quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Versículo do Dia

 

Versículo do Dia



Ó SENHOR Deus, eu lembrarei dos teus feitos maravilhosos! Recordarei as maravilhas que fizeste no passado. Pensarei em tudo o que tens feito, meditarei em todos os teus atos poderosos.
Salmos 77:11-12 NTLH

Vendavais - Álvaro Tito


 

PÃO DIÁRIO - 01/09/2023 - Está comigo

 


Está comigo

O Senhor está comigo; não temerei. —Salmo 118:6


Após a pequena atleta olímpica, Gabby Douglas, ganhar duas medalhas de ouro nos jogos de Londres 2012, ela fez a seguinte proclamação: “Deus nunca falhará com você. Ele está sempre ao seu lado.”
Algumas vezes este tipo de afirmação feita por um atleta pode ser mal compreendida. Pode ser interpretada como se significasse que se estou competindo contra você num campeonato e tenho a ajuda de Deus, não há como perder. Mas se recorremos ao Salmo 118:5-6, entendemos o que essa afirmação realmente significa. O salmista escreveu: “Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga. O Senhor está comigo; não temerei.”
Outra versão também traduz o versículo 6 como “O Senhor está comigo…” (NVI). É a ideia de que quando o problema surge em nossas vidas, Deus, que é cheio de misericórdia e amor (que “dura para sempre”, v.4) sempre estará atento a nós e proverá a proteção de que precisamos.
Não precisamos ser um campão olímpico para valorizar este tipo de atenção divina. Precisamos desta atenção quando a economia vacila e as nossas finanças não são suficientes. Precisamos desta atenção quando um relacionamento significativo se desfaz. Não importa qual seja a nossa situação, como seguidores de Cristo sabemos onde encontrar ajuda. “O Senhor está comigo.”
— Dave Branon


Leia: Salmo 118:1-6 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 116-118;1 Coríntios 7:1-19

Considere: Deus está conosco em meio às provações.

NÃO O PROVOQUES À IRA

 








Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião; porque o meu nome está nele.Êxodo 23.21
  

O enviado de Deus deve ser respeitado e receber toda a nossa atenção. Naqueles dias, o Senhor enviara um anjo para guiar Seu povo ao lugar separado para ele morar. Agora, o Santo Espírito, segundo Jesus, irá nos guiar em toda a Verdade (Jo 16.13). Então, quando Ele nos falar pela Palavra, devemos ouvi-Lo, curvando-nos à Sua voz, pois é a vontade de Deus para nossa vida.

Jamais se queixe diante do Altíssimo, dizendo que não está sendo dirigido como convém. Isso entristece o Santo Espírito. Se você não O tem entendido, ore no sentido de Deus abençoá-lo para você atender à voz dEle. Não é bom ficar sem essa compreensão, a qual, certamente, não provém do Senhor, e sim de nós por não darmos ouvidos a Ele. Tudo o que for dito nos Céus a nosso respeito nos será revelado pelo Espírito Santo.

Nunca finja não entender o significado da Palavra que lhe saltou aos olhos. Mas, se achar por bem pedir a confirmação, você agirá corretamente. Lembre-se de que o nosso Mestre é o próprio Deus e, portanto, sabe de tudo. Ele entende o que pensamos antes mesmo de o nosso pensamento ser formado. Devemos sempre ser verdadeiros com o Senhor, ou a comunhão será cortada. Perca tudo, menos a presença do Altíssimo. 

Apesar de Israel ter ouvido a exortação, provocou muitas vezes o anjo de Deus à ira e, com isso, foi entregue nas mãos do inimigo, o qual o fez pagar um alto preço por sua rebeldia. Seremos tratados de modo igual, se não dermos a devida atenção a Ele, pois é o Espírito da Verdade. A vontade divina para nós é prazerosa, dá satisfação quando a cumprimos e é o melhor que nos poderia acontecer em todos os sentidos. Aleluia!

Quem se rebela contra o Espírito Santo não está bem, pois procura encrenca com Aquele que é manso e humilde de coração (Mt 11.29). Por que provocarmos a ira do Consolador, se Ele não nos perdoará? Ora, esteja pronto a receber e a fazer o que lhe for dito; caso contrário, saiba que a rebelião é como o pecado de feitiçaria e o porfiar como a idolatria (1 Sm 15.23). Não aja como Saul, deixando de cumprir o seu chamado e perdendo o reino, a vida e a salvação!

O Nome do Senhor estava no anjo posto adiante de Israel. Ele tinha poder para fazer o necessário para o povo de Deus chegar a Canaã. Com essa ajuda, os israelitas não seriam atormentados, mas seriam vitoriosos na caminhada. O Espírito de Deus não somente tem o Nome do Senhor nEle, mas também é o próprio Nome que vem de longe, ardendo na sua ira e deixando uma espessa fumaça por onde passa.

Como filho do Altíssimo, ouça sempre a voz do Consolador, pois ela vem com a autoridade para fazer o que anuncia. Busque de todo o seu coração a vontade do Pai. Nas Escrituras, há a vida eterna e também o testemunho do Todo-Poderoso a seu respeito; portanto, conhecer tudo isso é sábio e produtivo.

