segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

ELI SOARES - AO VIVO - DEUS DE MARAVILHAS + SE EU CAIR


 

PÃO DIÁRIO - 01\10\2024 - SAFÁRI DE FORMIGAS

 


SAFÁRI DE FORMIGAS

Em meu livro Adventures Among Ants: A Global Safari with a Cast of Trillions ( Aventuras Entre as Formigas: Um Safári Global com um Elenco de Trilhões ), o autor Marcos Moffett reflete sobre a sua fascinação por formigas no início de sua infância - um interesse que não se extinguiu quando ele cresceu. A preocupação de Moffett o estimulou a defender uma tese de doutorado na Universidade Harvard e, em seguida, a embarcar numa viagem ao redor do mundo como especialista no assunto. Seus estudos lhe proporcionaram uma maravilhosa compreensão sobre essas criaturas laboriosas.
Muito antes de Moffett descobrir as maravilhas do mundo das formigas, as Escrituras mencionaram sobre a engenhosidade e a ética de trabalho desses minúsculos insetos. O sábio rei Salomão as usa como um exemplo de trabalho para os que tendem à preguiça: " Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento " ( Provérbios 6:6-8 ).
As maravilhas da criação de Deus são ilustradas quando Deus usa as Suas criaturas para nos instruir. Com a formiga aprendemos a importância do planejamento prévio e o armazenamento de provisões para o futuro ( 30:25 ). Deus incorporou lições espirituais na própria natureza, e nós podemos aprender com criaturas tão minúsculas quanto uma formiga. - HDF

Leia: Provérbios 6:6-11.

Examine: Vai ter com a formiga, [...] considera os seus caminhos e sê sábio. - Provérbios 6:6.

Considere: No livro de padrões da naturaza, escrito por Deus, podemos encontrar muitas lições valiosas.

FUJA DESTAS COISAS

 


Resultado de imagem para O Senhor nos orienta a fugirmos de qualquer tentação


 Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6.11


As tentações que trazem o desejo de enriquecer fascinam as pessoas. Algumas não sentem o menor pudor de burlar a lei e, quando percebem, estão praticando tudo de errado. Quem é de Deus deve fugir de toda forma de maldade que pode levá-lo ao suplício eterno. Quando um demônio consegue entrar na vida de alguém, convida outros espíritos piores do que ele para fazer morada ali. Misericórdia!

O Senhor nos orienta a fugirmos de qualquer tentação e seguirmos a justiça – a aplicação da Sua Palavra. Jamais haverá condenação para quem cumpre os mandamentos. Porém, para os que recusam a orientação das Escrituras, haverá uma enxurrada de ofertas pecaminosas. Ora, as coisas oferecidas pelo diabo podem até parecer inofensivas e normais, mas, se provar qualquer uma delas, você se tornará súdito do reino das trevas.

A piedade é o respeito pelos assuntos de Deus, como a santidade, a prática das boas obras, vida no altar e obediência completa aos preceitos bíblicos. Isso é fácil de ser conseguido, pois o poder divino operará em favor de quem se dispõe a viver longe do pecado. No entanto, como ainda estamos vivendo na carne, a qual é inclinada ao mal, temos de nos esforçar para não deixar as paixões pelo que é proibido falar mais alto do que o temor a Deus.

Quem conhece o poder da fé vive livre das influências malignas e sabe que este é o melhor meio para agradar a Deus. No entanto, muitas pessoas não percebem que é preciso resistir às insinuações do diabo e, por isso, vivem mal. O inimigo é capaz de fazer algumas terem vergonha de se declarar publicamente que são de Jesus. Ora, o Senhor disse que negará diante do Pai aqueles que O negarem diante dos homens (Mt 10.33). Isso é triste!

Seguir o amor de Deus fará você viver debaixo da proteção dEle. Quem tiver os mandamentos e guardá-los provará que O ama, será amado por Jesus e o Pai celestial, e terá o Salvador morando em seu interior. Que lucro é obedecer a tudo o que o Senhor tem ordenado, tanto os preceitos da Bíblia como os que Ele nos fala pessoalmente, como a chamada para fazer algo em favor da Sua obra. Seja fiel!

A paciência é uma virtude que nos fará ganhar a nossa alma. Aqui, teremos aflições. Se nos deixarmos levar por elas, mais tarde, descobriremos que tudo foi produzido pelo diabo, para que nos afastássemos de Deus e nos tornássemos presas fáceis para ele. Então, diante de qualquer provocação, seja paciente e firme. Assim, você se livrará das armadilhas do maligno. A vitória é sua!

