terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.

De mim se dirá: Deveras no Senhor há justiça e força; até ele virão, mas serão envergonhados todos os que se indignarem contra ele.

Samuel Miranda - Então é Só Clamar - Acústico 93


 

PÃO DIÁRIO - 01/01/2025 - Maravilhas do coração

 


Maravilhas do coração


Nosso coração bate cerca de 100 mil vezes por dia, bombeando sangue para todas as células do nosso corpo. Somam-se cerca de 35 milhões de batidas em um ano e 2,5 bilhões de batidas durante um tempo médio de vida. A ciência médica nos diz que cada contração é como o esforço de segurarmos uma bola de tênis na palma da mão e apertá-la com força.

Embora o funcionamento do nosso coração seja incrível, é apenas um exemplo da natureza projetada para nos comunicar algo sobre o nosso Criador. Encontramos esta ideia por trás da história de um homem chamado Jó.

Acometido por muitos problemas, Jó sentiu-se abandonado. Quando Deus finalmente falou com ele, não lhe disse por que estava sofrendo. O Criador também não lhe contou que um dia o Senhor sofreria por ele. Em vez disso, chamou sua atenção para uma série de maravilhas naturais que estão sempre nos sussurrando — e às vezes gritando — sobre a sabedoria e poder que são muito maiores do que o nosso próprio (Jó 38:1-11).

O que podemos aprender sobre a complexidade deste músculo incansável, o coração? A mensagem é como o som das ondas batendo na praia e das estrelas brilhando, em silêncio, no céu. O poder e a sabedoria do nosso Criador nos dão razão para confiar nele.

—MRD


Leia: Jó 38:1-11 

Examine: Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento… — Salmo 71:6

Considere: Quando refletimos sobre o poder da criação de Deus, vemos o poder de Seu cuidado por nós.

ALTÍSSIMO PRIVILÉGIO

 

Resultado de imagem para Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono


Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.Apocalipse 3.21
  

O Filho de Deus, nosso amado Salvador, tem nos dado de beber do Seu copo e dito que podemos realizar as mesmas obras feitas por Ele. O Senhor nos concedeu Sua missão de proclamar as Boas-Novas, com uma diferença: Ele veio providenciar a nossa salvação. Então, devemos anunciar essa obra maravilhosa, a qual inclui todas as pessoas, sem discriminação. Hoje, só temos de seguir as ordens do Mestre e imitá-Lo.

Aqueles que militarem legitimamente, sem modificar em nada a revelação, serão bem-sucedidos, pois o Altíssimo é Cumpridor de Suas promessas. A humanidade precisa conhecer esses abnegados participantes do exército de Deus, cujo propósito é servir ao Senhor com coragem e amor. Desse modo, eles agradarão ao Todo-Poderoso.

As tentações vêm sobre todos e nos desqualificam para o Reino dos Céus quando são aceitas. Quem não se converter antes da volta do Messias provará a morte eterna – a permanente separação do Senhor. Se deixar passar a oportunidade oferecida por Deus nunca mais conseguirá o perdão e a chance de se livrar do lago de fogo e enxofre, que arderá para sempre (Ap 21.8). Decida o quanto antes, pois ninguém sabe a hora em que partirá!

Veja o quanto os vencedores lucrarão, pois, em vez de sofrerem, viverão no mundo da perfeição na companhia do Criador. Isso se dará em um abrir e fechar de olhos (1 Co 15.52). Eles estarão no Reino do Filho de Deus e de lá jamais sairão. Os salvos se assentarão no trono de Jesus. Nosso Deus preparou grande recompensa para nós. Você irá perdê-la?

Jesus Se assentou no trono do Pai, quando recebeu todo o poder no Céu e na Terra, após ter obtido a vitória na cruz. Essa promessa Lhe fora feita, e o Mestre a teve como alvo enquanto esteve aqui. Ele desceu sozinho ao Inferno, sem a ajuda de anjos nem de Deus, que, aliás, abandonou o Filho ao vê-Lo tornar-Se pecado por nós (Mt 27.46).

Satanás achou que Jesus havia sido derrotado ao descer às partes mais baixas da terra (Ef 4.9,10). O inimigo pensou que o seu sonho de ser igual ao Altíssimo se concretizaria. No entanto, o Salvador despiu o diabo da autoridade que ele havia roubado de Adão, o primeiro homem. O príncipe das trevas, embora tenha tentado segurar o que possuía, não conseguiu: Cristo venceu!

Com a obra finalizada, o Espírito Santo vivificou Jesus, e, na mesma hora, fomos vivificados com Ele (Ef 2.4-6). Então, o pesadelo e a escravidão acabaram. O Pai declarou: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei (Sl 2.7). Aleluia! Podemos crer que Deus disse isso também em relação a todos nós.

Em Cristo, com amor,





R. R. Soares

FELIZ ANO NOVO!

 



É tempo de virada do ano, de celebrações que despedem o ano velho, mas é também momento de reflexão, de ponderação e principalmente de gratidão.

Deus nos presenteou com mais um ano que agora despedimos, e a Ele devemos agradecer pela generosidade e misericórdia infinitas.