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia





Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

Eli Soares - Se Eu Cair


 

PÃO DIÁRIO - 31/08/2023 - O dom da luz

 


O dom da luz

…Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. —João 8:12


Sir Christopher Wren projetou e construiu mais de 50 igrejas em Londres no fim do século 17. O estilo de seu projeto tinha duas características proeminentes — a primeira delas eram os campanários fortes e altos. A segunda, no entanto, era mais profunda. Wren estava convencido de que todas as janelas em suas igrejas precisavam ter vidro transparente em contraste aos vitrais coloridos tão populares nas igrejas daquela época. Em parte, o seu motivo para a escolha do vidro transparente está em suas palavras: “O maior presente de Deus ao homem é a luz.” Permitir que a luz banhasse as pessoas enquanto elas adoravam era, para Wren, uma celebração deste presente.
No relato do livro de Gênesis, no primeiro dia da criação Deus fez a luz (1:3). A luz que Deus criou é muito mais do que simplesmente um meio de enxergar. É uma imagem do que Cristo trouxe quando veio a este mundo obscuro. No livro de João 8:12, o nosso Senhor disse: “…Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” Para o seguidor de Cristo, a luz é um dos grandes lembretes do caráter do nosso Salvador e da qualidade de vida que Ele nos deu por meio de Seu sacrifício na cruz.
Wren estava certo. A luz é o maior presente de Deus ao homem — Jesus Cristo, a luz do mundo!
— Bill Crowder

Leia: João 8:12-20 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 113-115;1 Coríntios 6

Considere: Jesus veio para dar luz a um mundo obscuro.

INIMIGO DOS TEUS INIMIGOS

 





Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Êxodo 23.22
  

O Senhor começa esse versículo falando em diligência – cuidado ao ouvir a voz dEle. Muitos cristãos dizem que não entendem por que o Senhor não os protege, nem os cura, tampouco lhes concede as demais bênçãos. Afinal, eles afirmam crer que foram sarados pelas feridas de Jesus, justificados nEle, e confiam que Ele pode livrá-los dos males. No entanto, não têm experimentado essa realidade. É preciso olhar atentamente para a Palavra, porque o Espírito Santo nos ensina por ela.

Examinando bem a Bíblia e, sem dúvida, Deus fará você entender determinada parte e lhe mostrará todas as bênçãos existentes nela. Esse toque divino é a voz e o testemunho dEle dirigidos a você. Portanto, fique firme nos ensinamentos do Altíssimo, sem dar importância às tentativas do diabo. Creia no Senhor!

Quando você fica receoso, passa a crer no maligno; então, tudo de ruim pode lhe suceder. É importante ouvir apenas o Altíssimo, o qual, calmamente, falará ao seu espírito. Assim, após meditar na Palavra, a fé surgirá em seu coração, e você será uma pessoa diferente, que não mais se dobrará ante as forças do mal, e sim mandará embora toda opressão. Na voz do Senhor, há poder para lhe dar a vitória.

Além de ouvir com diligência, obedeça às ordens do Senhor. Ora, ao nos revelar alguma promessa, Ele nos autoriza a clamar pelo cumprimento dela. Se Lhe atendermos, nós O teremos como Inimigo dos nossos inimigos. Por isso, é importante crer em Deus e partir para cima do maligno, exigindo que ele, seus demônios e males saiam da sua vida.

Como você pode ver, é fácil obter a resposta divina aos seus pedidos: basta ouvir o Altíssimo. Agora, não é simplesmente escutá-Lo, e sim levar em consideração as Suas palavras, assumindo a promessa com uma declaração de posse. Depois, deve continuar crendo em tal revelação. Depois disso, mais informações lhe serão dadas para você continuar com o que recebeu.

Aqueles que se tornarem seus adversários, lutarem contra você e tentarem causar-lhe algum prejuízo na sua fé, no seu físico ou na sua moral serão considerados pelo Altíssimo adversários dEle. Isso é tão sério, que você deve orar por quem se levanta contra a sua vida. O Altíssimo tratará essa pessoa de modo severo, e ela nem paz terá mais. Pelo fato de ter dado ouvidos a Deus, você será guardado de todo mal. Vale a pena crer!

Diante de tudo isso, a única opção é deixar o Espírito de Deus guiá-lo na Verdade. De outro modo, você não prosperará na maravilhosa fé em Jesus. Tudo é nosso, mas é preciso aprender com o Mestre a agir em todos os momentos. Aproveitar o que é nosso agrada ao Pai, o qual já nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade (2 Pe 1.3).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Versículo do dia

 Versículo do dia


No dia seguinte, João viu Jesus vindo na direção dele e disse: — Aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 1:29 NTLH

Nani Azevedo | Adorador por Excêlencia


 

PÃO DIÁRIO - 30/08/2023 - Positivo

 


     Positivo
As tuas palavras são em tudo verdade… —Salmo 119:160           
 
Nos Estados Unidos, o site Pandora é uma das maravilhas musicais na era da internet. Ele ajuda o usuário a criar sua própria estação de rádio, pois permite a “personalização” da música escolhida. Reproduz uma canção e há o sinal de “positivo” ou “negativo” para indicar se o usuário gostou ou não. No fim, a pessoa tem um arranjo apenas com as canções que gosta.
Infelizmente, algumas vezes fazemos o mesmo com a Bíblia. As pessoas podem escolher algumas passagens das Escrituras que gostam mais e ignorar outras; e assim elas a “personalizam” conforme suas preferências. O salmista via a Palavra de Deus da seguinte forma: “As tuas palavras são em tudo verdade…” (Salmo 119:160). E o apóstolo Paulo disse ao jovem pastor Timóteo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil…” (2 Timóteo 3:16).
As Escrituras eram importantes para Jesus (Mateus 5:17-18), mas Ele as encarava de modo diferente dos líderes religiosos de Seu tempo. Para Ele, “Não matarás” estava no mesmo nível de “…sem motivo se irar contra seu irmão…” (vv.21-22). Longe de personalizar as Escrituras, Ele estava preocupado com a motivação do coração das pessoas em aplicar tudo o que nela há.
À medida que nos apropriarmos mais plenamente da Palavra de Deus, nós o conheceremos mais profundamente e desejaremos honrá-lo.
— Marvin Williams
       Leia: Mateus 5:17-20
Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 110-112;1 Coríntios 5
Considere: Ao abrir a sua Bíblia, peça ao Autor que abra o seu coração.