O Santo Espírito nos diz que devemos seguir a mansidão – inclinarmo-nos a Deus. Quem prefere a rebeldia se coloca no grupo dos dominados pelo espírito que, ao se insurgir contra Deus, tornou-se o diabo e, por isso, já tem a sua condenação confirmada. Vale muito ser submisso a Deus!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

domingo, 29 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Então Abner gritou a Joabe, e disse: Consumirá a espada para sempre? Não sabes tu que por fim haverá amargura? E até quando não hás de dizer ao povo que deixe de perseguir a seus irmãos?

Fernanda Brum, Marcus Salles - Cinco Pães e Dois Peixinhos




 

PÃO DIÁRIO - 30\09\2024 - REPOUSO SEGURO

 


REPOUSO SEGURO


A fotógrafa Anne Geddes criou uma forma de arte fotografando bebês dormindo. Suas fotos evocam sorrisos. Não há melhor imagem de paz do que uma criança dormindo.
Mas, entre os cochilos e a noite, cuidar de crianças é uma responsabilidade exaustiva e implacável. Em sua inocência e entusiasmo, as crianças podem se envolver em situações com risco de morte de um momento para outro. Após um agitado dia perseguindo, entretendo, protegendo, alimentando, vestindo, defendendo, orientando e apaziguando irmãos briguentos, os pais ficam ansiosos por dormir. Após guardar os brinquedos e vestir os pijamas, a sonolenta criança diminui o ritmo, se aconchega na mamãe ou no papai para ouvir uma historinha antes de dormir e, finalmente, adormece. Mais tarde, antes de deitarem-se, os pais dão mais uma olhada em seus filhos, para certificarem-se de que reina paz na terra dos sonhos. A beleza tão serena de uma criança ao dormir recompensa todas as frustações do dia.
As Escrituras indicam que a paz é condição ideal de Deus para os Seus filhos ( Levítico 26:6 ), mas, com frequência, em nossa imaturidade, ficamos em apuros e causamos conflitos. Assim como os pais de crianças, Deus deseja que nos cansemos de fazer o mal e que descansemos na segurança e no contentamento de Seus caminhos amorosos. - JAL

Leia: Levítico 26:1-12

Examine: Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro. ( Salmo 4:8 )

Considere: A nossa paz está em Sua vontade. 

A PERFEITA COMPREENSÃO DOS SALVOS

 





Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. Efésios 3.18


O entendimento que Deus nos dá em Sua Palavra deve ser estudado e meditado em oração e, em alguns casos, com jejuns. Nele, há o suficiente para você se realizar na fé e, assim, fazer o que lhe foi ordenado. O plano divino para a humanidade é perfeito. Portanto, não deixe as forças malignas roubarem de você as bênçãos de Deus, pois, se isso acontecer, você se encherá de frustrações.

O Onisciente deseja que você compreenda perfeitamente as revelações da Palavra, para que viva liberto de temores ou limitações, e não é isso que Ele dá nas Escrituras. Se deixar a inveja entrar em seu coração, você agirá como Caim. Ele não suportou ver sua má obra reprovada e matou o seu irmão, o qual havia agradado ao Senhor. Se fizer o bem, você deixará o Altíssimo feliz.

O seu território em Cristo é vastíssimo, maior do que a sua mente pode compreender. Você está dentro dos limites estabelecidos pelo Pai, por isso não procure saber além das revelações da Bíblia. As coisas encobertas pertencem ao Onipotente para sempre. Quem orou para conhecer o que não deveria, pois tinha um propósito ruim em seu coração, deu brecha ao diabo e foi enganado por ele.

Ainda que passe a compreender todos os mistérios que o Senhor tem permitido ao homem saber, se não houver um propósito especial dEle nisso, você não chegará a nenhum lugar. Erra quem se deixa levar pela cobiça, ou por qualquer outro defeito de personalidade, pois o que foi projetado para nós basta; assim, não sairemos da presença do Altíssimo. No entanto, os inconformados com a vontade de Deus abrem-se para o inimigo.

Agora, mesmo estando contente com os limites estabelecidos pelo Senhor para o seu ministério, entenda o que lhe pertence na fé em Jesus e faça a obra com excelência. Não seja preguiçoso, mas peça ao Altíssimo que o ajude a entender o seu chamado. Vivendo em oração, com humildade e temor a Deus, você não será enganado pelo maligno.

Seja agradecido a Deus pelo entendimento que Ele lhe tem concedido e não se deixe levar pelas mentiras do diabo. Ainda que você faça de tudo para conhecer o que o Senhor não lhe deu permissão de saber, essa procura só resultará em engano e frustração. Você deve executar o que lhe está proposto, e isso o levará a realizar muito mais do que seu esforço próprio.

Portanto, não tente ir além do comprimento, da altura, da largura e da profundidade da sua terra no Senhor, pois, em seu território, há espaço suficiente para você ser uma bênção. Por que não possuir o que Deus lhe deu? Você tudo pode nAquele que o fortalece.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sábado, 28 de setembro de 2024

Versículo do Dia

Versículo do Dia



Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.