Vamos receber o Ano Novo com a alma renovada de esperança e alegria, carregando Jesus no coração, e que assim seja o ano todo. A todos desejo um Feliz Ano Novo! Que seja de amor, perdão, paz e felicidade!

Que o Evangelho seja nossa orientação em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que Deus abençoe a todos e Sua luz ilumine os nossos corações.

Que a maior promessa de Ano Novo seja o fortalecimento da nossa fé, e que a saibamos cumprir em cada um dos 365 dias.

Ano Novo com Jesus


Ano novo é momento de reflexão. Aqui você pode fazer um balanço do que se passou, fazer planos, quem sabe aquele casamento sai?!

Tem gente que vai iniciar o ano novo fazendo aquele regime, aquela dieta para perder peso. Há quem planeja estudar, fazer o curso que tanto aguardava, melhorar o salário, trocar de profissão.

Mas sejam quais forem seus planos, faça-os sempre ao lado de Jesus. Convide o bom Pastor a participar dos seus planos. Certamente ele iluminará o seu caminho e te guiará em segurança.

Ano novo é tempo de recomeço, refazimento e é tempo de Esperança! Creia que Deus pode te dar um ano muito melhor. Mas Ano Novo é também tempo de mudança! Faça como Zaqueu, mude para melhor, deixe Jesus modificar o seu caráter, busque ser uma nova, pacífica e justa criatura.

Aprenda com seus erros, tente não cometê-los novamente. Seja prudente, cuidado com o cartão de crédito!

Tenha uma visão positiva da vida! Não supervalorize as dificuldades. Lembre-se que você tem Jesus ao seu lado. Use de estratégias, seja sensível, use a sua percepção espiritual, busque a orientação de Deus.

Não esqueça que para tudo há um momento certo. Há um propósito para todas as coisas.

Que as bençãos do Senhor estejam com você e com os seus!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Arthur Callazans, Klev e Mateus Pereira - Espírito Enche a Minha Vida - Acústico 93


 

PÃO DIÁRIO - 31/12/2024 - A vida é uma cartilha

 


A vida é uma cartilha


A cartilha da Nova Inglaterra foi publicada no século 17. Ela se tornou um recurso amplamente utilizado por todas as colônias que mais tarde se tornariam os Estados Unidos.

Esta antiga cartilha americana baseou-se em grande parte na Bíblia, e usou rimas com base nas Escrituras e figuras para ajudar as crianças a aprender a ler. Também incluía orações como esta: “Agora me deito para dormir, peço ao Senhor para minha alma guardar. Se morrer antes de despertar, peço ao Senhor para minha alma levar.”

No período colonial americano, esta se tornou a maneira que aquela geração foi capaz de transmitir sua fé à próxima. Isso condiz com o que Deus queria de Seu povo, os israelitas, como está registrado no livro de Deuteronômio 6:6,7: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás [os mandamentos de Deus] […] andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

Quando falamos sobre quem é Deus, o que Ele fez por nós, e como Ele deseja nosso amor e obediência, nossa vida pode se tornar um livro para a próxima geração. Nós podemos fornecer as ferramentas que Deus usará para ajudar as pessoas em sua caminhada com Ele.

—HDF

Leia:  Deuteronômio 6:4-9 

Examine: Tu as inculcarás a teus filhos […] andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. —Deuteronômio 6:7

Considere: Quando ensinamos outros, não estamos apenas gastando tempo, mas investindo.

AS EXIGÊNCIAS DE DEUS

 

Resultado de imagem para A vida de fé é vida de obediência!


Agora, pois, ó Israel, que é o que o SENHOR, teu Deus, pede de ti, senão que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma. Deuteronômio 10.12
  

Os israelitas tinham de observar quatro pontos para terem a ajuda de Deus pelo caminho até a Terra da Promessa. No nosso caso, basta crermos no que aprendemos por meio das Escrituras. Isso será uma tarefa fácil e, se a realizarmos, o Senhor agirá poderosamente em nosso favor. A Palavra de Deus é o próprio Jesus na Sua forma eterna (1 Jo 5.7). Receber Cristo em seu coração é dar lugar à Palavra.

Caminhamos rumo à Jerusalém celestial. Como o que se passou com os filhos de Israel era símbolo do que nos ocorre, é bom examinarmos se temos seguido as condições ensinadas pela Bíblia. Do contrário, não chegaremos aonde o Senhor nos tem apontado, e o nosso fim será desfavorável. Porém, o Santo Espírito, o qual nos conduz para onde Deus nos ordena, irá nos guiar até passarmos pelos portais eternos.

Primeiro, os filhos de Israel deveriam temer o Altíssimo – respeitar Suas direções. Ao obedecermos a Deus, nossas determinações serão executadas como almejamos. No entanto, se deixamos de atender o que nos é dito, nenhuma palavra nossa prosperará. O Eterno só pode amar aqueles que O amam; por isso, conheça os mandamentos divinos e os guarde.

Segundo, teriam de andar nos caminhos preparados pelo Senhor. A decisão de seguir a Deus os faria não encontrar inimigos que os impedissem de tomar posse da Terra Prometida. O mesmo sucederá com a pessoa que observar as prescrições bíblicas – ela só receberá o amor do Pai e do Filho. O que você diz?