DISCERNINDO O BEM E O MAL

 


Resultado de imagem para DISCERNINDO O BEM E O MAL


 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.   Hebreus 5.14


Ninguém entra no Reino de Deus para ficar no mesmo lugar, e sim para fazer a perfeita vontade do Senhor. Por isso, temos de alcançar esse estágio, e isso nos fará mais que vencedores. Sabemos que Jesus está em nós e o Pai, nEle. Assim, o mundo conhecerá que Ele é o Enviado do Todo-Poderoso, o qual nos ama como ama Seu Filho Unigênito. Todos aprenderão que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

Tendo sido feito perfeitos, Deus nos dará mantimento sólido. As crianças na fé, à feitura das naturais, ainda não podem receber o alimento de adulto, por não terem condições de ingeri-lo. Caso o façam, passarão mal. O nosso alvo não deve ser somente ganhar os perdidos, mas também ensinar as pessoas a se desenvolverem na fé. Então, teremos igrejas grandes e fortes agradando ao Senhor. A família da fé precisa crescer e usar o poder que lhe foi dado.

Quando o cristão é tomado pela perversidade, torna-se abominável ao Senhor, pois, como foi salvo da sujeira deste mundo, volta ao chiqueiro, fazendo o Altíssimo ficar chateado com ele. Ora, isso é trabalho desperdiçado. Se alguém estivesse no lugar de Deus, não ficaria feliz em ver os filhos andarem para trás, perdendo-se nos labirintos da iniquidade. Ao aprenderem a fazer o bem, e o fazem, os salvos se transformam no deleite do Onipotente.

Sendo perfeito, você dará muitas alegrias ao Pai celestial e, então, Ele poderá confiar-lhe missões maiores. O Senhor sempre Se agrada dos filhos que, bem treinados na Palavra, evitam o pecado. Por isso, lutamos pelo crescimento dos cristãos. Do contrário, seremos responsáveis pela falta de progresso deles. Pense nisso: quem se aperfeiçoa torna-se o prazer do Altíssimo. O que você tem feito com a fé que lhe foi dada?

A mesma coisa acontece em uma casa onde há vários filhos. Os que não amadurecerem não saberão tomar sábias decisões. Qual caminho tomarão depois da morte dos pais? Porém, os bem-sucedidos, os quais respeitam o bem e se esforçam para levantar os fracos e necessitados, estão sempre de bom humor e realizam seus pais.

Jesus disse que devemos ser perfeitos como o nosso Pai. Aos olhos naturais, isso é praticamente impossível, mas, pela fé, é um desafio, mas atingível. O Mestre jamais nos diria algo impraticável; do contrário, seria culpado de nos colocar em situações irrealizáveis. Creia, você pode ser perfeito na fé em Cristo! Portanto, seja-o!

Os colossenses, por exemplo, eram mais espirituais do que nós? Paulo declarou que eles estavam perfeitos em Jesus, a Cabeça de todo principado e toda potestade (Cl 2.10). Podemos crer que, ao nosso redor, muitos já atingiram essa posição. Se usarmos as ferramentas fornecidas pelo Senhor, também chegaremos lá. Toda promessa na Bíblia é cheia de verdade e poder.

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

Efésios 2:10

Eu Navegarei / Yeshua - Gabriela Rocha


 

PÃO DIÁRIO - 29/08/2023 - Além das probabilidades

 


Além das probabilidades

…mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. —Atos 12:5

Muitos de nós tomamos decisões diárias com base em probabilidades. Se houver 20% de probabilidade de chuva, podemos ignorá-la. Se a probabilidade for de 90%, levaremos conosco um guarda-chuva. Quanto maior a possibilidade, mais o nosso comportamento é afetado, pois queremos escolher sabiamente e sermos bem-sucedidos.

O livro de Atos 12:1-6 descreve uma situação em que as probabilidades de Pedro sobreviver eram muito baixas. Ele estava na prisão, “…entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias…” enquanto outros guardavam a porta (v.6). Herodes já havia executado Tiago, um dos seguidores mais próximos de Jesus e tinha em mente o mesmo destino para Pedro (vv.1-3). Um apostador não teria colocado dinheiro algum na hipótese de Pedro sair vivo desta situação.
No entanto, o plano de Deus para Pedro incluía uma libertação miraculosa, qual mesmo aqueles que estavam intercedendo por ele acharam difícil acreditar (vv.13-16). Eles ficaram pasmos quando Pedro apareceu na reunião de oração deles.
Deus pode agir além das probabilidades porque Ele é Todo-poderoso. Nada é difícil demais para Ele. Aquele que nos ama e se entregou por nós está no controle das nossas vidas. Em circunstâncias comuns e situações impossíveis, Deus pode revelar o Seu poder. Quer sejamos agraciados com o sucesso ou amparados na tristeza, Ele está conosco.
— David C. McCasland
Leia: Atos 12:1-11

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 107-109;1 Coríntios 4
Considere: Detrás dos bastidores, Deus está sempre no controle.

O NOSSO SUSTENTO

 



Resultado de imagem para deus é o nosso sustento

A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.Salmo 63.8


O autor desse Salmo é o rei Davi. Ele ia de um extremo a outro, pois era um santo de Deus, que sabia adorá-Lo, e, ao mesmo tempo, um guerreiro invencível nas batalhas. No seu tempo, as guerras eram travadas em nome dos deuses das nações e surgiam com os propósitos mais baixos, como o simples desejo de se apoderar das riquezas de algum país. Por isso, o povo de Israel tinha de sair à peleja contra os seus inimigos ou render-se à ganância deles.