 

ELI SOARES - AO VIVO - TEM LUGAR NA MESA


 

PÃO DIÁRIO - 29\09\2024 - INVISIBILIDADE MISTERIOSA

 


 INVISIBILIDADE MISTERIOSA

Em nosso país e ao redor do mundo, frequentemente vivencia-se os efeitos dramáticos de algo que não conseguimos ver. Em 2011, por exemplo, várias cidades norte-americanas foram devastadas por tornados que arrasaram bairros residenciais e comerciais. E, durante cada temporada de furacões, os moradores se chocam com os ventos de mais de 160 quilômetros por hora que ameaçam destruir o que está construído.
Tudo isso é o resultado de uma força invisível. Com certeza, vemos os efeitos do vento ( bandeiras tremulando, detritos voando ), mas não podemos ver o próprio vento. Ele opera numa invisibilidade misteriosa.
De certa maneira, isso também é válido para o Espírito Santo. Em Atos 2, quando os cristãos foram cheios do Espírito no Dia de Pentecostes, "...de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados " ( v.2 ). Aquele vento foi uma demonstração tangível, para os primeiros cristãos, de que o Espírito invisível estava agindo em suas vidas. E ainda hoje, Ele faz o mesmo em nosso viver ! Se você é um seguidor de Cristo, encoraje-se ! O Espírito Santo frutifica em sua vida ( Gálatas 5:22-23 ), une os cristãos em um só corpo ( 1 Coríntios 12:13 ) e lhe garante a presença de Deus ( 1 João 3:24 ). O Espírito Santo é uma Pessoa poderosa em nossas vidas - ainda que não possamos vê-lo. - WEC

Leia: Atos 2:1-11.

Examine: De repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. - Atos 2:2.

Considere: O Espírito Santo age de maneira poderosa, apesar da invisibilidade.

Mitos que ameaçam o casamento

 





O casamento é obra divina. Foi Deus quem instituiu o casamento e estabeleceu princípios para regê-lo. O casamento é um mistério. Nem mesmo as mentes mais brilhantes conseguem compreendê-lo plenamente. A felicidade no casamento só é alcançada através de muito esforço e constante renúncia, muito investimento e pouca cobrança, muito elogio e cautelosas críticas. Muitos casamentos adoecem e morrem, porque em vez dos cônjuges serem governados pela verdade, acabam sendo enganados por alguns mitos. Levantarei aqui alguns desses mitos:

Em primeiro lugar, eu preciso encontrar a pessoa perfeita para me casar. Essa pessoa não existe. Não viemos de uma família perfeita, não somos uma pessoa perfeita e nem encontraremos uma pessoa perfeita. Além disso, essa ideia já parte de um pressuposto errado, pois é uma afirmação tácita de que já somos uma pessoa perfeita e que o nosso cônjuge é quem precisa se adequar a nós. Esse narcisismo é erro gritante. Produz uma auto-avaliação falsa e inevitavelmente deságua numa relação conjugal adoecida.

Em segundo lugar, se meu cônjuge me ama nunca vai sentir-se atraído(a) por outra pessoa. Há muitas pessoas que depois do casamento descuidam-se da sua aparência. Esquecem-se de que o amor precisa ser constantemente regado e o relacionamento constantemente cultivado. É sabido que os homens são atraídos por aquilo que veem e as mulheres por aquilo que ouvem. Sendo assim, as mulheres precisam ser mais cuidadosas com sua aparência física e os homens mais atentos às suas palavras. A mulher precisa cativar constantemente seu marido e o marido precisa conquistar continuamente sua mulher. Qualquer descuido nessa área pode ser fatal para a felicidade e estabilidade do casamento.

Em terceiro lugar, se meu cônjuge casou-se comigo nunca vai esperar que eu mude. Um cristão não pode adotar o slogan de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci e eu vou morrer assim”. A indisposição para mudança é um perigo enorme para a felicidade conjugal. Não somos um produto acabado. Estamos em constante transformação. Somos desafiados todos os dias a despojar-nos de coisas inconvenientes e a agregarmos valores importantes à nossa vida. A acomodação no casamento é um retrocesso, pois num mundo em movimento, ficar parado é dar marcha ré. A vida cristã é uma corrida rumo ao alvo. Nosso modelo é Cristo e todos os dias precisamos ser mais parecidos com Jesus. Para isso, precisamos abandonar atitudes pecaminosas e adotar posturas piedosas.

Em quarto lugar, se meu cônjuge me ama, não vai ficar aborrecido com minha possessividade. Ninguém é feliz no casamento perdendo sua individualidade. Ninguém sente-se confortável sendo sufocado. Ninguém tem prazer em viver no cabresto, sendo vigiado a todo tempo. O ciúme é uma doença. Uma doença que se diagnostica por três sintomas: uma pessoa ciumenta vê o que não existe, aumenta o que existe e procura o que não quer achar. Embora marido e mulher devam respeito e fidelidade um ao outro, não podem viver sendo monitorados o tempo todo. Casamento pressupõe confiança. A insegurança produz a possessividade e a possessividade gera o controle e o controle estrangula a relação.