Terceiro, precisariam amar a Deus. Mil e quinhentos anos depois dessa ordenança, Jesus deu a explicação: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21). Ora, as ordens divinas se dividem em comuns – existentes nas Escrituras e destinadas a todas as pessoas – e individuais, que vêm de Deus diretamente para nós, como a chamada ministerial. Elas também podem ser positivas (“Faça isso) ou negativas (“Não faça isso). Guardar é cumprir!

Quarto, teriam de servir a Deus com todo o coração e toda a alma. A dedicação deles deveria ser completa não somente aos mandamentos, mas também às promessas e declarações do Livro Santo. Quando a Palavra diz que, pelas feridas de Jesus, fomos curados, devemos considerar tal afirmação um mandamento, crendo que, em caso de doenças e enfermidades, sejamos sarados. Desse modo, o Pai será glorificado. Tudo o que se diz sobre nossa posição em Cristo deve ser aceito sem reservas.

Examine a Bíblia e, ao entender o que o Pai pede de você, dedique-se a fazê-lo. Por Sua vez, Ele cumprirá as promessas que lhe tem feito. Então, após reivindicar uma bênção, creia na sua concretização. A vida de fé é vida de obediência!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 29 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

 Versículo do Dia



E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Quatro por Um - Um Chamado


 

PÃO DIÁRIO - 30/12/2024 - As pedras clamam

 

As pedras clamam


A cada ano parece que o Natal se torna mais e mais comercializado. Mesmo em nações onde a maioria das pessoas se intitula “cristã”, esta celebração se tornou mais uma época de compras do que de adoração. A pressão para comprar presentes e planejar festas elaboradas torna cada vez mais difícil manter o foco sobre o real significado do feriado — o nascimento de Jesus, o Filho único de Deus, o Salvador do mundo.

Mas em cada Natal, também ouço o evangelho em lugares surpreendentes — exatamente nos lugares que tanto comercializam o Natal — os shoppings. Quando ouço: “Cantai que o Salvador chegou, acolha a Terra o Rei” (CC 26), tocando em locais públicos, penso nas palavras que Jesus disse aos fariseus, quando lhe pediram para silenciar a multidão que o louvava: “Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19:40).


No Natal, ouvimos as pedras clamarem. Mesmo as pessoas espiritualmente mortas cantam canções escritas por cristãos falecidos há muito tempo, lembrando-nos que não importa quão seriamente as pessoas tentem silenciar a verdadeira mensagem do Natal, nunca terão sucesso.


Apesar do comercialismo que ameaça confundir a mensagem do nascimento de Cristo, Deus fará Suas boas-novas conhecidas em todo lugar onde houver maldição.


—JAL


Leia: Lucas 19:28-40 


Examine: Mas ele lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão. — Lucas 19:40


Considere: Manter Cristo fora do Natal é tão inútil quanto tentar deter a maré do oceano.

ESSES RICOS SÃO UNS COITADOS

 





Como uma gaiola cheia de pássaros, são as suas casas cheias de engano; por isso, se engrandeceram e enriqueceram. Jeremias 5.27
  

Os que não têm temor ao Senhor são como os passarinheiros, que prendem os pássaros pelo prazer mórbido ou para ganhar dinheiro. Embora saibam que, um dia, poderão precisar das pessoas, eles as tratam como meros instrumentos, a fim de encher suas casas de riquezas. Mas isso é puro engano! Ilude-se quem acha que pode agir de forma errada e ficar impune para sempre. Talvez, engane o homem, não a Deus.

Para que ter a “gaiola” cheia de bens, se, com os seus atos demoníacos, prendem-se na gaiola do diabo? O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Tm 6.10). Mesmo assim, muitos caem nessa armadilha, a qual lhes causam diversos males agora e os fará queimar no fogo inextinguível. Por outro lado, é preferível ser de Deus e estar em comunhão com Ele a aceitar as coisas oferecidas pelo diabo. Prefira o melhor!

Permaneça dentro do traçado divino para a sua vida. Fora dele, haverá todo o tipo de obstáculos e muita ação do diabo contra você e os seus. Porém, no centro da vontade de Deus, você verá que ela é agradável a Ele e a você, é boa em todos os sentidos e também perfeita, para que Ele continue operando em seu favor como seu Deus. Seja servo do Altíssimo e não “favorecido” por Satanás!

Se alguém tem a casa cheia de engano, é porque trouxe o indesejado hóspede para morar consigo e sua família. Então, somente coisas ruins ocorrerão nesse lugar. Adianta jejuar e viver orando, se as suas atitudes impedem o Altíssimo de abençoá-lo? Procure tirar tudo o que não presta da sua presença; então, a sua casa – o local onde Deus deve habitar – será limpa. Prefira o Senhor!

Assim diz Provérbios 21.19: Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. Satanás sempre lhe propõe tudo o que não presta, pois quer tirar a sua paz. Ele é cheio de ira e de todos os maus predicados. Se continuar a habitar com você, ele o levará ao profundo do Inferno. É preciso se arrepender e se converter de todo o coração, para que a sua casa fique limpa e Deus possa habitar nela.