Davi sabia que, se o Senhor não o sustentasse, ele seria tão frágil como seus adversários diante dele, e o povo de Deus perderia as lutas. Davi se preparava militarmente e espiritualmente, mas creditava as suas vitórias ao Altíssimo. Certa vez, quando estava decidido a acabar com Nabal, de quem protegera as ovelhas, mas recebera uma resposta negativa ao pedir comida para seus homens famintos, Davi se aquietou ao ouvir Abigail, mulher de Nabal, a qual lhe disse que ele guerreava as guerras de Deus (1 Sm 25.7-28).

A história do rei de Israel é cheia de incidentes, mas ele sempre levou consigo o temor de Deus, afirmando que sua alma O seguia de perto. Todos devem proceder desse mesmo modo; assim, afastarão o inimigo. Este sempre aparecerá com suas mentiras para desviá-los do Altíssimo e tê-los nas mãos. Para isso, ele usa todos os meios e, infelizmente, tem obtido sucesso na vida de muitos santos que não vigiaram.

Seguir o Senhor de perto é nunca perder o temor a Ele. Por mais que a provação seja forte, quem confia no Todo-Poderoso jamais cede às tentações, as quais são enviadas exatamente para tirar a pessoa da presença de Deus. A Bíblia adverte que Satanás pode se transformar em anjo de luz. Isso significa que a obra dele parecerá tão perfeita quanto a de Deus, mas é pura enganação.

Fique alerta e, se ficar relapso em sua busca pelo Altíssimo, busque-O de todo o seu coração. Senão, o maligno irá destruí-lo. Sem a proteção do Alto, não há como se guardar do diabo. A pessoa que aceita a oferta do diabo cede a ele e se torna serva dele. Se você caiu, volte agora aos pés de Cristo e peça perdão, para não ser atacado e destruído pelo inimigo nem perder a salvação. Misericórdia!

Davi disse que a destra de Deus o sustentava. Precisamos buscá-Lo e, quando O encontrarmos nas promessas bíblicas, devemos partir para a batalha com determinação e, assim, desfazer os planos de Satanás contra a nossa vida. Não há livramento fora do Senhor. Portanto, temos de fazer uso da nossa autoridade como membros do Corpo de Cristo. O Senhor é perdoador, misericordioso e Amigo de quem Lhe serve e ama fazer o bem.

Acerte-se com o Altíssimo agora mesmo. Não viva na incerteza! Se o maligno atacá-lo e você estiver em campo aberto sem a proteção dos Céus, ele lhe causará muitos males. Deus alcançou a sua vida para mudá-lo e fazê-lo um vencedor. Portanto, ao se achegar a Ele agora, arrependendo-se dos seus maus caminhos, Ele o acolherá e lhe perdoará. Escolha viver com o Pai celestial e não mais se submeta ao diabo e aos seus demônios. Viva liberto!

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

domingo, 27 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Sairei na força do Senhor DEUS, farei menção da tua justiça, e só dela.

Salmos 71:16

Te Agradeço - Luciano Claw part. Jussara Chieregato


 

PÃO DIÁRIO - 28/08/2023 - Ciente da imagem



Ciente da imagem

E todos nós, […] somos transformados, […] pelo Senhor, o Espírito. —2 Coríntios 3:18


Ao rever antigas fotos familiares, meus primos e eu brincamos sobre quais características físicas cada um herdou. Percebemos primeiramente as negativas: pernas curtas, dentes tortos, topetes rebeldes. Todos nós podemos identificar facilmente em nossos ancestrais as nossas partes do corpo menos preferidas. Além dos atributos físicos, herdamos traços de caráter — alguns bons, outros nem tanto. Mas nem sempre prestamos tanta atenção a estes.
De acordo com minhas observações não científicas, as pessoas tentam todos os tipos de métodos para superar imperfeições físicas — séries de exercícios, programas de perda de peso, maquiagem, tingimento de cabelos, cirurgia estética. Mas em vez de tentarmos superar as nossas falhas de caráter, tendemos a usá-las como pretexto para um mau comportamento. Suponho que isso ocorra porque mudar a nossa aparência é mais fácil do que mudar o nosso caráter. Mas imagine como estaríamos melhores se aplicássemos a nossa energia no desenvolvimento do caráter.
Como filhos de Deus, não estamos limitados à nossa composição genética. Podemos entregar nossas falhas a Ele e permitir que o Senhor cumpra o potencial que tinha em mente quando nos criou como expressões únicas de Seu amor. O poder de Espírito de Deus e a vida do Seu Filho estão agindo em nós, nos conformando à Sua imagem (2 Coríntios 3:18).
— Julie Ackerman Link

Leia: 2 Coríntios 3:1-3, 17-18 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos105-106;1 Coríntios 3

Considere: O Espírito Santo desenvolve em nós a imagem nítida de Cristo.

NÃO SEREMOS CONFUNDIDOS








E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.1 João 2.28


Os salvos – os filhos de Deus – devem se esforçar para não saírem dessa posição, porque não há alternativa para a felicidade eterna. Se não continuarmos em Cristo, seremos como os galhos arrancados de uma árvore, os quais secarão e serão lançados no fogo (Jo 15.6). Certamente, ninguém deseja esse triste fim. Tal fato não se dará somente pelo fato de acreditarmos que não ocorrerá, e sim pela nossa obediência aos mandamentos bíblicos.

Para conquistarmos a alegria diária e também no Juízo Final, a qual nos garantirá uma eternidade cheia de contentamento e bênçãos, não basta só orarmos e almejarmos ir para o Céu. Jesus disse que muitos protestarão naquele Dia, alegando que houve algum equívoco por ficarem de fora. Afinal, expulsaram demônios, operaram maravilhas e profetizaram em Nome dEle (Mt 7.22,23), mas nada disso justificará o desvio do coração deles e outros erros. Só quem tiver as vestes limpas subirá com o Senhor!