Em quinto lugar, se meu cônjuge me ama, nunca vai discordar de mim. O casamento não é a união de dois iguais. Homem e mulher são dois universos distintos. A ideia de almas gêmeas é absolutamente equivocada. O impressionante do casamento é que, sendo tão diferentes, homem e mulher são unidos numa aliança indissolúvel, para se tornarem uma só carne. As diferenças existem, entretanto, não para destruir o relacionamento, mas para enriquecê-lo; não para separar o casal, mas para complementar a relação conjugal.




Pr. Hernandes Dias Lopes

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.

Ana Nóbrega - Oh, quão lindo esse nome é


 

PÃO DIÁRIO - 28\09\2024 - PERGUNTAR É BOM

 

PERGUNTAR É BOM  



É perfeitamente natural que, às vezes, medo e dúvida se infiltrem em nossas mentes. " E se,  afinal de contas , o céu nem existir ? " " Jesus é o unico caminho para Deus ?" " Ao morrer, fará diferença a maneira que vivi ? "  tais questionamentos não devem receber respostas rápidas ou triviais.
João Batista, a quem Jesus chamou o maior dos profetas ( Lucas 7:28 ), tinha dúvidas pouco antes de sua execução ( v.19 ). Ele queria ter certeza de que Jesus era o Messias e de que seu próprio ministério fora, portanto, válido.
A resposta de Jesus é um modelo reconfortante para usarmos. Em vez de desconsiderar a dúvida ou criticar João, Jesus destacou os milagres que realizava. Como testemunhas oculares, os discípulos de João poderiam retornar com os relatos que testemunharam para seu mentor. Mas, Jesus utilizou palavras e frases ( v.22 ) extraídas das profecias de Isaías sobre a vinda do Messias ( Isaías 35:4-6; 61:1 ), certamente conhecidas por João.
Voltando-se para a multidão, Jesus enalteceu João ( Lucas 7:24-28 ) afastando qualquer dúvida de que Ele pudesse ter se ofendido pela necessidade que João tinha de Sua confirmação, depois de tudo que ele presenciara ( Mateus 3:13-17 ).
Questionamentos e dúvidas são duas reações humanas compreensíveis, mas também oferecem a oportunidade de relembrar, trazer segurança e confortar os que estão abalados pela incerteza. - RKK

Leia: Lucas 7:18-28.

Examine: Ide e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos veem, os coxos andam [...] e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho.

Considere: Encontramos segurança ao duvidarmos de nossas dúvidas e crermos em nossas crenças.

Os dons espirituais à luz da Bíblia

 


Resultado de imagem para Os dons espirituais à luz da Bíblia


Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja para a realização do ministério e a edificação dos santos. Não são dotes naturais, mas capacitação sobrenatural. Não são alcançados por mérito, mas distribuídos pela graça. Não são distribuídos conforme o querer humano, mas segundo a vontade soberana do Espírito Santo. Quatro verdades merecem ser destacadas sobre os dons espirituais.

Em primeiro lugar, a origem dos dons espirituais. Os dons espirituais não procedem do homem, mas de Deus. Não podem ser confundidos com talentos naturais. Não é um pendor humano nem uma habilidade inata que alguém desenvolve. Os dons espirituais são concedidos aos membros do corpo de Cristo, pelo Espírito Santo, quando creem em Cristo, e são desenvolvidos na medida em que os fiéis os utilizam para a glória de Deus e edificação dos salvos. Nenhuma igreja pode conceder os dons. Nenhum concílio eclesiástico tem autoridade para distribuí-los. Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja. São distribuídos segundo a vontade do Espírito e não conforme as preferências humanas. Eles vêm do céu e não da terra; emanam de Deus e não dos homens.

Em segundo lugar, a natureza dos dons espirituais. Os dons espirituais são uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo aos membros do corpo de Cristo para o desempenho do ministério. Nós somos individualmente membros do corpo de Cristo. Cada membro tem sua função no corpo. Nenhum membro pode considerar-se superior nem inferior aos demais. Todos os membros são importantes e interdependentes. Servem uns aos outros. Pelo exercício dos dons espirituais as necessidades dos santos são supridas, de tal forma que, numa humilde interdependência todos os salvos crescem rumo à maturidade, à perfeita estatura do Varão perfeito, Cristo Jesus.