Você nunca se engrandecerá além do que o Altíssimo planejou. Talvez consiga mais do que os outros, porém, ao ser pesado na balança do Céu, será mostrado que isso foi muito menor do que aquilo que Deus lhe daria na consumação dos séculos. Não tome prejuízo, buscando o que o diabo lhe promete, mas enriqueça-se do que o Pai celestial tem para lhe dar. Com Ele, você será infinitamente maior e mais rico no porvir.

Enriquecer sem a bênção divina é empobrecer, e alguns batem no peito e argumentam que, modéstia a parte, prosperaram mais do que os salvos, porque conseguiram guardar mais. Coitados! Eles estarão aqui por poucos anos e, então, entrarão na perdição eterna sem nada. Bom é ser rico para com Deus!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sábado, 28 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. (Selá.)

Pr. Lucas - Não Deu Errado, Não / Pintor Do Mundo - Louvorzão 93


 

PÃO DIÁRIO - 29/12/2024 - Melhor do que antes

 


Melhor do que antes


Quando crianças, meus filhos tinham a pele quase perfeita. Era macia — eles não tinham cotovelos secos ou partes ásperas nos pés. A pele nova e macia contrastava com a minha, marcada por anos de várias cicatrizes e calosidades.

Como grande guerreiro e comandante do exército da Síria, Naamã devia ter a pele marcada por várias cicatrizes de batalhas, mas ele também tinha uma doença grave de pele — a lepra. Quando uma serva sugeriu que o profeta Eliseu poderia curá-lo, Naamã foi visitá-lo. Ele seguiu as instruções de Eliseu e sua carne doente tornou-se “…como a carne de uma criança…” (2 Reis 5:14). Esta cura fez Naamã se sentir melhor física e espiritualmente. Após ser curado, declarou: “…Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel…” (v.15). Por meio desta experiência milagrosa ele aprendeu que existe somente um Deus verdadeiro (1 Coríntios 8:6).

Como Naamã, podemos aprender lições importantes sobre Deus como resultado de nossas experiências de vida. Receber uma bênção pode nos mostrar Sua misericórdia e bondade (Mateus 7:11). Sobreviver ou suportar uma provação pode nos ajudar a ver a suficiência e os cuidados de Deus. Crescer no conhecimento dele (2 Pedro 3:18) nos tornará melhores espiritualmente do que éramos antes.

Que possamos aprender mais sobre Deus em nossa passagem por este mundo.

—JBS

Leia: 2 Reis 5:1-15 

Examine: …e a sua carne [de Naamã] se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo. — 2 Reis 5:14

Considere: As lições sobre Deus estão embutidas nas experiências da vida.

A AJUDA DOS ISRAELITAS

 





Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, para criar um nome eterno?Isaías 63.12
  

Antes de vir ao mundo, o Filho de Deus, cujo braço era glorioso, desempenhava importante missão entre o povo escolhido, livrando-o de problemas que surgiram antes de Jacó ter nascido. Ainda no ventre materno, Esaú lutava contra ele, e só Deus sabe como Jacó conseguiu nascer, não como o primogênito, pois o irmão o impedira (Gn 25.22-26). A luta dizia respeito a nós – o reino das trevas se esforçava para o Salvador não vir nos remir da perdição.

O Pai fez Seu Filho andar à mão direita de Moisés, a fim de que Seu povo fosse guardado e ajudado na caminhada à Terra Santa. Ainda hoje, tal obra é feita por Ele, para que alcancemos o lugar determinado pelo Senhor. As pessoas não sabem o quanto se prejudicam, não dando atenção a Deus. Elas perderão bastante aqui e muito mais no porvir. Definitivamente, não vale a pena desprezar a salvação providenciada por Jesus em Sua morte. 

O Anjo de Deus que caminhava ao lado de Moisés, o libertador dos israelitas, conduzia-o aos lugares certos e o auxiliava nos imprevistos durante a longa caminhada. Hoje, Ele delegou essa tarefa ao Espírito Santo, o outro Consolador, o qual nos dirige em todas as coisas. Assim, não nos desviaremos do plano divino e não cairemos nas arapucas do diabo. Não ofenda a voz do Espírito de Deus, julgando-se autossuficiente, como fez Pedro!

Jesus nos garantiu que jamais nos deixaria nem nos abandonaria, mas estaria conosco até a consumação dos séculos (Mt 28.20). Enquanto estivermos no mundo sob a direção celestial, não haverá problema sem solução. Mesmo que o Inferno produza a melhor arma contra a nossa vida, não conseguirá nos derrubar nem nos fazer mudar de rumo, pois, seguindo o Senhor, não cairemos.