O segredo é perseverarmos no Senhor, crendo no que ouvimos e resistindo aos ataques do Inferno. Há promessas maravilhosas, se permanecermos no Pai e deixarmos as Suas palavras permanecerem em nós (Jo 15.7). Agindo assim, não haverá limites para recebermos as vitórias das quais precisamos e que nos foram prometidas. A fé em Cristo jamais abandonará o servo do Altíssimo. Se ela já o deixou, busque as misericórdias de Deus.

Chegará o dia em que Jesus virá nas nuvens para dar fim a todo estrago causado por Satanás no planeta. Então, entraremos no Reino preparado para os salvos desde a fundação do mundo (Mt 25.34). Que você paute a sua vida nos preceitos bíblicos, a fim de ter confiança de que estará no grupo dos remidos. Não deixe o diabo dominar seus desejos, seus pensamentos e sua vontade, para não ser desclassificado e impedido de entrar nos Céus.

A Bíblia garante que, na volta de Cristo, muitos que se dizem cristãos se desesperarão, porque não subirão com Ele. A culpa de tal pânico é a falta de fé que sempre os enganou. Quem confia em Cristo sabe que Ele tem prazer em cumprir Suas promessas. O que o diabo lhe oferece hoje é a destruição do seu bem-estar eterno; portanto, firme-se no temor a Deus até a volta do Senhor. Não aja como louco!

 Muitos ficarão confundidos, pois deixaram Satanás convencê-los de que Deus não observava o que faziam às escondidas. Assim também sucederá com os que obedeceram ao diabo, abrindo “igrejas modernas” para os insubmissos, os quais cometeram outros erros, acreditando que os meios justificavam os fins. Não podemos fazer nada além ou aquém do que o Todo-Poderoso nos tem prescrito.

Examine-se agora e, caso sinta que algo impede a sua entrada no Reino celeste, acerte-se para ser bem-vindo ao Lar do Onipotente. Perca o que tiver de perder, mas não ceda às propostas do maligno. Mantenha-se puro para o Dia do acerto de contas (Rm 14.12).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

sábado, 26 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia



Quando eu ocupar o lugar determinado, julgarei retamente.

Salmos 75:2

Eli Soares - A Mesa


 

PÃO DIÁRIO - 27/08/2023 - O dom da lembrança

 


O dom da lembrança

O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu. —Gênesis 40:23


Enquanto eu estudava no seminário, trabalhei em um asilo. Conforme investia o tempo conversando com aqueles homens e mulheres, chegava um ponto em que quase todos os pacientes descreviam a solidão atual de suas vidas e a compreensão de que estavam vivendo muito mais do que os seus companheiros. A maioria se perguntava se alguém se lembraria deles quando morressem.
Não são apenas os idosos que se sentem sozinhos e esquecidos. Muitos de nós nos sentimos presos e solitários, abandonados por circunstâncias justas e injustas. Em alguns momentos, inclusive, experimentamos o que o personagem José do Antigo Testamento experimentou: as pessoas deixando de lembrar de nós quando por todos os motivos deveriam lembrar-se.
O livro de Gênesis 40 descreve a experiência de José na prisão. O copeiro tinha sido liberto e retornara ao serviço do rei, assim como José lhe disse que aconteceria (vv.9-13). José tinha pedido para ser mencionado ao Faraó, mas o copeiro esqueceu-se dele (vv.14,23).
Podemos nos sentir esquecidos; no entanto, assim como José, não o somos (42:9-13). Jesus senta à destra de Deus e nossas orações chegam ao trono do Rei sem falhas porque o nosso Salvador é o nosso Mediador. Quando nos sentirmos sozinhos, lembremo-nos de descansar na confiante promessa de que Jesus estará conosco para sempre (Mateus 28:20).
— Randy Kilgore

Leia: Gênesis 40:1-14,23 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 103-104;1 Coríntios 2

Considere: Jesus nunca abandona ou esquece os Seus.

O PECADO DA NEGLIGÊNCIA

 


Resultado de imagem para o pecado da negligencia



E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.Josué 18.2


O Senhor teve grande trabalho para libertar Seu povo da escravidão no Egito e conduzi-lo a Canaã, pois, com o passar do tempo, os hebreus, deixando-se levar pelos costumes locais, começaram a adorar falsos deuses. Em consequência dessa idolatria, quando perceberam, estavam escravizados pelo maligno e por Faraó. Devido a isso, viveram longos anos de sofrimento, humilhação e dor. Assim também acontecerá com quem trocar o Altíssimo pelos demônios.

Quando os israelitas se lembraram do Senhor e pediram-Lhe ajuda (Êx 2.23-25), Deus levantou Moisés para dizer a Faraó que os deixassem partir (Êx 3). Para essa autorização ser concedida, o Senhor teve de lançar dez pragas sobre aquela terra, até o rei permitir que saíssem. Porém, após o último flagelo, ele se arrependeu e foi atrás do povo com o exército. Nessa investida, ele e seus soldados morreram quando o mar se fechou (Êx 14.28). Em pouco tempo, os israelitas se encontraram diante da terra dos amorreus, e Deus lhes ordenou a entrar e possuí-la, mas preferiram nada fazer.

Os hebreus passaram 40 anos no deserto, porque não creram em Deus. Após morrerem os homens culpados por não obedecerem ao Senhor, o povo começou a ocupar Canaã. No entanto, Josué percebeu que sete tribos ainda não tinham tomado conta da terra e falou-lhes seriamente. Assim, todas as tribos assumiram o seu território. As que não tinham feito isso foram negligentes. Hoje, muitos cristãos agem do mesmo modo. Porém, Deus é paciente!