Em terceiro lugar, o propósito dos dons espirituais. Os dons espirituais são recebidos de Deus e exercidos com Deus, por Deus e para Deus para que a igreja de Cristo tenha suas necessidades supridas e possa, assim, cumprir cabalmente sua missão no mundo. Não nos bastamos a nós mesmos. Nenhum membro do corpo de Cristo ficou sem dons e nenhum recebeu todos os dons. Devemos suprir as necessidades uns dos outros. Dependemos uns dos outros. No corpo há unidade, diversidade e mutualidade. Os membros não têm vida independente do corpo. Cada membro do corpo tem sua função. Cada membro precisa exercer o seu papel para que o corpo cresça de forma harmoniosa e saudável. O corpo cresce de forma harmoniosa e saudável quando servimos uns aos outros conforme o dom que recebemos.

Em quarto lugar, o resultado dos dons espirituais. Os dons espirituais têm dois propósitos: a glória de Deus e a edificação da igreja. Deus é mais glorificado em nós quanto mais nós nos deleitamos nele e servimos uns aos outros. O dons espirituais não são dados para autopromoção. Nenhum membro da igreja pode gloriar-se por ter este ou aquele dom, pois os dons são recebidos não por mérito, mas por graça. Usar os dons para exaltação pessoal é dividir o corpo em vez de edificá-lo. A igreja de Deus não é uma feira de vaidades, mas uma plataforma de serviço. No reino de Deus maior é o que serve. No reino de Deus perdemos o que retemos e ganhamos o que distribuímos. Quando investimos nossa vida, recursos e dons para socorrer os aflitos, fortalecer os fracos, instruir os neófitos, ajudar os necessitados e encorajar os santos, o nome de Deus é exaltado, o mundo é impactado e a igreja é edificada. Quando usamos os dons espirituais da forma certa e com a motivação certa, Deus é exaltado no céu e os homens são abençoados na terra.



Pr. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

GABRIELA ROCHA - ME ATRAIU (AO VIVO)


 

PÃO DIÁRIO - 27\09\2024 - QUEM ESTÁ POR DETRÁS?

 

QUEM ESTÁ POR DETRÁS?

Num espetáculo cultural em Bandung, Indonésia, apreciamos uma maravilhosa apresentação de uma orquestra. Antes do final, todas as 200 pessoas da plateia receberam um angklung, um instrumento musical feito de bambu. Ensinaram-nos como agitá-lo em ritmo com o compasso do maestro. Logo, pensávamos estar tocando como uma orquestra; sentíamo-nos tão orgulhosos de nosso bom desempenho ! Depois, percebi que nós éramos os bons; o maestro era quem merecia o crédito.
De maneira similar, quando tudo vai bem em nossas vidas, é fácil sentirmo-nos orgulhosos. Temos a tendência de pensar que somos bons e de que é por nossas capacidades que atingimos sucesso. Em tais momentos, tendemos a nos esquecer de que quem está por detrás de tudo é o nosso bom Deus, que avisa, evita, provê e protege.
Davi lembrou-se dessa verdade: " Então, entrou o rei Davi na Casa do Senhor, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui ? " ( 1 Crônicas 17:16 ). O coração de Davi envaideceu-se pelo reconhecimento da bondade de Deus.
Na próxima vez em que nos sentirmos propensos a receber o crédito pelas bênçãos de que desfrutamos, façamos uma pausa e lembremo-nos de que é o Senhor quem traz a bênção. - AL

Leia: 1 Crônicas 17:16-24.

Examine: Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes... - Tiago 1:17.

Considere: A mão do Pai está por detrás de todas as coisas boas.

Ansiedade não, paz!

 





O apóstolo Paulo estava preso e algemado na cidade de Roma, mas era o homem mais livre daquela cidade. Estava livre do tormento da culpa e do medo da morte. Longe de capitular-se à tristeza, desabotoou sua alma, deixando fluir de seu coração torrentes de alegria. Longe de viver estrangulado pela ansiedade, conclamou os cristãos a vencê-la por meio da oração, petição e ações de graças. Em vez de viver perturbado com a carranca das circunstâncias adversas, apropriou-se da paz de Deus que excede todo o entendimento. As palavras do apóstolo são oportunas: “Não andeis ansiosos de coisa alguma: em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4.6,7).

A ansiedade é um parasita que suga a seiva da nossa alma e nos deixa vazios de esperança. A ansiedade estrangula nossas emoções e atormenta a nossa mente com muitas inquietações. Onde a ansiedade reina, a paz não desfila com liberdade. O apóstolo Paulo, mesmo sob algemas, ordena à igreja de Filipos a se alegrar constantemente no Senhor. Exorta a igreja a não se entregar à ansiedade, mas vencê-la por meio da oração. Quando nos quedamos diante do grande Deus, nossos problemas se apequenam. Quando conhecemos a grandeza de Deus, nossa alma se aquieta. Quando recorremos ao trono da graça, as tempestades da nossa alma se acalmam. No lugar do vendaval da ansiedade, a paz de Deus vem governar nosso coração e nossa mente. Isso, porque, a ansiedade é um sentimento errado e um pensamento errado. Triunfamos sobre a ansiedade pela oração e o resultado é o governo da paz no lugar da tirania da ansiedade.