Deus está ao nosso lado para nos ajudar em nossas batalhas, livrando-nos das mentiras do maligno e levando-nos até o último dia, sem sermos molestados por ele. Precisamos viver o que nos é revelado na Palavra, porque ali está a nossa sabedoria e autoridade. Afinal, nenhuma arma forjada contra nós prosperará (Is 54.17). O importante é ter o alvo no Senhor e não olhar para trás. A vontade divina é o melhor da vida.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;

ISAIAS SAAD + NÍVEA SOARES - RUJA O LEÃO / QUE SE ABRAM OS CÉUS (AO VIVO)


 

PÃO DIÁRIO - 28/12/2024 - Xadrez humano

 


Xadrez humano


O xadrez é um jogo de estratégia antigo. Cada jogador começa com 16 peças no tabuleiro com o objetivo de encurralar o rei do oponente. O jogo tomou diferentes versões ao longo dos anos. Uma delas é o xadrez humano, criado por Carlos Martel, duque da Austrásia, em 735 d.C. Martel jogava com tabuleiros gigantes utilizando pessoas como peças. As pessoas fantasiadas refletiam seu status no tabuleiro e eram movidas ao capricho dos jogadores — manipuladas para seus próprios fins.

Será que às vezes não jogamos esta versão humana do jogo de xadrez? Facilmente podemos nos deixar levar por nossos objetivos de modo que as pessoas se tornam apenas um peão a mais para alcançá-los. Contudo, as Escrituras nos alertam para uma visão diferente sobre os que estão ao nosso redor. Devemos vê-los como pessoas criadas à imagem de Deus (Gênesis 1:26). Elas são objeto do amor de Deus (João 3:16) e merecedoras também do nosso amor.

O apóstolo João escreveu: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1 João 4:7). Porque Deus nos amou primeiro, devemos corresponder ao Seu amor, amando-o e também amando as pessoas que Ele criou à Sua imagem.

—WEC

Leia: 1 João 4:7-12 

Examine: Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. — 1 João 4:7

Considere: As pessoas devem ser amadas; não usadas.

A FAMÍLIA AO REDOR DA MESA NESTE NATAL

 




O primeiro Natal foi celebrado no céu e na terra. Anjos e homens se alegraram. Na pequena cidade de Belém, na casa do pão, nasceu o pão da vida. O Verbo eterno, pessoal e divino se fez carne. As profecias se cumpriram. Naquela noite, nasceu o Sol da Justiça. Deus se fez homem, o eterno entrou no tempo, o imenso esvaziou-se, o mais exaltado entre os anjos, humilhou-se. Sendo o Rei dos reis, fez-se servo. Sendo rico e o dono do mundo, tornou-se pobre. Sendo transcendente, nasceu de uma virgem. Esse é o grande mistério do Natal que ainda hoje celebramos. Celebramos porque Jesus está vivo. Está vivo e no trono. Está vivo e vai voltar. Está vivo entre nós e dentro de nós.

O Natal deve ser celebrado pela família e pela igreja. Todos os povos devem adorar o Rei da glória. Ele é digno de receber todo o louvor e adoração. Ele é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor dos senhores. Nele temos copiosa redenção. Ele é a nossa paz e a nossa justiça. Ele é a nossa alegria e a nossa herança. Nele temos vida maiúscula e abundante. Ele veio para nos dar a própria vida eterna.

Reúna sua família ao redor da mesa para comemorar o Natal. A mesa é mais do que uma mobília da sala, é um emblema de comunhão familiar. A mesa é lugar onde a família se reúne para comer e conversar. É palco de boas palavras e também lugar apropriado para se olhar nos olhos. É cenário de oração e também de louvor. É território de encorajamento e descontração.

O salmista fala da família ao redor da mesa. A esposa, como elo de ligação da família, congrega os filhos. Ao redor da mesa tem renovo. Ao redor da mesa cultiva-se amizade. Ao redor da mesa tem encorajamento. Ali as mágoas são tratadas. Ao redor da mesa olha-se nos olhos. Pecados são confessados e perdoados. Fraquezas são superadas e vencidas. Ali, nesse camarim da graça, as máscaras são tiradas e novos recomeços acontecem. A mesa não pode ser substituída nem abandonada. Ela é símbolo do diálogo. Ela abre as portas para a comunhão e ataca o isolamento. A mesa tira os membros da família de suas trincheiras pessoais. Arrasta-os de seus quartos climatizados e aparelhados para o lazer da solidão. A mesa é lugar de fortalecer a comunhão com Deus. É lugar de oração e cânticos de louvor. É lugar de ações de graça e de súplicas. É lugar de contar as bênçãos e dividir as cargas. É lugar de recreio para a alma, de tônico para  o coração e de vida para a família.

Neste Natal reúna sua família ao redor da mesa. Não apenas para uma Ceia farta, mas, sobretudo, para dar graças a Deus por Jesus, o seu Filho, que por amor nós, veio até nós, para dar significado à nossa vida, remir-nos do nosso pecado e conduzir-nos de volta ao Pai. Não faça deste Natal apenas um tempo para comer, beber e distribuir presentes. Entenda, que nós já fomos presenteados com a maior de todas as dádivas, o presente da vida eterna. Tire um tempo, ao redor da mesa, para que cada membro da família possa expressar sua gratidão. Abra espaço para testemunhos acerca da bondade, do cuidado e da proteção de Deus. Prepare não apenas os adornos e enfeites de sua casa, prepare sobretudo, o seu coração. Não fique agitado de um lado para o outro, como Marta; assente-se aos pés de Jesus, como Maria, para ouvir-lhe os ensinamentos. Neste Natal, abra a palavra de Deus e medite sobre o grande amor de Deus. Neste Natal abra seus lábios para cantar louvores ao Altíssimo. Neste Natal faça como os magos do Oriente, alegre-se em Jesus, adore a Jesus, e coloque seus tesouros aos pés de Jesus. Reconheça que ele é o Rei Todo-poderoso, o Deus digno de ser adorado e aquele que veio para dar sua vida por pecadores como nós, a fim de que nós tomássemos posse da vida eterna. Feliz Natal!