Veja bem, Jesus veio e venceu os demônios, destronou Satanás, fez um desfile dele e de seus príncipes nas regiões celestiais, onde confessaram que foram derrotados. Entretanto, por incrível que pareça, muitos têm deixado o maligno dominá-los repetidas vezes. Isso é inacreditável! Com certeza, quem age assim provoca a ira do Senhor e não ficará inocente. Não brinque com o Todo-Poderoso; afinal, Ele já fez tudo para sermos libertos.

Seja você quem for, não seja responsável pelo seu fracasso. A negligência é um pecado que o fará responder diante de Deus pelo sofrimento que você ou alguém da sua família tenha. Muitas pessoas, se tivessem visto você agir sob as ordens divinas, iriam se inspirar a também clamar pela libertação de suas vidas. Nada precisa ser feito com o diabo e seus demônios; basta você se levantar e expulsá-los.

Aquelas sete tribos deveriam estar na Terra da Promessa, mas nada fizeram. O que você faz com a vitória conquistada por Cristo em seu favor? Ele sofreu, nas feridas feitas em Seu corpo, as nossas dores, enfermidades e males. O Salvador também foi ferido pelas nossas iniquidades e moído pelas nossas transgressões, e o que temos feito? Não seja desidioso, mas um verdadeiro cumpridor da Palavra de Deus!

Desfrute o dom concedido por Deus. Se nada fizer, você estará em falta e, então, será taxado de iníquo – alguém que não trata o Senhor devidamente, com equidade, respeito e temor. Não deixe mais o inimigo segurar as suas bênçãos. Honre o Altíssimo com louvor e verdade. Aleluia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Davi Sacer - Deus Não Falhará


 

PÃO DIÁRIO - 26/08/2023 - Sempre uma melhoria

 


Sempre uma melhoria

Revesti-vos, […] de humildade, de mansidão, […] acima de tudo isto, porém, esteja o amor… —Colossenses 3:12,14


Quando estou prestes a sair de casa, minha esposa Martie, algumas vezes, me interrompe e diz: “Você não pode ir ao escritório vestido assim!” Geralmente é algo relacionado à gravata que não combina com o paletó ou a cor da calça que não está em sincronia com o casaco. Ainda que o ser questionado em minhas escolhas de moda possa parecer uma afronta ao meu bom gosto, percebi que a influência corretiva de minha esposa é sempre uma melhoria.
As Escrituras, com frequência, nos chamam a “revestir-nos” de atitudes e ações que combinem com nossa identidade em Cristo. Algumas vezes, somos conhecidos pelas roupas que vestimos, mas podemos tornar Jesus conhecido ao nos revestirmos de atitudes e ações que revelem a Sua presença em nossas vidas. O apóstolo Paulo nos aconselhou a estabelecer nosso padrão de moda montando o nosso guarda-roupa conforme a compaixão, a bondade, a humildade, a longanimidade, a paciência e o perdão de Jesus (Colossenses 3:12). E, ele acrescentou, “…acima de tudo isto, porém, esteja o amor. […] Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração…” (vv.14-15).
Vestir-nos à semelhança de Jesus começa ao investirmos tempo com Ele. Caso você o ouça dizer: “Você não pode sair assim!” permita que Ele, amavelmente, leve você de volta ao guarda-roupa e lhe vista com a Sua semelhança. É sempre uma melhoria!
— Joe Stowell

Leia: Colossenses 3:12-17 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 100-102;1 Coríntios 1

Considere: Ao nos revestirmos das atitudes e ações de Jesus, demonstramos a Sua presença em nossas vidas.

NÃO SEREMOS CONFUNDIDOS

 








E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.1 João 2.28


Os salvos – os filhos de Deus – devem se esforçar para não saírem dessa posição, porque não há alternativa para a felicidade eterna. Se não continuarmos em Cristo, seremos como os galhos arrancados de uma árvore, os quais secarão e serão lançados no fogo (Jo 15.6). Certamente, ninguém deseja esse triste fim. Tal fato não se dará somente pelo fato de acreditarmos que não ocorrerá, e sim pela nossa obediência aos mandamentos bíblicos.

Para conquistarmos a alegria diária e também no Juízo Final, a qual nos garantirá uma eternidade cheia de contentamento e bênçãos, não basta só orarmos e almejarmos ir para o Céu. Jesus disse que muitos protestarão naquele Dia, alegando que houve algum equívoco por ficarem de fora. Afinal, expulsaram demônios, operaram maravilhas e profetizaram em Nome dEle (Mt 7.22,23), mas nada disso justificará o desvio do coração deles e outros erros. Só quem tiver as vestes limpas subirá com o Senhor!

O segredo é perseverarmos no Senhor, crendo no que ouvimos e resistindo aos ataques do Inferno. Há promessas maravilhosas, se permanecermos no Pai e deixarmos as Suas palavras permanecerem em nós (Jo 15.7). Agindo assim, não haverá limites para recebermos as vitórias das quais precisamos e que nos foram prometidas. A fé em Cristo jamais abandonará o servo do Altíssimo. Se ela já o deixou, busque as misericórdias de Deus.

Chegará o dia em que Jesus virá nas nuvens para dar fim a todo estrago causado por Satanás no planeta. Então, entraremos no Reino preparado para os salvos desde a fundação do mundo (Mt 25.34). Que você paute a sua vida nos preceitos bíblicos, a fim de ter confiança de que estará no grupo dos remidos. Não deixe o diabo dominar seus desejos, seus pensamentos e sua vontade, para não ser desclassificado e impedido de entrar nos Céus.

A Bíblia garante que, na volta de Cristo, muitos que se dizem cristãos se desesperarão, porque não subirão com Ele. A culpa de tal pânico é a falta de fé que sempre os enganou. Quem confia em Cristo sabe que Ele tem prazer em cumprir Suas promessas. O que o diabo lhe oferece hoje é a destruição do seu bem-estar eterno; portanto, firme-se no temor a Deus até a volta do Senhor. Não aja como louco!