A paz de Deus não é paz de cemitério. Não é calmaria nem ausência de luta. É uma paz que a mente humana não consegue explicar. Essa paz coloca uma escolta divina ao redor da nossa cabeça e do nosso coração; guarda a nossa razão e também os nossos sentimentos. Quando a ansiedade, tenta novamente, controlar nossa vida, não consegue mais, pois a paz de Deus, como uma muralha celestial, protege tanto nossos pensamentos como nossos sentimentos.

A ansiedade tem sido um flagelador impiedoso em nossos dias. Estrangula as emoções de ricos e pobres, doutores e analfabetos, jovens e velhos, crentes e descrentes. Muitos não vivem o presente com medo do futuro. Outros não alçam voos rumo ao futuro, porque ainda estão presos pelas grossas correntes do passado. A ansiedade só perde seu poder em nossa vida, quando encontramos alívio para nossa consciência no perdão divino com respeito ao passado, quando desfrutamos da paz de Deus em nossa alma com respeito ao presente e quando mantemos nossa viva esperança em Cristo com respeito ao futuro.


por  Rev  Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.

Valesca Mayssa | Eis-me Aqui [Clipe Oficial]


 

PÃO DIÁRIO - 26\09\2024 - EM LOUVOR À SOBERANA

 

EM LOUVOR À SOBERANIA




No livro de James Fenimore Cooper  O Ultimo dos Moicanos, conhecemos o personagem  chamado David Gamut. Ele é um cristão devoto que se deleita em musicar os Salmos e cantá-los  independentemente das circunstâncias que a vida coloca em seu caminho.
Gamut acredita que podemos confiar em Deus em crises e em bons momentos. Ele vive uma vida em louvor à soberania de Deus , ao Seu poder supremo. Sua autoridade e Seu controle sobre o mundo.
A Bíblia nos relata sobre outro Davi, uma pessoa de carne e osso que tinha familiaridade com circunstâncias imprevisíveis da vida e que amava responder a Deus em louvor: o rei Davi de Israel.
Ele viu o gigante Golias cair por seu estilingue, foi perseguido pelo homicida rei Saul e viu a nação de Israel reunir-se sob sua própria liderança. Em todas estas situações, no entanto; Davi investiu tempo para escrever e cantar salmos de louvor ao seu Deus soberano; Ele escreveu por exemplo; " Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo " ( Salmo 103:19 ). Davi entendeu que em todas as circunstâncias podemos adorar e agradecer a Deus por seu cuidado e controle.
Qual a sua situação hoje? Um momento de bênção ou de provações? Em qualquer acontecimento lembre-se do exemplo de Davi e cante louvores a Deus por seu governo em nossas vidas. - HDF

Leia: Salmo 103:15-22

Examine: " Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo " ( Salmo 103:19 )

Considere: Aleluia! Louvai a Deus [...] Louvai-o pelos seus poderosos feitos...  ( Salmo 150:1-2 )

Família, nosso maior patrimônio


Resultado de imagem para família nosso maior patrimônio


A família está sendo atacada com rigor desmesurado por aqueles que deveriam protegê-la. Os legisladores, os governantes, os magistrados, a imprensa, a mídia, a academia, os formadores de opinião, em vem de fazer uma cruzada em favor da família, muitas vezes, drapejam suas bandeiras contra ela. Querem desconstruí-la. Querem acabar com o gênero. Querem confundir os papéis. Querem jogá-la na região cinzenta do relativismo absoluto. Querem zombar da honra e aplaudir o vício. É lamentável que aqueles que legislam, governam e julgam, não raro, não manifestam qualquer compromisso com os castiços valores cristãos que forjaram, guiaram e protegeram a família ao longo dos séculos. Destruir os fundamentos da família, entretanto, provoca um colapso na própria sociedade. Lutar contra a família, como legítima instituição divina, é conspirar contra nós mesmos, é declarar uma guerra insana para a nossa própria destruição.

Destaco aqui três pontos para nossa reflexão.

Em primeiro lugar, a família é nosso maior patrimônio porque foi instituída por Deus para o nosso maior bem e a nossa mais plena felicidade. A família é ideia de Deus. Nasceu no coração de Deus, no céu, na eternidade. O mesmo Deus que instituiu a família, estabeleceu princípios para governá-la. Deus criou o homem e a mulher, instituiu o casamento e uniu-os numa relação de plena comunhão emocional, espiritual e física. O casamento, segundo o preceito de Deus, é heterossexual, monogâmico, monossomático e indissolúvel. Consequentemente, a relação entre homem e homem, entre mulher e mulher está em aberta oposição aos preceitos divinos. No casamento deve prevalecer o amor e a fidelidade, a fim de que a intimidade física seja desfrutada com pureza e deleite. Só dentro dessa perspectiva, a família pode cumprir seu desiderato, e dar ao mundo uma descendência santa.