Rev. Hernandes Dias Lopes

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

  Versículo do Dia


Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.


Acústico Léa Mendonça - Ao Vivo (Completo)


 

PÃO DIÁRIO - 27/12/2024 - Chamado pelo nome

 


Chamado pelo nome


No início do ano letivo, a diretora de uma escola em nossa cidade comprometeu-se a aprender os nomes de todos os 600 alunos de sua escola. Qualquer um que duvidasse de sua capacidade ou intenção poderia olhar seu histórico. Durante o ano anterior, ela tinha aprendido os nomes de 700 alunos e, antes disso, de 400 crianças em uma escola diferente. Imagine o que deve ter significado para estes alunos serem reconhecidos e chamados por seus nomes.

A história de Zaqueu e Jesus (Lucas 19:1-10) contém o elemento surpresa do reconhecimento pessoal. Quando Jesus atravessou a cidade de Jericó, um rico cobrador de impostos, chamado Zaqueu, subiu numa árvore para vê-lo. “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa” (v.5). Em vez de ignorar Zaqueu ou dizer: “Ei, você aí na árvore”, Jesus o chamou pelo nome. A partir desse momento sua vida começou a mudar.

Quando parece que ninguém o conhece ou não se importa sobre quem você é, lembre-se de Jesus. Ele nos conhece pelo nome e deseja que o conheçamos de uma forma pessoal. O nosso Pai no céu nos vê com Seus olhos de amor e se preocupa com cada detalhe de nossa vida.

—DCM

Leia: Lucas 19:1-10

Examine: …Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. — Lucas 19:5

Considere: Jesus o conhece pelo nome e deseja que você o conheça.

CLAMARAM E ESCAPARAM

 






A ti clamaram e escaparam; em ti confiaram e não foram confundidos. Salmo 22.5
  

Seguir a justiça nos faz grandes diante do Altíssimo, promove-nos a um patamar tão elevado, que, ao atingi-lo, desfrutamos dos bens do Senhor. Abraão ouviu a voz divina, a qual lhe ordenava a deixar sua terra e ir para um lugar que lhe seria mostrado (Gn 12.1). O pai da fé creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (Rm 4.3). Quando alguém obedece ao Senhor, a ação dessa pessoa também se torna um ato de justiça.

Ainda sobre o patriarca, agradou ao Senhor o fato de ele e sua esposa, Sara, esperarem pelo cumprimento da promessa de que teriam um filho, não duvidando da fé. Assim, Deus fez Sara, aos 90 anos, e Abraão, aos 100, tornarem-se pais de Isaque, o filho da promessa (Gn 21.1-3). Independentemente das situações, use a sua fé para o Altíssimo operar o que lhe tem falado.

Desconhecemos a repercussão espiritual de uma atitude de obediência nossa. Porém, ao entender que algo lhe pertence na Palavra, creia. Muitas vezes, somente na eternidade, saberemos por que fomos escolhidos para fazer o que agrada a Deus. A nossa parte na obra é a de sempre confiar e nunca esmorecer (2 Cr 15.7). O Senhor só precisa que você fique firme na fé (Mc 5.36b). Quem segue a justiça prova que ama o Pai celeste. 

Fineias atravessou, com uma lança, o israelita e a midianita que, diante da congregação, debocharam do Onipotente e do Seu povo. O neto do sacerdote Arão cessou a praga que irrompera no arraial por causa daquele tipo de pecado. A sua atitude recebeu o amor do Senhor e foi registrado na Bíblia (Nm 25.6-12). Hoje, a nossa ação não é física, e sim no âmbito espiritual, onde Deus é vingado da maldade de alguém.

Quem ofertar para que o Evangelho alcance os cativos será recompensado pelo Senhor. Ele jamais desprezará o seu ato de justiça; por isso, conscientize-se da necessidade de se doar mais para a obra de Deus. Desse modo, ela terá continuidade e avançará pelo mundo. Os perdidos receberão a Palavra e se converterão se fizermos a nossa parte: dar o Pão a eles (Jo 6.35).

Jesus disse que fazer o bem a qualquer um dos Seus discípulos, ainda que seja oferecendo um copo de água, é tão importante, que haverá uma recompensa eterna (Mt 10.42). Então, ajude todos que dEle precisam. Procure ser amado pelo Senhor seguindo a Sua justiça. Deus há de torná-lo alvo do Seu amor. Para ser feliz e abençoado, você só precisa agir.

Quando aprender pela Palavra as diretrizes do Senhor, assuma-as como um caminho traçado por Ele. Ao descobrir o que Deus determinou como sua missão, diga “sim” e prossiga. Dessa forma, você terá o amor de Deus.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

 Versículo do Dia

Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.