 Muitos ficarão confundidos, pois deixaram Satanás convencê-los de que Deus não observava o que faziam às escondidas. Assim também sucederá com os que obedeceram ao diabo, abrindo “igrejas modernas” para os insubmissos, os quais cometeram outros erros, acreditando que os meios justificavam os fins. Não podemos fazer nada além ou aquém do que o Todo-Poderoso nos tem prescrito.

Examine-se agora e, caso sinta que algo impede a sua entrada no Reino celeste, acerte-se para ser bem-vindo ao Lar do Onipotente. Perca o que tiver de perder, mas não ceda às propostas do maligno. Mantenha-se puro para o Dia do acerto de contas (Rm 14.12).

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do dia

 

Versículo do dia




E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

Marcos 1:35

O Amigo - Álvaro Tito feat. Mito Pascoal


 

PÃO DIÁRIO - 25/08/2023 - Força das marés

 


Força das marés

E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto… —Marcos 6:31


Acho fascinante considerar a força de atração que a lua exerce em nossos grandes oceanos, a qual cria as marés altas e baixas. Durante a mudança da maré há um breve período de tempo chamado de “estofa”, quando a água não está alta nem baixa. De acordo com cientistas, este é o momento em que a água está imóvel. É uma pausa tranquila antes que a oscilação do fluxo da maré comece novamente.
Algumas vezes em nossas agendas ocupadas podemos nos sentir puxados em diferentes direções por responsabilidades concorrentes. No ministério de Jesus, vemos como Ele compreendeu as instruções feitas aos Seus seguidores e a necessidade de descanso. Ao retornar de uma viagem ministerial em duplas, os Doze reportaram as maravilhas que Deus havia feito por meio deles (Marcos 6:7-13,30). Mas Jesus respondeu: “‘…Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário” (vv.31-32).
Quais responsabilidades estão puxando você hoje? Sem dúvidas, é aceitável planejar algum tempo de descanso e relaxamento para revitalizar o seu corpo e alma para servir outros de modo mais frutífero. Jesus assim aconselhou e todos nós precisamos. Ele encontrará você nesse tempo.
— Dennis Fisher

Leia: Marcos 6:30-32 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 97-99;Romanos 16

Considere: Investir tempo de quietude com o Senhor pode nos trazer o descanso de Deus.

O PECADO DA NEGLIGÊNCIA

 



Resultado de imagem para o pecado da negligencia



E dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.Josué 18.2


O Senhor teve grande trabalho para libertar Seu povo da escravidão no Egito e conduzi-lo a Canaã, pois, com o passar do tempo, os hebreus, deixando-se levar pelos costumes locais, começaram a adorar falsos deuses. Em consequência dessa idolatria, quando perceberam, estavam escravizados pelo maligno e por Faraó. Devido a isso, viveram longos anos de sofrimento, humilhação e dor. Assim também acontecerá com quem trocar o Altíssimo pelos demônios.

Quando os israelitas se lembraram do Senhor e pediram-Lhe ajuda (Êx 2.23-25), Deus levantou Moisés para dizer a Faraó que os deixassem partir (Êx 3). Para essa autorização ser concedida, o Senhor teve de lançar dez pragas sobre aquela terra, até o rei permitir que saíssem. Porém, após o último flagelo, ele se arrependeu e foi atrás do povo com o exército. Nessa investida, ele e seus soldados morreram quando o mar se fechou (Êx 14.28). Em pouco tempo, os israelitas se encontraram diante da terra dos amorreus, e Deus lhes ordenou a entrar e possuí-la, mas preferiram nada fazer.

Os hebreus passaram 40 anos no deserto, porque não creram em Deus. Após morrerem os homens culpados por não obedecerem ao Senhor, o povo começou a ocupar Canaã. No entanto, Josué percebeu que sete tribos ainda não tinham tomado conta da terra e falou-lhes seriamente. Assim, todas as tribos assumiram o seu território. As que não tinham feito isso foram negligentes. Hoje, muitos cristãos agem do mesmo modo. Porém, Deus é paciente!

Veja bem, Jesus veio e venceu os demônios, destronou Satanás, fez um desfile dele e de seus príncipes nas regiões celestiais, onde confessaram que foram derrotados. Entretanto, por incrível que pareça, muitos têm deixado o maligno dominá-los repetidas vezes. Isso é inacreditável! Com certeza, quem age assim provoca a ira do Senhor e não ficará inocente. Não brinque com o Todo-Poderoso; afinal, Ele já fez tudo para sermos libertos.

Seja você quem for, não seja responsável pelo seu fracasso. A negligência é um pecado que o fará responder diante de Deus pelo sofrimento que você ou alguém da sua família tenha. Muitas pessoas, se tivessem visto você agir sob as ordens divinas, iriam se inspirar a também clamar pela libertação de suas vidas. Nada precisa ser feito com o diabo e seus demônios; basta você se levantar e expulsá-los.

Aquelas sete tribos deveriam estar na Terra da Promessa, mas nada fizeram. O que você faz com a vitória conquistada por Cristo em seu favor? Ele sofreu, nas feridas feitas em Seu corpo, as nossas dores, enfermidades e males. O Salvador também foi ferido pelas nossas iniquidades e moído pelas nossas transgressões, e o que temos feito? Não seja desidioso, mas um verdadeiro cumpridor da Palavra de Deus!

Desfrute o dom concedido por Deus. Se nada fizer, você estará em falta e, então, será taxado de iníquo – alguém que não trata o Senhor devidamente, com equidade, respeito e temor. Não deixe mais o inimigo segurar as suas bênçãos. Honre o Altíssimo com louvor e verdade. Aleluia!