Em segundo lugar, a família é nosso maior patrimônio porque é guiada por Deus para cumprir sua vocação no mundo. A família tem o papel de criar filhos no temor de Deus, para cumprir no mundo seu mandato cultural e espiritual. Mesmo vivendo numa sociedade decadente, a família deve ser governada pela santidade. Mesmo vivendo numa cultura de relativismo, a família precisa viver dentro das balizas da verdade absoluta. Nossos filhos são herança de Deus e devem merecer nossa maior atenção. Os filhos são como flechas na mão do guerreiro. Os pais carregam os filhos e depois os lançam para longe, na direção do projeto de Deus. Nossos filhos devem cumprir o plano de Deus e serem vasos de honra nas mãos do Altíssimo. Nossos filhos devem ser reparadores de brechas e portadores de boas novas de salvação. Devem contribuir decisivamente na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais solidária.

Em terceiro lugar, a família é nosso maior patrimônio, porque é um presente de Deus que devemos cuidar com o máximo desvelo. Seria uma consumada insensatez gastarmos nosso tempo correndo atrás de coisas, relegando nossa família a um plano secundário. Nenhum sucesso compensa o fracasso da família. Construir o sucesso pessoal sobre os escombros da família é loucura. A vitória sem a valorização da família tem sabor amargo. Devemos dedicar o melhor do nosso tempo e o melhor dos nossos recursos na formação espiritual, moral e intelectual da família. Investir na família é investir em nós mesmos. Semear nesse canteiro fértil é a garantia de uma abundante colheita. Quando a família vai bem, a igreja é edificada. Quando a família vai bem, a Pátria é bem-aventurada. Quando a família vai bem, os céus se alegram com a terra. Quando a família vai bem, todos, irmanados, caminhamos rumo à bem-aventurança!



Por Rev  Hernandes Dias lopes

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?

É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.

Sarah Beatriz - Todavia Me Alegrarei (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 25\09\2024 - COMPROMISSO COM O CUIDADO

 


COMPROMISSO COM O CUIDADO

Durante os meses seguintes à morte da mãe da minha esposa, recebemos cartões e cartas da equipe da casa de repouso que havia cuidado dela tão amavelmente e passado com nossa família pelo processo da perda. Uma carta nos oferecia sentimentos expressando que pudéssemos lidar construtivamente com o luto, outra dizia " Agora que o dia do aniversário de sua mãe se aproxima, lembramo-nos dela e nossas orações e pensamentos estão com vocês e com sua família. " Estes incríveis assistentes sabem que o luto é um processo contínuo e que requer ajuda contínua e suporte.
Eles demonstram compaixão profunda em tudo o que fazem.
As palavras de Paulo " Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo " ( Gálatas 6:2 ) vêm como um ponto de exclamação à sua descriçãoda vida no Espírito.
Em contraste com os atos destrutivos, autocentrados da natureza pecadora ( Gálatas 5:19-21 ); o fruto do Espírito Santo em nós e por meio de nós é "...amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..." ( vv.22-23 ). A grande liberdade que temos em Cristo nos permite servir uns aos outros em amor ( v.13 ).
Uma palavra de encorajamento a um amigo em sofrimento pode vir como chuva refrescante. Quando continuamente nos preocupamos com outros de maneira tangível, isso se desenvolve em uma corrente doadora de vida, de cura e amor. - DCM

Leia: Gálatas 5:14 ; 6:2

Examine: Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 
( Gálatas 6:2 )

Considere: A compaixão é a capacidade de praticar o amor de Cristo.

Daniel, um homem público incorruptível

 





Deus tem usado homens incorruptíveis no meio de uma geração decadente para firmar os valores absolutos do seu reino. Um exemplo clássico é Daniel, um homem que viveu há 2.600 anos, mas cujo testemunho reverbera ainda hoje. 
Quem foi Daniel?

1. Um homem capaz de vencer os traumas do passado sem azedar o coração (Dn 1.1-6). Daniel foi arrancado da sua Pátria, da sua família ainda adolescente e levado cativo para a Babilônia. Ele perdeu sua nacionalidade, sua liberdade, seu nome e sua identidade, mas resolveu ser um influenciador em vez de sucumbir às circunstâncias adversas. O que na verdade mais importa não é o que as pessoas nos fazem, mas o que fazemos com o que elas nos fazem.

2. Um homem governado por um espírito excelente (Dn 6.4). Daniel não era apenas um homem culto, mas também um homem sábio. Ele olhava para a vida na perspectiva de Deus e buscava em tudo a direção divina. Ele viveu com discernimento em seu tempo e trouxe soluções divinas para os mais intrincados problemas do seu povo. Ele viveu acima do seu tempo.