Mari Borges e Bruna Karla - Eu Te Ouvi (Ao Vivo)


 

PÃO DIÁRIO - 26/12/2024 - De que lado você está?

 

De que lado você está?


No calor da Guerra Civil Americana, um dos conselheiros do presidente Lincoln disse que era grato por Deus estar do lado da União. Lincoln respondeu: “Senhor, minha preocupação não é se Deus está do nosso lado; minha maior preocupação é estar do lado de Deus, porque o Senhor está sempre certo.”

É um grande desafio assumirmos que Deus apoia nossas perspectivas, nossos planos, nossas decisões e nossos desejos. No entanto, a resposta de Lincoln nos lembra que até mesmo os nossos melhores planos podem não estar perto daquilo que Deus deseja.

O salmista demonstra claramente que quer estar ao lado de Deus quando declara “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23,24). Quando seguimos o exemplo do salmista que diz “…bom é estar junto a Deus…” (73:28), podemos estar certos de que estamos do lado dele, quando Seu espírito nos ajuda a medir cada pensamento e ação com base em Seus caminhos que estão sempre corretos.

Então, vamos nos questionar: estamos do lado do Senhor? Estar do lado dele significa que iremos refletir Seu amor para o mundo ao nosso redor pela maneira como interagimos com os outros. Vamos perdoar, tratar as pessoas com justiça e buscar a paz. Os caminhos de Deus são sempre os melhores.

—JMS

Leia: Salmo 73

Examine: …bom é estar junto a Deus… —Salmo 73:28

Considere: Ao se aproximar do Senhor, você terá a certeza de estar do lado certo.

A QUEM DEUS AMA

 





O caminho do ímpio é abominável ao SENHOR, mas ele ama o que segue a justiça.Provérbios 15.9
  

Seguir a justiça nos faz grandes diante do Altíssimo, promove-nos a um patamar tão elevado, que, ao atingi-lo, desfrutamos dos bens do Senhor. Abraão ouviu a voz divina, a qual lhe ordenava a deixar sua terra e ir para um lugar que lhe seria mostrado (Gn 12.1). O pai da fé creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (Rm 4.3). Quando alguém obedece ao Senhor, a ação dessa pessoa também se torna um ato de justiça.

Ainda sobre o patriarca, agradou ao Senhor o fato de ele e sua esposa, Sara, esperarem pelo cumprimento da promessa de que teriam um filho, não duvidando da fé. Assim, Deus fez Sara, aos 90 anos, e Abraão, aos 100, tornarem-se pais de Isaque, o filho da promessa (Gn 21.1-3). Independentemente das situações, use a sua fé para o Altíssimo operar o que lhe tem falado.

Desconhecemos a repercussão espiritual de uma atitude de obediência nossa. Porém, ao entender que algo lhe pertence na Palavra, creia. Muitas vezes, somente na eternidade, saberemos por que fomos escolhidos para fazer o que agrada a Deus. A nossa parte na obra é a de sempre confiar e nunca esmorecer (2 Cr 15.7). O Senhor só precisa que você fique firme na fé (Mc 5.36b). Quem segue a justiça prova que ama o Pai celeste. 

Fineias atravessou, com uma lança, o israelita e a midianita que, diante da congregação, debocharam do Onipotente e do Seu povo. O neto do sacerdote Arão cessou a praga que irrompera no arraial por causa daquele tipo de pecado. A sua atitude recebeu o amor do Senhor e foi registrado na Bíblia (Nm 25.6-12). Hoje, a nossa ação não é física, e sim no âmbito espiritual, onde Deus é vingado da maldade de alguém.

Quem ofertar para que o Evangelho alcance os cativos será recompensado pelo Senhor. Ele jamais desprezará o seu ato de justiça; por isso, conscientize-se da necessidade de se doar mais para a obra de Deus. Desse modo, ela terá continuidade e avançará pelo mundo. Os perdidos receberão a Palavra e se converterão se fizermos a nossa parte: dar o Pão a eles (Jo 6.35).

Jesus disse que fazer o bem a qualquer um dos Seus discípulos, ainda que seja oferecendo um copo de água, é tão importante, que haverá uma recompensa eterna (Mt 10.42). Então, ajude todos que dEle precisam. Procure ser amado pelo Senhor seguindo a Sua justiça. Deus há de torná-lo alvo do Seu amor. Para ser feliz e abençoado, você só precisa agir.

Quando aprender pela Palavra as diretrizes do Senhor, assuma-as como um caminho traçado por Ele. Ao descobrir o que Deus determinou como sua missão, diga “sim” e prossiga. Dessa forma, você terá o amor de Deus.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Versículo do Dia

 Versículo do Dia

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Maria Marçal - Então Profetiza / Deixa / Deserto - Louvorzão 93


 

PÃO DIÁRIO - 25/12/2024 - Desvio do caminho

 


Desvio do caminho

Uma pesquisa on-line, realizada por um escritório de advocacia de Nova Iorque, revela que 52% dos comerciantes de Wall Street, corretores, investidores e outros profissionais do ramo financeiro envolvem-se em alguma atividade ilegal, ou acredita precisar fazê-lo para ser bem-sucedido. A pesquisa conclui que esses líderes financeiros “perderam sua bússola moral” e “aceitam delitos corporativos como um mal necessário.”