Em Cristo, com amor,



R. R. Soares

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Versículo do dia

 

Versículo do dia




Contudo, atendeu à sua aflição, ouvindo o seu clamor.
E se lembrou da sua aliança, e se arrependeu segundo a multidão das suas misericórdias.

Salmos 106:44,45

LUGAR SECRETO / EU NAVEGAREI - GABRIEL GUEDES


 

PÃO DIÁRIO - 24/08/2023 - Contido mas não extinto

 


Contido mas não extinto

Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará —Hebreus 10:37


Em junho de 2012, o incêndio do Canyon Waldo destruiu 346 casas no Colorado, EUA, e queimou mais de 70km² (18 mil acres) das matas da montanha. O incêndio foi declarado como 100% contido quando todo o perímetro da área do fogo foi cercado. O fogo fora confinado a uma área definida até que pudesse ser completamente extinto. Um oficial-bombeiro alertou os residentes que eles poderiam continuar a ver fumaça na área de queimada porque ainda que o incêndio tivesse sido totalmente contido, “não estava controlado e não havia acabado.”
Quando o nosso mundo é abalado por acontecimentos trágicos e atos malignos, ansiamos pelo dia em que o mal finalmente será destruído e Deus colocará um fim à história e estabelecerá por completo o Seu Reino. Até esse momento chegar, o Senhor nos dá a Sua graça para que vivamos com fé e propósitos enquanto aguardamos a Sua vinda. No livro de Hebreus 10, somos instigados a nos aproximar de Deus com corações sinceros (v.22); guardarmos firme a confissão da esperança (v.23); estimularmos uns aos outros ao amor e às boas obras (v.24); e continuarmos congregando-nos para encorajamento e “…tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.” (v.25).
Até o momento de Deus extinguir o fogo do mal para sempre, Ele nos dá Sua graça e força para suportar as provações da vida enquanto esperamos ansiosos por Seu retorno.
— David C. McCasland

Leia: Hebreus 10:19-39 

Examine: A Bíblia em um ano: Salmos 94-96;Romanos 15:14-33

Considere: Jesus está vindo — talvez hoje!

O ATO QUE FAZ O DIREITO

 








 Ó vós todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.  Isaías 55.1


Isaías é usado para falar aos sedentos que o convite para ir até as águas já foi feito; portanto, basta ler a Bíblia até sentir Deus falar com você. Depois disso, é só “beber” a revelação recebida. Os sedentos da Verdade podem saciar sua sede quando desejarem. Na verdade, esse é o anseio do Altíssimo para todos os Seus filhos. Sendo assim, guarde essa declaração no coração e faça uso dela quando quiser. Por que não agora?

Assim como a água natural sacia a nossa sede, a Palavra inspirada foi dada para suprir a nossa necessidade da Verdade. Ela é como uma água que nos limpa de toda sujeira e das más inclinações, leva-nos de volta à presença de Deus e nos revigora. Segundo Jesus, a água dada por Ele cria em nós uma fonte, a qual jorra para a vida eterna (Jo 4.14). Isso significa que a revelação nos transforma agora e nos faz dignos de irmos com Cristo para o Céu na Sua segunda vinda.

O convite a esse ato inclui uma condição: a pessoa precisa ter sede. Os sedentos da Verdade são os únicos a receberem a fé; só assim, eles se saciam completamente. Os perdidos não entendem o fato de não irmos ao teatro, não ficarmos impressionados com as músicas interpretadas por bons cantores e não nos interessarmos pela literatura secular etc. Agimos dessa forma porque a alma satisfeita pela Palavra não busca nada em cisternas rotas (Jr 2.13). Aleluia!

O profeta fala do ato de comprar, pois isso dá a quem paga pela mercadoria o direito de adquiri-la. Mesmo sendo de graça, quando não se usa o dinheiro, e sim a fé, você deve obter aquilo pelo qual “pagou”. Então, veja as suas necessidades e, de todo o seu coração, procure receber o que o Senhor lhe tem dado. Além disso, não se esqueça de passar esse ensinamento a tantos quantos puder. Recebemos bênçãos para sermos bênçãos.

Os potenciais “compradores” da Água da Vida têm de ir até as águas – a pregação da Palavra – no mover do Espírito de Deus, quando os pastores são usados pelo Altíssimo nas igrejas. Agora, onde só se contam casos, fazendo alusão aos ensinamentos de filósofos e sábios deste mundo, o povo não consegue obter essa “mercadoria” de valor inestimável. Sem a Água da Vida inspirada, a profecia reveladora da Verdade, o povo se corrompe. Misericórdia!

Vale ressaltar: o convite é estendido aos desprovidos de dinheiro ou fé. Em Deus, há tantas bênçãos, que a pessoa pode ir até Ele mesmo sem fé, porque, em pouco tempo, receberá esse dom, o qual muito a abençoará. O Evangelho traduziu a vontade divina com uma simplicidade tão grande, que todos podem receber a iluminação necessária para se tornar vencedores. Estamos no tempo da graça, onde o bem é destinado a todos.

Conforme o versículo orienta, compre sem dinheiro e coma sem pagar nada. No Reino de Deus, as dádivas não têm custo nem há troca de nada por dinheiro. Na verdade, nem preço existe. Por sua vez, há o sangue de Jesus – o qual nos limpa de todo pecado, regenerando nossa alma –, e leite, alimento para os “recém-nascidos” fornecido gratuitamente. Então, compre sem dinheiro! O que você fará?

Em Cristo, com amor,




R. R. Soares

Versículo do Dia

    Versículo do Dia Quem pode entender os seus erros? Expurga-me tu dos que me são ocultos. Salmos 19:12