 17.17). Se não fizermos a nossa justiça exceder em muito a dos escribas e fariseus, não entraremos no Reino de Deus!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

MARAVILHADO - NÍVEA SOARES | AO VIVO


 

PÃO DIÁRIO - 08/01/2025 - Na vizinhança

 

Na vizinhança


Havia muita movimentação em nosso bairro. Um famoso jogador de futebol havia mudado a apenas duas casas para baixo da nossa. Nós o conhecíamos pela televisão e líamos sobre sua grande habilidade em campo, mas nunca pensamos que ele escolheria nosso bairro para morar. Inicialmente, nossas expectativas eram de que seria bom tê-lo entre nós e que nos tornaríamos grandes amigos. Mas, obviamente, sua vida era muito ocupada para qualquer um de nós o conhecermos pessoalmente.
Imagine isto: Jesus — o Senhor do universo e Criador de todas as coisas — escolheu morar entre nós! Ele deixou o céu e veio a esta terra. Como o evangelho de João diz: “…vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” (1:14). Jesus decidiu se envolver intimamente com todos aqueles que se aproximarem dele. E, ainda mais significativo, naqueles dentre nós que receberam Seu amor redentor, o Espírito Santo agora fixou morada em nosso coração para nos confortar, consolar, convencer, conduzir e ensinar.
Quando você pensar no bebê na manjedoura, lembre-se de como é especial o fato que Ele não apenas se mudou para nossa “vizinhança”, mas que Ele o fez para poder nos abençoar com o privilégio íntimo de Sua habitação em nós.
—JMS
Leia: João 1:1-14 
Examine:  E o Verbo se fez carne e habitou entre nós… — João 1:14
Considere: Desfrute do dom da presença de Deus.

JUSTIÇA E LOUVOR PARA TODOS

 






Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor JEOVÁ fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.Isaías 61.11
  

O Evangelho é a Terra da Promessa desprezada pelos israelitas (Mt 21.42). Os que aceitaram as Boas-Novas se tornaram proprietários dessa terra. Eles desfrutam do que ela produz. Já aqueles que deixam de observar os estatutos e os juízos de Deus não se deleitarão com o potencial dela. Ela tem poder de renovar as promessas divinas e produzir tudo o que for semeado no Senhor.

O Mestre compara a mensagem do Reino a terras férteis (Mt 13.23). As sementes plantadas nelas brotarão, por isso temos de prestar atenção ao que nEle semeamos. Poderemos ter péssimas colheitas, e isso desagradará ao Pai celestial. Ele deseja que colhamos ótimos frutos. Se plantarmos ódio, por exemplo, colheremos exatamente isso!

Por si mesma, com o passar dos dias, a Terra da Promessa produz seus renovos, os quais devem ser reutilizados. A misericórdia é um deles, a qual está disponível para ser colhida a cada manhã (Lm 3.22,23). Podemos incluir outras benignidades de Deus e Suas promessas também. Nada de lançar fora o que nos tem sido dado gratuitamente no Amado e nos faz enorme bem.

Em terreno fértil, qualquer um poderá plantar o que quiser e terá colheita abundante. Da mesma maneira, o que o salvo cultivar no Reino de Deus produzirá de acordo com a semente lançada. Você estará isento do pecado enquanto o rei do Inferno estiver tentando usá-lo. No entanto, quando assumir o que o diabo lhe diz, será como espalhar a má semente.

Aproveite a direção do Altíssimo para ter boas colheitas. As promessas do Senhor dependem somente de quem crer nelas e se dedicar a cumprir os preceitos bíblicos (Dt 6.17). Então, você será protegido, possuirá a bênção e permanecerá com ela. Os fiéis da terra nunca serão decepcionados, porque, tendo Sua vontade realizada, o Todo-Poderoso operará livremente em nossa vida.

Está escrito: De Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7b). Quem ora para mudar de vida, sair das dívidas e desfrutar de boas coisas pode estar certo de que isso sucederá. Deus jamais deixa de entregar o que tem prometido. Ele é sempre verdadeiro, e o homem, mentiroso (Nm 23.19). 

Resumindo o que aprendemos nesta mensagem: devemos crer no fato de que as promessas que obtemos do Senhor serão cumpridas na íntegra. Por isso, devemos plantar, porque, sem dúvida, Ele fará brotar a justiça e o louvor para todos.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Versículo do Dia

 Versículo do Dia


E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo?

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12