Quando orientava o jovem Timóteo, o apóstolo Paulo advertiu que o amor ao dinheiro e o desejo de ficar rico levara alguns a se afastarem do caminho. Eles haviam cedido às tentações e se envolvido em muitas concupiscências “insensatas e perniciosas” (1 Timóteo 6:9). Paulo viu “o amor ao dinheiro” (não o dinheiro em si) como raiz de “todos os males” (v. 10), especialmente o mal do confiar no dinheiro ao invés de depender de Cristo.


Ao reconhecermos que Cristo é a fonte de tudo o que temos, encontraremos contentamento nele, em vez de nos bens materiais. Quando buscarmos a santidade, ao invés de riquezas, nascerá em nós o desejo de sermos fiéis ao que nos foi dado.


Cultivemos deliberadamente uma atitude de contentamento em Deus e submetamo-nos fielmente a Ele, pois o nosso Provedor cuidará de nós.


—MLW


Leia: 1 Timóteo 6:6-10


Examine: …o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram… — 1 Timóteo 6:10


Considere: Amar o dinheiro é perder de vista a Fonte da vida.

Natal, uma boa nova de grande alegria

 





O Natal é a celebração do nascimento de Jesus, o Filho de Deus. Muitos cristãos hesitam em comemorar o Natal e outros chegam mesmo a fazer oposição a essa comemoração, em virtude de não sabermos, com exatidão, a data precisa em que aconteceu esse fato auspicioso. Ainda outros desaconselham a celebração do Natal em virtude dos vários adendos acrescidos à festividade como presépio, árvore enfeitada e Papai Noel. Entendemos, que esses acréscimos não fazem parte do verdadeiro Natal e não devem distrair nossa atenção. Precisamos, portanto, resgatar o verdadeiro sentido do Natal e devolvê-lo a seu verdadeiro dono, Jesus Cristo, nosso Salvador.

A celebração do Natal é legítima, pois o primeiro Natal foi motivo de festa no céu e na terra, comemorado pelos anjos e pelos homens. A grande notícia anunciada pelo anjo do Senhor, aos pastores de Belém foi: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10,11). Natal é a verdade bendita de que o Eterno entrou no tempo, Deus se fez homem e o Senhor dos senhores se fez servo. Natal é o cumprimento do plano da redenção, traçado nos refolhos da eternidade. Natal é a concretização da promessa do Pai e o cumprimento das profecias anunciadas pelos patriarcas e profetas. Natal é a consumação da esperança de Israel. Na plenitude dos tempos, o Cristo de Deus, nasceu de mulher, nasceu sob a lei, para nos redimir dos nossos pecados.

Natal não é festa gastronômica. Natal não é o comércio guloso capitaneado pelo velho bojudo de barbas brancas. Natal não é troca de presentes nem ruas enfeitadas com cores policromáticas. Natal é a luz do céu invadindo a escuridão da terra. Natal é o Verbo eterno de Deus, se fazendo carne para habitar entre nós, cheio de graça e de verdade. Natal é o Deus que nem o céu dos céus pode contê-lo esvaziando-se, a ponto de nascer como um bebê numa pobre vila da Judéia. Natal é o criador e dono do universo despojando-se de sua glória para calçar as sandálias da humildade, fazendo-se pobre para tornar-nos ricos. Natal é a proclamação embalada nas asas da alegria, anunciando que Jesus é o Salvador do mundo, o Messias prometido, o Senhor do universo.

Natal é a evidência mais eloquente do amor de Deus aos pecadores. Quando Deus criou o universo, fê-lo pela palavra do seu poder. Quando Deus criou o homem, colocou a mão no barro. Porém, quando Deus desceu para resgatar o homem entrou no barro, pois o Verbo se fez carne, vestiu pele humana e armou sua tenda entre nós. Natal é a consumação da maior dádiva de Deus ao homem. Deus amou o mundo e deu seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deu-o não a quem merece, mas a pecadores indignos. Deu-o não para ser exaltado entre os homens, mas para ser cuspido por eles. Deu-o não para entrar na história como o Rei da glória, mas para carregar a cruz maldita, como servo sofredor. Deu-o não na última hora, mas desde a eternidade!

Natal é a festa da salvação. É a celebração que nos remete ao plano eterno de Deus, quando a própria Trindade, no recôndito dos tempos eternos, decidiu nos amar e nos destinar para a salvação. Nesse projeto divino, o Pai envia o Filho e o Filho se submete ao Pai. Nesse decreto eterno, o Pai escolhe um povo e o dá como presente a seu Filho. O Filho deixa a glória que sempre teve com o Pai e desce para morrer em favor desse povo. O Espírito Santo, regenera e sela esse povo como propriedade exclusiva de Cristo. Agora, nós, povo de Deus, povo redimido, alcançado pela graça, devemos exaltar pelos séculos sem fim, o Cordeiro de Deus, por tão grande salvação.

Que o Natal de Jesus seja celebrado por todos nós, com fervor efusivo, com alegria indizível e com entusiasmo sem igual!




Rev. Hernandes Dias Lopes

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12