3. Um homem íntegro cercado por um forte esquema de corrupção (Dn 6.5). Daniel estava cercado por uma horda de homens inescrupulosos, que encastelados no poder, buscavam seus próprios interesses e não os do povo. Os políticos haviam se corrompido de forma alarmante e viviam como ratazanas e sanguessugas, que se alimentavam do sangue da nação. A honestidade de Daniel incomodou os políticos corruptos e eles vasculharam sua vida privada e pública, para só descobrirem que ele era um homem impoluto e sem jaça.

4. Um homem piedoso cercado por uma geração perversa (Dn 6.10). Daniel era um político culto, ético e crente. Ele era um homem de oração. Sua religiosidade não era apenas de conveniência. Sua conduta privada e pública testificava sua integridade religiosa. Daniel manteve sua vida de oração, mesmo sabendo que seus inimigos haviam tramado contra ele para o matar. Homens honestos e piedosos incomodam o sistema. Mas, os políticos comprometidos com Deus e com as causas do povo não se intimidam com as ameaças de seus inimigos. Para estes, o ideal é maior do que a própria vida e por isso estão prontos a dar a vida pelo ideal.

5. Um homem duramente perseguido por causa de sua honestidade (Dn 6.4,7). Num contexto cercado por esquemas de corrupção, o homem público honesto será sempre perseguido. Com Daniel não foi diferente. Já que nada descobriam em sua vida para incrimina-lo, tentaram afastá-lo do caminho. O que é triste é perceber com isto a inversão dos valores: um homem ser perseguido por ser honesto, verdadeiro, defensor do erário público e lutar pelas causas justas.

6. Um homem protegido do ardiloso esquema dos homens maus (Dn 6.22). Daniel cuidou de sua piedade e Deus cuidou da sua reputação. Deus não apenas defendeu Daniel, mas, também o honrou. Ele foi jogado na cova dos leões, mas Deus o tirou da cova da morte e o alçou ao ponto culminante da honra. Os inimigos que urdiram e tramaram contra Daniel foram destruídos. A história deles foi manchada pela vergonha e pelo opróbrio, enquanto o testemunho de Daniel percorre o mundo.

7. Um homem abençoador e não vingativo (Dn 6.20,21). Daniel não era um político que destilava o veneno do ódio contra seus inimigos. Ele não vinga de seus inimigos nem pede vingança para eles. Da sua boca saem apenas palavras abençoadoras.

8. Um homem cuja influência foi conhecida em toda a terra (Dn 6.25-27). Daniel honrou a Deus e foi honrado por ele. Deus foi exaltado entre as nações pelo testemunho de Daniel. Deus é exaltado entre as nações quando os seus filhos permanecem fiéis no campo minado da sedução ou da perseguição. A Babilônia, com sua magnificente grandeza caiu, mas, Daniel permaneceu de pé. Daniel foi maior do que o próprio império babilônico. Que Deus nos dê homens públicos desse jaez!



Por Rev Hernandes Dias Lopes

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações.

Eli Soares, Álvaro Tito - Não Há Barreiras


 

PÃO DIÁRIO - 24\09\2024 - ENCURRALADO

 

 ENCURRALADO

Certo domingo de manhã, D.L. Mooby entrou em uma casa em Chicago para acompanhar algunas crianças à Escola Dominical. Durante sua visita, três homens o encurralaram em um canto e o ameaçaram. " Olhem " Mooby disse: " pelo menos deem-me a chance de fazer uma oração ". Os homens acabaram permitindo que ele clamasse a Deus e Mooby orou por eles tão sinceramente que acabaram indo embora.
Se eu estivesse no lugar de Mooby teria pedido ajuda ou procurado a porta dos fundos. Não tenho certeza de que teria feito o que Jesus ordenou a Seus seguidores: " ... orai pelos que vos caluniam " ( Lucas 6:28 ).
Orar pelas pessoas que nos tratam com desprezo é uma maneira de fazer: " ... o bem aos que nos odeiam " ( vs. 27 ), Jesus explicou que os cristãos não recebem créditos por permutar atos de bondade com pessoas " boas '. Ele disse: "...Até os pecadores fazem isso " ( vs. 33 ). No entanto, abençoar aqueles nos perseguem ( Romanos 12:14 ) nos separa deles e nos alinha com o Altíssimo, porque Deus é bom mesmo com os perversos 
( Lucas 6:35 ).
Caso você se sinta " encurralado " por alguém procure segurança se for necessário e siga o ensinamento de Jesus: ore por essa pessoa ( Lucas 23:34 ). a oração é nosso melhor defesa. - JBS


Leia: Lucas 6:27-36

Examine: " ... orai pelos que vos caluniam " ( Lucas 6:28 ).

Considere: Pagar o bem com o bem é humano: pagar o mal com o bem é divino.

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12